LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor que o olho humano: Samsung já trabalha em sensor de 600MP, aponta rumor

05 de dezembro de 2020 26

A Samsung aproveitou 2020 para investir pesado em seu departamento de sensores de imagem. A gigante sul-coreana revelou recentemente seu ISOCELL Vizion 33D, sensor ToF que impressiona pela detecção de profundidade de 120Hz, além de ter detalhado seu projeto de sensor CMOS de 65/14nm, que aumenta significativamente a eficiência e a densidade em relação a outras soluções do mercado.

No entanto, um de seus projetos mais ambiciosos foi revelado em abril: um enorme sensor de 600MP. O componente conta com resolução quase seis vezes maior que o ISOCELL HM2 de 108MP, mais robusta solução da empresa no momento, e teria como objetivo aprimorar a qualidade de imagem para além das capacidades da visão humana, estimada em pouco mais de 500MP.

Pelo que parece, a Samsung está de fato colocando seus planos em prática, como afirma o leaker Ice Universe. Em sua conta no Twitter, o leaker publicou uma imagem que traz detalhes da nova aposta de 600MP da fabricante. Além da resolução, as dimensões do componente também impressionam.

Com 1/0,57", o monstruoso sensor é significativamente maior que o HM2, e possuiria espessura de impressionantes 22mm, contra 9,1mm do irmão mais modesto de 108MP, no caso de contar com pixels de 0,8 microns. Completando as especificações, o componente de 600MP ocuparia nada menos que 12% da região traseira de um smartphone tradicional.

A imagem mostra ainda que o foco do novo sensor seria a gravação de vídeos em 4K e em 8K, algo que tem demandado cada vez mais dos smartphones. Além disso, a Samsung estaria ciente da espessura inviável do componente, e afirma que haverá evoluções para "resolver o problema da protuberância" do módulo.

O Samsung ISOCELL HM2 de 108MP já impressionou pelas dimensões à época de seu lançamento, mas deve ser facilmente superado pelo irmão maior de 600MP.

Ainda não se sabe quando ou mesmo se a solução de 600MP chegará aos smartphones, mas não seria uma surpresa ver o componente estrear em alguma das variantes Ultra da família Galaxy dentro de um ou dois anos. A dúvida, no entanto, é a forma com que esse grandioso sensor afetaria a bateria, o armazenamento e até mesmo o poder de processamento de um celular.


26

Comentários

Melhor que o olho humano: Samsung já trabalha em sensor de 600MP, aponta rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista