LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12 Pro Max e Mi 10 Ultra batem na dupla Z Fold 2 e Note 20 Ultra | Comparativo de câmeras

07 de dezembro de 2020 31

Depois de uma semana de votação finalmente chegou a hora de revelar qual foi o celular vencedor em nosso comparativo de câmeras envolvendo Samsung Galaxy Note 20 Ultra, Xiaomi Mi 10 Ultra, iPhone 12 Pro Max e o Galaxy Z Fold 2. Em nosso último comparativo vimos o phablet coreano vencer iPhone 11 Pro Max, mas temos que levar em consideração que são aparelhos de anos diferentes. Agora com o mais recente da Apple será que teremos resultado diferente?

É bom lembrar que o nosso comparativo contou com participação do público e também da equipe do TudoCelular. Os votos foram às cegas, ou seja, ninguém sabia qual smartphone havia capturado cada foto para garantir, assim, o máximo de imparcialidade.

Especificações técnicas
iPhone 12 Pro Max Mi 10 Ultra Galaxy Z Fold 2 Galaxy Note 20 Ultra
Resolução 12 MP + 12 MP + 12 MP 48 MP + 48 MP + 20 MP + 12 MP 12 MP + 12 MP + 12 MP 108 MP + 12 MP + 12 MP
Abertura f/1.6 + f/2.4 + f/2.2 f/1.85 + f/4.1 + f/2.2 + f/2.4 f/1.8 + f/2.4 + f/2.2 f/1.8 + f/3 + f/2.2
Tamanho do pixel 1.7 µm + 1.0 µm + 1.0 µm 1.2 µm + 0.8 µm + 1.0 µm + 1.4 µm 1.8 µm + 1.0 µm + 1.12 µm 0.8 µm + 1.0 µm + 1.4 µm
Câmera frontal 12 MP, f/2.2 20 MP, f/2.3 10 MP, f/2.2 + 10 MP, f/2.2 10 MP, f/2.2

As fotos foram capturadas com os smartphones utilizando modo automático, exceto pela cena em HDR (onde o HDR foi ativado manualmente caso isso não acontecesse no automático) e modo noturno. Todas em resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. A votação pode ser conferida com um clique aqui.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
78.1 x 160.8 x 7.4 mm
6.7 polegadas - 2778x1284 px
75.04 x 162.38 x 9.45 mm
6.67 polegadas - 2340x1080 px
128.2 x 159.2 x 16.8 mm
7.6 polegadas - 2208x1768 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Foto 1 - Selfie Retrato

Levamos a nossa bela modelo para um passeio fotográfico no final de tarde e nada melhor do que começar o comparativo com algo que todo mundo ama: selfies. Câmera frontal sempre foi o destaque da Apple e isso não mudou com o iPhone 12 Pro Max. Ele é o que registra o máximo de detalhes, tem o melhor HDR e o efeito retrato é o mais preciso. A foto saiu um pouco amarelada, mas essa é a marca registrada da Apple. O Galaxy Fold 2 foi o segundo melhor, enquanto Mi 10 Ultra e Note 20 Ultra erraram mais no balanço de branco e contraste.

Foto 2 - Modo Retrato

Que tal mais uma foto com desfoque de fundo, mas agora usando a câmera traseira? Não tem jeito, Apple é sempre a melhor na separação de planos e tem o celular que erra menos ao borrar o fundo de cenários. Você pode até achar a foto do Mi 10 Ultra melhor em cores e contraste, mas ele falhou no modo retrato. Galaxy Note 20 Ultra e Fold 2 ficam quase empatados na lanterna.

Foto 3 - HDR

Sabe aqueles momentos que você tira uma foto na sombra e sai tudo escuro? É aqui onde ter um HDR eficiente é essencial e a Apple aprendeu a lição e não leva mais uma surra para Samsung. Todos os celulares foram bem neste tipo de cenário, mas o iPhone 12 Pro Max foi o que registrou o melhor equilíbrio entre luz e contraste. O Mi 10 vem logo em seguida com a foto mais saturada, deixando o Note 20 em terceiro e o Fold 2 em último.

Foto 4 - Sombra

Outro desafio para os smartphones está ao fotografar contra a luz. É normal que o fundo da foto saia estourando quando o HDR entra em ação para impedir que o rosto da modelo saia escurecido. Neste ponto é o Mi 10 Ultra que leva a vitória; ele preservou os detalhes sem deixar o céu todo branco. O iPhone foi o segundo melhor, mas abusou um pouco mais do contraste. O Galaxy Fold, mais uma vez, foi o pior dos quatro.

Foto 5 - Lente Tele

Ao usar a câmera teleobjetiva para chegar bastante próximo da nossa modelo temos uma disputa pesada entre Samsung e Apple. O Galaxy Note 20 Ultra foi o que capturou a imagem mais nítida, porém estourou a luz de fundo, enquanto o iPhone tem nitidez inferior e foto mais escura, porém é possível ver todos os elementos do cenário. O Mi 10 Ultra e o Fold 2 sofrem do mesmo problema do Note 20 Ultra e registram foto inferior.

Foto 6 - Ultrawide

Samsung sempre se destacou com câmera grande-angular e o Note 20 Ultra continua provando que a coreana entende melhor do assunto e leva a vitória em nosso comparativo. Xiaomi vem evoluindo a cada lançamento e o Mi 10 Ultra foi o segundo melhor em ângulo de captura e qualidade da imagem. Galaxy Fold 2 e iPhone 12 Pro Max ficam em último quase empatados.

Foto 7 - Zoom 5x

E na hora de fotografar algo que está distante, quem leva a melhor? O Mi 10 Ultra é o que tem o zoom mais poderoso chegando a 120x, mas ao fotografar a nossa modelo com zoom de 5x, vemos que o Note 20 Ultra vence em nitidez, deixando o top da Xiaomi em segundo. Aqui é onde o iPhone mostra suas limitações e tem o zoom digital mais fraco.

Foto 8 - Macro

Fotografar de longe é o forte da Samsung, mas registrar uma foto de perto quem será que se destaca? É aqui que a Xiaomi leva a melhor ao registrar as cores mais próximas da realidade sem perder o foco. O Fold foi o segundo melhor, deixando o iPhone em terceiro e o Note 20 Ultra em último.

Foto 9 - Entardecer

Fotos no final de tarde são sempre um desafio para os celulares já que a câmera precisa acertar o HDR sem recorrer ao modo noturno para não exagerar na exposição e comprometer o contraste. Essa é a primeira vez que o Galaxy Z Fold 2 se destaca e leva a vitória em nosso comparativo, enquanto o Mi 10 Ultra fica em segundo. É curioso ver que o Note 20 Ultra tem melhor conjunto que o flexível da marca, mas acabou ficando em terceiro.

Foto 10 - Contraste

E outro tipo de cenário que o Fold também leva a melhor é quando há muitas cores envolvidas. Ele foi o que fez o melhor ajuste de contraste dos quatro, sem distorcer nenhuma tonalidade como aconteceu com o iPhone. Em segundo temos o Mi 10 Ultra que saturou menos e entregou cores mais frias, enquanto o Note 20 Ultra ficou em último por errar na nitidez.

Foto 11 - Iluminação Artificial

Em nosso primeiro cenário noturno temos uma boa disputa entre Apple e Xiaomi. O modelo chinês registrou a foto mais clara, porém sofreu para lidar com os reflexos dos pontos luminosos. O iPhone entregou a imagem mais equilibrada, enquanto os dois da Samsung foram os mais escuros.

Foto 12 - Selfie Retrato Noturna

Apple levou a melhor em selfies de dia, será que à noite também supera os rivais? Pois é, o modelo da Maçã realmente leva à sério esse tipo de foto e é o aparelho que captura a imagem com melhor nitidez e desfoque de cenário. Em seguida vem o Note 20 Ultra, que não fica muito atrás do rival em qualidade. Já o Mi 10 Ultra fez um bom desfoque, mas errou no balanço de branco, enquanto o Fold perdeu nitidez.

Foto 13 - Retrato Noturno

E retrato com a traseira em ambiente com pouca luz? Vimos anteriormente que o iPhone leva a melhor no desfoque de fundo em cenários bem iluminados e à noite também é o que registra a melhor foto. Aqui é onde vemos que Samsung ainda precisa evoluir bastante, com o Note 20 Ultra e especialmente o Galaxy Z Fold 2 apanhando para o Mi 10 Ultra.

Foto 14 - Contraste Noturno

O Mi 10 Ultra mostrou ser um bom aparelho para fotografar à noite e não apenas por ser o que registra as fotos mais claras, mas também por acertar no contraste quando há várias fontes de luz em local escuro. Ele foi de longe o melhor dos quatro neste cenário, deixando o Note 20 Ultra com a medalha de prata e o iPhone com o bronze.

Foto 15 - Modo Noturno

E por fim temos o modo noturno. O iPhone sempre ativa este modo em cenários escuros e não chegou a prolongar tanto a exposição para tentar registrar a imagem mais clara possível como aconteceu com o Mi 10 Ultra. Aqui vai a escolha de cada um, mas o iPhone foi o mais votado por apresentar cores mais equilibradas, deixando o modelo chinês em segundo. Os dois da Samsung apresentaram resultados similares.

Resultados das fotos

Resultado da votação:

  1. Mi 10 Ultra: 29,1%
  2. iPhone 12 Pro Max: 28,7%
  3. Galaxy Note 20 Ultra: 23,1%
  4. Galaxy Z Fold 2: 19,1%

Como visto, o iPhone levou a vitória em metade dos cenários, mas em alguns casos ele foi o pior dos quatro. O Mi 10 Ultra foi o mais equilibrado e no geral acabou acumulando mais pontos em nossa votação. Mas em vídeos, quem leva a melhor?

Vídeos

Se levarmos em consideração a resolução de filmagem, é o Galaxy Note 20 Ultra que leva a melhor. Ele grava em 8K com a traseira e 4K a 60 fps com a frontal. O Mi 10 Ultra até filma em 8K com a traseira, mas a frontal está limitada à resolução Full HD. O iPhone e o Galaxy Z Fold filmam em 4K com todas as câmeras.

Em termos de qualidade de imagem podemos dar empate em filmagens diurnas, porém o iPhone é capaz de filmar com HDR Dolby Vision e temos vídeos com melhores cores. O problema é que você só perceberá isso na tela do aparelho ou em equipamentos compatíveis com a tecnologia.

Já em locais escuros o Mi 10 Ultra faz as capturas mais claras, porém é o que sofre mais com o foco. O iPhone é o mais equilibrado dos quatro em nitidez e fluidez das filmagens.

Com a câmera frontal vemos que Samsung leva grande desvantagem contra Apple e Xiaomi, mas com o Z Fold 2 você pode usar as câmeras traseiras para filmar a si mesmo e terá uma qualidade superior aos demais – especialmente à noite.

No geral, o iPhone é o que tem o foco mais ágil, o Mi 10 Ultra lida melhor com os tremidos e o Galaxy Note 20 Ultra faz a melhor captura de som. O Fold se destaca pela versatilidade de poder usar suas câmeras traseiras para filmar de qualquer ângulo.

Conclusão

Quem saiu vitorioso em nosso comparativo? Podemos declarar um empate entre Apple e Xiaomi. O Mi 10 Ultra foi o mais equilibrado em fotos e o iPhone 12 Pro Max em vídeos. Nenhum chegou a vencer o outro de forma esmagadora e vimos que cada um se destaca em cenários diferentes, mas você sempre terá ótimas fotos e vídeos com ambos.

O Galaxy Note 20 Ultra venceu o iPhone 11 Pro Max, mas agora a Apple deu o troco e tomou a vitória da Samsung. O Z Fold 2 é o mais fraco dos quatro e se destacou apenas em macros e fotos ao entardecer. Porém, o que mais surpreende é ver o avanço da Xiaomi que sempre ficava em último em nossos comparativos e agora chega batendo de frente com a Apple. Será que veremos um grande salto em câmeras com o Mi 11? Bem, isso fica para 2021.

Enquanto isso, se você busca as melhores câmeras, pode economizar e escolher o Mi 10 Ultra que custa metade do iPhone 12 Pro Max ao ser importado e não fica atrás em qualidade fotográfica. Agora se selfies ainda são mais importantes para você, aqui o iPhone ainda leva a melhor.

(atualizado em 16 de maio de 2021, às 11:42)

31

Comentários

iPhone 12 Pro Max e Mi 10 Ultra batem na dupla Z Fold 2 e Note 20 Ultra | Comparativo de câmeras
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020