LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S20 Plus vs Galaxy S10: não há como comparar categorias diferentes | Comparativo

25 de abril de 2020 38

Com o lançamento da nova linha dos Galaxy S20 este ano, a Samsung mexeu um pouco na categoria de cada celular. Saiu o mais barato Galaxy S10e e o Galaxy S20 tomou o lugar desse aparelho, assim como o Galaxy S20 Ultra é o substituto do Galaxy S10+.

Por isso, o lugar certo do Galaxy S20+ é junto ao Galaxy S10. Confuso, mas é isso. E como já fizemos mil outros comparativos entre esses Galaxy, esse também é necessário para te ajudar a escolher e para trazer mais informação.

Ficou interessado? Então acompanhe nosso comparativo completo agora, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20 Plus

Faz um tempo que a Samsung não mexe de forma profunda no visual de seus flagships. O resultado é que, de uma geração para outra, nada de radical foi feito. Se você já gosta desse visual, é uma boa notícia.

As mudanças que podemos ver estão no notch, que passou do canto para o meio da tela, ainda no esquema em furo (mas menor no S20+), e também as câmeras traseiras, que se no Galaxy S10 eram dispostas em uma faixa horizontal no centro, no S20+ foram movidas para um módulo retangular em um dos cantos.

O bloco de câmeras do S20+ é mais protuberante, mas em compensação sua tela tem menos curvas, facilitando o uso. O corpo de ambos é em alumínio, com vidro Gorilla Glass como proteção e eles também contam com resistência a água e poeira.

Samsung Galaxy S10

Eles são dual SIM, mas dividem o segundo slot com o cartão de memória, e também dividem a biometria abaixo da tela. Porém, de acordo com nossos testes, o leitor do S20+ está mais vagaroso que o anterior. Por ter uma tela menor, o S10 tem também corpo menor e é mais leve, mas o celular mais novo conseguiu ter a mesma espessura do anterior. Os dois chegam com conexão USB-C.

Eles começam empatados por manterem uma boa construção.

Melhor construção Galaxy S20+
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Galaxy S20+
Melhor solução da biometria Galaxy S10
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy S10
Melhor tipo de conexão Nenhum
73.7 x 161.9 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 3200x1440 px
70.4 x 149.9 x 7.8 mm
6.1 polegadas - 3040x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Na tela, algumas mudanças parecem poucas, mas um detalhes chama muito a atenção: no Galaxy S20 Plus, assim como em sua versão S20 Ultra, a Samsung trouxe a taxa de atualização de 120Hz, uma novidade bem vinda para jogos de precisão que dão esse suporte. Além disso, tem uma proporção tela corpo maior.

No restante, o S10 tem uma tela de 6.1 polegadas, ante uma de 6.7 polegadas do S20 Plus, que costuma ter esse nome também por ser maior. A resolução é QuadHD+ em ambos, um pouco maior no S20+ para conseguir ter um ppi próximo ao do S10.

A proporção passa de 19:9 para 20:9, mais comprido, há proteção Gorilla Glass 6 e película pré aplicada pela Samsung em ambos. Os dois displays têm suporte HDR10+ e são Dynamic AMOLED, mas o celular mais novo é 2X, trazendo brilho melhor que o modelo de 2019, performando melhor na rua, sob o sol.

As melhorias de brilho e de taxa de atualização dão o ponto ao Galaxy S20+.

Melhor tecnologia de tela Galaxy S20+
Melhor resolução de tela Galaxy S10
Melhor proporção tela/corpo Galaxy S20+
Tela de Hz elevado? Galaxy S20+
Qualidade geral da tela Galaxy S20+

Som


Em som, o áudio desses dois smartphones é bastante caprichado, tanto nos fones como no externo. Ambos são estéreo e possuem boa amplitude e clareza, estando entre os melhores da categoria.

Os fones são os mesmos para os dois, intra auriculares pretos cuidados pela AKG, e embora sejam ambos muito bons, a qualidade oferecida pela conexão é melhor no S20+. No entanto, o Galaxy S10 aparentemente foi o último flagship da empresa contar com a conexão P2.

Eles empatam pelo som externo melhor do S20+ com a conexão P2 do S10.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Galaxy S10
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Embora sejam dois Samsung, podemos apontar algumas diferenças aqui. Por ter sido lançado em 2019, o Galaxy S10 sai da caixa com o Android 9 Pie, e pode já ser atualizado para o Android 10. Já o S20+, deste ano, chega com a versão mais nova do sistema, e vai receber o Android 11.

Há boas chances de o S10 também receber esta atualização futura, mas sempre ficará atrás do modelo mais novo. Os dois estão na OneUI 2, interface própria da Samsung, cheia de funções e pensada para telas grandes, o que facilita no dia a dia.

E embora o S10 tenha muitos recursos, a Samsung sempre vai aprimorando de um topo de linha para outro, e por isso o S20 Plus traz coisas a mais, como recursos AR na câmera, exibição de conversas em pop up e mais ajustes.

Nas conexões, é mais uma questão de decisão. A USB-C do S20 Plus é um pouco mais nova, mas os dois trazem o WiFi e o Bluetooth mais atualizados, além de ANT+, NFC e Modo DeX, embora não contem com rádio FM. O Galaxy S20 Plus perdeu os sensores de oxigênio de de batimentos cardíacos, que ficaram apenas para os modelos do ano passado.

O ponto é do Galaxy S20 Plus e seu maior tempo de atualizações.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy S20+
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy S20+
Faltam conexões? Sobram? Galaxy S10

Desempenho

Se quando a linha S10 foi lançada já houve polêmica com a escolha do processador, isso se agravou neste novo modelo. Mais uma vez, a Samsung trouxe seu chipset Exynos ao invés dos Snapdragon da Qualcomm, que no geral performam melhor em uma série de fatores.

O S10 conta com o chipset Exynos 9820, enquanto o S20 Plus traz chipset Exynos 990. Os dois têm 8 GB de RAM e armazenamento de 128 GB expansíveis com microSD. A memória do S20+ é mais rápida que a de seu concorrente.

Em benchmarks, o celular mais recente arrasa nos números, chegando a mais de 175 mil pontos extras. Relembrando, no nosso comparativo do S20+ com o S10+, o mais novo foi apenas 2 segundos mais veloz que seu rival. Desta vez, nossos testes de abertura deixaram o S20 Plus quatro segundos mais rápido que o S10.

Isso significa que o processamento em si é mais rápido, e que provavelmente o que pega é a questão da otimização do software e dos aplicativos com o hardware. Em jogos os dois performam muito bem, e o Galaxy S10 ainda é um boa escolha para quem gosta de jogar.

Porém, aqui o S20 Plus se sobressai por oferecer a taxa de atualização de 120Hz em sua tela, possibilitando apresentação mais fluida e resposta mais rápida em jogos que suportam a tecnologia. Não são muitos, mas são uma experiência interessante.

O ponto é do Galaxy S20+.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S20+
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy S20+
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy S20+
Qual o processador mais atualizado? Galaxy S20+
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Galaxy S20+
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Como esperado, o Galaxy S20 Plus teve um upgrade de números quando comparado ao S10. passamos de 3.400 mAh para 4.500 mAh, o que foi refletido no tamanho. Isso se refletiu em uma duração maior, mas não tanta quanto esperado. Mas temos uma tela maior, também.

Nossos testes levaram a quase uma hora e meia a mais de bateria, e quarenta minutos a mais de tela. A duração de 15 horas e meia do S10 é bem razoável, e as 17 horas de seu sucessor são um boa melhora, mas o S10+ se sai melhor ainda.

O bom é que, diferente do que costumamos ver em nossos comparativos, o S20+ e sua bateria maior também recarregam mais rápido, por terem na caixa um carregador de 25W contra um de 15W do S10. São quase uma hora e 15 minutos para o mais novo e uma hora e quarenta minutos para o antecessor. Vale citar que os dois recarregam sem fio até 15W e fazem a recarga reversa em suas traseiras a 9W.

O ponto fica com o Galaxy S20 Plus.

Qual tem mais bateria? Galaxy S20+
Qual recarrega mais rápido? Galaxy S20+
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy S20+
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Nova geração de smartphone, seja de Samsung ou de qualquer outra marca grande, tem que ter melhoria de câmera, e isso ultimamente tem incluído o aumento no número de sensores também. Temos, em cada um deles:

  • Galaxy S20 Plus: wide principal de 12 megapixels com abertura f/1.8, Dual Pixel PDAF e estabilização óptica; telefoto de 64 megapixels com zoom óptico híbrido de 3x, PDAF e estabilização óptica; ultrawide de 12 megapixels e Super Steady video e uma ToF de 0.3 megapixels.
  • Galaxy S10: wide principal de 12 megapixels com abertura variável de f/1.5-2.4, Dual Pixel PDAF e estabilização óptica; telefoto de 12 megapixels com zoom óptico de 2x, foco automático e estabilização óptica; ultrawide de 16 megapixels e Super Steady video.

Mesmo com menos sensores, o Galaxy S10 tem seus encantos, como a abertura variável que foi perdida na nova geração. São dois ótimos smartphones para fotografia, e apesar de ter melhora visível, essa não foi radical.

De qualquer forma, temos destaques principalmente nos sensores extras. A telefoto consegue muito mais detalhes por ter mais zoom e mais megapixels, enquanto que a ultrawide tem muito menos diferença de luz e qualidade em relação ao sensor principal. Outra boa melhora está no modo noturno, mais preciso e com mais detalhes na imagem, embora traga distorção de cores.

A telefoto é a maior ganhadora, e os megapixels a mais permitem fazer um recorte da imagem, trazendo mais detalhes para o zoom. Não é uma aproximação de 100x como no modelo Ultra, mas já é bem superior ao do S10. Há muitos recursos no S20 Plus, principalmente de AR, mas ele perdeu o modo Instagram, famoso no S10.

O ponto é esperadamente do Galaxy S20 Plus.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy S20+
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Galaxy S20+
Melhores fotos noturnas Galaxy S20+
Melhores fotos externas Galaxy S20+
Melhores fotos internas Galaxy S20+

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 Plus

Em vídeos, seguimos uma mesma avaliação das câmeras. Embora a diferença dos sensores principais não seja muita, tendo mais a ver com novos modelos, recursos extras de software e os sensores secundários deixam o S20+ em vantagem.

Temos recursos manuais de vídeo, o que já é uma melhoria grande, e também mantém a excelente estabilização e captura de áudio. Também traz a possibilidade de gravar em 8K a 24fps, com mais detalhes e ocupando bem mais espaço.

O S10 faz vídeos em 4K a 60 fps assim como o seu sucessor, e sua câmera é também uma boa filmadora. Mas é possível fazer mais com o S20+.

O ponto fica então com o celular mais novo, Galaxy S20 Plus.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Galaxy S20+

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S10

Por fim, as selfies deixam a maior incógnita. Embora as duas frontais contenham sensores de 10 megapixels, a abertura f/1.8 do Galaxy S10 é melhor do que a f/2.2 do Galaxy S20+. Uma primeira pista está na possibilidade de gravar em 4K a 60 fps do mais novo, contra apenas 30 fps do anterior.

Isso é possível graças ao processamento mais novo, o que influencia na qualidade como um todo também. O modo noturno do S20 Plus é mais eficiente, embora distorça bastante as cores. E, graças a isso, temos selfies mais precisas, com maior faixa dinâmica e mais detalhes de cores.

Mais um ponto para o Galaxy S20 Plus.

Melhor conjunto de câmera frontal Ambos
Câmera frontal grava em 4k? Ambos
Melhor selfie Galaxy S20+

Preço

Por fim, temos o preço. Em 2019, o Galaxy S10 chegou com preços de lançamento a partir de 4.999, enquanto o Galaxy S20 Plus veio a R$ 5.999, mil reais mais caro. Atualmente, quem está com preços bem mais aceitáveis é o S10, que dependendo da promoção pode chegar a custar metade de seu lançamento.

Já o mais novo traz o aumento (ou a não queda) de preços que a alta do dólar instalou, e até agora o S20+ teve pouco menos de 500 reais de desconto no geral. É possível que próximo ao final do ano, com a Black Friday, vejamos promoções melhores, mas é um preço difícil. O S10, nessa mesma época, ainda deve ter promoções melhores, e atualmente é um custo benefício melhor.

O ponto final é do Galaxy S10.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy S10
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy S10
8.2 Hardware

Samsung Galaxy S20 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Essa foi uma batalha difícil para o S10. A conclusão a que chegamos é que, por mais que insistam em dizer que o S20 é o sucessor do Galaxy S10e e que o S10 foi substituído pelo Galaxy S20 Plus, não é esse o resultado final.

Em nosso comparativo entre os modelos Plus o sucessor já tinha levado a melhor com o dobro dos pontos. Desta vez, a diferença se ampliou, e fica mais claro que a Samsung não trouxe nenhum novo S10e disfarçado, e sim subiu o nível de sua linha com o Galaxy S20 Ultra.

Não parece muito sensato ficar em dúvida nestes dois modelos, pois a variação de preço é muito grande e o S20 Plus leva a melhor em praticamente tudo, pecando apenas por não ter a conexão P2. Se está procurando por algo melhor e não tão caro, o S10 Plus pode ser uma melhor escolha.

E, se quer gastar ainda menos, o S10 é uma das melhores opções para quem quer bom desempenho com custo benefício. Até um Galaxy Note 10 pode ser pesquisado.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20 Plus: 9 PONTOS

  • Ótima construção
  • Melhor tela
  • Melhor som externo
  • Mais atualizações e mais recursos
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Samsung Galaxy S10: 3 PONTOS

  • Ótima construção
  • Áudio bom e com P2
  • Bom custo benefício

E você? Acha que o Galaxy S10 concorre com o S20 Plus ou com o S20 normal? Comente aí embaixo!

  • O Samsung Galaxy S20 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S10 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

38

Comentários

Galaxy S20 Plus vs Galaxy S10: não há como comparar categorias diferentes | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista