LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S10 Lite vs S9 Plus: qual Snapdragon escolher para comprar? | Comparativo

06 de maio de 2020 44

Está buscando um flagship da Samsung, mas acabou pegando ranço do Exynos depois do fiasco que foi o S20 nacional levando surra para o importado com Snapdragon? Você encontrará duas boas opções no mercado nacional com hardware da Qualcomm: o Galaxy S9 Plus que está com ótimo preço atualmente e o Galaxy S10 Lite que tem Snapdragon mais atual, porém deixa algumas tecnologias de lado. Qual é melhor? É isso que vai descobrir agora com o TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S10 Lite

Samsung Galaxy S9 Plus

Apesar de fazer parte da família S10, o modelo Lite deveria pertencer à linha Galaxy A, isso porque ele não tem o mesmo acabamento premium dos celulares mais caros da coreana. O S9 Plus é de metal e vidro, já o outro tem traseira de plástico que Samsung decidiu chamar de “Glasstic”.

Isso faz com que o S10 Lite seja mais leve, mesmo sendo maior. Ele tem tela plana e agradará quem detesta tela curvada com no S9 Plus. Pode até ter um apelo visual interessante a curvatura, mas não é prática e aumenta bastante os reflexos no vidro. O modelo mais recente possui bem menos bordas e adota um furo para câmera na parte central superior da tela.

75.6 x 162.5 x 8.1 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
73.8 x 158.1 x 8.5 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Na traseira há um bloco gigante preto que abriga as três câmeras e o flash do S10 Lite, enquanto o S9 tem visual mais discreto e o tradicional leitor biométrico logo abaixo da câmera dupla. Além do sensor de batimentos cardíacos que Samsung abandonou depois de anos.

Você abre mão de ter resistência contra água, entrada P2 para fones de ouvido, duplo alto-falante, melhor proteção Gorilla Glass e carregamento sem fio no S10 Lite, mas leva em troca leitor biométrico na tela. Esses extras de um verdadeiro flagship são relevantes para você?

Temos que dar empate: o S10 Lite tem melhor design, mas S9 Lite tem melhor construção e é mais completo.

Multimídia e software

Tela e som


O Lite não traz o mesmo painel Dynamic AMOLED dos demais membros da família S10. Samsung decidiu apostar na boa e velha Super AMOLED, mas aqui sendo de uma geração mais atual que recebe o sufixo Plus no nome. O que isso que dizer? De diferente da tela Super AMOLED do S9 Plus temos apenas o suporte a HDR10+.

Isso faz com que a tela do S10 Lite alcance um brilho maior em conteúdos compatíveis com HDR, seja no YouTube ou Netflix e também apresente uma melhor reprodução de cores. Em troca você tem resolução inferior ao S9 Plus, mas só notará alguma diferença se olhar de muito perto.

Na parte sonora temos som mono no S10 Lite e estéreo no S9 Plus. O modelo mais recente tem áudio mais desbalanceado que foca mais nos agudos e deixa de lado os graves. O mais antigo é mais equilibrado e tem melhor reprodução no geral, apesar do volume máximo ser um pouco inferior.

O fone de ouvido que acompanha o S9 Plus tem qualidade AKG e melhor reprodução sonora que o acessório mais básico do S10 Lite. Para os amantes de música, não importa qual fone for usar, sempre terá uma melhor qualidade sonora no antigo flagship da coreana. Sem falar que o S9 Plus tem entrada padrão para qualquer fone de ouvido.

Cada um ganha um ponto aqui: O Lite tem melhor tela, enquanto o Plus melhor som.

Software


O S10 Lite está atualmente com o software mais atual da Samsung, a One UI 2.1. O S9 também receberá esta versão e tudo indica que será a sua última atualização. O antigo flagship da marca chegou ao mercado com Android Oreo, recebeu o Pie e a versão 10 do robozinho e agora deve ser abandonado pela coreana.

Já o S10 Lite ainda deve receber pelo menos o Android 11 e até talvez a versão 12 se Samsung der o mesmo tratamento que demais da linha S recebem. Em termos de recursos e funcionalidades não há diferenças. Até mesmo o Tela Edge está disponível mesmo que o Lite não tenha display curvo.

Os dois têm software idêntico, mas como o S10 Lite ainda receberá atualizações do Android, ele ganha um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Chegamos ao que importa: desempenho. De um lado temos o Snapdragon 845 e do outro o mais recente Snapdragon 855. Há muita diferença de uma geração para a outra? Depende. Em nosso teste padronizado de velocidade, os dois apresentaram desempenho similar, tanto no tempo de abertura de apps e jogos, como também no gerenciamento de RAM.

Em benchmarks é que vemos uma boa diferença entre os dois. Se você é daqueles que acha que números altos em testes sintéticos são importantes, então vai preferir o modelo mais recente da Samsung.

Já se jogos é o que mais importa para você, então pode escolher qualquer um. Todos os games que testamos rodaram liso nos dois. Isso já era esperado diante do hardware top de linha da Qualcomm, e mesmo o Snapdragon 845 já sendo um pouco velhinho ainda é capaz de rodar qualquer app ou jogo para Android sem reclamar.

Como ambos têm desempenho similar, damos empate.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor

Por ser maior, o S10 Lite abriga 1.000 mAh a mais de bateria, e isso aliado a um processador mais atual que consome menos energia faz sua autonomia ser muito melhor que a do S9 Plus.

Em nosso teste padronizado tivemos quase 10h de diferença. Isso significa que se você tirar os dois da tomada ao acordar, o S9 Plus estará descarregando no começo da noite, enquanto o S10 Lite ainda terá muita bateria para o dia seguinte.

E a melhor parte é que o Lite demora meia hora a menos para ter sua bateria completamente recarregada, graças ao carregador mais potente que vem com o aparelho.

Damos dois pontos ao S10 Lite por ter maior autonomia e ainda recarregar mais rápido.

Câmeras

Qual tem melhor câmera? Resumindo de forma direta: é o Galaxy S9 Plus o melhor dos dois. Mesmo que o S10 Lite traga um sensor com resolução quatro vezes superior, a qualidade é similar a diversos smartphones chineses com câmera de 48 MP.

Suas fotos estão longe de serem ruins, mas se quer o máximo de detalhes possível, vá no mais antigo. Por outro lado, a vantagem do S10 Lite fica para a câmera grande-angular que permite pegar mais do cenário ou tirar fotos de uma turma maior e a lente macro para fotografar a 5 cm de distância.

Essa lente mais ampla não é das melhores, já vimos celulares mais baratos da Samsung fazerem um melhor trabalho. Há muita distorção de lente e a qualidade geral das fotos é inferior. A macro é bacana e pode chegar a ser útil. No caso do S9 Plus temos uma teleobjetiva para dar zoom com menor perda de qualidade o que pode até suprir a falta de câmera macro. O que você prefere?

Aqui a vitória fica para o S9 Plus pela melhor câmera no geral.

Fotos tiradas com o Galaxy S10 Lite

A frontal do S10 Lite também comprime quatro pixels em um só fazendo a resolução cair de 32 MP para os mesmos 8 MP do S9 Plus. Você pode configurar para explorar toda a capacidade do sensor, mas no final das contas não faz tanta diferença.

Os dois tiram boas selfies, com bom equilíbrio de cores e detalhes suficientes da pele para fazer algumas pessoas recorreram ao uso de filtros. O modo retrato também funciona bem nos dois e no geral a experiência com selfies acaba sendo similar.

E temos mais um empate.

Fotos tiradas com o Galaxy S9 Plus

E qual é melhor para vídeos? Ambos gravam até 4K a 60 fps. A qualidade é ótima nos dois, seja a imagem ou a captura de áudio. A vantagem do S10 Lite está em permitir filmar com a lente grande-angular, o que pode ser útil. Há estabilização eficiente em ambos, mas o S9 Plus tem foco mais ágil. Ele também sofre menos para gravar em locais mais escuros.

A câmera frontal também captura melhores vídeos no modelo mais antigo, seja em nível de detalhes ou equilíbrio entre cores e brilho.

Por ter melhor filmadora, damos ponto ao S9 Plus.

Preço

O S9 Plus está mais barato atualmente com uma diferença de quase R$ 500. O preço do S10 Lite ainda vai cair, por ser um produto mais recente, mas se você está buscando o mais barato dos dois atualmente, então é o antigo flagship que deve escolher.

Sem falar que pelo fato de seu preço já ter caído pela metade nestes dois anos desde o lançamento, a sua desvalorização será menor nos próximos meses.

E o último ponto do nosso comparativo vai para o S9 Plus.

8.7 Hardware
6.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S9 Plus

Comparar Aviso de preço
9 Hardware
8.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Lite

Comparar Aviso de preço

Conclusão

É meus caros, tivemos um empate entre os dois smartphones da Samsung. E agora, qual comprar? Os dois entregam experiência similar. O que muda é que o S10 Lite tem tela maior com brilho mais forte, sua bateria dura muito mais e recarrega mais rápido, tem design mais atual com menos bordas, e ainda receberá atualizações do Android.

O S9 Plus é mais barato, tem melhor qualidade sonora, captura melhores fotos e vídeos e tem acabamento superior com algumas tecnologias extras. Atualmente faz mais sentido economizar e ir no S9 Plus. E se a bateria mediana dele for um problema para você, basta comprar uma power bank se não quiser ficar andando com carregador. O ruim é que ele não deve mais receber novas versões do Android.

RESULTADOS

Samsung Galaxy S10 Lite: 7 PONTOS

  • Design mais atual com menos bordas
  • Tela com brilho superior
  • Futuras atualizações do Android
  • Bom desempenho geral e para jogos
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Boa câmera para selfies

Samsung Galaxy S9 Plus: 7 PONTOS

  • Melhor acabamento
  • Som estéreo
  • Bom desempenho geral e para jogos
  • Melhor câmera para fotos
  • Boa câmera para selfies
  • Melhor filmadora
  • Menor preço

Qual dos dois você acha melhor: Galaxy S10 Lite ou o S9 Plus? Comente abaixo.

(atualizado em 08 de agosto de 2020, às 08:36)

44

Comentários

Galaxy S10 Lite vs S9 Plus: qual Snapdragon escolher para comprar? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 99.572 mortes em 2.962.442 casos confirmados | Relatório diário

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo