LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova 5T vs Galaxy S10e: intermediário premium ou top básico? | Comparativo

11 de maio de 2020 49

Recentemente analisamos o mais novo lançamento da Huawei a chegar ao Brasil, o Nova 5T. Sua proposta é brigar com os flagships de outras marcas, mas cobrando o preço de um intermediário premium. Atualmente ele pode ser encontrado por preço próximo ao do Galaxy S10e. Será que o modelo chinês é realmente melhor que o top de linha coreano mais básico da geração passada? É isso que você confere agora com o TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Huawei Nova 5T

Samsung Galaxy S10e

Se você olhar de frente parece que o S10e é uma versão miniatura do Nova 5T. A diferença fica para a posição do furo da câmera que no Galaxy fica do lado direito e no Huawei do lado esquerdo.

Celulares pequenos estão em extinção, ainda mais quando se trata de um top de linha. Se quer o menor ou o mais leve, vá no S10e. Já se curte bordas finas, o da Huawei tem melhor aproveitamento frontal.

73.97 x 154.25 x 7.87 mm
6.26 polegadas - 2340x1080 px
69.9 x 142.2 x 7.9 mm
5.8 polegadas - 2280x1080 px
Ir para página de comparação

A qualidade de construção nos dois é similar, com estrutura feita em alumínio e traseira em vidro, com proteção Gorilla Glass 5 no S10e. O leitor biométrico fica na lateral direita de ambos. Ele funciona bem e reconhece a digital rapidamente, mas para quem é canhoto vai sofrer um pouco.

Se você busca o celular mais completo, vai preferir o Galaxy. Ele tem entrada para fones de ouvido e slot para cartão microSD. Também há proteção contra água que foi cortada do Nova 5T para redução de custos.

E nosso duelo começa com o s10e levando o primeiro ponto.

Multimídia e software

Tela e som


Na parte de tela não temos uma diferença apenas nas polegadas. O Galaxy vem com painel Dynamic AMOLED e o Nova com tela IPS LCD. Aqui a escolha será difícil. O modelo chinês tem brilho mais forte, sendo melhor para usar em locais abertos com muita luz. Já o coreano tem melhor contraste e reprodução de cores mais calibrada.

O ângulo de visão também é melhor no S10e, assim como a uniformidade do brilho. Claro que isso varia de unidade para unidade, mas a Samsung tem um maior controle de qualidade quanto aos seus painéis da linha S10.

Na parte sonora também temos vantagem para o Galaxy. Ele traz som estéreo com alto-falantes otimizados pela AKG. A potência sonora nos dois é similar, porém com o S10e você terá uma experiência mais envolvente e menor distorção quando o volume está no máximo.

Os dois trazem fone de ouvido de brinde e mais uma vez a Samsung leva vantagem. O acessório do S10e também tem selo da AKG, há maior conforto e som com qualidade superior. Se você busca o melhor celular para ouvir música, é o S10e que deve escolher.

Em multimídia damos ponto duplo ao Galaxy por melhor tela e som.

Software


Os recentes lançamentos da Huawei estão chegando sem suporte ao Google Services, o que impede o uso da Play Store e também dos serviços do Google. Este não é o caso do Nova 5T. Por ser um projeto antigo que chegou ao mercado com Android Pie e só recentemente foi atualizado para a versão 10 do robozinho, ele possui suporte total ao sistema do Google.

Porém, em termos de atualizações críticas a Huawei está atrás da Samsung. O Nova 5T ainda segue com pacote de segurança de janeiro, enquanto a coreana vem lançando atualizações mensais para o S10e.

Em termos de recursos os dois trazem bastantes extras. O 5T não tem gaveta de apps por padrão como no Galaxy, mas você pode alterar isso nas configurações de tela. A fluidez do Android é similar nos dois, apesar das animações da EMUI parecerem mais lentas que as da One UI.

Cada sistema tem suas qualidades, mas o S10e tem software mais atualizado e ganha um ponto.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Você deve estar pensando que o Nova 5T vai levar uma surra do Galaxy S10e. Calma, agora que o jogo começa a mudar para a Huawei. Os dois usam chipset top de linha de geração anterior. Temos o Kirin 980 no 5T e o Exynos 9820 no S10e. Qual é mais rápido?

Em nosso teste de velocidade no multitarefas o Nova 5T sai na frente. E ele ainda conta com um modo de alto desempenho que faz o celular ficar ainda mais rápido em troca de menor duração de bateria. Com o recurso ligado tivemos uma diferença de 10s contra o S10e.

Em benchmarks tivemos um ganho ainda maior chegando a dar uma diferença de 25% na pontuação do AnTuTu. E jogos, ele também tem vantagem sobre o Galaxy? Para jogar qualquer um serve. Mesmo que você ative o modo de alto desempenho no Huawei não terá melhor desempenho nos games, mas apenas maior aquecimento do celular.

E o Nova 5T leva sua primeira vitória.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Por ser um celular maior, o Nova 5T traz mais bateria e mesmo com tela grande sua autonomia é superior ao rival da Samsung. Não chega a ser uma diferença surpreendente, e nenhum dos dois entrega autonomia para dois dias de uso. Porém se você curte muito jogar ou tirar fotos, o Nova 5T tem mais chance de chegar ao final do dia com carga.

A bateria do Huawei não apenas dura mais como também recarrega mais rápido graças ao carregador mais potente que vem junto com o aparelho.

Aqui temos vitória dupla para o Nova 5T.

Câmeras

Na parte de câmera pode parecer que temos uma vitória fácil para o Huawei; afinal são quatro câmeras contra duas, sem falar que a principal tem o quádruplo da resolução do rival coreano. Mas não fique impressionado com números.

A qualidade fotográfica é similar entre os dois celulares. Isso de dia, já que à noite o 5T sofre mais com fotos mais escuras devido à abertura focal menor de sua lente. Por outro lado, apresenta menor perda de qualidade nas texturas que o Galaxy. O modo noturno é melhor no S10e e ajuda a clarear as fotos em troca de imagens mais granuladas.

Ambos possuem câmera com lente grande-angular. No 5T temos fotos um pouco piores com cores distorcidas. Se você curte fotos mais amplas, é melhor ir no celular da Samsung. Por outro lado, o Nova traz uma câmera dedicada para macros que ajuda bastante na hora de fotografar de perto.

Aqui daremos um ponto a cada já que cada câmera tem seus destaques.

Fotos tiradas com o Huawei Nova 5T

Na parte frontal novamente temos um sensor com resolução muito maior no celular da Huawei, mas desta vez ele sai em vantagem contra o Galaxy. Câmera frontal nunca foi destaque nos celulares da Samsung e mesmo que você desative o embelezamento artificial, ainda há um processo de suavização que destrói os pequenos detalhes das fotos.

Há desfoque nos dois e o resultado é bastante similar. Nenhum entrega um recorte perfeito, mas o Nova 5T sofre mais com HDR quando o modo retrato está ativado. Por outro lado, ele registra melhores selfies em locais mais escuros.

E com mais um ponto para o Nova os dois acabam empatando.

Fotos capturadas pelo Samsung Galaxy S10e

Os dois gravam em 4K com a diferença que o Galaxy filma com o dobro da fluidez. Sua estabilização é mais eficiente, assim como o foco é mais ágil que no Nova 5T. O modelo chinês leva vantagem ao filmar à noite, apresentando menos ruídos e queda de nitidez que o coreano.

O Galaxy também leva vantagem ao filmar com a frontal e a captura de áudio também é mais limpa no modelo da Samsung.

S10e leva ponto por ter melhor filmadora.

Preço

O Galaxy S10e chegou custando mais de R$ 4 mil, mas atualmente pode ser encontrado por quase metade do seu preço de lançamento. O Nova 5T chegou recentemente ao mercado por valor inicial de R$ 3 mil. Claro que com o tempo o seu preço vai cair também, mas se você busca o mais barato dos dois, o da Samsung está em vantagem atualmente.

E com isso encerramos nosso comparativo com vitória para o S10e.

7.4 Hardware
3.8 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
4.4 Custo Benefício

Huawei Nova 5T

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se você busca um celular com apelo de top de linha sem pagar uma fortuna e está em dúvida se vale comprar a novidade da Huawei, o S10e neste momento é uma melhor compra. Ele é um celular mais compacto e completo, tem melhor tela e som, tem boas câmeras e melhor filmadora, além de ser mais acessível.

Quando o preço do Nova 5T estiver mais barato que o do S10e, aí ele será uma compra interessante por oferecer melhor desempenho, bateria superior, menor tempo de recarga e melhor câmera para selfies.

RESULTADOS

Samsung Galaxy S10e: 7 PONTOS

  • Menor e mais completo
  • Melhor tela
  • Som superior
  • Software mais atual
  • Melhor câmera à noite
  • Melhor filmadora
  • Mais barato

Huawei Nova 5T: 5 PONTOS

  • Melhor desempenho
  • Maior autonomia
  • Menor tempo de recarga
  • Câmeras mais completas
  • Melhor para selfies

O que achou do Nova 5T? Ele realmente tem potencial para bater os flagships mais baratos da concorrência? Comente abaixo.

(atualizado em 25 de setembro de 2021, às 03:04)

49

Comentários

Nova 5T vs Galaxy S10e: intermediário premium ou top básico? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas