LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung vê aumento em vendas de TVs no Brasil mesmo com pandemia | TudoCelular Entrevista

13 de julho de 2020 13

Primeira fabricante a trazer a linha de TVs 8K para o mercado brasileiro, a Samsung anunciou recentemente a chegada de seu portfólio renovado, e elas contam com nada menos que 17 modelos.

A fabricante sul-coreana lidera globalmente o mercado há 14 anos, e tem a meta de vender 8 milhões de unidades em todo o mundo ainda nesse ano. Contudo, o cenário de pandemia, com fechamento de lojas físicas, impôs novos desafios a todo o segmento, mas a Samsung parece não ter sido tão fortemente afetada por esse movimento.

Para saber mais sobre como a Samsung planeja manter sua relevância em um segmento que começa a ter mais concorrentes, o TudoCelular conversou com o gerente sênior de produtos das áreas de TV e áudio da Samsung, Guilherme Campos.

Na conversa, Campos explica toda a linha de TVS da Samsung - por aqui veremos as seguintes famílias: QLED 8K e 4K, Crystal UHD e The Frame - as apostas dos modelos para diferentes segmentos, como games, estilo de vida e consumo de conteúdo.

Guilherme Campos, Gerente Sênior de Produto das áreas de TV e Áudio da Samsung Brasil. (Foto: Divulgação/Samsung)

Além disso, falou também do impacto da pandemia nos negócios e afirmou que projeta, mesmo com todas as adversidades enfrentadas nesse ano, como a queda nas vendas no início da pandemia, que a Samsung espera por crescimento em seu negócio de TVs. Falou também sobre os diferenciais e atualização do Tizen, além da integração com assistentes de voz nas TVs da marca.

A entrevista completa e a explicação detalhada sobre cada modelo de TVs está no vídeo fixado no topo da matéria. Confira a seguir os principais destaques:

Como a pandemia afetou a Samsung

A Samsung não teve sua programação de lançamentos alterada por conta da pandemia. Além de manter seu planejamento, conseguiu também manter os empregos durante o período, reforçando a confiança no mercado brasileiro.

Como corporação, eu acho muito importante ver o movimento que a Samsung fez, que é, mesmo em um cenário super triste, que nós, como brasileiros e seres humanos estamos vivendo, de estar confinados e sendo impactado de tantas formas negativas, a Samsung ainda veio com uma linha bacana de produtos, mantendo todos os lançamentos que havíamos planejado desde 2019, inclusive as telas mais especificadas do segmento, 8K e tudo mais, a linha de lifestyle, que a gente trouxe mais modelos, então, como corporação, a Samsung mostra que acredita bastante no mercado brasileiro, a gente seguiu em altos níveis de produtividade, fizemos a manutenção do emprego de todas as pessoas, por fim, teve uma credibilidade da Samsung para com o mercado brasileiro muito legal.


Guilherme Campos, gerente sênior de produto das áreas de TV e áudio da Samsung.

Comportamento do consumidor no período

Segundo o executivo, a Samsung percebeu uma retração do mercado, que impactou as vendas. Porém, pouco depois as pessoas perceberam que precisavam de upgrades em suas casas, e a TV foi uma grande aliada para que as pessoas pudessem obedecer a quarentena.

Na primeira etapa, logo que surgiu a pandemia e as lojas fecharam, teve um momento de assimilar o que estava acontecendo e um momento das pessoas terem efetivamente um cuidado muito grande sobre qual é o próximo passo, então as vendas realmente tiveram um impacto muito forte no momento do lockdown, mas logo depois de poucas semanas que as pessoas assimilaram um pouquinho mais dessa realidade [...] e elas começaram a sentir o efeito de todas as medidas e da realidade frente à vida delas e ao bolso delas, elas começaram a perceber que a casa delas poderia tomar um ar diferente, com um equipamento mais moderno, que pudesse trazer uma resolução mais interessante, que ela pudesse trazer notícias de uma maneira mais qualitativa, seja por ar, cabo ou streaming, então acho que a TV tomou um protagonismo nessa retomada da quarentena muito importante. As pessoas olharam para o device como um fator de suporte para que elas pudessem ficar em casa.

