LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A71 vs S10 Lite: o custo benefício compensa a menor potência? | Comparativo

27 de junho de 2020 38

A categoria dos intermediários abrange uma enorme quantidade de celulares que podem variar muito nos preços. Dentro dessa grande área, temos os intermediários premium, que oferecem desempenho o suficiente para você não precisar de um top de linha para a maior parte das coisas.

Dois entre as dezenas de aparelhos que a Samsung lançou ultimamente chamam a atenção neste quesito. O Galaxy A71 traz o visual da linha Galaxy S20, enquanto que o Galaxy S10 Lite traz características do top do ano passado.

Um tem mais câmeras, o outro mais processamento, o que é mais importante para você? Essas coisas fazem diferença? Se você se interessou, siga este comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A71

De frente, celulares bem parecidos. De costas, também. Seguindo as tendências mais premium do ano, a Samsung acabou deixando nossos rivais bem similares, e um dos poucos diferenciais está no fato de as bordas do S10 Lite serem ligeiramente mais finas, deixando ele mais elegante.

O módulo de câmera, retangular e grande, abrigando as câmeras em L, é um pouco menor no A71, mas os dois têm acabamento todo em plástico brilhante e praticamente as mesmas medidas e peso. O acabamento visual é bonito em ambos, com o padrão em diamantes no A71 e holográfico no S10 Lite, mas este último sai na frente por ter as molduras em metal, enquanto o A71 é todo em plástico.

Samsung Galaxy S10 Lite

Nenhum deles têm proteção no corpo, o display é reto e o notch é o mesmo para os dois, um furo no centro da parte superior. Os cantos são todos arredondados e eles trazem o sensor biométrico abaixo da tela, sendo o do S10 Lite o mais rápido e preciso.

O A71 conta com a vantagem de ser dual SIM como o S10 Lite, mas possuir um slot para cada um dos chips e para o microSD, enquanto que seu concorrente é híbrido.

O ponto para o S10 Lite abre o placar aqui.

Melhor construção Galaxy S10 Lite
Slot é híbrido ou não? Galaxy A71
Possui alguma resistência? Nenhum
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Galaxy S10 Lite
Qual é mais leve e mais fino? Nenhum
Melhor tipo de conexão Nenhum
76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 162.5 x 8.1 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Se o corpo é parecido, não dá para fugir muito no display. São duas telas Super AMOLED Plus de 6.7 polegadas com definição FullHD+, trazendo praticamente a mesma proporção tela corpo de 87%, aspecto 20:9 e proteção Gorilla Glass 3.

Porém, na análise mais fina, o S10 Lite sai na frente, com qualidade mais próxima dos topos de linha em relação ao A71. Os dois apresentam bom brilho e equilíbrio de cores, mas o S10 Lite é ainda mais brilhante e tem excelente ângulo de visão.

Além disso, traz suporte a HDR10+, útil para conferir com mais aproveitamento conteúdos em HDR de plataformas como YouTube e Netflix.

Elas podem ser iguais no papel, mas o ponto é da qualidade maior do Galaxy S10 Lite.

Melhor tecnologia de tela Galaxy S10 Lite
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy S10 Lite

Som


No som, as coisas se invertem. O S10 Lite não tem um dos piores áudios já vistos, mas por ser mais caro as expectativas sobre ele são maiores. O A71 é um bom smartphone para músicas, tem volume volume alto que distorce pouco, ao contrário do S10 Lite.

Ambos são mono, e apesar de a qualidade do S10 Lite ser interessante, ele tem graves quase inexistentes. Quando o assunto são fones de ouvido, é no A71 que você deve prestar atenção se deseja uma conexão P2, pois é o único aqui que manteve essa característica.

O design dos fones é o mesmo para os dois, sendo branco no A71 e preto no S10 Lite. Eles são intra auriculares, confortáveis e têm qualidade decente. O do S10 Lite é USB-C e evita o uso de adaptadores, e os dois trazem tecnologia Dolby Atmos para melhorar o áudio, embora não seja muito útil.

Este ponto fica com o Galaxy A71.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Galaxy A71
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Há pouco a se falar de sistema se você já conhece a interface da Samsung. Na versão mais recente, os dois trazem Android 10 na caixa e devem ter ao menos mais uma atualização garantida cada.

A OneUI está na versão 2, e é uma interface com muitas funções e ajustes para personalizar o aparelho, contando inclusive com o modo noturno para deixar o sistema escuro e mais agradável aos olhos.

Outra função interessante, herdada de aparelhos mais caros da marca é a Tela Edge, atalhos que ficam escondidos na lateral da tela e ficam disponíveis com um arrastar de dedos. São interfaces idênticas e interessantes para quem gosta de ter muito o que mexer e funções que vão além do Android mais simples.

Em conexões eles também vão trazer o que há de melhor para o usuário. Os dois contam com WiFi dual band, Bluetooth 5.0, GPS e NFC. A única diferença fica para o rádio FM, presente apenas no A71, que é também o único com conexão P2.

Eles são quase iguais, então a pequena diferença do rádio FM dá o ponto ao A71.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Galaxy S10 Lite

Desempenho

Temos aqui uma das maiores diferenças entre estes dois celulares. Enquanto o A71 tem conjunto de processamento de intermediário, com Snapdragon 730, o S10 Lite herda do irmão mais velho (internacional, para a alegria de muitos) o Snapdragon 855. No restante, dividem os mesmos 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, com expansão via microSD.

Traduzindo isso em números, o que significa? Em benchmarks como o AnTuTu a diferença do S10 Lite sobre o A71 é brutal e passa dos 220 mil pontos, mais de 50%. Já em nossos testes padronizados de abertura de apps, a diferença cai bastante, e os quase 59 segundos conseguidos pelo S10 Lite são só 13% mais rápidos que os do A71.

Comparando o A71 ao A70 e o S10 Lite ao S10 Plus, eles são praticamente a mesma coisa em rendimento. Para jogos, os dois não decepcionam quem curte títulos mais pesados, e rodam sem engasgos até os que exigem melhores gráficos e fluidez. O S10 Lite vai ter gráficos melhores mas, assim como seu irmão Plus, reduz o fps de alguns jogos quando começa a esquentar.

O ponto de processamento é do Galaxy S10 Lite.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S10 Lite
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy S10 Lite
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy S10 Lite
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A71
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Galaxy S10 Lite
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Mais um item em que, pelo menos na teoria, nossos concorrentes são iguais. Tanto um quanto outro trazem 4.500 mAh de bateria, um número razoável para seu conjunto de hardware e tela.

Na prática, em nossos testes completos, o Galaxy S10 Lite leva a melhor. São 23 horas totais contra 20 horas do A71, e duas horas a mais de tela. São números relevantes. Na recarga, o carregador de 25W é o mesmo para ambos, mas recarrega o S10 Lite em pouco mais de uma hora, contra quase uma hora e meia do A71. Nenhum deles tem carregamento sem fio.

Mais um ponto para o Galaxy S10 Lite.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Galaxy S10 Lite
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy S10 Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Se tem uma coisa que o Galaxy A71 tem mais do que o seu rival é câmera. São quatro contra três, com o extra de um sensor de profundidade para o A71. Confira:

  • Galaxy A71: uma wide principal de 64 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultra wide de 12 megapixels; uma macro de 5 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • Galaxy S10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/2.0, PDAF e OIS; uma ultra wide de 12 megapixels e uma macro de 5 megapixels.

De modo geral, o Galaxy A71 conseguiu se sair melhor do que o S10 Lite, que mesmo com processador melhor não traz tantos megapixels e abertura baixa. Em situações externas, o A71 trouxe mais vivacidade e mais detalhes às imagens. Em algumas situações o S10 Lite traz mais luz, mas também traz mais ruídos.

Os dois têm modo noturno, e o Galaxy A71 usa esse recurso de forma muito mais esperta, resultando em boas melhorias e ganho de detalhes nas imagens. Mais uma vez, o S10 Lite acaba trazendo mais ruídos para as fotos.

A macro é a mesma para ambos e faz um bom trabalho nos dois aparelhos, quando respeitado o foco fixo de 5 centímetros. A ultrawide também é decente neles, e faz imagens com cores mais intensas no S10 Lite, e com menos diferença para o sensor principal no A71.

Por fim, o sensor extra no A71, de profundidade, não faz tanta diferença, pois até mesmo o S10 Lite, apenas no software, consegue fazer bons recortes.

É um ponto bem merecido para o Galaxy A71.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A71
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Galaxy A71
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Galaxy A71
Melhores fotos externas Galaxy A71
Melhores fotos internas Galaxy A71

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A71

Para vídeos, temos dois bons smartphones que gravam em qualidade 4K, embora apenas o S10 Lite faça isso em 60 fps. Ambos também têm a tecnologia Super Steady OIS, que reduz muito os tremidos das filmagens. O foco é ágil e bom, assim como é boa a captura de áudio.

Com dois bons aparelhos, o ponto é do S10 Lite apenas por causa dos 60fps no 4K.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Galaxy S10 Lite
Melhor em vídeo Ambos

Mesmo os dois aqui contando com sensor de 32 megapixels com abertura f/2.2, temos diferenças. Aqui o S10 Lite faz um trabalho melhor, com uma câmera que provavelmente foi melhor trabalhada com o processador.

No S10 Lite o recorte é superior, e embora os dois celulares tenham um ótimo nível de detalhes gerais nas fotos, o A71 pode perder em nitidez e equilíbrio de cores.

O Galaxy S10 Lite leva o ponto das selfies para casa.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy S10 Lite

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S10 Lite

Preço

Em seus lançamentos, o preço de chegada é bem diferente entre eles. O Galaxy S10 Lite e seus 4 mil reais são muito superiores aos R$ 2.800 do A71, embora sejam dois valores muito altos para o que ofereciam.

Passados alguns meses, o preços de ambos caiu, com o S10 Lite tendo uma queda mais expressiva de mais de mil reais. Ainda assim, o Galaxy A71 está mais barato, e levando em conta a performance que obteve no comparativo, pode ser considerado um melhor custo benefício.

Com a situação atual e a alta do dólar, esses dois aparelhos chegaram a aumentar de preço, mas o A71 já está em seu mínimo novamente, enquanto que o S10 Lite enfrenta uma alta de pelo menos 12%. No final do ano devem ter ofertas um pouco mais tentadoras, mas sem baixarem demais.

O ponto final do comparativo é do Galaxy A71.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A71
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A71
8.5 Hardware
7.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço
9.1 Hardware
8.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Lite

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Quase tivemos um empate por aqui, mas o Galaxy S10 Lite termina com mais pontos. Entretanto, tendo apenas um ponto a mais, é difícil recomendar este aparelho no lugar do A71 se o que você busca é custo benefício.

O Galaxy A71 não levou em pontos, mas não é terrível nos pontos que perdeu. Se levarmos o preço em consideração, você pode até pensar em um Galaxy S10 no lugar do S10 Lite, pois o valor de ambos está bem parecido.

O S10 Lite é uma melhor em tela, desempenho, bateria, vídeos e selfies. Em relação ao S10, vai ter tela maior e melhor bateria também. Já o Galaxy A71 é quase 30% mais barato e ainda tem melhor áudio, é bem atualizado, tem melhor câmera traseira e uma construção tão boa quanto.

Então, se você não faz questão do Snapdragon 855, do HDR e gravação 4K a 60fps, pode economizar e ir de Galaxy A71, será uma boa escolha.

RESULTADO

Samsung Galaxy A71: 4 PONTOS

  • Melhor áudio
  • Mais recursos
  • Melhor câmera traseira
  • Bom custo benefício

Samsung Galaxy S10 Lite: 6 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria e recarga mais rápida
  • Melhor para vídeos
  • Melhor em selfies

Você concorda com esse placar? Mesmo com o S10 Lite ganhando, acha que o A71 é uma melhor escolha? Ou acha que três horas a mais de bateria e um Snapdragon 855 são indispensáveis? Comente aí embaixo!

(atualizado em 11 de julho de 2020, às 10:24)

38

Comentários

Galaxy A71 vs S10 Lite: o custo benefício compensa a menor potência? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020