LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

S20 Ultra vs S20 Plus, Note 10 Plus e iPhone 11 Pro Max: câmera velha é que faz foto boa?!

31 de março de 2020 47

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Galaxy Note 10 Plus, iPhone 11 Pro Max, Galaxy S20 Plus e Galaxy S20 Ultra. Será que os modelos de 2019 foram capazes de agradar mais que os mais recentes flagships da Samsung?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.

Especificações técnicas
Galaxy S20 Ultra Galaxy S20 Plus iPhone 11 Pro Max Galaxy Note 10 Plus
Resolução

108 MP + 48 MP + 12 MP + TOF

12 MP + 64 MP + 12 MP + TOF

12 MP + 12 MP + 12 MP

12 MP + 12 MP + 16 MP + ToF

Abertura f/1.8 + f/3.5 + f/2.2 + f/1.0 f/1.8 + f/2.0 + f/2.2 + f/1.0 f/1.8 + f/2.0 + f/2.4 f/1.5-2.4 + f/2.1 + f/2.2
Tamanho do pixel 0.8 µm + 0.8 µm + 1.4 µm 1.8 µm + 0.8 µm + 1.4 µm 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 1.4 µm + 1.0 µm + 1.0 µm
Câmera frontal 40 MP, f/2.2 10 MP, f/2.2 12 MP, f/2.2 10 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

77.2 x 162.3 x 7.9 mm
6.8 polegadas - 3040x1440 px
77.8 x 158 x 8.1 mm
6.5 polegadas - 2688x1242 px
73.7 x 161.9 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 3200x1440 px
76 x 166.9 x 8.8 mm
6.9 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1

Logo em nossa primeira foto o Galaxy Note 10 Plus mostra que a Samsung tem muito o que otimizar seus novos modelos, sendo gritante a diferença no HDR entre os modelos. Curiosamente, o S20 Plus recebeu alguns votos a mais do que o S20 Ultra, ficando o iPhone 11 Pro Max na lanterna.

Foto 2

Na foto 2 o cenário é basicamente o mesmo, com o Galaxy Note 10 Plus ficando um patamar acima dos demais, enquanto o iPhone 11 Pro Max foi o pior dos quatro. Galaxy S20 Plus e S20 Ultra mantiveram o mesmo desempenho da foto anterior.

Foto 3

No modo retrato em ambiente diurno tivemos um empate entre iPhone 11 Pro Max e Galaxy S20 Plus, com cada um tendo seu mérito. Enquanto o primeiro apresentou cores mais naturais e fez um bom trabalho no recorte, o segundo foi no sentido oposto com um alto contraste, o que salta aos olhos. S20 Ultra ficou pouco atrás, e dessa vez não deu para o Note 10 Plus.

Foto 4

Na selfie o iPhone mostra o porquê de ser o queridinho de influenciadores em geral, apresentando um tom de pele muito mais realista e mantendo muitos detalhes. O Galaxy Note 10 Plus vem em segundo, ainda com um bom processamento, enquanto S20 Plus e Ultra amargam as últimas posições pelo embelezamento forçado da Samsung.

Foto 5

Foi tirar uma foto da galera e viu que não coube todo mundo? É nessas horas que ter um celular com câmera ultra-wide é importante, e dos modelos testados os Galaxy S20 Plus e S20 Ultra são os que sofrem com fotos escuras e alta perda de detalhes. O iPhone sofre menos, mas acaba amarelando a imagem deixando tudo um pouco artificial, enquanto o Note 10 Plus registra a foto mais clara e com cores mais próximas da realidade.

Foto 6

Com o sensor principal o Galaxy Note 10 Plus mais uma vez reforçou que seu processamento está muito mais maduro do que o dos novos S20, arrematando a primeira colocação com o iPhone um pouco atrás enquanto os modelos mais recentes ficaram na lanterna.

Foto 7

Quando falamos de zoom não tem muito o que ser feito, já que o Galaxy S20 Ultra tem de longe a maior capacidade dos quatro presentes no teste. Mesmo usando apenas a aproximação óptica o aparelho já mostra seus atributos, sobrando em relação aos rivais.

Foto 8

O mesmo vale quando forçamos um pouco mais a aproximação, com mais uma vez o Galaxy S20 Ultra se saindo muito melhor que os demais, apesar do HDR não ter funcionado como deveria.

Foto 9

Se para fotografar de longe o S20 Ultra é o melhor, de perto ele é justamente o pior. Quando chegou ao mercado sofria com um foco muito problemático, a Samsung já lançou atualização que minimizou o problema, mas ainda registra macros borradas. Se quer o melhor vá de Galaxy Note 10 Plus ou S20 Plus. Os dois registram melhores macros que o iPhone que mais uma vez segue com sua mania de dar um tom bronzeado, até mesmo em bonecos.

Foto 10

Em ambiente interno o iPhone 11 Pro Max se saiu melhor, apresentando não apenas a imagem mais clara mas também com cores melhores. O S20 Ultra mais uma vez sofreu com o foco, o que mostra que a Samsung ainda precisa de mais alguns updates para corrigir de fato o problema.

Foto 11

E se mesmo com o modo noturno você não conseguir salvar sua foto, terá que apelar para o flash do celular. Mais uma vez o Note 10 Plus e o S20 Plus são os mais equilibrados. Seja na potência da luz ou no balanço de cores. O iPhone até apresenta uma boa potência de flash, mas acaba alterando um pouco as cores. O Galaxy S20 Ultra mais uma vez sofre ao fotografar de perto.

