LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Watch 3: o melhor relógio inteligente para usuário de celular Android? | Análise / Review

19 de outubro de 2020 33

O Galaxy Watch 3 foi lançado recentemente como parte do novo ecossistema Galaxy, que conta com o Galaxy Note 20 Ultra, o fone Buds Liveque você já viu por aqui – e os Galaxy Tab S7 e S7 Plus. O relógio traz um leque completo de funções e design refinado, com a volta da coroa giratória, como seus principais destaques.

Como não houve um Galaxy Watch 2, este modelo é o sucessor direto do primeiro Galaxy Watch em design, mas sua referência mais clara é o Galaxy Active 2, anunciado no ano passado e ainda à venda. A Samsung nos cedeu o novo relógio para testes, e nessa análise você saberá se vale a pena comprar o mais novo relógio da gigante sul-coreana.

Design

A diferença mais sensível entre o Galaxy Watch 3 e o Active 2 talvez seja o design. Seu design é mais social e robusto, com construção em aço inoxidável nas laterais e dois botões saltados do lado direito. A coroa giratória é mais alta que o vidro, o que dá mais sensação de durabilidade, e o display guarda algumas marcas de dedo.

A traseira é idêntica à do Active 2, com um círculo cromado e magnético com a inscrição Samsung Galaxy Watch e os sensores. A pulseira é feita em couro legítimo com costuras aparentes e tem 22mm de largura, e o feixe é tradicional e feito também em aço inox. É destacável e fácil de ser removida, e quem não se sentir à vontade com o couro pode trocar por outras de 22mm no material ou cor que preferir, e você vai lembrar disso na hora de treinar.

Testamos a versão de 45mm, mas a Samsung possui um modelo menor, de 41mm, que pode ser mais confortável para homens de pulsos mais finos e também para mulheres, já que a variante que usamos é bem robusta. Vale destacar que ele também é mais espesso que os relógios da linha Active, mas não fica pesado no pulso. Há aqui um equilíbrio entre tamanho e leveza.

Tela

Tela é sempre um ponto alto de dispositivos Samsung, e não seria diferente no Watch 3. O display AMOLED do relógio tem cores vívidas e pretos profundos, o que facilita enxergar o conteúdo mesmo sob sol forte e, para utilização em ambiente externo, mesmo 50% do brilho é capaz de oferecer visualização confortável

O display, que não tem curvas como no modelo esportivo da Samsung, conta com proteção Gorilla Glass DX e, no período de testes, não sofreu danos com arranhões ou batidas.

Funções, sistema e aplicativo

O funcionamento aqui é idêntico ao do último relógio inteligente da Samsung, mas com algumas particularidades, que vamos explicando. Por aqui o sistema também é o Tizen, mas com mais RAM e armazenamento (1GB e 8 GB) que o modelo anterior. Há mais espaço para adicionar músicas em MP3 (se você souber o que é), aplicativos, playlists do Spotify e Watchfaces baixadas na Galaxy Store. Mas, no mais, é a mesma experiência de uso da interface.

Ao girar a coroa para a esquerda, você acessa as notificações e, para a direita, vai aos diversos widgets, que podem ser adicionados e customizados. O botão de cima é o Voltar e o de baixo acessa os aplicativos, e um toque longo pode definir funções, como acessar Spotify ou Samsung Pay.

E aqui a coroa giratória física faz sentido, diferente da coroa virtual do Active 2. Seu uso facilita a navegação e evita marcas de dedo no relógio. É possível passar por todas as funções do relógio pela coroa, guardando o toque apenas para selecionar a função que desejar, e isso dá a sensação de ser um relógio mais rápido e evita as marcas de dedo.

O Watch 3 pode ser controlado também pelo smartphone, através do aplicativo Galaxy Wearable, mas ainda precisa de outros dois apps para ter seu funcionamento completo: o Samsung Health e, no caso de proprietários de celulares Samsung, do Samsung Health Monitor, para medir a pressão arterial e fazer eletrocardiogramas, funções que estão disponíveis apenas para quem tem todo o ecossistema. Quem tiver um celular que não for Samsung precisa baixar todos esses aplicativos para obter o máximo possível do relógio, além do Watch 3 Plugin, todos disponíveis na Play Store ou App Store.

O relógio faz e recebe ligações, com volume alto (e ajustável), mas a recomendação é usar em emergências, quando o celular não estiver por perto e atender pelo relógio for a alternativa mais viável. Em conectividade, temos Bluetooth para pareamento com o próprio celular e fones de ouvido, NFC para pagamentos via Samsung Pay e conexão Wi-Fi. Nos nossos testes, percebemos que a perda de conexão entre celular e relógio aconteceu mais vezes no Watch 3, mesmo dentro da mesma casa: com algumas paredes de distância, o relógio se desconectava do celular.

Galaxy Wearable (Samsung Gear)

Desenvolvedor: Samsung Electronics Co., Ltd.

Grátis

Tamanho: 5,4M

Saúde

Apesar de ser um relógio com design mais social, a Samsung apostou nas funções de saúde, que melhoram o já completo rastreamento de atividades esportivas. Por aqui temos medição de batimento cardíaco, sono, estresse, controle de saúde feminina, nível de oxigênio no sangue – que é ainda mais útil em tempos de pandemia – além de ECG e pressão arterial, aprovados pela Anvisa.

Sobre a última função, ela precisa de um medidor externo para gravar os dados e servir de referência para medir no relógio posteriormente. Fora essas funções, o relógio é capaz de monitorar 41 tipos de exercícios, desde de uma simples caminhada a yoga, passando por uma série de treinos específicos de academia, como abdominais, elevação lateral e levantamento de peso, o que faz do Watch 3 um companheiro inseparável para que usuários se mantenham ativos.

Em corridas, o GPS é preciso e rápido, e o relógio é capaz de perceber, após dez minutos de ritmo constante, que o usuário está correndo ou caminhando, e passa a monitorar sozinho a corrida contando o tempo já praticado, o que é ótimo para os esquecidos, e o aplicativo Strava embutido permite fazer as corridas por lá, embora a integração entre as corridas gravadas no relógio e Strava não seja intuitiva.

Integração

Entre os relógios que não são fabricados pela Apple, os da Samsung são os únicos que contam com a possibilidade de baixar aplicativos de terceiros oficialmente, e aqui há uma boa e uma má notícia. A Galaxy Store dá acesso a uma série de apps, mas nem todos funcionam bem. O Uber é um exemplo claro disso. Lento e com bugs constantes. Já o Spotify funciona de forma fluida, permitindo ouvir músicas, acessar e baixar playlists diretamente no relógio, obviamente com a ajuda de um fone de ouvido sem fio. Ele fica melhor para assinantes do plano Premium.

Além dos apps de terceiros, a loja conta com uma ampla gama de aplicativos da própria Samsung, como calendário, agenda, timer, controlador de câmera, e-mail, mensagens e galeria... a lista é longa. E, para quem possui um celular Samsung, os aplicativos ficam paerados e permitem usar menos o celular para ver notificações ou até mesmo desligar o despertador sem precisar pegar o smartphone. Por falar em integração, o mesmo vale para fones de ouvido: eles se conectam ao relógio e permitem sair para uma corrida ou treino sem usar o celular.

Bateria

Chegamos aqui novamente ao Calcanhar de Aquiles do relógio. Em nosso padrão de uso nos testes, com notificações de e-mail, WhatsApp e Facebook ligadas, brilho em 60% e sem o Always on display ligado, a bateria aguentou pouco mais de dois dias, e caiu sensivelmente com o Always On ligado. O tempo é semelhante ao do Active 2 quando testamos o modelo no primeiro semestre.

Mas há outra má notícia aqui: não espere por carregamento rápido. Em nossos testes, foram necessárias mais de duas horas para que o Watch 3 recarregasse completamente, e o tempo é bem semelhante com o carregador magnético que vem na caixa ou na recarga sem fio. E, para quem optar por esse tipo, fica um alerta. Ele aceita recarga sem fio, mas não são todos os modelos que aceitam a função. Testamos em diferentes carregadores, até mesmo um modelo da Samsung, e ele só recarregou na power bank própria e nos celulares da marca (Galaxy S10 Plus, S20 Ultra e Note 20 Ultra).

Precisamos destacar que ainda é um tempo de autonomia melhor que o do Apple Watch, para efeito de comparação, mas ainda distante de modelos de Huawei ou Xiaomi, que permitem mais de uma semana sem precisar recarregar. Mas vamos repetir o que dissemos na análise do Active 2: o relógio, em algum momento, vai te deixar na mão.

Vale a pena?

O Galaxy Watch 3 é hoje o mais completo relógio inteligente não fabricado pela Apple, mas suas mudanças em relação ao Galaxy Active 2 são apenas estéticas, com um design menos esportivo e mais próximo do social. Em funções, apenas a medição de oxigênio no sangue não está presente no modelo mais antigo. No mais, a experiência é a mesma, incluindo a baixa autonomia de bateria.

Aqui é uma escolha pessoal, de estilo. Mas também de preço. O Galaxy Watch 3 foi lançado com preços entre R$ 2799 e R$ 2999, com voucher para compra de produtos do ecossistema Samsung, ou poderia ser adquirido com um grande desconto na compra de um Galaxy Note 20 ou Note 20 Ultra. O relógio anterior pode ser adquirido, no site da própria Samsung com preços bem mais convidativos, e você terá as principais funções, incluindo ECG e pressão arterial.

Então a resposta é muito particular. Se o seu estilo é mais sóbrio e social, e se você estiver disposto a gastar mais para manter esse estilo, apostar no Galaxy Watch 3 é uma ótima pedida. Se a ideia é ter o melhor da Samsung no pulso e economizando, o Active 2 cumpre seu papel com excelência.

Prós e contras
ConstruçãoTelaIntegração com SamsungFunções de saúdeApps de terceiros
Galaxy Store limitadaPreço altoAutonomia de bateriaTempo de carregamento

33

Comentários

Galaxy Watch 3: o melhor relógio inteligente para usuário de celular Android? | Análise / Review
  • Depois de 55 anos de idade, varias aquisições de eletrônicos (adoro tecnologia), consegui me deparar com a PIOR compra da minha vida. Um Samsung Watch 3. Se eu começar a listas os problemas...esse espaço não é suficiente... somente alguns... GPS funciona irregularmente, bateria não consegue suportar 4 horas de atividade outdoor que demande GPS (testei em vários 4 apps, inclusive Samsung Health), conexão com bluetooth, wifi e LTE intermitente, etc. A única coisa boa, é bonito. Depois de 15 anos usando dispositivos da Apple, tentei dar um chance ao concorrente... agora entendo porque Apple é caro, paga-se mais, mas vc tem a solução que espera, valor, funcionalidade, regularidade, etc. É uma pena que uma empresa como a Samsung não consiga entregar um produto entregando tudo que promete...

      • quotex uma otima corretora !!!

          • Ele faz ligações?

              • Precisei do Oxímetro para medir a saturação do meu tio achando que o watch active 2 tinha essa função. Tive que usar o meu s10 pra medir, peguei corona. Não comprem!! Comprem o watch 3 que têm oxímetro. Samsung me decepcionou legal meu tio foi internado tava com 83% de saturação no sangue.

                  • O watch4 está para ser lançado no segundo semestre de 2021 e promete vir com sensor de glicemia.

                      • O modelo Watch3 Bluetooth SM-R840 não vem as funcionalidades de ECG e Pressão Arterial., mesmo a Samsung diz que todos os modelos tem esses recursos.

                          • Entrei na piscina aqui de casa com o meu active 2 e o bicho morreu meia hora depois. Samsung fazendo samsunguisses. Meio metro de água. E diz que vc pode nadar com o relógio. ATENÇÃO, NÃO MOLHEM O RELÓGIO!

                              • Entrei na piscina pequena aqui de casa e o meu active 2 parou. Fica a dica. Não molhem ele. Samsung fazendo samsunguisses. Meio metro de agua e o relógio para. Uma vergonha.

                                  • Huawei Watch GT2 Pro é muito melhor !!!

                                      • A integração é boicotada a usuários de outras marcas restringindo acesso a qualquer aplicativo tizen pago, a Samsung não fornece aplicativos para ECG e leitura da pressão arterial no relógio (e alega ser incompatível a celulares de outras marcas, curiosamente o ECG pode ainda ser baixado e instalado na Internet via SIDELOAD, já um para leitura de pressão não, pois o que existia étem a instalação bloqueada pela última atualização do firmware), a bateria não chega a ser ruim, é péssima dura pouco mais de 24h. Pensando só na linha Samsung o S3 Frontier foi inovador (2017), o GW (2018) acrescentou o sensor de stress (dizem que é o mesmo do oximetro) e a bateria piorou um pouco, já o GW3 retirou o carregador da caixa (a a Samsung tem a cara de pau de falar mal da Apple por ter feito a mesma coisa), substituiu o dock por um cabo (copiado da mesma empresa que ela ironizou pela falta do carregador), colocou sensores inacessíveis e empurra um LTE que não funciona como extensão do celular em operadoras como a TIM. Resumindo o GW3 pode ser considerado apenas um GW PIORADO e a Samsung cada vez mais escancara seu comportamento ergonhoso e sua propaganda enganosa. Talvez aqui ela não tenha concorrentes mas dizer que é o melhor smartwatch pra Android só demonstra desconhecimento, o armazenamento é ruim, a bateria sofrível. Sensores equivalentes podem ser encontrados no Ticwatch 3 (que tem bateria infinitamente melhor e deve ser lançado aqui pela Orient Brasil) e se o Applewatch parasse seria com certeza muito superior, a pio versão tem 4 vezes mais armazenamento, se existe inovação é em esconder que boicota discaradamente usuários que na página da empresa diz ter compatibilidade ( Android 5 Lolipop ou superior com 1.5 Gb de ram) %uD83D%uDE21

                                        • Nada fora do comum.

                                            • Comprei um Moto 360 assim que lançou e basicamente era para ver notificações. Abandonei Smartwatches e peguei um Active 2 com o S20+ e não vivo mais sem. Super bacana e o monitoramento de atividades é preciso. Bateria dura de 2 dias para mais, coisa que um Apple Watch nem sonha em ter.

                                              • Muito top esse watch, mas o design da caixa prefiro do Active 2

                                                  • Eu amo meu watch. É perfeito!

                                                      • Ai meu deus.. Esse site e seu amor por xinglings..

                                                          • Com certeza é o melhor, mas tem o mesmo problema da Apple de ter que usar o aparelho da marca.

                                                            • 5:43 kkkkkkkkkkkkkk

                                                              • Pelas funções que ele tem, a bateria é ótima. Celular mesmo maioria carrega todo dia ou a cada dois dias.

                                                                • É o melhor, sem dúvida alguma.

                                                                    • Referente ao ECG e Pressão Sanguínea, tanto o Active2 como Watch 3 não funcionam em aparelhos não-Samsung. Só para ninguém se frustrar na compra =)

                                                                        Android

                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                        Android

                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                        Windows

                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                        Economia e mercado

                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista