LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais poder no Exynos: parcerias da Samsung podem quebrar hegemonia dos chips Snapdragon em 2021

13 de agosto de 2020 36

Não é novidade que a Samsung está tentando amplificar o poder dos seus processadores, visto que os Exynos têm sido duramente criticados por serem inferiores aos concorrentes. A forma de mudar isso vem através de parceiras que a sul-coreana tem feito; a mais recente delas com a AMD, que fornecerá uma GPU personalizada para rivalizar com a Adreno da Qualcomm.

O novo processador com essa GPU personalizada da AMD deve chegar em 2021 sob o nome de Exynos 1000, mas as melhorias que a Samsung deve implantar não param por aí, afinal, uma CPU rápida também é necessária. Aqui entram os projetos da ARM, que fornece o design que é personalizado pelas fabricantes para ajustar a sua potência da melhor forma possível.


E uma das primeiras parceiras da ARM no novo projeto chamado Cortex-X, que possibilitará que ela participe de todo o desenvolvimento e customização do seu processador, muito além de apenas receber um design que pode ser modificado. Segundo a ARM o ganho de potência com essa solução pode chegar a 30%, além de dobrar a eficiência em IA e exigir menos energia para tarefas.


Para fins de comparação, o Cortex-X1 pode ser um belo rival até mesmo para os processadores da Apple, visto a evolução que ele pode trazer aos aparelhos com Android em termos de processamento e eficiência energética.

Vale dizer ainda que tais melhorias podem se estender não só aos celulares, mas também os computadores, afinal a indústria de processadores com arquitetura ARM está expandindo a sua área de atuação devido a sua capacidade de entregar muita potência consumindo pouca bateria em dispositivos portáteis como notebooks e isso pode ser visto em breve nos da Samsung também.

Por fim essa mudança pode trazer grandes benefícios com uma concorrência mais acirrada para a Qualcomm e mais opções para os consumidores, caso os chips Exynos consigam se equiparar aos Snapdragon, resultando em um mercado com mais disputas de preços e também soluções diferenciadas devido aos esforços de ambas, que podem seguir direções diferentes.

Qual a sua aposta para processadores em 2021? Exynos ou Snapdragon?


36

Comentários

Mais poder no Exynos: parcerias da Samsung podem quebrar hegemonia dos chips Snapdragon em 2021
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista