LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 865 vs Exynos 990: AnTuTu mostra qual é o melhor chip para linha Galaxy S20

11 de abril de 2020 96

Na constante disputa dentro do mercado mobile global, a Samsung é a única fabricante que se preocupa com a “democracia tech” e disponibiliza seus modelos topo de linha com dois processadores diferentes, adaptando eles para as exigências de cada região, aplicando a plataforma Qualcomm Snapdragon em alguns e o Exynos nos demais, englobando a maioria.

Em teoria, a fabricante sul-coreana promete que os modelos com o seu chipset de fábrica vão conseguir entregar a mesma performance que a versão da empresa de tecnologia norte-americana alcança, já que o desenvolvimento do hardware é feito para que não existam diferenças entre versões por localidade de venda.

Entretanto, após o lançamento da linha Galaxy S20, percebeu-se em alguns testes realizados por especialistas que há uma grande diferença de desempenho quando os processadores são explorados ao máximo, principalmente na parte gráfica, que o Exynos 990 fica bem atrás do Snapdragon 865.

Colocando ainda mais “lenha na fogueira”, o site AnTuTu resolveu fazer um comparativo definitivo entre os modelos SM-G986U e SM-G986B, que vem com o chip da Qualcomm e Samsung, respectivamente, e são variações do dispositivo Galaxy S20 Plus

Para saber qual se sai melhor de fato, a empresa responsável pelo aplicativo de benchmark fez os testes com base nas pontuações médias alcançadas por eles no mês passado. Na imagem abaixo, é possível ver algumas claras diferenças entre os modelos, mostrando que real mente há uma perda de performance na versão com o Exynos 990.


Na pontuação geral, a plataforma Snapdragon 865 vence com uma larga diferença, fazendo 539184 em relação aos 516138 do Exynos 990. Nas categorias de Experiência de Usuário (UX), Memória (MEM) e CPU, ainda fica bem clara essa diferença, onde o chip da Qualcomm é 6% ou mais superior ao da Samsung.

Porém, a GPU, que era o maior problema de discrepância entre as versões, parece ter sido corrigida ao longo das atualizações feitas desde o lançamento do aparelho. Obviamente que o Snapdragon ainda ganha, mas com uma diferença bem menor do que o registrado por alguns sites especializados.

E aí, caro leitor, o que você achou dessa disputa? Será que é perceptível no dia a dia? Diga a sua opinião nos comentários!

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 03:16)

96

Comentários

Snapdragon 865 vs Exynos 990: AnTuTu mostra qual é o melhor chip para linha Galaxy S20
  • Infelizmente a Samsung perdeu o plumo com sua insistência de empurrar goela a baixo para fins de economizar e lucrar mais um pouco um produto ruim e de baixa performance que é seus chips Exynos.....

      • Cara tava lendo uma parada ai que era samsung q estava produzindo os chips da qualcom, e por por causa dos aquecimento nos chips a qualcom parou ceder a fabricação a samsung

          • Vim do futuro para avisar que o galaxy s20 exynos continua superaquecendo em jogos, ocasionando quedas de frames tão bruscas que impedem a jogabilidade. Bateria e aquecimento no geral (uso habitual, excetuando jogos) está ok, o mínimo que se pode esperar.

              • suponho que vc nuca usou um smartphone com exynos 990, eu possuo um s20 fe 4g, o aparelho esquenta olhando o facebook, vc sente bastante a diferença no uso basico para vc ter uma ideia, a bateria vai bem rapidinho comparado a um aparelho equipado com um snapdragon, para vc ter ideia é impossivel completar um partida no modo br do cod pois o celular esquenta pra krl e o jogo trava devido ao aquecimento, se vc vai jogar o aparelho bate os 55C facilmente.

                  • Comprei o mesmo modelo S20 FE snapdragon, e devolvi ainda no prazo de 7 dias devido ao aquecimento excessivo, ou seja, nos dois modelos de processadores a bateria esquenta por de mais.

