LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

One UI 3.1: confira as mudanças que a Samsung trouxe na interface para os Galaxy S21

29 de janeiro de 2021 48

A Samsung já está distribuindo a versão mais recente de sua interface de usuário, a One UI 3, para vários dispositivos, desde os tops de 2020 (linhas Galaxy S20 e Note 20), de 2019 (famílias Galaxy S10, interrompida após problemas e Note 10, que recebeu hoje no Brasil) e até mesmo intermediários, como a linha M31. Mas a recém-lançada linha Galaxy S21 conta com uma diferença: a interface é a One Ui 3.1, com algumas mudanças em relação aos demais modelos atualizados.

Enquanto você espera a atualização chegar para o seu celular, pode conferir quais recursos já estão disponíveis na versão mais atualizada da personalização do Android da Samsung. Destacamos aqui recursos que não são exclusivos da linha Galaxy S21. Confira a seguir:

Integração com o Google Discover e controles Google Home
Funcionalidades da One UI 3.1 (Imagens: XDA Developers)

À esquerda da tela inicial o feed de notícias padrão é o Samsung Free, mas agora é possível escolher também o Google Discover. Basta tocar e segurar na tela inicial para abrir as configurações de tela, deslizar para a página seguinte e tocar na opção Google Discover, e o feed aparecerá. É possível voltar para o Samsung Free sempre que desejar ou ainda decidir não ter nenhum serviço de feed à esquerda.

No caso dos dispositivos, a Samsung incluiu recursos de controles de dispositivos do Android 11 na opção Dispositivos das configurações rápidas. Assim, é possível adicionar dispositivos de casa inteligente controláveis pelo Google, permitindo controla-los de forma ainda mais fácil sem a necessidade de abrir o app Google Home para isso.

71.2 x 151.7 x 7.9 mm
6.2 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 161.4 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação
Google Duo e efeitos de vídeochamada

Há algum tempo o Google Duo é o aplicativo indicado para videochamadas nos celulares da Samsung, mas essa integração está ainda mais forte na One UI 3.1. Isso porque agora é possível, direto no aplicativo de câmera, escolher usar o Duo como padrão para chamadas de vídeo. Ao fazer isso, você notará que o ícone do Duo ficará do lado esquerdo e, sempre que escolher um contato para ligar, pode escolher diretamente fazer uma chamada ao escolher o contato. A linha S21 ainda conta com a possibilidade de enquadramento automático no Google Duo, que mantém usuários automaticamente centralizados em chamadas de vídeo, mas não se sabe ainda se o recurso irá para outras linhas.

Por falar em videochamadas, é possível escolher efeitos nesse momento, e é possível habilitar o recurso na seção Recursos avançados das configurações, adicionando efeitos de fundo durante chamadas de vídeo. É possível utilizar até três efeitos, como desfoque, cor e imagem, escolhendo como papel de parede um fundo desfocado, cor sólida ou uma imagem, como acontece em apps como o Zoom.

Remoção de dados de localização
Funcionalidades da One UI 3.1 (Imagens: XDA Developers)

Ao compartilhar uma imagem é possível remover os dados de localização da imagem apenas escolhendo a opção de remover dados de localização. A Samsung lançou ainda o novo aplicativo Compartilhamento Privado, que permite compartilhar qualquer tipo de arquivo e revogar o acesso a eles quando quiser.

É necessário habilitar o recurso nas configurações do dispositivo. A funcionalidade roda em qualquer dispositivo Galaxy com Android 9 ou superior, mas quem envia e quem recebe precisa ter o app instalado no celular.

Continuar em outro dispositivo
Funcionalidades da One UI 3.1 (Imagens: XDA Developers)

Para quem possui mais de um dispositivo Galaxy, como celular e tablet, a Samsung adicionou um recurso que permite iniciar uma tarefa em um deles e terminar em outro. Basta habilitar a função em Recursos avançados, nas configurações do dispositivo e, uma vez ativado, você pode iniciar uma tarefa no celular e terminar no tablet. Basta tocar no novo ícone no segundo dispositivo.

Por enquanto, essa função está disponível apenas no Samsung Internet ou Samsung Notes, mas a ideia é expandi-la para outros apps e funções.

Câmeras
Funcionalidades da One UI 3.1 (Imagens: XDA Developers)

Muitas das novas funções de câmera da One UI 3.1 foram apresentadas no lançamento da linha Galaxy S21. Elas incluem a opção de apagar objetos indesejados das fotos, o modo Visão de Diretor, que traz a possibilidade de escolher qual câmera usar na gravação de um vídeo e trocar em tempo real enquanto grava. Há um modo vlogger, que permite usar as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo.

Outro destaque é o Single Take 2.0, que capta mais quadros por segundo e também clipes em câmera lenta e as melhores imagens de um vídeo de 15 segundos. Há também um intensificador de foco, para ser utilizado na câmera de 108MP do Galaxy S21 Ultra e garante que o objeto a ser focado não perca a nitidez.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 07 de maio de 2021, às 01:25)

48

Comentários

One UI 3.1: confira as mudanças que a Samsung trouxe na interface para os Galaxy S21
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020