LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cobre ou grafite? Desmonte do Galaxy Note 20 revela duas versões com dissipadores de calor diferentes

27 de agosto de 2020 7

O Galaxy Note 20 Ultra já foi aberto anteriormente pelo iFixit em um desmonte realizado há poucos dias, nele vimos um dissipador de calor feito de grafite, o que é relativamente eficiente, entretanto parece que duas versões do Note 20 Ultra estão sendo vendidas sob o mesmo nome, mas com dissipadores de calor diferentes. Pelo menos é o que indica o iFixit em seus testes.

Segundo o iFixit e diversas fontes que analisaram o Galaxy Note 20 que receberam, há sim duas versões de dissipador de calor nessa geração e elas estão presentes de forma aleatória entre eles. Muitos sites relataram que estão particularmente irritados com o fato da Samsung não ter revelado isto por conta do valor do produto, indicando que um sistema de cobre seria melhor que o de grafite, por exemplo.

Note 20 Ultra com câmara de cobre e grafite. Imagem: iFixit

Por outro lado o iFixit acalma os ânimos, dizendo que na realidade não há grandes diferenças entre uma câmara de vapor feita de cobre ou grafite. Ambas cumprem o seu papel de forma muito similar e o que pode estar ocorrendo é que há muita desconfiança sobre a Samsung, ainda mais pelo que ocorreu com o Galaxy Note 7 ou ainda recentemente com os processadores Exynos, que apresentam quedas no desempenho por aquecer demais na série Galaxy S20.

Câmara de vapor de cobre. Imagem: iFixit

De qualquer forma agora é preciso testar para saber se há realmente alguma diferença no desempenho, mas a princípio essa novidade não deve ser motivo para alarde segundo os técnicos especializados do iFixit que analisaram os dispositivos.

A suspeita é que na realidade a Samsung inicialmente tenha utilizado o sistema com cobre em seus dispositivos, mas a escassez provocada pela pandemia tenha forçado a fabricante a adotar os dissipadores de grafite, que são construídos pela própria sul-coreana, explicando porque há dispositivos do mesmo modelo com componentes diferentes.

Segundo o iFixit, ainda não há uma forma de adivinhar qual dos dois sistemas de dissipação de calor pode estar presente no celular sem realmente abrir o aparelho.

Não há relação com o processador, indicações na caixa, número de série ou até mesmo no sistema do celular que revelem a resposta para essa chara, é totalmente aleatório. A única suspeita é que os dissipadores de grafite sejam mais utilizados nas unidades de cor cobre do Galaxy Note 20. Que ironia, não?

Saiba mais

  • O Samsung Galaxy Note 20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

Cobre ou grafite? Desmonte do Galaxy Note 20 revela duas versões com dissipadores de calor diferentes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista