LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi Note 10 Lite vs Galaxy A71: qual intermediário leva a melhor, Xiaomi ou Samsung? | Comparativo

15 de setembro de 2020 56

Com os preços exorbitantes cobrados nos celulares top de linha cada vez mais brasileiros recorrem aos modelos intermediários premium, mas diante de tantas opções, qual escolher? Aqui temos um comparativo entre o Galaxy A71 e o Mi Note 10 Lite. Você verá os pontos positivos e negativos de cada um e saberá qual o melhor para comprar.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi Note 10 Lite

Samsung Galaxy A71

Qual tem melhor design e qualidade de construção? O Galaxy é maior e tem traseira de plástico, enquanto o Note 10 Lite é mais compacto, porém mais pesado e gordinho por ter corpo de metal com vidro e bateria mais generosa.

As suas bordas são mais curvas, dando um ar mais elegante e premium. O ruim é que complicam um pouco a pegada com o aparelho e aumenta a incidência de reflexos. O seu entalhe ainda é o mais tradicional em formato de gota, já Samsung apostou no furo da tela para melhor aproveitamento frontal.

74.2 x 157.8 x 9.67 mm
6.47 polegadas - 2340x1080 px
76 x 163.6 x 7.7 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Os dois compartilham das mesmas tecnologias. O Xiaomi traz de extra um emissor de infravermelho no topo para usar o celular como controle remoto. E a vantagem do A71 para alguns é ter slot microSD para permitir ampliar o armazenamento.

Começamos com empate.

Multimídia e software

Tela e som


Tela AMOLED no Note 10 Lite e Super AMOLED Plus no A71. Isso quer dizer que o Samsung entrega melhor imagem? Não é o caso. Xiaomi investiu em painel melhor que entrega brilho superior. Ele também tem suporte a HDR10 que funciona com serviços de streaming, enquanto o A71 apenas turbina o brilho com vídeos do YouTube. A calibração de cores, nível de preto e ângulo de visão é similar nos dois.

Não há som estéreo em nenhum. Samsung e Xiaomi ainda seguem incluindo apenas um alto-falante em seus intermediários. A potência sonora é similar, porém o Galaxy foca mais nos agudos (o que é bom para vídeos) e o Note 10 Lite reproduz mais graves (sendo melhor para músicas). Apenas o A71 vem com fone de ouvido na caixa que entrega bom conforto e qualidade sonora decente.

Damos empate em som e um ponto extra ao Note 10 Lite por tela. 

Software


O que você prefere: One UI ou MIUI? Samsung e Xiaomi estão entre as que mais modificam a aparência do Android e inserem diversos recursos que não temos por padrão no sistema do robozinho. Se busca o mais completo então pode acabar preferindo o A71, que além disso receberá atualizações por três anos.

Xiaomi não chegou a revelar até que versão do sistema será lançada para o Mi Note 10 Lite, mas dificilmente veremos ele receber o Android 13 como é prometido para o Galaxy. Samsung também vem soltando atualizações de segurança com maior frequência.

Damos ponto para o Galaxy A71. 

Desempenho
Quanto menor o tempo, melhor

Chegamos à parte mais interessante: o desempenho. Os dois possuem a plataforma Snapdragon 730G e 6 GB de RAM, o que poderia indicar desempenho similar, certo? Em nosso teste de multitarefas vimos que o intermediário chinês é mais rápido tanto para carregar apps e jogos quanto para resgatá-los da memória.

O mesmo acontece em benchmarks. O Mi Note 10 Lite consegue números maiores em alguns testes e no caso do AnTuTu chega a quase 15% de diferença. E jogos? Os dois rodam bem qualquer jogo disponível para Android, porém notamos uma estabilidade um pouco superior no Xiaomi. Isso fica mais evidente em jogos intensos como Call of Duty, mas muitos podem nem notar.

Mi Note 10 Lite leva a melhor em desempenho.

Bateria
Quanto maior o tempo, melhor (exceto regarga)

O intermediário da Xiaomi não é apenas mais rápido como também entrega maior autonomia. Ter 760 mAh a mais de bateria ajudou a render 5 horas a mais de duração em nosso teste padronizado, o que dá uma diferença de 25%.

E a melhor parte é que ele também recarrega mais rápido, levando pouco mais de 1 hora para ter a bateria completamente cheia.

Aqui temos vitória dupla para a Xiaomi. 

Câmeras

Temos quatro câmeras em ambos e sensor principal de 64 MP. O que esperar da qualidade fotográfica? Não importa qual você escolher conseguirá registrar ótimas fotos. Eles apresentaram alto nível de detalhes, poucos ruídos e cores bastante próximas da realidade. Se você curte fotos mais saturadas pode ativar a inteligência artificial do Mi Note 10 Lite para turbinar as cores e força o HDR ao máximo.

A câmera ultra-wide de ambos também registra boas fotos. A qualidade é um pouco inferior à principal e sofre mais à noite, mas ainda é possível aproveitar a lente mais aberta. A câmera macro do Galaxy tem resolução maior e registra detalhes mais nítidos, porém a do Xiaomi oferece foco automático, o que permite chegar mais próximo na hora de fotografar.

Há modo noturno que ajuda bastante em cenários mais escuros nos dois. O aumento na claridade não chega a resultar em mais ruídos e no geral terá ótima experiência com ambos.

Daremos um ponto a cada em câmera. 

Fotos tiradas com o Mi Note 10 Lite

O Galaxy possui câmera frontal com o dobro de resolução, mas não se engane, ele não entrega o dobro de qualidade em selfies. Podemos dizer que os dois mandam bem, mas poderiam ser melhores. As fotos são boas e apresentam razoável nível de detalhes. À noite não chegam a sofrer com ruídos ou forte perda de nitidez. O modo retrato do Xiaomi é um pouco melhor, mas acaba desativando o HDR, o que pode resultar em fotos com fundo estourado.

Daremos empate mais uma vez. 

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A71

Os dois gravam em 4K com a câmera traseira, apresentam qualidade similar, poucos tremidos e não sofrem tanto com ruídos à noite. Se você reduzir a resolução para Full HD terá vídeos mais estáveis no Galaxy, além de foco um pouco mais ágil. O A71 também se destaca na captura de áudio e na maior qualidade de filmagem com a frontal.

Aqui damos ponto para Samsung. 

Preço

Foi uma disputa acirrada e o Mi Note 10 Lite mostrou ser um intermediário premium um pouco melhor, porém ele é mais caro. Mesmo que decida importar ainda pagará bem mais por ele, ainda mais se pegar a versão com o mesmo tamanho de armazenamento do A71.

Encerramos o comparativo com o último ponto para o Galaxy. 

7.6 Hardware
4.2 Custo Benefício

Samsung Galaxy A71

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware
4.6 Custo Benefício

Xiaomi Mi Note 10 Lite

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Galaxy A71 pode ser o intermediário premium queridinho dos brasileiros, mas o Mi Note 10 Lite é superior. Claro, a diferença é pequena e você terá um ótimo celular não importa qual escolha. Porém, o Xiaomi tem melhor acabamento, tela superior, som mais equilibrado para músicas, melhor desempenho, maior duração de bateria e também registra ótimas fotos.

Se quiser economizar pode ir de A71 e terá um celular com melhor pegada, som com maior clareza para vídeos, atualizações garantidas por muito tempo, ótimas câmeras e melhor filmadora. 

RESULTADO

Xiaomi Mi Note 10 Lite: 8 PONTOS

  • Melhor acabamento
  • Tela superior
  • Som melhor para músicas
  • Melhor desempenho
  • Autonomia superior
  • Menor tempo de recarga
  • Boa qualidade para fotos
  • Bom para selfies

 

Samsung Galaxy A71: 7 PONTOS

  • Melhor pegada
  • Som melhor para vídeos
  • Software mais atualizável
  • Boa qualidade para fotos
  • Bom para selfies
  • Melhor filmadora
  • Melhor custo-benefício
(atualizado em 19 de abril de 2024, às 16:34)

56

Comentários

Mi Note 10 Lite vs Galaxy A71: qual intermediário leva a melhor, Xiaomi ou Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista