LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

06 de maio de 2020 4

A divisão de semicondutores da Samsung, que por algum tempo andou deficitária, acaba de ganhar um novo e grande cliente: a Nvidia. A gigante das placas gráficas selecionou a empresa sul-coreana para fabricar chips na litografia de 7 nanômetros para suas próximas GPU de última geração, o que já era esperado há algum tempo.

Contudo, a Samsung não será a única. Informações vindas de Taiwan mostram que a TSMC, gigante local e líder mundial no segmento, ficará com a maior parte dos pedidos, restando à Sammy a produção dos chips para as GPUs mais básicas da Nvidia.

O negócio entre Samsung e Nvidia não chega a ser surpreendente, visto que o CEO da segunda empresa já havia confirmado durante uma conferência de empresa a utilização dos modelos de litografia de 7 nanômetros. O que não foi revelada é qual a extensão da oferta da Samsung.

Conquistar um cliente como a Nvidia era um desejo antigo da Samsung, que chegou a até mesmo a baixar agressivamente os preços para competir com a TSMC, conhecida parceira da Nvidia no fornecimento de componentes. Mas outros rumores apontam que a parceria com a Samsung seria uma forma de pressionar a empresa taiwanesa a baixar os preços.


A demanda supera a oferta de produtos ocm litografia de 7 nanômetros. Por isso, a crença é de que a NVIDIA tenha feito um pedido significativo de capacidade de 7 nm com o TSMC para suas GPUs baseadas na arquitetura Ampere da próxima geração. E a Samsung fornecerá os modelos de nível básico, permitindo que a TSMC não fique sobrecarregada.

A Samsung anunciou recentemente seus trabalhos com litografia de 5 nanômetros, e deve fornecer os equipamentos para a própria Nvidia a partir do próximo ano.


4

Comentários

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia
  • é engraçado como a própria matéria se contradiz, a Samsung baixou os preços pra atrair a Nvidia, e só conseguiu com isso o contrato dos chips mais baratos, ou seja a qualidade dos chips produzidos pela Samsung é inferior, isso já é bem evidente com a gigantesca diferença que existe entre o exynos 990 e o snap 865, principalmente quando se trata de eficiência energética, agora me explica essa parte que eu não entendi, como um processo inferior, que resulta em um produto inferior vai pressionar a líder de mercado a baixar seus preços? essa queda nos preços só pressiona mais ainda a GlobalFoundries que até hoje não decidiu se vai investir em 5 ou 3nm

      • A arquitetura de GPU é da Samsung ou é da NVidia?

          • A arquitetura é da NVidia, ela só está terceirizando parte da fabricação
            para a Samsung Foundry que é a subsidiária de fabricação de chips de
            silício da Samsung.

              • Por isso mesmo, o projeto é da Nvidia. A Samsung só irá fabricar o que está no projeto. Sobre o exynios o projeto é da Samsung para competir com o Snap da Qualcomm. Não tem nada a ver a sua comparação. Na verdade, que comparação sem sentido a tua, MDS.

            Tech

            Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

            Android

            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

            Tech

            De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular

            Android

            Evite golpes: passo a passo para obter o auxílio de R$600 | Tutorial TudoCelular