                      • vc deve ser uma exceção, basta vc olhar nos grupos do s20fe q as pessoas q tem a versão snapdragon reclama bem menos de temperaturas alta e de curta duração na bateria, eu tenho o s20fe exynos e a minha namorada p s20fe snapdragon, o dela esquenta bem menos e a bateria dura mais, para vc ter um ideia em uma partida de cod BR, o meu gasta em torno de 12% de bateria (com os gráficos no mínimo, pq acima disso trava pq o celular esquenta muito) e o dela gasta mais ou menos 7% por partida (com os gráficos no máximo) sem contar q a temperatura do dela n chega nem perto da temperatura do meu e tbm n engasga, enquanto eu faço no máximo 5h de tela ligada ela faz 8h 9h.

                      • o dia que a Samsung parar de tentar bater o Snapdragon em desempenho overclockando o Exynos e focar em autonomia de bateria, o povo parará de odia-lo.

                          • Quanto maior o clock dos núcleos mais sobreaquece o celular...

                            Desempenho tá bom, agr ela tem que focar em superaquecimento
                            E autônomia...
                            Dps daí, vai criticar menos os Exynos

                            • O meu é... sempre foi uso para jogos desde do iPhone 2g e Motorola Milestone meus primeiros celulares, no passado na época dos 386 diziam para mim que computador não é para jogar porém eu usava para jogar e fazer trabalhos, aproveito o equipamento para tudo...

                                • Tenho ps5 , series X, PC, Nintendo switch, mas uso meu celular e tablet para tudo, e jogo muito roblox neles, muitas pessoas usam seus equipamentos para tudo, pagam caro para usar e tirar proveito.
                                  Com exynos não dá ... É por isso a Samsung perde um público enorme onde muitas pessoas preferem importar no aliexpress um snapdragon top de linha

                                  • Não faça isso, pelo amor de Deus.Eu tive um P30 Pro e mudei pra Samsung com esse maldito Exynos 990. Só tô passando raiva com esse superaquecimento do processador.

                                      • Pessoal chega aqui fala fala baboseira sobre questão de ter o mesmo poder de fogo mas na prática parece que ninguém usou essa bomba exynos e uma bomba pior que os antigos processadores da MEDIATEK quad-core que só de ligar o 4g o celular torrava e a bateria drenava exynos tá na mesma linha tinha um s8 com exynos e simplesmente em diversos vídeos no YouTube e a versão com snapdragon rodava jogos pesados tranquilamente no ultra sem engasgos um exemplo bobo e fortnite que na versão exynos só de abrir o jogo o celular quase explode fora outros jogos pesados que ou você joga os gráficos no baixo ou não joga nada de tanto lag quer usar um 4g o celular esquenta mais que tudo quer jogar o celular torra de tão quente bateria não dura nem 5 horas quanto mais quente o celular fica mas rápido ele descarrega enchem a boca pra passar pano para esse exynos.
                                        Samsung matou a linha S e não para mais de lançar essas porcarias com exynos troquei por s9 com snapdragon 845 e to adorando celular não custa para esquentar e não descarrega que nem um louco recomendo exynos a ninguém fujam dessa bomba só quem já usou sabe que é ruim ficam passando pano por quê pagam caro no suposto top de linha que apanha até pra intermediário e não aceitam a verdade gosto da Samsung mas essa história de trocar exynos por snapdragon já me fez perder a confiança na marca.

                                          • Os cara não conseguem perceber isso, compram celular top de linha para acessar e-mail e fazer coisas básicas, eu comprei um galaxy tab s7 por foi a única maneira de usar um Android descente com snapdragon no Brasil top de linha , já que a Samsung matou todas as opções disponíveis. Agora posso jogar meus jogos , emuladores e fazer meus trabalhos, poderia está fazendo isso num galaxy note porem a Samsung matou o aparelho brasileiro com exynos

                                              • O cara que compra zero na loja com exynos é uma besta, comprando Mustang com motor de UP kkkkkkk, o pior que sendo no Brasil paga mais para ter Menos já que a Samsung não vende repassando a economia dela em socar o próprio processador no aparelho. Eu tenho o Not com Snapdragon, e meu irmão com Exynos tudo abre mais rápido no meu já testamos aqui

                                                  • Teu comentário é irrelevante. O Exynos 990 ainda tem bastante poder de fogo e ganha dos processadores anteriores. Além disso, a diferença entre Exynos 990 e Snapdragon 865 não é tão grande assim. Eu mesmo não achei, claro que Snapdragon é melhor, mas o Exynos faz bem o seu trabalho.

                                                      • Você vê a diferença gritante quando começa a jogar um PUBG, Fortinite ou outro jogo pesado, e no Exynos começa a cair o FPS bruscamente como se fosse um intermediário, além de esquentar pra caramba e drenar toda a bateria em poucas horas, enquanto na versão com Snapdragon não é assim!!!

                                                          • já tive os dois e estou extremamente puto com esse exynos que não tem otimização nenhuma em jogos, vejo celulares de 1000 reais rodando jogos em gráficos maiores e taxa de frames maiores que o exynos podre da samsung que só sabe esquentar e se prejudicar.

                                                          • Só fala isso quem não conhece nada de arquitetura de hardware ou quem nunca teve eynos e qual com . No uso em geral não se sente diferença nenhuma .larga de falar besteira

                                                          • O poder de "fogo" é praticamente igual... O que mata o exynos é a questão de FPS... Nesse 990 o máximo é 27FPS, já o SD, chega nos 59FPS.

                                                            • Antutu esta mais que provado que é manipulado. Apenas uma ferramenta para passar tempo

                                                                • Tenta rodar um citra3ds no seu exynos ai para ver o que rola.

                                                                  • Em termos de desempenho nem chega a ser uma Vitória, mas no aproveitamento da bateria, aí sim o 865 é superior, mas teria qualquer um deles.

                                                                      • Snapdragon, Exynos e Kirin, tem desempenho equivalentes. Todos são ótimos, e talvez o "mais ótimo ainda" tenha um desempenho de 3 a 5 % superior que não é percebido pelo usuário final. Tenho um P 30 PRO, tive um Zenfone 6 com Snapdragon 855, não vi diferença absurda em desempenho. Logo mais irei migrar para o S20 Ultra. %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFB%uD83D%uDD76%uFE0F

                                                                        • Ff

                                                                            • 6% não é nada. O usuário nem sente essa diferença. O que eu lamento é que o Exynos consome mais bateria. Em relação ao desempenho, praticamente igual...

                                                                              • Exynos apanha de Snapdragon e Snapdragon apanha dos processadores Apple. Sempre foi assim.

                                                                                  • Falou pouco e falou bosta

                                                                                      • Me prove o contrário.

                                                                                          • o snapdragon é mais potente,contanto a apple otimiza mais o seu celular pelo sistema operacional,e não é culpa do android,qualquer um que for fazer um sistema aberto tem que abrir mão da otmizaçao absurda,ja que o sistema da apple é totalmente fechada,fica bom pra otimizar,mas em termos de hardware o sd ganha da apple msm

                                                                                              • o snapdragon é mais potente,contanto a apple otimiza mais o seu celular pelo sistema operacional,e não é culpa do android,qualquer um que for fazer um sistema aberto tem que abrir mão da otmizaçao absurda,ja que o sistema da apple é totalmente fechada,fica bom pra otimizar,mas em termos de hardware o sd ganha da apple msm

                                                                                            • Na prática, em jogos dentro da playstore, qual a grande diferença? Eu achei o S10 uma máquina, rodei tudo no máximo, somente números não diz literalmente a camapcidade do processdor.

                                                                                              • Exynos 990 perde para o Snap 660 em alguns emuladores.
                                                                                                A Samsung tem que incentivar os Devs a otimizar para os seus processadores.

                                                                                                  • Na prática a diferença é muito mais , chega a ser 70% nos emuladores , e alguns jogos fica 40% de diferença .
                                                                                                    Exynos definitivamente para jogos não dá .... Para uso dia a dia até funciona bem mas para jogos não dá

                                                                                                    • Não acho 6% uma larga diferença..

                                                                                                        • Mas a pior parte ainda é que a Samsung faz o Snapdragon nos aparelhos dela ser o mais fraco que existe se comparado aos concorrentes, (em resumo ela reduz e capa todo o poder do snapdragon para tentar deixa-lo o mais "equivalente" possível ao Exynos) por isso o S10 Snapdragon 855 faz 371 mil pontos no Antutu enquanto seus concorrentes beiraram fácil os 400K... O mesmo acontece sempre desde o snapdragon 835, 845, 855, 865...Mas acho interessante ler a matéria completa desse mês do XDA-Developers exatamente sobre esse assunto!Abaixo um pequeno trecho:Exynos 9820 do Samsung Galaxy S10 versus Comparação de desempenho de jogos do Snapdragon 855Conclusão:A Samsung quer que acreditemos que esses dispositivos sejam iguais, mas eles claramente não são. Ainda que ela tenha limitado o desempenho do Snapdragon comparados aos concorrentes, o Snapdragon 855 é claramente superior ao Exynos 9820 em jogos e aplicações pesadas do mundo real. Se você está procurando um dispositivo rápido, o Galaxy S10 é um ótimo dispositivo, não importa em que região você esteja. Mas se você está procurando o Samsung Galaxy S10 mais rápido que puder, o modelo Qualcomm Snapdragon 855 é o melhor. Em todos os testes, o Qualcomm Snapdragon 855 Galaxy S10 + superou o Exynos 9820 Samsung Galaxy S10. Ambos os dispositivos têm a mesma quantidade de RAM, o mesmo software, a mesma resolução de tela, o mesmo sistema de refrigeração e as mesmas especificações básicas. Assim, podemos atribuir a diferença no desempenho principalmente ao SoC. Para jogos e aplicações pesadas em geral, o Snapdragon 855 é o vencedor indiscutível sobre o Exynos 9820.https://www.xda-developers.com/samsung-galaxy-s10-exynos-9820-versus-snapdragon-855-gaming-performance-comparison/

                                                                                                            • Acabaei de ver um video de um cara compaeando o s20+ exynos vs sanp.

                                                                                                              Ele rodou um joginho de soldade e o Snap focou em 60fps enquanto o exynos entre 48-52fps.

                                                                                                              Rodando benchmark o exynos ficou 15 graus mais quente.

                                                                                                              • O snap é superior>porque os núcleos mongoose da Samsung tem um altíssimo consumo e faz o aparelho esquentar mais..
                                                                                                                Ex: quando o usuário vai usar esse tipo de teste ou uma tarefa muito pesada, o aparelho com exynos faz um corte de desempenho muito rápido (se comparado a versão com snapdragon)
                                                                                                                Por isso sempre perde em testes sintéticos...
                                                                                                                Outro pronto (esse sim é em qualquer situação), é a gpu.. as malis além de mais fracos, são menos otimizadas.
                                                                                                                Enteressante que o exynos ganha com sobras em renderização de videos....

                                                                                                                  • Eu tenho um S10 com exynos, aqui roda tudo de boa, porém percebi mesmo comparando com um amigo meu com s9 plus de snapdragon 845 que os jogos praticamente carregam ao mesmo tempo!!! Tipo o meu carrega 0.5 segundos na frente do dele, isso é pouco demais se comparado a diferença de Benchmark, já que o s9 dele deu 280 mil no Antutu e o meu S10 deu 410k

                                                                                                                    • Percebi alguns milissegundos de diferença no envio de mensagem no Whatsapp !

                                                                                                                      • Matéria atrasadíssima. Todo mundo já sabe que snap dá um banho.

                                                                                                                          • Eu so queria jogar meus emuladores em paz no meu s20

                                                                                                                              • Acho que a Samsung deveria corrigir essa diferença de poder de fogo entre os modelos que usam processadores diferentes, baixando o preço oficial do S20 com Exynos, já que, na prática, essa diferença de poder visto nesse teste, não é perceptível na rotina da sua grande massa consumidora, ou seja... Quem tem grana pra pegar um bicho desses geralmente são pessoas que não entendem porra nenhuma dessas coisas, compram só pra status, ou até mesmo pq se agradam e a grana permite obter. Trabalho num hospital, na época que esse aparelho foi lançado, lembro que vários médicos já estavam com ele em mãos.
                                                                                                                                Agora, se a pessoa compra um aparelho desses e reclama de um detalhe tão mísero, certamente compra errado, tendo em vista tantas outras opções...

                                                                                                                                  • Muitos compram achando que porquê é Samsung, ou o modelo mais caro que existe é o melhor, mesmo que na prática não seja bem assim. Veja os iPhones que custam um rim e tirando desempenho que eles são definitivamente os melhores, em câmeras, tela e bateria sempre ficam abaixo dos concorrentes tops de linha!!!

                                                                                                                                      • Existe diferença de performance entre os dois.
                                                                                                                                        Mas hoje em dia, quem compra um S10 ou S20, ou eh porque tem condição ou porque realmente faz o uso do ModoDex, que ficou infinitamente mais fácil de ser usado. Fora as otimizações que foram feitas.

                                                                                                                                          • Concordo Karen eu aqui em um MotoG7play. Imagina reclamar de um S20 por alguns pontos de Benchmarking com tantas tecnologias no conjunto.
                                                                                                                                            Mas cada um com seu cada um...

                                                                                                                                              • Só verdades, Karen

                                                                                                                                                  • O preço vendido aqui já é inferior ao dos EUA, por exemplo...

                                                                                                                                                      • amigo acredito que você esteja um pouco equivocado heim, o s20 lá custa 499 dólares, se formos fazer a conversão a 5:11 o valor do dólar daria 2549,89 centavos!

                                                                                                                                                          • Na pré venda aqui no Brasil, ainda tínhamos o Watch Active 2, que custa $195. Se a gente for pegar especificamente o meu caso, comprei o S20+ + Watch Active 2 por R$ 3989,05, e refazendo a conversão pra dolar, seria o valor de $780,63 ante $1199+6,5% = $1276 de lá. Fora isso, se não me engano, lá eles ganhavam o Buds+, que custa $149, enquanto nós ganhávamos o Active 2, de $195.

                                                                                                                                                              • O S20 custa 499 quando você troca o smartphone e o seu smartphone vale 500 dolares de desconto. Para caso de compra, custa 999,99. Fonte: https://www.samsung.com/us/mobile/galaxy-s20-5g/buy/

                                                                                                                                                                Fora isso, não esqueça que cada estado tem o seu % de imposto, ou seja, o valor que está no site ainda não contém os impostos...

                                                                                                                                                                  • Supondo que você vá para a Disney e vai aproveitar pra comprar o S20, ele sairia 999 + 6.5% = $ 1063,93, fazendo uma conversão aos mesmos 5.11 que você colocou, dá 5436,70.

                                                                                                                                                                      • Eles ganham em dólar ou em Real???? La em 1 meses eles compram do melhor, aqui tem q trabalhar no minimo 5 meses para comprar um s20+.

                                                                                                                                                                      • Exatamente concordo

                                                                                                                                                                    • Aguardem os próximos KIrin da série 1.000.
                                                                                                                                                                      Os melhores!

                                                                                                                                                                        • Isso é óbvio, a cada ano a Huawei chega mais perto do Snap, e ano passado foi muito próximo, esse ano supera fácik.

                                                                                                                                                                            • Sempre comeram poeira sem embargo do US, imagina com..

                                                                                                                                                                              2018
                                                                                                                                                                              Samsung: Mali G72 MP18
                                                                                                                                                                              Huawei: Mali G72 MP12

                                                                                                                                                                              2019
                                                                                                                                                                              Samsung: Mali G76 MP12
                                                                                                                                                                              Huawei: Mali G76 MP10

                                                                                                                                                                              2020
                                                                                                                                                                              Samsung: Mali G77 MP11
                                                                                                                                                                              Huawei: Mali G76 MP16

                                                                                                                                                                              2021
                                                                                                                                                                              Samsung: GPU propria da parceria com a AMD
                                                                                                                                                                              Huawei: Mali G77

                                                                                                                                                                                • Essa comparação não esta tão correta como imagina, a Huawei lança seu processador sempre no segundo semestre, logo o processador que compete com o atual exynos ainda não foi lançado, o atual kirin compete com o exynos do Note 10, logo seria

                                                                                                                                                                                  2019
                                                                                                                                                                                  Mali G76 MP16 da Huawei contra a Mali G76 MP12 da Samsung

                                                                                                                                                                                  2018
                                                                                                                                                                                  Mali G76 MP10 da Huawei
                                                                                                                                                                                  Mali G72 MP18 da Samsung

                                                                                                                                                                                  2020
                                                                                                                                                                                  Mali G77 MP11 da Samsung
                                                                                                                                                                                  ???? da Huawei

                                                                                                                                                                                  Fora q a Huawei trabalha muito melhor com a Mali do q a samsung, tanto que ela ainda possui a GPU Turbo q melhora ainda mais o desempenho, coisa q a samsung não tem msm ja usando as Mali a anos

                                                                                                                                                                                    • Errado amigo, oq define a geração do processador é a o processo de fabricação...

                                                                                                                                                                                      14nm finFET:
                                                                                                                                                                                      Kirin 960
                                                                                                                                                                                      Exynos 8895

                                                                                                                                                                                      10nm finFET:
                                                                                                                                                                                      Kirin 970
                                                                                                                                                                                      Exynos 9810

                                                                                                                                                                                      7nm finFET:
                                                                                                                                                                                      Kirin 980
                                                                                                                                                                                      Exynos 9820

                                                                                                                                                                                      7nm EUV:
                                                                                                                                                                                      Kirin 990
                                                                                                                                                                                      Exynos 990

                                                                                                                                                                                      O Kirin 1000 vai ser feito em 5nm, e vai competir com o Exynos que for lançado no cmç do ano que vem feito em 5nm tambem. Apple e Huawei sempre estreiam a geração de processadores no Q2 do ano e a Qualcomm e Samsung seguem elas lançado os concorrentes no Q1 do ano seguinte

                                                                                                                                                                                        • Errado TechGuy, então levando em conta o que você disse para o mundo desktop, os Ryzen não tem concorrentes de mesma geração só por serem processadores de 7nm e os da Intel não?

                                                                                                                                                                                            • Errado dnv, oq define a geração do processador não é o processo de fabricação, um exemplo é o Exynos 9610 e o Snapdragon 665 que são processadores concorrentes de mesma gama e msm o exynos tendo sido lançado um pouco antes ele tem fabricação em 10nm enquanto o Snapdragon tem fabricação em 11nm, assim como o Snapdragon 730G e Hélio G90T que possuem fabricação em 8nm e 12nm respetivamente e o Snapdragon foi lançado um pouco antes.
                                                                                                                                                                                              Só isso já é o bastante pra quebrar seu argumento, independentemente se existem processos de fabricação mais novos, as empresas podem optar pelo processo que acharem melhor e isso não significa que o processador será de uma geração passada

                                                                                                                                                                                          • Vai ser o mais fraco da geração de 5nm, assim como Kirin 990 é o mais fraco entre o 7nm e perde até pra o Dimensity se bobiar

                                                                                                                                                                                              • quem descorda é clubista

                                                                                                                                                                                                  • Assim como os Ax da Apple eles estreiam a nova geração. Claro que vão ser melhores

                                                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                    Windows

                                                                                                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista