LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos vs Snapdragon: Galaxy S21 Ultra perde para S20 Ultra após aquecer mais em benchmark

19 de janeiro de 2021 108

A Samsung anunciou a nova série Galaxy S21 na semana passada durante CES 2021 com o novo Exynos 2100 que tem a grande responsabilidade de reparar a má fama do chip da geração anterior, que apresentou diversos problemas de desempenho por superaquecimento. Entretanto um comparativo entre o Galaxy S21 Ultra e o S20 ultra apresentado hoje mostra que o problema parece persistir nesta geração.

Os benchmarks foram apresentados e executados pelo site AndroidNext, que já tem uma unidade do Galaxy S21 Ultra com o Exynos 2100 em mãos. O Galaxy S21 Ultra venceu nos primeiros testes como você pode ver nas pontuações abaixo no Geekbench e no Wild Life do 3DMark.

Imagens: AndroidNext

Entretanto, ao medir a temperatura de ambos celulares com uma câmera térmica o problema fica evidente: o Galaxy S21 Ultra com Exynos 2100 aquece mais do que o Galaxy S20 Ultra com Snapdragon 865, que permaneceu quase 6ºC mais frio com 33,2ºC, enquanto que o sucessor chegou a 38,8º.

Imagem: AndroidNext

E infelizmente o problema de superaquecimento parece estar presente novamente, afinal a pontuação do Galaxy S21 Ultra foi menor no Sling Shot Extreme OpenGL ES 3.1, mostrando que o Exynos 2100 realmente fica atrás ao aquecer bem mais do que o Snapdragon 865. As pontuações foram de: 6980 para o S20 Ultra e 6433 para o Galaxy S21 Ultra.

Imagens: AndroidNext

Observe ainda, na segunda imagem, como a temperatura do Galaxy S21 Ultra é até 5ºC maior que a do S20 Ultra ao detalhar as máximas e mínimas do teste, que foram de 32ºC e 35ºC para o S20 e 34ºC e 40ºC para o S21 Ultra.

Detalhando um pouco mais, vemos que o Wild Life Stress Test mostra que a temperatura é realmente o problema, mostrando que o Exynos sofre com quedas de desempenho a cada loop de uso máximo dele, confira o gráfico abaixo onde a pontuação começa com 4293 pontos no loop 1 e cai para 3641 no 4 e no fim do gráfico há uma queda muito expressiva para 2376 pontos, evidenciando o que foi chamado de "desempenho instável" pelo site.

Imagem: AndroidNext

Para finalizar os testes, o Android Next ainda realizou uma última medição, para determinar a temperatura final de ambos os aparelhos, confira:

Imagem: AndroidNext

No fim, o Galaxy S20 Ultra com Snapdragon 865 apresentou 42,4ºC, bem mais que os 33,2ºC do início, mas o Galaxy S21 Ultra com Exynos 2100 chegou a 45,5ºC, evidenciando o aumento crescente de temperatura e dificuldade do sistema de refrigeração em mantê-la baixa durante todos os procedimentos.

Por fim fica a questão: será mesmo que o Exynos 2100 consegue bater de frente com o Snapdragon 888?

Saiba mais

(atualizado em 05 de março de 2021, às 19:56)

108

Comentários

Exynos vs Snapdragon: Galaxy S21 Ultra perde para S20 Ultra após aquecer mais em benchmark
  • Rpz vocês não sabe o que é ventilador? Só jogar na frente de um, problema resolvido kkk

      • Uai gente até o 888 tá superaquecendo no mi11 e no IQ00 7

          • Defensores da Samy. A unica coisa que o 2100 foi maior que o 888, foi na temperatura.

            • De vez em quando eu estresso um Exynos 8890 e faço ele ficar no limite máximo de 90 graus. Muito mi mi mi dessa nova geração de SoCs que por causa de alguns poucos graus a mais já perdem desempenho, isso se deve à política de thermal throttling dos SoCs atuais, que têm um limite de temperatura muito baixo, para começar a reduzir as frequências, e consequentemente, o desempenho. Tem que ver também o sistema de resfriamento, pois adianta tanto um Exynos monstro com um sistema de resfriamento ruim quanto um Threadripper 3995WX com cooler box de um i3

                • Rs... Aí meus cabelos do suvaco viu, Samsung isso Samsung aquilo caramba! O celular esquenta o processador não é o que você quer, não vem carregador??? Então não compre oras nunca vi tanto mi-mi-mi junto, ela não é a única a fazer isso todas fazem Motorola e isso sem falar da LG ou melhor o que falar dela? A prova disso é o próprio G8 que logo após atualizar do Android 9 pro 10 várias funções foram perdidas, fora os erros vindas com essas atualizações. Mas não a filha da puta mesmo é a Samsung kkkk, pessoal todas são assim não adianta e a culpa é nossa (Que aceita e compra esses produtos, sim porque tem um monte falando mas já tá coçando pra comprar né!?) E pros que não tem grana como eu falam mal por não ter como comprar kkk, piada a parte a verdade é nosso país é assim por conta dos impostos que tem no País (e por favor não venha falar de importados) pois basta abrir uma revenda aqui no Brasil que pronto, a solução é ou guardar o dinheiro e comprar um bom PC gamer ou um videogame mesmo!! Quanto a mim mesmo não vejo a hora de sair da LG, se eu for pra Samsung irei de Note 10 Plus ou S10 Plus!!!

                    • Lg g8 perdeu funções com atualização? Kkkkkk

                        • Amigo caso você tenha um celular dessa marca e desse modelo e esteja no Android 10 e não tenha perdido ou notado a perca de algumas funcionalidades, considere-se um cara de muita sorte simples assim ok! Agora não vejo porquê vim aqui e cassoa de uma pessoa sem argumento algum pra isso, acredito que se ela fosse tão perfeita assim ela não pensaria em parar de trabalhar com smartphones concorda???

                        • A temperatura quente é pior inimigo dos celulares pois o mesmo entende que deve se diminuir o seu desempenho e rendimento para não ocorrer danos maiores, Samsung sendo Samsung tem do bom e do melhor em seus aparelhos porém não dá p usar o máximo, do que adianta pagar caro só p dizer que tem e não usar.

                            • Simples .... Quando a Samsung decidir por uma ventoinha dentro como o melhor celular gamer chamado Núbia Red Magic 6 , o 5 ,5se 5G até o 3 e 3s aí sim veremos o desempenho total . Não existe processador potente e GPU potente sem um sistema ATIVO de resfriamento .... O Passivo é balela. Testa um Núbia Red magic 6 aí para vc ver o que um processador é capaz .

                              • Pq não comparou com o S20 ultra com exynos 990?

                                  • O problema aí não é o aquecimento, até porque o Exynos tem um clock maior e era esperado isso, o problema é queda muito grande no desempenho após o teste de estresse.

                                    • Em testes de estresse total do aparelho eu não levo em consideração, quero ver no dia a dia mesmo. Se o Exynos 2100 continuar esquentando só de abrir a câmera, aí é uma vergonha mesmo. Não seria mais justo comparar com o SD888? visto que ele é o processador top atual da Qualcomm.

                                        • Samsung tá perdendo a mão, não só no Exynos, mas os celulares em geral... S10 foi o último grande acerto.

                                            • Exatamente, S/N10 foram os últimos acertos da Samsung, tanto em estabilidade como design, depois disso, só evolução problemática ou desnecessária, ladeira a baixo

                                                • A linha 10 veio boa. Tenho um galaxy Note 10+ e jogo call of duty super liso com qualidade e FPS Total. Mais esses novos ai não tao legais não.
                                                  Se tivesse possibilidades de fazer undervolt nesses novos acho que melhoraria e muito

                                                  • Rendeu o assunto. Mas só vejo drama. Povo exagerado. Nem tem review direito do aparelho e já achando que é o fim, que o desempenho é péssimo etc..
                                                    Que preguiça.

                                                    • 45° é uma temperatura aceitável para um smartphone em teste de stress, não gosto dos exynos, mas temos que relevar isso.
                                                      Mas se a pessoa morar em um local quente, como nordeste ou região mais seca de qualquer país, e que a temperatura ambiente seja de 35° pra cima, já teríamos um problema

                                                      • Uma atualização pode resolver o problema de superaquecimento, porém, será necessário a redução dos clock de processamento resultando em perca de desempenho. Neste caso, para manter o processador no seu clock máximo, séria necessário um sistema de refrigeramento eficaz. Um exemplo disso é o Rog phone 3, que oferece uma especíe de ventoinha para você encaixar atráz do aparelho e mante-lo refrigerado durante o consumo de processamento, isso mantém os clocks dos processadores em alta frequência para garantir a performece por longos periodos de jogatina.

                                                          • Jajá aparece news dessa bomba explodindo kkkk

                                                              • Sexynos

                                                                  • Como diria o Faustão: tá pegando fogo bicho!!!

                                                                      • Eu não conheço muito sobre o assunto, mas uma atualização de firmware pode melhorar (pelo menos em parte) essa situação?

                                                                        Quem conhece sobre o assunto e souber responder tá kkkkkk

                                                                          • "atualização de firmware" resolveria sim, aliás uma solução muito mais simples seria um underclock (baixar as frequência dos núcleos) e também um undervolting (baixar as voltagens dos núcleos)

                                                                            • Ah sim. Sem falar de um bom sistema de Resfriamento, mas isso não adiantaria muito se o Smartphone for de plástico.

                                                                              • Atualização de software só vai reduzir desempenho do kernel, se for o caso, mas isso não resultaria na redução de aquecimento evidente, o que resolveria a situação era a diminuição do relógio dos 3 núcleos Cortex A78 médios e os de eficiência

                                                                                • E lá vamos nois denovo +1 ano
                                                                                  Perdido, sobre exynos passar o snapdragon
                                                                                  E resolver super-aquecimento

                                                                                    • a Samsung não tem como resolver, é mesmo que você querer que a Multilaser faça produtos bons, não vai acontecer. E o motivo é simples, a Qualcomm tem uma arquitetura melhor que a básica da ARM, a Samsung utiliza a arquitetura básica que é naturalmente inferior.A saída pra Samsung é a parceria com a AMD, que trazer RDNA pro telefone vai deixar a Qualcomm meio perdida, mas CPU é dificil.

                                                                                    • Na boa. Apple está em qualidade de material colocando Samsung para mamar. Samsung ganha nos recursos de software. Os preços estão quase igual

                                                                                        • Sem carregador, sem fone, tela ful hd e não 2K igual o s20, de plástico, sem entrada para cartão de memória, sem a tecnologia de pagamento sem fio que havia nos anteriores. E o processador que virá para o Brasil será o pior do mundo, ele esquenta muito e consome toda a bateria. Fiquem espertos

                                                                                          • Vocês falam, falam e falam, eu moro na Bahia um calor do cacete, e o meu não esquenta do modo que vcs estão falando ai, é muita frescura mano tá loco, TODO SMARTPHONE VAI ESQUENTAR, se realmente esse problema de super aquecimento fosse algo grave com se falam, já teria chamado atenção da Samsung a muito tempo, o mundo inteiro iria falar disso, eu só vejo essa agonia toda aqui no Brasil, os caras passam horas seguidas jogando em um smartphone com gráfico no talo e não quer que esquente AH PELO AMOR DE DEUS VEY, não entenderam não que vocês estão com um aparelho portátil e pequeno pra um padrão de hardware, se até console tá esquentando quem dirá um smartphone, os caras parece que não pensa que todo componente eletrônico usa corrente elétrica a tendência é aquecer, puta bagulho chato da porra.

                                                                                              • Sua argumentação faria sentido...em um mundo sem Snapdragon. Contudo, temos como comparar os dois, e vemos que um aquecimento menor e um desempenho melhor são possíveis.
                                                                                                Creio que o incômodo de muitos seja por saber que novamente receberemos o pior versão, e será cobrado caro por isso (quem quiser comprar que compre).

                                                                                                  • Cara, a Samsung não consegue resolver. Isso já chamou a atenção dela faz tempo. Já rolou até abaixo assinado. Agora se vc for se incomodar com isso tá ruim pois todo mundo reclama desse processador há anos...

                                                                                                      • O aquecimento em sí não é o problema até porque o thermal throttling existe pra evitar desastres, o problema é a ma fé da Samsung que sabe que o produto dela não desempenha tão bem, tanto sabe que ela vende o mesmo produto com o SOC da concorrência em mercados que ela considera importante, e o pior que vender os dois modelos é ela colocar o seu SOC em condições absurdas de consumo e aquecimento só pra aparecer bem em benchmarks, ai o usuário leigo e desinformado que só sabe comparar números compra aquela tranqueira acreditando que está fazendo o melhor negocio da vida dele, e na verdade ele está sendo feito de trouxa.

                                                                                                          • Cara, não fala bosta. Ela vende com Snap nos EUA por causa de modem de telefonia, que parece que só a Qualcomm ainda mantém CDMA. Alguma coisa assim

                                                                                                              • Eu tô ligado disso tudo ai que vc falou, a minha questão é somente a reclamação exagerada porque querendo ou não é exagerada que os caras falam parecendo que tá pegando um sol na mão, tem problemas tem não tô dizendo que não tem, mais tem gente que não entende nada e só faz reclamar por efeito manada.

                                                                                                                • Cara, a questão é que o calor faz ele perder desempenho, então, porquê colocar esse processador nele se existe opções melhores? Ele não é um TOP DE LINHA? Fora que vc vai pagar caro pra carvalho nele e vai receber um aparelho sem carregador, sem fone e com um processador desses? Tipo, tu aceita isso????

                                                                                                                    • A Samsung não vai colocar Snapdragon nos aparelhos que vem para o Brasil nas linhas S e Note. Esqueçam se pudesse eles iriam tirar em outro mercado também

                                                                                                                        • Em partes eu concordo, porém a questão de vim sem carregador e os outros acessório é de agora desse ano coisa que eu não aceito isso é obvio, mais esse não é o centro da critica, existe opções melhores que o 2100 ? seria o snapdragon 888 porque saiu um review de que ele tava tendo sérios problemas lá no MI 11, porém sobre o 2100 não se poder falar ainda muita coisa, o único teste sem ser esse ai da pagina que saiu sobre ele, foi em canal russo onde ele apresentou melhorias em relação a autonomia de energia fora isso não tem muita informação, vamos ter que esperar as analises de mais canais. esse teste ai da pagina coloca o smartphone em um nivel de stress absurdo, o objetivo do teste não é saber se vai esquentar ou não sobre essas condições vai esquentar "sim" isso é logico, mais até quanto ele consegue esquentar, se fizessem isso com qualquer outro smartphone com outro processador, aconteceria a mesma coisa.

                                                                                                                          • Vc só vê essa agonia no Brasil é? Queria vê no mundo como se tu mora na Bahia?

                                                                                                                              • Sabia que existe fóruns de tecnologia gringos e que é possivel acessar via net sem precisar sair do estado de onde tu mora ? quando eu falo mundo todo é uma "Hipérbole" é obvio que eu não vou percorrer o mundo inteiro não acredito que tô explicando isso mano mds cara, porém sites e fóruns de tech-mobile de grandes países que são referencias em tecnologia não vejo no mesmo nivel como aqui no Brasil.

                                                                                                                              • www.phonearena.com/news/airpods-max-battery-drain_id129605Aquela case ridícula do %uD83C%uDFA7 da Apple está sugando a bateria do fone. Kkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                • Infelizmente a maldição da frigideira continua, agora que zerou o motivo para comprar um S21. Eu particularmente vou ficar com meu S20 até o S22 se vai compensar ou se vai ter mais downgrades!

                                                                                                                                  • IMAGINE vc com esse s21 morando no nordeste e jugando um PUBG. O bixo vai fritar as mãos. MAS JÁ VI QUE AQUI ESTÁ CHEIO DE PASSA PANO. vergonha de vcs. Sou usuário de SAMSUNG desde o S6, mas olhando do ponto de vista do consumidor não tem como defender esta estratégia do ExYNIOS.

                                                                                                                                    • O exynos deve corrigi esses problemas apernas na 3,4 e 5 geração com gpus amd com litografia a baixo de 3nm

                                                                                                                                      • Estamos vivendo uma época louca, onde a Apple está fazendo tudo de melhor qualidade, na construção principalmente, comparada a Samsung, e ainda estando mais barato (pelo menos no mercado internacional, pois o brasileiro é esquisito demais)

                                                                                                                                          • Essa unidade do teste já é finalizada?
                                                                                                                                            Parece que em alguns paises já estão chegando a finalizada.

                                                                                                                                              • 38 graus não chega a ser nada demais...
                                                                                                                                                Tem smartphone que passa facil disso só pra carregar..
                                                                                                                                                E se comparar com o exynos 990 isso é praticamente 'resfriado' kkk

                                                                                                                                                  • Claro que essa temperatura é alta, você tem que levar em conta que câmera térmica está fotografando o exterior do aparelho, o que deixa evidente que o aquecimento do SOC é muito maior e também mostra o quão desesperada a Samsung está colocando esses chips pra fritar só pra tentar aparecer bem em benchmarks.

                                                                                                                                                      • 45 graus**

                                                                                                                                                        • Claro que nas reais condições de uso o Exynos é muito melhor que o Snap. Da pra assar pão, engomar roupa, e se você for mulher, da pra da aquele talento no cabelo deixando lisinho.

                                                                                                                                                          • Kkkk e disseram q ia resolver o aquecimento kkkk

                                                                                                                                                              • Vish.

                                                                                                                                                                  • Eu nao defendo nenhum dos dois,mas os testes de stress colocam os processadores no extremo de suas capacidades. Quem na vida real vai usar o extremo? Acho que houve melhoras no Exynos,mas o teste mais importante será em relaçao ao consumo energetico,ai sim vale decidir qual processador escolher!!

                                                                                                                                                                      • sabe de nada. Joga um pubg com gráficos extremos, cai em uma lugar onde cai bastante player aí vc vai ve se faz diferença. Sem falar que se a pessoa mora numa região quente aí o bixo vai cozinhar.

                                                                                                                                                                        • Enquanto Apple oferece o melhor em tudo a Samsung não consegue nem sem ser a melhor no meio dos Androids, que zoado.

                                                                                                                                                                            • queria vê esse mesmo teste com comparando com o M11... o Snapdragon 865 tem 1 ano de estabilidade e correção de bugs... vamos comparar com o Snap 888 kkkk ele ta bem esquentadinho tambem kkk

                                                                                                                                                                                • o problema é que o Snapdragon 888 ta com esse mesmo problema no Mi 11 kkkkkkkkk são irmãos de estrutura kkkkkkk dois esquentadinhos por enquanto... creio que melhora com o tempo e atualizações, tanto o Snapdragon 888 como o Exynos 2100

                                                                                                                                                                                    • Agora transfira esse teste para o Brasil e tenha um cooktop elétrico portátil.

                                                                                                                                                                                        • Na mesma matéria tá dizendo que é um problema existente no Mi 11 também. Só lançamento bugado.

                                                                                                                                                                                          • Mas nossos amigos aqui, filhos de Sung, defensores do Exynos vão provar o contrario, deste teste feito aí. Pode esperar e aguardar.

                                                                                                                                                                                              • É........A primeira impressão é a que fica.......

                                                                                                                                                                                                  • Exynos nunca decepciona, frigideira portátil tá on%uD83D%uDE0E%uD83E%uDD19%uD83C%uDFFC

                                                                                                                                                                                                      • Ja e difícil bate a Qualcomm na qualidade deles vai fica mais difícil ainda apos a fabricante compra a nuvia ja que a Qualcomm vai melhoras suas cpus

                                                                                                                                                                                                          • Não era esse o exynos que ia ultrapassa o snapdragon 888? Kkkk pedeu ate por sd865 kkkkk cade aquele povinho iludido?

                                                                                                                                                                                                            • Esse exynos não tem jeito, volta com snapdragon nas linhas S e note no mundo todo

                                                                                                                                                                                                                • Acho que vai engalhar igual a linha S20 kkkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                                                    • Tretaaa, cadê a galera que ama e odeia, quero ver a treta kkkk

                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                        Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                                        Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020