Guilherme Campos, gerente sênior de produto das áreas de TV e áudio da Samsung.

Aposta no online

Para seguir vendendo TVs em um momento de lojas físicas fechadas, a aposta foi no varejo online. Mas o executivo diz que a Samsung estava pronta pois já tinha uma atuação sólida no mercado via internet

Foi voltando muito forte no mercado online, a gente teve semanas muito fortes de vendas através dos varejistas online, o que foi muito interessante para a Samsung, porque a Samsung sempre teve um relacionamento muito próximo e uma metodologia de negócios muito bacana com os varejistas online, então não foi uma surpresa, ou uma readequação de negócios, como foi para outras indústrias. A gente sempre teve os nossos produtos sempre muito bem distribuídos e oferecidos amplamente no canal online, as páginas de produto em parceria com o varejo sempre muito explicativas. A Samsung estava pronta para atender o produto no mercado online também, então quando teve essa mudança para o mercado online a Samsung conseguiu fazer um trabalho muito bacana.


Guilherme Campos, gerente sênior de produto das áreas de TV e áudio da Samsung.

Crescer mesmo na pandemia

Mesmo com um cenário de queda nas vendas no início da pandemia, a Samsung projeta crescimento no segmento de TVs, mesmo que mais tímido quando comparado a anos anteriores.

O desafio que a gente tem para o ano é um ano de crescimento, de crença que a gente vai conseguir ter uma economia um pouco mais sustentável, a gente teve o impacto de dólar super forte, e isso mexe com o mercado de televisão, com os nossos custos, nossas estruturas e mesmo mediante todo esse cenário a gente está com uma pegada forte para concluir esse ano de 2020 como um ano superimportante para a Samsung dentro de televisores. Previsão de crescimento para o ano como um todo, sim, acho que é um ano que a gente galga por crescimentos bem pequenos, até porque o segmento de TVs tem vindo de uma maneira bem acelerada desde a Copa de 2018, 2019 foi um ano forte, 2020 a gente também vê um crescimento, que não é exponencial, mas é um ano forte.


Guilherme Campos, gerente sênior de produto das áreas de TV e áudio da Samsung.

Evolução do Tizen

Por fim, Guilherme explica o que mudou no sistema operacional da Samsung no momento em que a aposta sobe no Android TV para outras marcas e a disputa com o WeebOS da LG fica cada dia mais acirrada.

O Tizen é a plataforma proprietária da Samsung, é uma referência no mercado muito importante. Ele foi o primeiro a colocar, de uma maneira muito disruptiva para o consumidor, a possibilidade de mexer na TV com fluidez, ou seja, ele consegue apertar botões e mudar configurações, escolher o próximo conteúdo, ver qualquer informação que venha da TV para ele sem deixar de ver o conteúdo que está vendo nesse momento, porque a barra sobe até a metade [...]. Esse é o conceito da Tizen: fluidez, e por conta da plataforma ser tão fluida, a gente consegue dar um controle remoto super diferenciado, mais simples, não é muito cheio de botões. Evoluções da Tizen para esse ano: ela ganha uma versão escura. A gente ganhou um voice of consumer, que é quando o consumidor aciona a gente através de múltiplos canais dizendo que a plataforma era muito clara e pode dar um incômodo na vista, então a gente colocou uma plataforma mais escura, mais bonita, cabem mais aplicativos do lado direito, e ela ganha um pouquinho mais de velocidade e prontidão na resposta. Outro fato muito importante é que é a chegada da plataforma Tizen nos modelos HD e Full HD, que até então era outra plataforma, um pouco mais básica.


Guilherme Campos, gerente sênior de produto das áreas de TV e áudio da Samsung.


13

Comentários

Samsung vê aumento em vendas de TVs no Brasil mesmo com pandemia | TudoCelular Entrevista
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista