Curiosidade 21 Jan
Atualização (02/02/2021) - JS
Alguns dias após ter um rumor apontando para a possibilidade de contar com câmera frontal deslizante, agora o celular Samsung Galaxy A82 5G teve uma nova patente exposta, na qual o aparelho é descrito com um mecanismo de câmera pop-up giratória, algo próximo do que já foi aplicado no A80, mas com algumas diferenças no formato.
De acordo com a documentação do WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), o registro feito em 14 de janeiro de 2021 mostra um celular da sul-coreana com lente pop-up, onde ela pode ser redirecionada de maneira que possa ser usada para selfies ou como principal, permitindo uma flexibilidade na hora de tirar fotos.
Em formato vertical, o mecanismo pode abrigar três câmeras, onde elas ficarão a maior parte do tempo direcionadas para trás, podendo ser ativadas para uso em selfies de maneira que as todas sejam viradas para a frente automaticamente, deixando o formato fotográfico a ser feito por conta do usuário.
O motor responsável pelo movimento conta com duas engrenagens e um eixo do formato hélice, bem como uma estrutura com placa de circuito flexível para facilitar o movimento, criando uma estrutura integrada para garantir o funcionamento eficaz do recurso. Quando as câmeras são viradas, a parte traseira não fica com um buraco exposto, pois uma moldura cobre a parte de trás.
Levando em conta as vulnerabilidades de construção que podem afetar o funcionamento a longo prazo desse tipo de mecanismo, pode ser que essa ideia diferenciada nem saia do papel. Então, basta esperarmos para ver se vai ser usado na prática ou não, já que não falta muito tempo para a linha de intermediários premium ser anunciada.
Artigo original de 21/01/2021
E parece que a Samsung vai voltar a entregar para o público a linha A completa, assim como foi na primeira geração. Isso porque a empresa pode estar trabalhando no desenvolvimento do aparelho Galaxy A82 5G, onde diversas novidades podem ser implementadas na parte fotográfica para o diferenciar dos demais.
Entre os recursos que podem chegar junto com o celular intermediário premium está a tecnologia que permite o uso de um módulo de câmera frontal deslizante, algo que pode ser próximo do que a fabricante chinesa Oppo aplicou no modelo Find X.
Em julho de 2019, a Samsung trouxe para o Brasil o smartphone Galaxy A80, que tinha como principal diferencial a câmera giratória, que permitia a utilização para fotos de terceiros e objetos, bem como selfies.
Porém o celular acabou não tendo o resultado esperado, já que o mecanismo apresentou muitos defeitos e isso acabou afetando negativamente as vendas, fazendo com que ele caísse de preço rapidamente, passando dos R$ 3.499 iniciais e passou a ser encontrado até por R$ 1.799 durante o ano passado.
Com isso, o público acabou ficando “órfão” de uma nova versão em 2020, já que o Galaxy A81 nunca saiu do papel, e seria uma aposta sem mecanismos diferenciados da marca. Levando isso em conta, parece que a Samsung repensou sua estratégia e abandonou o modo giratório para, possivelmente, adotar o formato deslizante.
Agora, só nos resta esperar por mais vazamentos para saber se o rumor apontado pelo Galaxy Club condiz com o que está por vir ou não, já que muitas especulações devem começar a circular em relação ao celular A82 5G a partir de agora.
Comentários