Foto 12

Na selfie noturna o Galaxy S20 Ultra se saiu melhor, mostrando que a câmera de 40 megapixels com quad-pixel dá resultado. O Note 10 Plus ficou em segundo, com o iPhone forçando no nível de ruído para tentar manter os detalhes enquanto o S20 Plus foi na linha oposta e sacrificou por completo os detalhes para entregar uma imagem mais clara, que ainda perdeu o foco.

Foto 13

E se eu desligar o modo retrato, a situação muda? O iPhone continua sendo o pior dos quatro, com a imagem mais escura, enquanto o Note 10 Plus entrega uma selfie mais suavizada e o S20 Plus as cores mais artificiais. Se você quer o maior nível de detalhes com poucos ruídos e não faz questão do desfoque de fundo, então é o S20 Ultra que leva a melhor.

Foto 14

O pior dos quatro foi o iPhone 11 Pro Max, mostrando que a Samsung conseguiu superar novamente a Apple no modo noturno. S20 Ultra, Note 10 Plus e S20 Plus ficaram muito próximos nas três primeiras posições.

Foto 15

Aqui a foto mais clara do iPhone foi a que mais agradou, ainda que o aparelho tenha errado pontos até considerados fáceis do recorte. O Galaxy S20 Ultra conseguiu um recorte mais preciso mas não entregou uma foto tão clara, ficando em segundo, enquanto Note 10 Plus e S20 Plus ficaram um patamar abaixo.

Fotos

Somando todos os cenários, tivemos o Galaxy Note 10 Plus na liderança do comparativo, mostrando que apesar de contar com um conjunto fotográfico teoricamente inferior o aparelho conta com um software mais maduro, gerando resultados consistentes em praticamente todos os cenários.

Galaxy S20 Ultra e S20 Plus mostraram resultados praticamente idênticos, com diferencial do zoom com qualidade muito superior no primeiro, o que acabou lhe rendendo pontos importantes que o deixaram na segunda posição.

Por fim, o iPhone 11 Pro Max mostra que a Apple tem muito o que remar para voltar novamente à posição de destaque que o aparelho ocupava quando foi lançado em setembro do ano passado, especialmente no desempenho em zoom e cenários noturnos.

Vídeos

Em nossos comparativos anteriores, o iPhone 11 Pro Max levou a melhor em vídeos e a Samsung ainda sofre para acompanhar a rival. A estabilização melhorou com a linha S20, e tanto o Ultra quanto o Plus fazem um melhor trabalho que o Note 10 Plus. O foco também está mais ágil nos recentes lançamentos da coreana, deixando as novidades no mesmo nível do modelo da Maçã.

Em filmagens noturnas vemos um retrocesso: a linha S20 grava vídeos mais escuros e com mais ruídos que o Note 10 Plus. O iPhone controla bem os ruídos, sendo o que apresenta menos falhas na filmagem.

Se você curte usar zoom em gravações, então vai preferir os dois S20 por apresentarem menor perda de qualidade. Sem falar que eles gravam na resolução 8K, mas com fluidez mais limitada. Já na captura de áudio os quatro mandam bem com som estéreo limpo e baixo ruído de vento.

Conclusão

O que podemos concluir depois deste comparativo de fotos e vídeos? Os novos sensores da Samsung têm muito potencial, mas a coreana ainda não está sabendo lidar com a novidade. O S20 Ultra tinha a obrigação de ser melhor que o Note 10 Plus e vimos exatamente o contrário. Por ter um hardware e software mais ajustado, o modelo mais antigo levou a melhor em metade das fotos.

A vantagem do Ultra fica para o zoom. Se você curte fotografar de longe ele será a melhor escolha. E por ter a resolução mais alta com a frontal é também o que registra as selfies mais ricas em detalhes. E é basicamente isso. De resto é igual ao S20 Plus e os dois não empolgam perante o que o Note 10 Plus já oferecia.

A Apple como sempre acaba perdendo em fotos ao sofrer em ambientes mais escuros e tem HDR pouco eficiente contra a luz. Mas leva a melhor com a frontal quando há luz favorável e o seu modo retrato ainda é o melhor. O grande problema é sempre a sua mania de deixar tudo amarelado. Afinal, não é todo mundo que curte esse efeito bronzeado artificial. Já a filmadora ainda é uma das melhores do mercado e só agora que a Samsung conseguiu acompanhar.

É bom lembrar que faltam poucos meses para a chegada dos novos iPhones e veremos um salto na qualidade de fotos e vídeos, o que pode inverter o jogo especialmente se a Samsung não domar rapidamente os seus novos sensores. Mas o que posso dizer para você é: economize e vá de Note 10 Plus. Esqueça os novos lançamentos da Samsung, pelo menos por enquanto. Mas se está certo de comprar algum S20, não invista no Ultra já que o Plus oferece praticamente a mesma experiência e custa menos.

(atualizado em 01 de outubro de 2020, às 11:22)

47

Comentários

S20 Ultra vs S20 Plus, Note 10 Plus e iPhone 11 Pro Max: câmera velha é que faz foto boa?!
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 143.952 mortes em 4.810.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review