LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S21 Ultra vs Note 20 Ultra: novo top supera melhor Android de 2020? | Comparativo

15 de fevereiro de 2021 18

O Galaxy S21 Ultra chegou como o mais novo celular top de linha da Samsung e tem algumas características que até então eram vistas apenas no Note 20 Ultra e em sua linha.

Mas será que, no geral, o carro-chefe mais recente consegue superar o melhor smartphone Android de 2020? É isso que nós vamos conferir neste comparativo do TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S21 Ultra

Como bons aparelhos premium que são, S21 Ultra e Note 20 Ultra entregam design compatível com a categoria em que estão localizados. Os dois têm traseira de vidro, mas o mais novo aposta no acabamento fosco em todas as suas tonalidades, enquanto o modelo da linha Note usa apenas na variante em cobre. O S21 Ultra trouxe um novo visual para a peça de metal integrada para abrigar as câmeras. O bloco está alinhado às beiradas e dá aparência mais limpa, no lugar de inserir um bloco solto na tampa, como faz o dispositivo do ano passado.

Na frente, a Samsung manteve o estilo de notch Infinity-O de 2020, com um furo discreto centralizado no painel. O leitor biométrico segue sob a tela, mas agora promete mais rapidez. As laterais curvas do Note 20 Ultra agora estão presentes no modelo mais sofisticado da linha S. Só que as pontas estão mais arredondadas que o design mais quadradão do Note.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

Ambos contam com certificação IP68 para resistir a água e poeira. Para esta nova geração, a Samsung tirou a possibilidade de expansão de memória por cartão microSD, diferente do dispositivo de 2020, que ainda entrega uma gaveta híbrida. Agora a S Pen também pode ser usada no S21 Ultra, mas ele precisa de uma capa separada para abrigar o acessório. Já o Note 20 Ultra conta com a canetinha de forma nativa.

Foram evoluções visuais no mais novo, enquanto o Note ainda tem como destaque sair da caixa já com a S Pen. O comparativo começa com um empate.

Melhor construção Galaxy S21 Ultra
Slot é híbrido ou não? Galaxy Note 20 Ultra
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Ambos
Melhor solução da biometria Galaxy S21 Ultra
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy Note 20 Ultra

75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Para o carro-chefe deste ano, a Samsung manteve a tela Dynamic AMOLED 2X do último Note, assim como a fluidez entregue pela taxa de atualização de 120 Hz. A resolução é praticamente a mesma, com uma densidade de pixels maior que o rival deste comparativo. Por sua vez, o Note 20 Ultra ainda ostenta um aproveitamento frontal maior, de quase 92%, em um display ligeiramente maior que o aparelho mais novo.

Os dois ainda entregam a sétima geração do Gorilla Glass, que promete mais resistência a impactos. Mas a reprodução de cores do S21 Ultra evoluiu e consegue uma calibração próxima da perfeição. Os avanços de tela também impactam de forma considerável na autonomia do top recente da linha S.

Aqui, o avanço trouxe benefícios suficientes ao S21 Ultra para ele ficar com o ponto.

Melhor tecnologia de tela Ambos
Melhor resolução de tela Galaxy S21 Ultra
Melhor proporção tela/corpo Galaxy Note 20 Ultra
Tela de Hz elevada? Ambos
Qualidade geral da tela Ambos

Som


A coreana manteve o costume de entregar som estéreo nos seus tops de linha, ao usar a saída de áudio de chamadas como alto-falante secundário. Isso não foi diferente com os dois aparelhos em questão. No caso do modelo mais novo, ele agora tem um balanço melhor que a geração anterior e, apesar de carecer de graves mais encorpados, tem potência alta o suficiente para ouvir jogos e filmes em lugares com maiores ruídos no ambiente.

Já o Note 20 Ultra tem graves mais presentes e agudos menos estridentes, o que também ajuda a ter um som balanceado. O volume máximo não supera o seu antecessor nem a linha S, mas a qualidade sonora é satisfatória

A Samsung seguiu a rival Apple em 2021 e tirou os fones de ouvido da caixa para o celular mais recente. O acessório precisará ser comprado à parte e, de preferência, sem fio, já que não há mais porta P2. O Note de 2020 ainda vem com fone, mas também não conta com o conector.

Um se destaca pelo volume, o outro pelos graves. A presença do fone de ouvido acaba virando o critério de desempate para o Note 20 Ultra.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Galaxy Note 20 Ultra

Sistema


A One UI está presente em ambos os dispositivos. Mas no S21 Ultra, ela terá um ano a mais de atualização para uma nova versão, uma vez que o modelo é mais novo e já sai da caixa na versão 3.1. Pela primeira vez, um Galaxy da linha S ganha suporte a canetas stylus. O modelo mais novo pode utilizar a S Pen da linha Note e outros modelos futuros. Dá para escrever na tela do celular e salvar o texto em PDF ou formato do Office. Mas ainda não tem todos os recursos presentes nativamente no Note 20 Ultra, como o controle da câmera com a caneta. Os gestos também ficaram de fora, ao menos por enquanto.

Outra novidade que chega com a nova versão da One UI é o aprimoramento da DeX para funcionar sem necessidade de cabos com PCs, diretamente pelo Wi-Fi. A fluidez do sistema funciona bem nos dois smartphones, sem problemas ao navegar em todos os recursos que entrega.

Por ter um ano a mais de atualizações do sistema, o S21 Ultra leva o ponto em software.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy S21 Ultra
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho


Mais um ano, a Samsung optou por trazer a sua família de flagships com plataforma Exynos no lugar do Snapdragon. O novo 2100 prometia uma grande vantagem pela nova litografia de 5 nanômetros. Mas em desempenho, não houve grande evolução na comparação com o Exynos 990 do Note 20 Ultra. O Galaxy mais novo conseguiu baixar apenas um segundo nos nossos testes de abertura de apps, na comparação com o do no passado.

O avanço maior ficou por conta dos benchmarks. Tanto no AnTuTu como no Geekbench, o novo chipset da coreana teve grandes acréscimos de pontuação, em relação ao componente mais antigo. Isso significa que o software ainda poderia explorar ainda mais o potencial do Exynos mais novo, ainda mais por ser acompanhado de mais memória RAM e armazenamento.

A maioria dos jogos rodam sem qualquer dificuldade em ambos os celulares. O destaque nos dois casos fica para a tela de 120 Hz, que tem ganhado cada vez mais títulos compatíveis, para uma maior fluidez.

São poucos os avanços, mas há uma ligeira vantagem para o S21 Ultra, que amplia o placar.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy S21 Ultra
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem os melhores números de benchmarks? Galaxy S21 Ultra
Qual o processador mais atualizado? Galaxy S21 Ultra
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Galaxy S21 Ultra
Qual tem mais armazenamento? Galaxy S21 Ultra

Bateria


Se o Note 20 Ultra havia decepcionado por entregar autonomia igual ou pior que o antecessor da mesma linha, o S21 Ultra não pode dizer o mesmo. Aqui o hardware com o novo processo de 5 nanômetros fez efeito e trouxe a maior duração de bateria em um top de linha nos testes do TudoCelular. Isso na prática gerou uma diferença entre os dois de mais de nove horas de uso.

Apesar de desapontar no tempo longe da tomada, o Note consegue se redimir em tempo de recarga. Ele passa menos de uma hora conectado para encher por completo a sua bateria. Ah, e ainda vem com o carregador na caixa. O mesmo usado nos nossos testes com o S21 Ultra, que registrou quase meia hora a mais para completar o processo.

A diferença larga na autonomia dá a vitória ao Galaxy mais novo em bateria.

Qual tem mais bateria? Galaxy S21 Ultra
Qual recarrega mais rápido? Galaxy Note 20 Ultra
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy S21 Ultra
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmera

As câmeras traseiras mostraram um avanço da Samsung do ano passado para cá. O novo sensor presente no S21 Ultra consegue capturar ainda mais detalhes que o Note 20 Ultra, com cores que chegam perto da realidade e não saturam tanto como no modelo de 2020, além de HDR acertado quase sempre. Já em fotos à noite, o Note do ano passado leva a melhor por trazer um software mais redondo. Em contrapartida, o Galaxy mais recente acaba não tendo o mesmo desempenho com o modo noturno automático e, em especial, por falhas no modo retrato nessas condições. Nada que uma correção de software possa melhorar isso no futuro.

A câmera ultrawide não teve grandes evoluções se comparada ao celular do ano passado. O que já era satisfatório manteve a boa performance. Mas agora há a vantagem do foco automático para servir também como macro, para registrar objetos mais próximos. O S21 Ultra também traz duas câmeras teleobjetivas para entregar um zoom de 100 vezes sem tantas perdas de qualidade, como aconteciam com o Note 20 Ultra

Com um conjunto mais completo e avanços de uma geração a outra, o S21 Ultra fica com o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy S21 Ultra
Melhor DxOMark, se tiver Galaxy Note 20 Ultra
Melhores fotos noturnas Galaxy Note 20 Ultra
Conjunto mais versátil Galaxy S21 Ultra
Melhor ultrawide Galaxy S21 Ultra
Melhor teleobjetiva Galaxy S21 Ultra
Melhor macro Galaxy S21 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S21 Ultra

Os dois conjuntos da Samsung chegam com suporte a vídeos em 8K a 24 fps. Mas a recomendação ainda é gravar em 4K, para ter mais fluidez sem sacrificar o armazenamento. A dupla de smartphones também consegue foco e estabilização eficientes. O destaque fica para o Modo Diretor, um novo recurso do modelo mais novo que permite filmar com a câmera traseira e a frontal ao mesmo tempo.

Nos detalhes e novos recursos, é ponto para o Galaxy S21 Ultra.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4K a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo Galaxy S21 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy Note 20 Ultra

E nas selfies, como ficam?! Da mesma forma, a coreana também trouxe evoluções do Note 20 Ultra para o S21 mais sofisticado. Os principais avanços aconterceram em cenários mais escuros, com boa exposição. Mas a fabricante ainda mantém a suavização de pele que resulta muitas vezes em perda de detalhes. Mesmo em vídeos, o aparelho mais recente sofre menos com ruídos na comparação com o flagship de 2020.

Mais um ponto para o S21 Ultra.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy S21 Ultra
Câmera frontal grava em 4K? Ambos
Melhor selfie Galaxy S21 Ultra

Preço

Chegamos no último quesito do comparativo. E talvez este seja o que mais pode pesar na sua escolha. Quando chegou ao Brasil, o Note 20 Ultra veio por um preço de R$ 8 mil, com o mesmo voucher de até R$ 2 mil que a Samsung oferece na compra de um S21 Ultra na pré-venda. Mas este, por sua vez, chega com um valor sugerido a partir de R$ 9.500. O top do ano passado já pode ser encontrado por algo na faixa de R$ 5 mil, enquanto há lojas que oferecem o novo Galaxy S por cerca de R$ 8 mil, ainda valendo as promoções de lançamento.

Dadas as condições econômicas do Brasil atualmente, é bem provável que o S21 Ultra baixe logo o preço para os mesmos patamares do encontrado no Note mais recente. Mas mesmo o Note do ano passado também tem ações promocionais que deixam uma diferença grande entre eles.

Pela grande diferença de preço no mercado, o Galaxy Note 20 Ultra fica com o último ponto do comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy S21 Ultra
Qual tem melhor custo-benefício? Galaxy S21 Ultra

8.7 Hardware

Samsung Galaxy S21 Ultra

Comparar Aviso de preço
8.5 Hardware

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Apesar de um placar elástico, não se engane se pensa que há um grande salto do Galaxy Note 20 Ultra para o S21 Ultra. Os dois ficam próximos em multimídia, desempenho e câmeras, mesmo com uma vantagem ligeira para o mais novo. Somente a bateria expressa uma grande evolução do ano passado para este.

Mas o que deve impactar mais na sua escolha é o preço. E se continuar neste ritmo, em breve o top da linha Galaxy S terá um custo na mesma faixa do melhor Android de 2020. Só que a distância entre os dois no mercado ainda não faz por compensar a compra do mais novo por enquanto. Com algo em torno de R$ 3 mil de diferença no momento, o Note acaba sendo a melhor opção por entregar um top de linha ainda eficiente sem precisar pagar tanto.

RESULTADO

Samsung Galaxy S21 Ultra: 8 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Sistema mais atualizado
  • Melhor desempenho
  • Melhor bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em selfies
  • Melhor em vídeos

Samsung Galaxy Note 20 Ultra: 3 PONTOS

  • S Pen sem precisar de capa especial
  • Som com mais graves e fone de ouvido na caixa
  • Melhor custo-benefício

Agora, queremos saber de você: acredita que compensa apostar no S21 Ultra, ou ainda vê mais vantagens no melhor smartphone Android do ano passado? A coreana provou ter evoluído no segmento top de linha em 2021? Você pode interagir com a gente no espaço de comentários mais abaixo.

  • O Samsung Galaxy S21 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 20 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

18

Comentários

Galaxy S21 Ultra vs Note 20 Ultra: novo top supera melhor Android de 2020? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista