LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone SE vs Galaxy S10e: qual top de linha compacto comprar? | Comparativo

21 de maio de 2020 67

Em um mundo onde celulares top de linha estão cada vez maiores, fica complicado escolher um bom aparelho que não seja um tijolão. E este é justamente o que mais atrai os interessados no novo iPhone SE, sendo o top de linha mais compacto que vimos recentemente. O Android que chega mais próximo do seu tamanho é o Galaxy S10e. Entre a guerra dos pequenos notáveis, qual será que leva a melhor? É isso que você descobre neste comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone SE

Samsung Galaxy S10e

Colocando os dois lado a lado é inegável que o iPhone SE pareça um celular mais antigo, por mais que seja um lançamento de 2020. Isso acontece porque a Apple reaproveitou a carcaça do iPhone 8 lançado em 2017 para baratear o custo de produção e conseguir oferecer um iPhone com hardware de top de linha por preço de intermediário Android.

Ele tem bordas muito largas para o padrão atual, enquanto o S10e apresenta aproveitamento frontal para tela muito maior. Você tem 1 polegada a mais em um corpo quase do mesmo tamanho. O S10e é apenas meio centímetro mais alto e um pouquinho mais largo. Ele é ligeiramente mais espesso, mas pesa praticamente o mesmo que o iPhone. 

67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
69.9 x 142.2 x 7.9 mm
5.8 polegadas - 2280x1080 px
Ir para página de comparação

Os dois possuem corpo de metal com traseira em vidro. E o público jovem que curte cores mais chamativas pode escolher o iPhone vermelho ou o S10e amarelo. Já na parte da biometria temos diferenças. O SE traz o falecido Touch ID em botão abaixo da tela, enquanto o da Samsung tem o leitor de digitais na lateral direita. Qual é melhor?

O do iPhone não é apenas mais prático de usar por ficar próximo da tela como também é muito mais preciso e ágil que o do Galaxy. O S10e ainda tem a desvantagem de ficar em posição ruim para quem é canhoto.

Demais tecnologias são praticamente as mesmas nos dois. Apenas a resistência à água que é superior no Galaxy e a entrada para fones de ouvido que não está presente no iPhone.

Como o Galaxy só perde em biometria, ele leva o primeiro ponto. 

Multimídia e software

Tela e som


Chegamos à parte mais polêmica do nosso comparativo: qual tem a melhor tela? O Galaxy traz painel Dynamic AMOLED com resolução Full HD+, enquanto o iPhone vem com tela Retina IPS LCD e resolução HD+. Podemos dar vitória ao celular da Samsung?

Ter resolução maior não significa melhor qualidade de imagem, mas neste caso o S10e vence. Sua tela tem brilho superior quando no modo automático e também exibe cores mais próximas da perfeição se você usar o perfil Natural. Caso prefira cores saturadas que saltam da tela, há o perfil Vívido para escolher.

Na parte sonora já temos o inverso. Ambos usam os dois alto-falantes para saída de som estéreo. No iPhone SE temos um volume mais potente e melhor equilíbrio entre graves, médios e agudos. O Galaxy peca nos agudos, o que deixa o som mais abafado.

O fone que vem com o modelo da Samsung é melhor e mais confortável, porém o iPhone entrega maior potência sonora, sendo mais indicado para quem possui um fone de ouvido mais avançado. O ruim é não ter entrada P2 e nem mesmo vir o adaptador na caixa.

Damos ponto ao S10e por melhor tela e um ponto a cada um na parte sonora. 

Software


Outro ponto polêmico é o sistema. É aquela velha discussão: é melhor um software mais capado que só faz o básico ou um cheio de recursos que talvez você nunca vá usar na vida? O iPhone SE foca no essencial e faz isso muito bem. Para quem é viciado em redes sociais como o Instagram, o iOS ainda é melhor do que o Android.

Já se você quer ter maior controle sobre o celular e poder sair configurando tudo para deixar exatamente como gosta, aqui o Galaxy ganha fácil. É possível alterar a cara do sistema usando temas, mudar a resolução da tela, equalizar o som e até interagir com outros produtos da Samsung nativamente pela própria One UI. O problema é que o S10e deve receber só mais uma atualização do Android, enquanto o iPhone SE terá suporte da Apple por muitos anos.

Cada software tem seus prós e contras e com isso damos empate. 

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

O S10e nacional vem com Exynos 9820 e o iPhone SE traz o A13 Bionic, mesmo presente no iPhone 11. O hardware da Samsung possui processador mais veloz, enquanto o da Apple tem GPU mais potente. Qual entrega melhor desempenho?

Em nosso teste padronizado de velocidade, o SE foi 12s mais rápido. Isso quer dizer que você não apenas perde menos tempo esperando um app carregar como também tem melhor experiência com multitarefas. Em benchmarks o modelo da Maçã também sai na frente com pontuações mais altas. No caso do AnTuTu chega a dar uma diferença de 30%.

E qual é melhor para jogos? Aqui mais uma vez vemos a superioridade do iOS por não apenas entregar fluidez impecável como até a qualidade gráfica de alguns jogos é melhor que suas versões para Android.  O problema é que jogar em uma tela tão pequena não é confortável como no modelo da Samsung.

E o iPhone SE leva ponto por ter melhor desempenho. 

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Um ponto que o iPhone 8 decepcionava era na bateria e o novo SE não é diferente. Por mais que o novo hardware seja mais eficiente, a sua bateria pequena é pouca para os dias atuais. O S10e é um pouco melhor nisso, mas também não chega a impressionar em autonomia.

A diferença é que o celular da Samsung vem com carregador mais potente e suporte a carregamento acelerado, o que faz com que recarregue totalmente sua bateria na metade do tempo do iPhone.

Você pode até comprar um carregador de 18W para o SE, mas será o gasto a mais que não terá com o Galaxy.

E com isso damos ponto duplo ao S10e.

Câmeras

E câmera, qual leva a melhor? Os dois possuem sensor de 12 MP na traseira. O que muda é que o Galaxy S10e tem abertura variável e consegue se sair melhor em locais com iluminação mais fraca. Se você fotografa mais à noite, vai preferir o celular da Samsung.

Já em locais com boa iluminação os dois mandam bem. Tanto em nível de detalhes quanto na captura de cores, é realmente difícil escolher qual é melhor. A vantagem para o da Samsung é que ele conta com câmera secundária com lente grande-angular, o que permite registrar mais dos cenários e incluir mais pessoas nas fotos.

E por isso damos vitória ao Galaxy por ter câmera mais versátil. 

Fotos tiradas com o Apple iPhone SE

Na parte frontal também pode parecer que o Galaxy leva vantagem por ter resolução maior, mas quando se trata de selfies Apple normalmente faz um melhor trabalho que Samsung. E o iPhone SE realmente se destaca por registrar mais detalhes da pele, ter contraste mais acertado e um alcance dinâmico muito maior.

Se você é fã de modo retrato também vai preferir o iPhone. O efeito de desfoque parece mais profissional, por mais que nenhum dos dois tenha um sensor de profundidade dedicado. Claro que o recorte não está livre de falhas, mas no geral temos resultados melhores no modelo da Maçã.

E damos ponto ao iPhone por ser melhor para selfies. 

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S10e

Outro ponto que Apple também manda bem é na filmadora. Os dois permitem gravar vídeos até 4K a 60 fps, mas o iPhone faz isso com qualidade superior, apresenta menos tremidos e o foco é tão ágil quanto o rival.

Na parte frontal ele fica limitado apenas a Full HD, enquanto o S10e grava em 4K, porém o SE também filma com melhor qualidade e tem estabilização que impressiona e deixa muito celular mais caro com inveja. Já na parte sonora os dois gravam áudio estéreo com boa qualidade.

E fechamos a parte de câmera com mais um ponto para o iPhone. 

Preço

Lá fora o iPhone SE levaria a melhor em preço sobre o Galaxy S10e, mas aqui no Brasil a história é diferente. Como tudo da Apple tem preço inflacionado em nosso país, ele acaba deixando de competir com intermediários Android e passa a rivalizar com modelos top de linha de geração passada, como é o caso do S10e.

Se você busca o mais barato, a melhor escolha atualmente é o da Samsung que custa em média R$ 1 mil a menos. Não vale a pena pagar essa diferença no iPhone apenas para ter atualizações do sistema por vários anos ou o melhor desempenho com apps e jogos.

Com isso, o Galaxy leva o último ponto do comparativo por ter melhor custo-benefício. 

7.9 Hardware
4.4 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Se você já estava achando que o iPhone venceria este comparativo, sinto muito por tê-lo decepcionado. Por mais que o novo lançamento da Apple tenha suas vantagens, ele não vale o preço cobrado aqui no Brasil. É muito mais sensato economizar e levar um celular com melhor design, tela superior, bateria que dura mais e passa menos tempo na tomada, e que tem câmera mais versátil.

Quando o preço do iPhone SE cair, e isso pode demorar um pouco, só aí fará sentido comprar, mas dificilmente veremos a novidade da Apple com preço inferior ao antigo flagship da Samsung. Desta forma, a melhor compra entre os dois é o Galaxy S10e.

RESULTADOS

Samsung Galaxy S10e: 8 PONTOS

  • Design mais atual com menos bordas
  • Tela superior em brilho e cores
  • Tem entrada para fones de ouvido
  • Software com mais recursos
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Câmera mais versátil
  • Melhor custo-benefício

Apple iPhone SE: 5 PONTOS

  • Melhor qualidade sonora
  • Receberá atualizações por muitos anos
  • Melhor desempenho
  • Melhor para selfies
  • Filma com qualidade superior

Qual smartphone compacto você prefere? Acha que as fabricante deveria investir mais em celulares pequenos? Comente abaixo.

(atualizado em 19 de abril de 2024, às 17:10)

67

Comentários

iPhone SE vs Galaxy S10e: qual top de linha compacto comprar? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista