LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A31 vs Redmi Note 9s: Mediatek e Qualcomm em novo embate | Comparativo

19 de julho de 2020 35

Os intermediários com preços abaixo de dois mil reais estão entre os mais procurados por vocês aqui no TudoCelular. No meio dos mais populares, modelos da Samsung e até da Xiaomi, que mesmo aumentando um pouco de preço ainda segue desejada.

O interesse aumentou com a chegada da nova linha Redmi Note 9, lembrando que a 7 deixou saudades que não foram resolvidas pela 8. Alguns lançamentos, como o Redmi Note 9s, realmente chamam a atenção, assim como o Galaxy A31, os dois em faixas de preço similares.

Vamos colocar estes dois celulares lado a lado para você conferir qual deles te atende melhor? Confira agora um comparativo completo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A31

Embora sigam aquele visual visto na maioria dos smartphones, nossos rivais têm várias diferenças. Possuem corpo arredondado e traseira com efeito holográfico, mas no Note 9s é liso, enquanto que o A31 tem uma linha que muda a textura visual. O módulo de câmera deles é retangular, centralizado e bem maior no Xiaomi e no canto e mais baixo no Samsung.

E falando em tamanho, o Note 9s é expressivamente maior e mais pesado do que o A31, tendo também bordas maiores junto com a tela maior. Na proteção o Xiaomi se sai melhor, pois além da camada resistente a respingos, tem vidro Gorilla Glass 5, e o Samsung não tem nada disso.

Redmi Note 9s

Se você quer algo mais resistente, vai preferir o plástico brilhante do A31, mas o vidro passa mais qualidade no Note 9s, embora a moldura dos dois seja em plástico. A biometria também é diferente, sendo abaixo da tela no Galaxy A31 e na lateral direita no Redmi Note 9s.

Neste último é bem mais rápida, mas pode atrapalhar canhotos, enquanto que a do a31 funciona, mas não com muita agilidade. Na frente, o notch é em gota no A31 e em furo no Note 9s, centralizados. Eles são dual SIM e trazem espaço para os dois chips e também para o microSD simultaneamente.

Com um acabamento superior e proteções, o Redmi Note 9s abre o placar com ponto.

Melhor construção Redmi Note 9s
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Redmi Note 9s
Melhor solução do notch Redmi Note 9s
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A31
73.1 x 159.3 x 8.6 mm
6.4 polegadas - 2400x1080 px
76.68 x 165.75 x 8.8 mm
6.67 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Para a tela, briga de tecnologias. Se você é fã de cores mais vibrantes e brilho mais intenso, vai ficar de olho no display de 6.5 polegadas FullHD+ Super AMOLED do A31. Se prefere algo um pouco maior, o Note 9s é IPS, mas tem quase 6.7 polegadas e é também FullHD+.

O brilho máximo dos dois é similar, mas sob o sol com brilho automático o A31 se sai bem melhor. Em contrapartida, o Note 9s tem suporte a HDR10, permitindo ver vídeos com essa tecnologia em canais como YouTube e Netflix.

E se proteção é importante, não apenas o Note 9s tem o Gorilla Glass 5, como já vem com película aplicada na caixa. O aspecto é de 20:9 nos dois e o aproveitamento tela corpo é praticamente o mesmo.

Sabemos que vocês vão chiar nessa, mas ser Super AMOLED não é tudo o que importa em um display, mas também proteção e outras tecnologias.

Sim, nós ficamos com um empate.

Melhor tecnologia de tela Ambos
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Nenhum
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A31

Som


Som e intermediário são coisas que não costumam andar de mãos dadas. São raros os aparelhos que investem em estéreo, e aqui não apenas os dois são mono como o Xiaomi, tradicionalmente, sequer vem com fones na caixa. Os do A31 não ficam muito atrás, e são muito simples e os mesmos desde a primeira geração da linha Galaxy M.

A qualidade do som externo é apenas razoável nos dois, que até chegam a volumes altos, mas falta clareza de som. Porém, nesse quesito o Note 9s se sai um pouco melhor por trabalhar melhor nos médios, embora estoure mais nos agudos.

O ponto é do Note 9s, que traz um áudio externo um pouco melhor.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Galaxy A31

Sistema


Nas boas notícias, esses dois celulares saem da caixa com Android 10 instalado e devem ter a atualização ao menos para o Android 11. O A31 tem uma pequena vantagem pois traz a interface da Samsung na última versão, a OneUI 2.1, enquanto que o Note 9s chega com a MIUI 11, e mesmo sabendo que deve receber a MIUI 12 em breve, esta ainda não chegou.

A MIUI é meio confusa por parte da Xiaomi, que algumas vezes deixa de atualizar a versão do sistema para atualizar só a interface. A Samsung, por outro lado, mesmo sem calendário tem entregado dois updates do Android.

A OneUI é uma interface com muitas funções e ajustes para personalizar o aparelho, contando inclusive com o modo noturno para deixar o sistema escuro e mais agradável aos olhos. A MIUI também tem muitos ajustes e traz um sistema de temas que agrada quem gosta de trocar o visual do smartphone. São interfaces interessantes para quem gosta de ter muito o que mexer e funções que vão além do Android mais simples.

Em conexões eles estão bem atualizados. Os dois contam com WiFi ac dual band, Bluetooth 5.0, GPS e rádio FM. Da geração anterior para essa o Galaxy A31 perdeu a TV digital e o Redmi Note 9s traz o extra do infravermelho para controlar eletrônicos.

É um ponto em que eles empatam, ponto para os dois.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A31
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? Redmi Note 9s

Desempenho

Mais uma batalha de tecnologias, desta vez da MediaTek versus Qualcomm. O A31 traz um interessante Helio P65, mas o Note 9s chega com um Snapdragon 720G. Para RAM, os dois têm 4 GB nesse teste, mas a Xiaomi oferece uma versão com 6 GB para o Note 9s. Em armazenamento, os dois têm versões de 128 GB, mas a usada nos testes aqui é uma de 64 GB para o Note 9s.

E como se saíram? Em benchmarks, como vocês já esperavam, o 720G dá um banho de mais de 60% na pontuação. Em nossos testes padronizados de abertura de apps o Note 9s performou quase 30% melhor que seu rival da Samsung, mostrando que existe uma grande falta de otimização do sistema no A31.

Para jogos, a superioridade do Redmi continua, pois mesmo o Galaxy A31 rodando bem os jogos, chegando até em HD no PUBG, o Note 9s se destaca por conseguir rodar alguns títulos pesados em até 60 fps, usando a função Game Turbo 2.0.

Um claro ponto para o Redmi Note 9s.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Redmi Note 9s
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Redmi Note 9s
Quem tem melhores números de benchmark? Redmi Note 9s
Qual o processador mais atualizado? Redmi Note 9s
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Redmi Note 9s
Qual tem mais armazenamento? Galaxy A31 (em nosso teste)

Bateria

E em uma das poucas semelhanças eles têm o mesmo tamanho de bateria, 5.000 mAh. Isso significou números até que próximos em nossos testes de bateria, mas com certa vantagem para o Note 9s.

Este aparelho da Xiaomi chegou a quase 26 horas de autonomia, enquanto que o A31 apresentou uma hora a menos. O mesmo vale para a duração de tela, de aproximadamente 13 horas e meia no Note 9s e 12 horas e meia no A31.

Na recarga temos diferenças pois o carregador que vem na caixa do celular da Samsung é de 15W, enquanto que o do Note 9s é de 22,5W, e isso deu vantagem para o último. O A31 passa meia hora a mais na tomada, chegando a 2 horas e quinze minutos.

Ficamos com outro ponto para o Redmi Note 9s.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Redmi Note 9s
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Redmi Note 9s
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Com um conjunto quase igual de câmeras nessa batalha, podemos até perceber um padrão nos intermediários atuais. São quatro câmeras com o que há de mais comum sendo utilizado normalmente, confira:

  • Galaxy A31: sensor principal de 48 megapixels com abertura f/2.0 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 5 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • Note 9s: sensor principal de 48 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 5 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.

Já na lente principal já vemos uma diferença que pode ser atribuída aos diferentes processadores. Em boa luz o Galaxy A31 faz capturas legais, mas basta a iluminação cair para que a qualidade também perca.

À noite os dois são ruins, mas para média e boa iluminação o Note 9s consegue ir melhor, apresentando menos ruídos e com melhor alcance dinâmico, além de trazer bom equilíbrio de cores e alto nível de detalhes.

Na macro não há dúvidas, e a melhor é a do Note 9s, que não somente tem mais qualidade como também conta com foco automático, sendo uma das melhores nesse segmento. As fotos com o A31 nesse modo não são ruins, mas precisam de mais luz e o foco é fixo de 3 a 5 centímetros.

A ultrawide também dá vantagem para o Note 9s, que faz fotos com qualidade boa e com pouca mudança em relação ao sensor principal. Porém, de noite ela também não consegue fazer milagres, assim como no A31.

O ponto fica com o Redmi Note 9s.

Melhor conjunto de câmera traseira Nenhum
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Redmi Note 9s
Melhores fotos noturnas Redmi Note 9s
Melhores fotos externas Redmi Note 9s
Melhores fotos internas Redmi Note 9s

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A31

Nos vídeos, apenas o Note 9s grava em 4K, o que não é uma boa notícia para o Samsung. A gravação em FullHD não contempla 60fps no A31 e isso também é uma limitação. E por mais que a estabilização eletrônica só apareça em FullHD no Note 9s, só ele tem isso e faz com que trema menos nas gravações.

Como um todo, o Note 9s permite gravação com outros sensores e tem uma qualidade geral melhor, mas na parte de captação de som ele é sofrível, e o A31 se sai melhor nisso, mas apenas nisso. À noite, como esperado, a gravação fica ruim em ambos.

Outro ponto para o Note 9s em câmeras.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Redmi Note 9s
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Redmi Note 9s

Fotos tiradas com o Redmi Note 9s

Finalmente, a câmera frontal do A31 tem sensor de 20 megapixels e abertura f/2.2, enquanto que a do Note 9s tem 16 megapixels e abertura f/2.5, menos promissor. E é possível dizer que o Galaxy A31 consegue se sair melhor nessa.

Suas fotos apresentaram uma definição um pouco melhor, principalmente onde é mais exigido, como em áreas internas e à noite. O modo retrato não acerta os detalhes tanto quanto no Note 9s, mas manteve melhor o contraste das imagens.

Um ponto para o Galaxy A31.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy A31
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy A31

Preço

Nenhum deles chegou a um preço baixo ou justo. O Galaxy A31 perdeu funções em relação ao Galaxy A30 e ainda chegou mais caro, custando R$ 1.999, aumentando para até 2.399 pouco depois. Já o Note 9s chegou ao Brasil em um esperado preço altíssimo de R$ 2.800.

Por sorte, estes dois celulares que se enfrentam aqui tiveram uma baixa de preço e seguem assim, diferente de alguns modelos na situação atual. O A31 já vai chegando perto dos 1.500 em promoções pontuais, e o Note 9s teve queda de quase mil reais e está a R$ 1.900 na versão de 64 GB, estando bem mais caro na versão com mais espaço.

Os dois ainda devem passar por quedas de preço até o final do ano, e se houver uma baixa do dólar até pode compensar uma importação do Xiaomi. O preço do A31 é bem mais atraente, mas ele obteve tão poucos pontos no comparativo que vale esperar uma promoção do Note 9s para fazer uma compra com melhor custo benefício.

O ponto final é do Note 9s.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A31
Qual tem melhor custo benefício? Redmi Note 9s

Conclusão

Apesar de terem a mesma bateria e um conjunto de câmeras parecido, temos dois smartphones bem diferentes aqui, e essas diversidades existem em grande parte pelos diferentes processadores de diferentes fabricantes.

O Galaxy A31 está vendendo muito bem, mas se você puder gastar um pouco mais, vá de Redmi Note 9s, ou considere um Galaxy A51, que já teve uma boa baixa de preço e é uma opção tão popular quanto.

RESULTADO

Samsung Galaxy A31: 2 PONTOS

  • Boa tela
  • Melhor em selfies

Redmi Note 9s: 9 PONTOS

  • Melhor construção
  • Boa tela
  • Melhor áudio
  • Conta com infravermelho
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Bom custo benefício

Você concorda com o resultado do nosso comparativo? O Redmi Note 9s ganha fácil assim do Galaxy A31 ou você acha que esse Samsung tem mais valor nessa batalha? Comente aqui embaixo!.

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:42)

35

Comentários

Galaxy A31 vs Redmi Note 9s: Mediatek e Qualcomm em novo embate | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista