LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Redmi Note 9 Pro vs Galaxy A71: qual o melhor intermediário avançado? | Comparativo

07 de julho de 2020 32

O Redmi Note 9 Pro é o mais avançado da nova linha de intermediários da Xiaomi a chegar ao Brasil. Ele é uma melhor compra que o A71 que é o mais avançado da Samsung no mesmo segmento? É isso que vamos descobrir nesta análise completa do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Redmi Note 9 Pro

Samsung Galaxy A71

Os dois são grandes, porém o Galaxy faz melhor uso da parte frontal. Samsung conseguiu reduzir as bordas a ponto de entregar um pouco mais de tela em um aparelho mais compacto. Isso faz com que o A71 seja o mais confortável de usar com apenas uma mão e o fato de ser o mais leve também ajuda a ter uma experiência mais agradável.

Agora se você quer sentir que tem um celular premium nas mãos, então pode preferir o Note 9 Pro por ter traseira em vidro. O design frontal é similar com furo no topo da tela que abriga a câmera de selfies. Cada um traz quatro câmeras na traseira. Elas ficam no canto superior esquerdo no A71 e mais centralizadas no Note 9 Pro.

76.68 x 165.75 x 8.8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

O Galaxy traz biometria na tela. Ela tem a vantagem de ser prática de usar não importa com qual mão você segura o celular. O Redmi traz o leitor de digitais integrado ao botão de energia no lado direito. Ele é mais ágil e preciso que o do rival, mas pode ser ruim de usar por quem é canhoto.

Em temos de conectividade os dois são bastantes completos, mas o Note 9 Pro tem de extra um emissor de infravermelho no topo que permite usar o celular como controle remoto.

Daremos empate: o A71 é mais ergonômico, enquanto o Note 9 Pro é mais completo.

Multimídia e software

Tela e som


O Galaxy possui tela Super AMOLED de 6,7 polegadas e o Redmi pouco menos que isso com painel IPS LCD. Os dois possuem mesma resolução, então não verá diferença na nitidez. O A71 vence em brilho máximo, contraste infinito com preto perfeito e melhor ângulo de visão. O Note 9 Pro apresenta cores menos saturadas, porém tem branco mais azulado.

Nenhum se destaca em som com alto-falante mono. A potência é apenas mediana em ambos, porém o volume parece mais alto no Galaxy por forçar mais os agudos, enquanto o Redmi exagera nos médios e tem graves mais presentes, dando a sensação de som mais abafado. Para ouvir músicas com fones de ouvido o A71 leva pequena vantagem, sem falar já vem com um fone na embalagem que ajuda a quebrar o galho.

O Galaxy A71 leva ponto duplo em multimídia.

Software


Ambos trazem de fábrica o Android 10. A diferença fica para a interface que roda por cima, sendo a One UI no Galaxy e MIUI no Redmi. Qual é melhor? Cada uma tem seus diferenciais e diversos extras que podem ser úteis na sua vida ou não. Um exemplo é o Mi Remote do Note 9 Pro que permite controlar diversos eletrônicos na sua casa.

O modelo chinês tem maior foco em games como a suíte Game Turbo 2.0, que organiza todos os jogos em uma única tela, há configurações para extrair o máximo de desempenho e ainda não ser incomodado enquanto joga. Samsung até oferece algo similar, porém bem mais limitado. O da Xiaomi permite até medir a taxa de fps.

Mas o que você deve querer saber é: qual receberá atualizações do Android por mais tempo? Samsung e Xiaomi normalmente entregam apenas um update com seus intermediários. A diferença é que você deve continuar recebendo atualizações da MIUI por muito mais tempo, enquanto a One UI deixará de ser atualizada juntamente com o Android.

E aqui damos ponto ao Redmi Note 9 Pro.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

O Redmi Note 9 Pro é um dos primeiros com Snapdragon 720G, uma plataforma recente da Qualcomm com grande foco em jogos. O A71 vem com Snapdragon 730, que apesar de mais antiga é mais potente na teoria com processador mais avançado.

Em nosso teste de velocidade tivemos uma bela surpresa: os dois conseguiram abrir e reabrir uma dúzia de apps e jogos no exato mesmo tempo. Como ambos também possuem mesma quantidade de RAM, isso ajuda a entender o motivo do empate.

Já em benchmarks tivemos uma pequena vantagem para o Redmi. A GPU mais veloz ajudou nos testes gráficos e tivemos uma diferença de 15% no AnTuTu. Isso também acontece em jogos? Sim. O A71 roda bem todos os games para Android, porém o Note 9 Pro entrega fluidez superior, especialmente em títulos como Asphalt 9 e PUBG que rodam a 60 fps.

Redmi leva ponto por melhor desempenho.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Xiaomi sempre foi mais generosa em bateria que outras fabricantes e neste duelo temos vantagem para o Note 9 Pro com 520 mAh a mais que o rival. Isso se traduz em maior autonomia? Em nossos testes padronizados tivemos um rendimento 25% maior com o modelo chinês. O A71 é capaz de passar o dia todo longe de tomadas, mas com o Redmi não precisará dar carga todos os dias.

E a melhor parte é que o Note 9 Pro recarrega mais rápido, graças ao carregador mais potente fornecido pela Xiaomi.

Por ter maior autonomia e passar menos tempo na tomada damos ponto duplo o Redmi.

Câmeras

Temos quatro câmeras nos dois que incluem uma com lente grande-angular, uma dedicada para macro e uma só para desfoque de cenário. Até a resolução da principal é igual. Isso quer dizer que temos mesma qualidade em fotos?

O Note 9 Pro tem potencial para entregar ótimas fotos, mas o software nativo de câmera não ajuda muito. O A71 entrega melhor qualidade no geral, seja de dia ou à noite. Não é à toa que muitos acabam recorrendo à GCam, que realmente faria uma boa diferença aqui.

Isso não quer dizer que a câmera do Note 9 Pro seja ruim. Ela é capaz de tirar boas fotos, seja com a principal ou grande-angular. O foco automático da macro ajuda bastante a chegar mais perto sem perder o foco e o sensor de desfoque funciona bem, mas o software não extrai todo o potencial do hardware.

A71 vence em câmera traseira.

Fotos tiradas com o Redmi Note 9 Pro

E com a frontal, quem registra as melhores selfies? O A71 tem o dobro de resolução e maior abertura focal, mas na prática a diferença é pequena. Você conseguirá boas fotos com ambos, seja dentro ou fora de casa, em dias ensolarados ou à noite. O modo retrato também faz boa separação e apresenta poucas falhas nos dois.

Damos empate em selfies.

Fotos tiradas com o Galaxy A71

Os dois gravam em 4K, porém o Galaxy filma com melhor qualidade e a diferença fica ainda maior em locais mais escuros. Já com a frontal o A71 filma com resolução superior. Os dois entregam boa estabilização, mas apenas na resolução Full HD. Nenhum se destaca ao gravar com a câmera grande-angular e muito menos a macro no caso do Redmi. O foco é ágil em ambos, mas o Galaxy captura melhor som.

Encerramos a parte de câmera com o último ponto para o A71.

Preço

É meus amigos tivemos um empate. E agora, qual comprar? Simples, escolha o que estiver mais barato. O Redmi Note 9 Pro chegou por absurdos R$ 4.199 aqui no Brasil, sendo muito mais que os R$ 2.799 que Samsung chegou pedindo por seu intermediário. Você pode se arriscar ir de importado, mas terá que abrir mão da garantia e ainda pode sair caro. Vale a pena?

O Galaxy A71 leva o último ponto por ter melhor custo-benefício.

7.6 Hardware
4.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Redmi Note 9 Pro é um celular bacana que briga de igual com o Galaxy A71. Seu problema é o preço bastante salgado que compromete o custo-benefício aqui no Brasil. Não faz sentido pagar muito mais por ele. Então recomendamos economizar e escolher o A71 que entrega bom conjunto com tela superior, sendo melhor para músicas, tem desempenho similar, sua bateria rende bem, consegue registrar boas fotos e tem melhor filmadora.

Só vale a pena comprar o Note 9 Pro se o seu preço cair abaixo do rival da Samsung. Com isso você teria um celular com melhor acabamento, desempenho superior em jogos e maior autonomia de bateria. Mas será difícil ver uma queda tão grande no preço acontecer nos próximos meses.

RESULTADO

Samsung Galaxy A71: 7 PONTOS

  • Maior ergonomia
  • Tela superior
  • Melhor para músicas
  • Melhor para fotos
  • Boa câmera para selfies
  • Melhor filmadora
  • Melhor custo-benefício

Redmi Note 9 Pro: 6 PONTOS

  • Mais completo e premium
  • Software mais completo
  • Melhor desempenho em jogos
  • Autonomia de bateria superior
  • Menor tempo de recarga
  • Boa câmera para selfies

Você acha que o Redmi Note 9 Pro vale mais a pena que o Galaxy A71 mesmo sendo mais caro? Comente abaixo.

(atualizado em 21 de abril de 2024, às 12:34)

32

Comentários

Redmi Note 9 Pro vs Galaxy A71: qual o melhor intermediário avançado? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista