Samsung 13 Mai
2020 não tem sido um ano fácil para a Samsung: seja pelos problemas encontrados no Exynos 990 ou ainda pela grave falha de segurança presente em aparelhos da marca desde 2014. De qualquer forma, hoje estamos aqui para falar a respeito do último teste de áudio do Galaxy S20 Plus no DxOMark, um dos laboratórios mais respeitados ao realizar essas avaliações.
Infelizmente, o aparelho parece não ter se dado tão bem comparado aos seus rivais, especialmente com o Xiaomi Mi 10 Pro, onde ele ficou muito abaixo em questão de pontuação: 66 pontos contra 76 pontos do topo de linha chinês, que está no topo do DxOMark no quesito áudio.
Para nos situarmos melhor, vamos esclarecer algumas especificações do aparelho antes de analisar os resultados. O Galaxy S20 Plus tem:
- Alto-falantes estéreo com som da AKG
- Som surround com Dolby Atmos (incluindo Dolby Digital e Dolby Digital Plus)
- Suporte a UHQ de 32 bits e DSD64/128
- Microfone com ponto de sobrecarga acústica alto (AOP)
Reprodução
Começando pela reprodução, o aparelho apresenta características semelhantes do modelo anterior: o Galaxy S10 Plus e isso é um tanto decepcionante, afinal, significa que a Samsung não parece ter evoluído tanto assim nesse requisito. Por outro lado, os testes apontaram boa reprodução geral, mas uma deficiência grave quando o assunto são os graves, onde o celular ficou para atrás até mesmo do Google Pixel 4, que foi lançado há mais de um ano.
Mas a pontuação do S20 foi altamente prejudicada pela faixa dinâmica, onde o som pecou muito ao distorcer o som perdendo a faixa dinâmica original, reduzindo graves, limitando o alcance da batida deles, que só é perceptível no volume máximo. Em termos de pontuação, ele ficou com apenas 54 pontos, abaixo do S10 Plus, com 61 e Pixel 4, com 67 pontos. Muito decepcionante.
Gravação
No geral, a gravação de áudio no Galaxy S20 Plus foi satisfatória, mas inferior se comparada a outros aparelhos topo de linha. O aparelho apresenta problemas de ruído algumas vezes por conta do timbre inferior, que pontou abaixo do Galaxy S10 Plus. Isso é desagradável para um aparelho tão caro, afinal, prejudica muito a clareza de vozes, parte essencial ao gravar um áudio.
O celular não apresenta graves extremos nem agudos, resultando num som "opaco" para aqueles que esperam algo fora do normal para um aparelho de gama tão alta. Por outro lado, o celular mostrou uma boa captação espacial, o que é essencial. Quanto ao volume captado, ele é aceitável, embora mais baixo que a concorrência, como o Huawei Mate 30 Pro 5G.
O grande destaque fica por conta da captação de som muito limpa, sem artefatos, ficando abaixo apenas do Asus ROG Phone II nesse quesito, uma pontuação mais do que bem-vinda para um topo de linha de 2020.
No geral, o aparelho tem boa reprodução de áudio, mas peca muito quando o assunto são jogos e captação de som, nesse caso o som se torna deficiente em agudos e graves.
Por outro lado, o aparelho é ótimo ao captar som em filmagens e principalmente em selfies graças à enorme precisão espacial. Por isso, ele ficou fora do top 10 do ranking, em 11º lugar, abaixo do Note 10 Plus da Samsung
O que você achou dessa avaliação do DxOMark? Participe e conte sua opinião nos comentários!
Comentários