LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S20 FE vs S20: qual deles o verdadeiro fã deve comprar? | Comparativo

03 de dezembro de 2020 25

Se no ano passado tivemos aparelhos como o Galaxy S10e e o Galaxy S10 Lite, neste ano tivemos a entrada do Galaxy S20 Ultra e agora do interessante Galaxy S20 FE, também chamado de S20 Fan Edition.

Será que depois de tantos lançamentos, a Samsung realmente fez o celular perfeito para quem ama a linha Galaxy S? Será que o S20 perdeu seu sentido de existir com a chegada do S20 FE? Venha descobrir neste comparativo do TudoCeular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S20 FE

Os fãs da Samsung aparentemente apreciam um visual mais simples da linha S, uma vez que o S20 FE perde em alguns aspectos para o S20. No geral, o S20 tem tela curva, menos bordas e traz acabamento em vidro brilhante e alumínio.

O S20 FE é feito em materiais mais simples, a moldura ainda é em alumínio mas a traseira é em plástico fosco. A frente é plana e mesmo com bordas de bom tamanho, são bem maiores que as do rival. Como vantagem, atrai menos marcas de dedo e está disponível em mais cores, algumas bem divertidas.

Samsung Galaxy S20

Com tela maior, o FE tem maiores medidas, é mais pesado e mais espesso. O módulo de câmera é parecido, um retângulo em um dos cantos, mas é maior e um pouco mais alto no S20 FE. O notch é um furo no centro para ambos, mas é maior no S20, embora seja todo preto, enquanto que o do outro aparelho tem um filete prateado ao redor.

Eles contam com proteção contra água e poeira IP68, e embora sejam Dual SIM, dividem o segundo slot entre o SIM e o cartão microSD. Ao contrário dos outros da linha S deste ano, incluindo o S20, o FE tem o sensor abaixo da tela também, mas a tecnologia é óptica, não ultrassônica. Isso deixa ele teoricamente menos seguro e versátil, mas mais rápido,

O notch e a biometria não são suficientes para tirar o ponto do S20, que tem um acabamento bem melhor.

Melhor construção Galaxy S20
Slot é híbrido ou não? Ambos híbridos
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Galaxy S20 FE
Melhor solução da biometria Galaxy S20 FE
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy S20
69.1 x 151.7 x 7.9 mm
6.2 polegadas - 3200x1440 px
74.5 x 159.8 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O display também teve suas limitações no modelo mais novo, mas o S20 se sai melhor? O tamanho é menor no modelo antigo, 6.2 polegadas, mas a definição é maior, QuadHD+. O S20 FE tem tela de 6.5 polegadas e definição FullHD+.

Entre as similaridades, estão o aspecto de 20:9 e a taxa de atualização de 120Hz, que deixa o conteúdo mais fluído e é uma boa para jogos que exigem rapidez. O S20 FE pode até parecer em grande desvantagem, mas essa taxa alta de hertz só aparece no S20 em definição FullHD. Como esperado, a proporção tela corpo é maior no S20, e as duas têm suporte a HDR.

Na tecnologia, só o S20 é Dynamic AMOLED 2X, enquanto que seu concorrente é apenas Super AMOLED. Mas isso não deixou o modelo para fãs na retaguarda, e ele é até um pouco mais brilhante que o S20, sendo que os dois trazem displays excelentes, com ótima nitidez e calibração, muito bons sob o sol.

Mesmo pouca coisa menos brilhante, o S20 se sai melhor na tela e fica com o ponto.

Melhor tecnologia de tela Galaxy S20
Melhor resolução de tela Galaxy S20
Melhor proporção tela/corpo Galaxy S20
Tela de Hz elevado? Ambos
Qualidade geral da tela Galaxy S20 FE

Som


Na parte de áudio, os dois começam bem, uma vez que são estéreo. Mas o som do Galaxy S20 FE acaba sendo inferior ao do S20 por ter o segundo falante de ligações convertido em estéreo, enquanto que no S20 isso é levado a sério e ele acaba sendo melhor até do que o S20 Ultra.

O S20 tem áudio bem equilibrado, com graves menos distorcidos que o normal, mas o FE, embora seja até melhor do que o S10 Lite, falta em graves e não chega a se igualar à linha S20 como um todo.

A falta de conexão P2 é a mesma para ambos, assim como os fone de ouvido, que são os mesmos AKG intra auriculares USB, sendo o do S20 preto e do FE, branco. Há suporte a áudio 32-bit/384kHz e além de serem confortáveis têm uma ótima qualidade.

Outro ponto que fica com o Galaxy S20.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Enquanto esperamos a versão final da OneUI 3.0, interface que a Samsung coloca sobre o Android, ficamos com a OneUI 2.5 atual em ambos, que também saem da caixa com o Android 10. Estando dentro dos updates de 3 anos da sul-coreana, eles ainda verão algumas atualizações.

Assim, ambos são parecidos em usabilidade de sistema, já que vão ter praticamente as mesmas funções. A OneUI é uma interface cheia de recursos, com capacidade de personalização com temas e fontes, além de modo escuro. Há também uma série de funções relacionadas ao Windows, além do Modo Dex, inclusive a versão sem fios.

Em conexões eles são praticamente iguais. Há presença do WiFi 6, além de GPS, NFC e Bluetooth 5.0. Porém, o S20 FE não conta com rádio FM.

Mas isso não é suficiente, e eles empatam nessa categoria.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Galaxy S20

Desempenho

Antes de falarmos do desempenho, um adendo. A amostra do S20 FE que a Samsung nos enviou para testes conta com chipset Snapdragon, que não está presente na versão vendida oficialmente no Brasil, esta com Exynos 990 igual ao S20. Então os resultados podem não ser precisos.

Dito isto, nenhum deles trouxe conjunto Qualcomm e sim o próprio processador de topos de linha da Samsung. Eles são equipados com 128 GB de armazenamento, mas o S20 FE inclui 6 GB de RAM, ao passo que são 8 GB para o S20.

Porém, nem mesmo com o Snapdragon 865 o FE conseguiu se sair melhor do que o S20 em nossos testes padronizados de abertura de apps. O modelo mais velho se sai 17% mais rápido que o destinado aos fãs da marca.

Os resultados se invertem nos benchmarks, e quem gosta do S20 FE e de números nos testes ficará feliz com resultados 21% superiores para este último modelo. Esses resultados mostram falta de otimização de software no S20 FE.

Em jogos, os dois performam muito bem, ainda mais com a presença da tela de 120Hz. Ela não vai funcionar em todos os jogos, mas já traz uma experiência diferente em alguns títulos. Falando no Snapdragon do FE, ele esquenta menos em algumas situações.

Mais uma vez, temos um empate.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S20
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy S20 FE
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy S20 FE
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Nenhum
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

E é em bateria que o tamanho maior do S20 FE se justifica. Claro, tem também a tela, mas ele é mais espesso, e isso se deve aos 4.500 mAh de bateria que carrega. O S20 tem 4.000 mAh, que não é pouco, mas fica aquém de outros da categoria.

Mas a tela grande também cobra um preço, e estranhamente, em nossos testes padronizados de duração de bateria, o S20 se saiu melhor do que seu rival. Como este outro veio com Snapdragon, não temos como saber se, tendo o mesmo Exynos 990, a coisa seria diferente.

Enquanto o FE marcou pouca coisa além das 18 horas e meia, o S20 passou das 19 horas e dez minutos. A diferença do tempo de tela, que chega a 9 horas e meia no S20, é menor em relação ao FE. Tela e otimização batem na porta mais uma vez.

Ainda assim, os dois passarão um dia longe das tomadas se utilizados na taxa de 60Hz. Na recarga, o S20 FE passou uma hora e meia na tomada, quase meia hora a mais do que o S20. Isso acontece porque vem um carregador de 15W na caixa do FE e um de 25W na caixa do S20 comum.

Terminamos aqui informando também que os dois têm carregamento sem fio de 15W e recarga reversa na traseira dos aparelhos.

Não temos outro resultado, é um ponto para o Galaxy S20.

Qual tem mais bateria? Galaxy S20 FE
Qual recarrega mais rápido? Galaxy S20
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy S20
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

O S20 FE manteve o sensor principal da linha Galaxy S20, mas teve mudanças no restante do conjunto, além de restrições em algumas áreas. Veja:

  • Galaxy S20 FE: uma wide principal de 12 megapixels, abertura de f/1.8, PDAF e OIS; uma ultrawide de 12 megapixels e uma telefoto de 8 megapixels com PDAF, OIS e 3x de zoom óptico.
  • Galaxy S20: uma wide principal de 12 megapixels, abertura de f/1.8, PDAF e OIS; uma ultrawide de 12 megapixels e uma telefoto de 64 megapixels com PDAF, OIS e 1.1x de zoom óptico.

Por ter o mesmo sensor dos modelos mais caros, o S20 FE terá os mesmos bons detalhes e nitidez do S20, além de cores equilibradas e pouco ruído. Traz como vantagem sobre o S20 um melhor gerenciamento do HDR, sem destruir sombras, mas vai ter um modo noturno inferior.

O S20 faz fotos noturnas tão boas quanto as de seu rival, mas nesse modo noturno consegue mais detalhe, o que não acontece no HDR. A ultrawide de ambos é parecida e têm qualidade bem similar. A distorção é pouca e não há muita diferença para o sensor principal, e em locais escuros o S20 tem mais ruídos, mas o FE perde em detalhes.

Por fim, a câmera de telefoto de ambos é interessante, mas tem uma enorme diferença de números. No final, as duas têm um zoom de 10x que funciona bem, mas um de 30x que deve ser evitado. Eles possuem estabilização igual ao sensor principal e podem ser usados como macro.

O S20 FE é bom, mas o S20 se sobressai aqui, ponto para ele.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy S20
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Galaxy S20
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Galaxy S20

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 FE

Mesmo com sensores parecidos e o S20 FE até trazendo um Snapdragon mais recente, é o S20 o único aqui que faz vídeos em 8K. De resto, os dois gravam em 4K a 60 fps, mas há diferença de qualidade bem visível.

O FE acaba fazendo vídeos com nitidez inferior e menos detalhes registrados, embora a acuidade de cores e o alcance dinâmico continuem iguais. O S20 faz vídeos de ótima qualidade, com foco ágil e bom áudio. Os dois têm estabilização que é bem útil no dia a dia.

O ponto é do Galaxy S20.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Galaxy S20

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20

Na frente, números também distantes, com 32 megapixels e abertura f/2.2 no S20 FE e 10 megapixels com abertura f/2.2 no S20. E mais uma vez o FE acaba ficando para trás, pois seu sensor maior comprime quatro pixels em uma foto de 8 megapixels e depois faz upscale para 10 megapixels, e isso faz perder detalhes no caminho.

No S20, você terá ótimas fotos com frontal se estiver em local com boa iluminação. A frontal faz filmagens decentes, gravando em 4K a 60fps e tem foco dinâmico que apresenta poucas falhas no desfoque de fundo e pecam à noite com excesso de ruídos, mas ainda com captura de áudio muito boa. Apenas o FE tem estabilização eletrônica.

De novo, o terceiro ponto das imagens é do Galaxy S20.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy S20 FE
Câmera frontal grava em 4k? Ambos
Melhor selfie Galaxy S20

Preço

Na área dos preços, o S20 chegou por salgados R$ 5.500, enquanto que o S20 FE não ficou muito atrás e foi lançado por R$ 4.500. Hoje, os preços já baixaram um pouco, seja por questão de tempo ou de eventos de final de ano.

Por isso, o S20 já está por 3 mil reais, um valor mais aceitável do que os R$ 3.500 do FE, que é mais novo mas não levou muitos pontos por aqui.

O FE ainda deve ver baixar de preço mais expressivas, mas o S20 comum também deve perder um pouco do seu valor nos próximos meses.

O último ponto é do Galaxy S20.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy S20 FE
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy S20
8 Hardware
4.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy S20 FE

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Hoje não foi um dia fácil para o Galaxy S20 FE. Embora ele tenha atribuições muito interessantes, é difícil competir com a desvalorização rápida dos modelos mais poderosos da Samsung. Daqui alguns meses, dependendo do seu preço, ele pode ser sim uma melhor compra, mas atualmente ele ainda não é.

O Galaxy S20 não é muito ditado, ofuscado pelas polêmicas do Galaxy S20 Ultra e pelo maior tamanho do Galaxy S20+, mas pelo seu preço pedido atual, é um negócio a ser considerado, ainda mais se baixar mais um pouco no Natal.

RESULTADO

Samsung Galaxy S20 FE: 2 PONTOS

  • Bem atualizado
  • Ótimo desempenho

Samsung Galaxy S20: 10 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Bem atualizado
  • Ótimo desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

E para você? O Galaxy S20 FE é um aparelho legal? Quais pontos ele deveria ter abocanhado nesse comparativo? Conte para nós nos comentários aí embaixo!

(atualizado em 28 de março de 2024, às 22:58)

25

Comentários

Galaxy S20 FE vs S20: qual deles o verdadeiro fã deve comprar? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista