LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

S10 Lite vs Mi 10 Lite: qual o melhor top "barato", Samsung ou Xiaomi? | Comparativo

03 de novembro de 2020 41

Com o aumento absurdo nos preços dos celulares top de linha está cada vez maior a busca pelas versões Lite, que trazem alguns cortes para entregar um melhor custo-benefício. O mais popular da Samsung é o S10 Lite, que caiu no gosto dos brasileiros por ter um conjunto equilibrado sem cobrar uma fortuna. Mas será que ele é uma melhor compra do que o Mi 10 Lite da Xiaomi? Vamos conferir.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 10 Lite

Samsung Galaxy S10 Lite

O primeiro ponto que as fabricantes fazem economia nas versões Lite dos seus top de linha é o acabamento. O S10 Lite perde a traseira de vidro dos demais da família para ostentar plástico. Já no Mi 10 Lite temos traseira de vidro, porém são as laterais que são de plástico.

Em termos de design temos uma diferença na abordagem do entalhe. Xiaomi apostou no formato clássico de gota, enquanto Samsung adotou furo na tela. O S10 Lite tem bordas mais finas, e isso o torna ligeiramente mais compacto, sendo também mais leve. Já o Mi 10 Lite tem proteção mais avançada contra riscos e quedas graças ao Gorilla Glass 5.

74.77 x 163.71 x 7.88 mm
6.57 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 162.5 x 8.1 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Cada um pode ser encontrado em três opções de cores. O Galaxy tem efeito furta-cor, enquanto o rival aposta em pintura brilhante. As câmeras traseiras ficam organizadas em bloco saltado, sendo maior no S10 Lite, apesar do modelo coreano ter uma câmera a menos.

O Galaxy tem slot microSD e o Mi 10 Lite traz entrada P2, o que é mais importante para você? Em termos de tecnologias de conectividade há vantagem para o modelo chinês por ter Bluetooth mais atual, 5G e emissor de infravermelho.

Iniciamos o comparativo com o primeiro ponto para o Mi 10 Lite.

Multimídia e software

Tela e som


Xiaomi investiu em boa tela AMOLED para o Mi 10 Lite, mas não o suficiente para superar a Super AMOLED Plus do S10 Lite. A tela do Galaxy alcança brilho mais forte e tem melhor reprodução de cores, mas ambos possuem contraste infinito com preto perfeito e amplo ângulo de visão. Também há suporte a HDR10 em ambos, o que garante aproveitar vídeos HDR no YouTube e serviços de streaming.

A parte sonora decepciona pela ausência de som estéreo. O Galaxy entrega maior potência, mas abusa dos agudos para isso. Não que o Mi 10 Lite ofereça uma reprodução sonora equilibrada, mas é possível notar um áudio um pouco mais encorpado. De qualquer forma, nenhum é indicado para ouvir músicas. Pelo menos o S10 Lite vem acompanhado de fone de ouvido que ajuda a resolver a limitação do alto-falante.

Damos empate em som e um ponto extra ao S10 Lite por tela.

Software


Ambos contam com o Android 10. Samsung vem apostando na One UI, uma interface tão cheia de recursos quanto a MIUI da Xiaomi, mas que responde melhor e não fica matando os apps em segundo plano para favorecer a bateria.

O Mi 10 Lite tem recursos bacanas que você não encontra no Galaxy, como o app de controle remoto, porém há outros parecidos como a personalização do Always on Display para piscar as bordas da tela quando você recebe uma notificação.

Um grande diferencial para alguns é a garantia de três atualizações do Android. Enquanto o S10 Lite chegará à versão 13 do robozinho, o Mi 10 Lite dificilmente passará da 12.

Ponto para o Galaxy em software.

Desempenho
Quanto menor o tempo, melhor

Aqui vai a primeira grande diferença entre os dois: o hardware da Qualcomm. Xiaomi escolheu o Snapdragon 765G, que é uma solução intermediária com conectividade 5G. Já Samsung apostou no Snapdragon 855, que apesar de ainda ser 4G tem maior poder de fogo. E isso ficou claro em nosso teste de velocidade com o Galaxy sendo quase 1 minuto mais rápido no multitarefas.

Em benchmarks também temos vitória fácil para Samsung. O Snapdragon 855 consegue números maiores e no caso do AnTuTu passa de 100 mil pontos de diferença. E qual é melhor para jogos? Tanto faz. Todos os games que testamos rodaram na qualidade máxima nos dois. No PUBG foi até possível chegar perto dos 60 fps no S10 Lite, mas quando o celular esquenta a fluidez cai ao nível do Mi 10 Lite.

O Galaxy leva ponto em desempenho.

Bateria
Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

Xiaomi normalmente é mais generosa em bateria com seus celulares, mas aqui é o Galaxy que tem maior capacidade com 4.500 mAh contra 4.160 mAh. Em nossos testes isso resultou em 3 horas a mais de autonomia para o lado da Samsung, o que dá uma diferença de 15%. O que importa para a maioria é que ambos entregam bateria para um dia inteiro de uso.

Porém, a bateria do Galaxy não apenas dura mais como também recarrega mais rápido, demorando 20 minutos a menos para ir de 0 a 100%.

Com isso, damos ponto duplo ao S10 Lite.

Câmeras

O Mi 10 Lite tem uma câmera a mais, sendo esta dedicada para desfoque de fundo. O sensor principal de ambos possui 48 MP, mas a qualidade na captura de fotos não é igual. O Mi 10 Lite leva vantagem com imagens mais nítidas e melhor registro de cores. Ele também é melhor para fotografar à noite com fotos mais claras e com menos ruídos, sem falar do seu modo noturno mais eficiente.

A câmera ultra-wide do S10 Lite registra melhores fotos, porém sofre com distorção mais agressiva nos cantos das imagens. A câmera macro do Mi 10 Lite tem a vantagem de oferecer foco automático, o que reduz a limitação da macro do S10 Lite de ter que ficar sempre a 5 cm do que for fotografar. E apesar de não ter uma câmera dedicada para desfoque, o celular da Samsung não faz feio perto do rival.

Mi 10 Lite leva a melhor em câmeras traseiras.

Fotos tiradas com o Mi 10 Lite

O Galaxy tem câmera frontal com o dobro de resolução, mas não espere o dobro de nitidez nas selfies. De dia os dois registram imagens com qualidade similar, mas ao cair da noite é onde o Mi 10 Lite mostra ser superior, mesmo tendo uma abertura focal menor. Você pode até apelar para o modo noturno no Galaxy, mas acabará com selfies granuladas. Os dois apresentam bom desfoque de fundo com o modo retrato.

E mais um ponto para o Mi 10 Lite em câmera.

Fotos tiradas com o Galaxy S10 Lite

Quem tem a melhor filmadora? Ambos gravam em 4K, porém o Galaxy permite filmar a 60 fps nessa resolução. No Mi 10 Lite terá que reduzir para Full HD e com isso terá um foco mais lerdo. O Galaxy tem melhor estabilização e captura de áudio, mas o Xiaomi é superior em nitidez, especialmente em locais fechados e à noite. Outra vantagem do Mi 10 Lite está em permitir filmar em câmera lenta com a frontal.

Damos empate na filmadora.

Preço

O Mi 10 Lite não foi lançado oficialmente por aqui, então caso decida ir de Xiaomi terá que adquiri-lo via mercado cinza por volta dos R$ 3 mil, sendo quase R$ 1 mil a mais do que pagará atualmente pelo S10 Lite. Há a opção de importar por lojas parceiras do TudoCelular, como a Banggood, o que sai bem mais em conta que o rival da Samsung, mas ainda é preciso levar em consideração os impostos e demais taxas de importação.

O Galaxy S10 Lite acaba oferecendo um melhor custo-benefício.

Conclusão

O Mi 10 Lite é um celular interessante, mas o S10 Lite entrega um melhor conjunto no geral e é mais fácil de ser encontrado no mercado nacional. O modelo da Samsung tem melhor tela, som mais potente, garantia de updates por três anos, entrega melhor desempenho, sua bateria dura mais e filma com estabilização superior.

O modelo chinês se destaca por contar com 5G e ter melhor conjunto de câmeras para fotos e vídeos. Vale a pena importar? Bem, cabe a você decidir, mas para a maioria o S10 Lite será uma melhor compra.

RESULTADO

Samsung Galaxy S10 Lite: 8 PONTOS

  • Tela superior
  • Som mais potente
  • Sistema mais atualizável
  • Melhor desempenho
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Filma com melhor estabilização e som
  • Custo-benefício mais interessante

Xiaomi Mi 10 Lite: 5 PONTOS

  • Mais completo e com 5G
  • Som mais equilibrado
  • Melhor conjunto de câmeras
  • Melhores selfies à noite
  • Filma com maior nitidez
  • O Xiaomi Mi 10 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S10 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

41

Comentários

S10 Lite vs Mi 10 Lite: qual o melhor top "barato", Samsung ou Xiaomi? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista