LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung One UI 3.0: confira todas as mudanças em comparativo com a One UI 2.x

16 de outubro de 2020 41

Com o lançamento do Android 11, a Samsung já está trabalhando com vigor para a chegada de sua One UI 3.0, nova versão da interface proprietária da companhia baseada na recente atualização do robozinho. Já em fase de testes na linha Galaxy S20, e com beta confirmada para a família Galaxy Note 20, a One UI 3.0 traz uma série de mudanças e melhorias para o sistema, tornando a interface da Samsung ainda mais convidativa e interessante.

O site Sammobile reuniu as principais novidades oferecidas com a nova interface, que foi retrabalhada em sua totalidade para oferecer um visual mais consistente e moderno, comparando-a com o que a atual One UI 2.x tem a oferecer. Você confere todas as mudanças a seguir.

Notificações e Configurações Rápidas

A barra de notificações é uma das maiores mudanças da One UI 3.0, adotando um visual translúcido e que ocupa toda a tela. Os ícones também parecem ter sofrido modificações, estando levemente mais arredondados. Nas configurações rápidas, o relógio é agora centralizado, os botões de configurações, menu, energia e busca foram reposicionados no canto superior direito da tela e os botões de dispositivos e mídia ganham destaque, logo acima dos atalhos.

Controles de Volume

Os Controles de Volume também foram redesenhados, ficando mais próximos do encontrado no Android puro. Ao clicar nas teclas de volume, a barra de som agora é posicionada na vertical e alinhada à lateral da tela, com aparência mais minimalista. No card pelo qual é possível modificar todos os volumes do sistema, a elegância e o minimalismo continuam, exibindo apenas as barras de som, sem qualquer informação de texto, também posicionadas na vertical.

Novo formato e histórico de notificações

Voltando às notificações, temos a chegada das novas ferramentas proporcionadas pelo Android 11, como as bolhas, que funcionam de maneira semelhante ao que já é encontrado no Facebook Messenger, e o histórico de notificações, que reúne todas as notificações recebidas pelo usuário nos últimos sete dias. Outro ponto de destaque, desta vez relacionado com a One UI em si, é a possibilidade de modificar o formato dos alertas, que podem manter o padrão atual com riqueza de talhes, ou assumir novo visual mais minimalista e reduzido.

Menu Long Press

O menu Long Press, que aparece ao pressionar e segurar o ícone de aplicativo, foi retrabalhado, seguindo a nova estética minimalista da One UI 3.0. As ações disponíveis ganharam mais destaque, o acesso às informações do app se tornou um pequeno ícone em forma de "i" no canto superior direito da janela, e já não é mais possível desabilitar ou desinstalar uma aplicativo por meio dele.

Tela de bloqueio

A tela de bloqueio foi mais uma parte da interface a ser renovada. O relógio agora é maior e centralizado, enquanto os atalhos de aplicativos na base do display são agora monocromáticos. Há um ícone de trava logo abaixo da câmera frontal, novo ícone e animação para o sensor de digitais, e os widgets ganham um novo comportamento, com a chegada do Digital Wellbeing. Outra novidade é a possibilidade de dar dois toques na tela para bloquear o dispositivo.

Always-On Display

O Always-On Display não passou por modificações drásticas como outras áreas do sistema, mas recebeu diversas novas opções de personalização, em especial os GIFs, que será executado logo após o bloqueio do telefone, mas parando alguns segundos depois.

Pastas, Finder e Apps Recentes

As pastas tiveram o visual refinado, e agora apresentam apenas 12 apps por página, ao invés de 16. No finder, agora não apenas temos apps sugeridos e o histórico de pesquisas, como também configurações sugeridas e atalhos para algumas funções mais específicas. Por fim, a tela de recentes também foi levemente modificada, deixando em destaque o app selecionado e aumentando a altura de cada card.

Configurações

Apesar de mais organizada que antigas interfaces da Samsung, a One UI ainda conta com um menu de configurações um tanto confuso e lotado de opções. A empresa parece estar ciente disso, e reformulou algumas das configurações e ícones. Os destaques vão para o gráfico de uso da bateria, agora mostrado logo ao abrir a seção de bateria; para os gestos, que estão agora limitados ao toggle, sem um submenu; para os apps, que estarão separados entre aplicativos da Samsung e de terceiros; para o armazenamento, que ganhou visual mais limpo e detalhado; e para o Video Enhancer, que agora permite configurar quais apps usam ou não a função.

Bixby Routines

As Bixby Routines ganham um novo visual, seguindo a linguagem mais elegante da One UI 3.0. Todas as sugestões são agora expostas no topo da tela, com os presets devidamente categorizados e explicados para facilitar o uso.

Samsung Internet, Contatos, Mensagens, Galeria e Calendário

Uma série de aplicativos proprietários da Samsung fecham o pacote de mudanças adotados com a One UI 3.0. O Samsung Internet, que virá por padrão na versão 13, traz uma nova interface e diversas opções de customização, incluindo exibição de abas em grade. A Galeria também recebeu nova aparência, e agora exibe apenas três colunas, ao invés de quatro, permitindo ainda que edições feitas em imagens possam ser desfeitas.

O Contatos e o Telefone agora facilitam a exclusão de contatos duplicados, e permitem que o usuários personalize a tela de chamada com novas cores de fundo, imagem do contato e mais. Por fim, o Calendário ocupa mais espaço, e mostra os eventos em cards separados por data, ao invés de um única grande card.


41

Comentários

Samsung One UI 3.0: confira todas as mudanças em comparativo com a One UI 2.x
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular