LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra: dicas, truques e funções escondidas | Especial

17 de fevereiro de 2021 14

A linha Galaxy S21 chegou com pequenas melhorias no hardware para oferecer uma experiência ainda mais avançada, mas há também novidades no software que você pode não estar ciente. O TudoCelular preparou este vídeo com as melhores dicas e truques para você explorar o máximo que o seu novo Galaxy S21 tem a oferecer. As dicas aqui servem para todos os aparelhos da linha.

1 - Google Home Screen

A Samsung vem há um bom tempo tentando empurrar a Bixby goela abaixo dos usuários, mas parece que a coreana finalmente percebeu que nem todo mundo liga para sua assistente virtual e na linha S21 temos uma maior flexibilidade na tela inicial. Agora ao fazer um gesto de pinça é possível escolher o feed de notícias do Google para ficar de atalho na página lateral ao invés de usar o próprio da Samsung.

E caso você não queira ter este atalho na tela inicial, basta desmarcar a opção no topo para deixar desativado.

2 - Proteção para o conforto dos olhos

A Samsung estreou uma nova tela AMOLED com a linha S21 e uma novidade é o recurso Eye Comfort Shield, que nada mais é do que um filtro de tela azul inteligente. Para ativar a novidade basta acessar Configurações e a opção Visor. Ao tocar no novo recurso, você verá que há duas opções: Adaptativo e Customizado.

Na primeira o celular regulará o filtro de tela azul lentamente ao decorrer do dia, para que seus olhos se acostumem com a mudança na tonalidade do branco. Você também pode definir um horário para o recurso ser ativado e escolher a tonalidade manualmente, como já era possível anteriormente.

3 - Vídeo na tela de chamada

Uma grande novidade da One 3.1 está na possibilidade de incluir um vídeo na tela de chamadas. Assim, quando você receber uma ligação verá uma animação ao invés daquela imagem estática que estamos acostumados.

Para usar a novidade basta abrir o aplicativo de Telefone e ir no botão de três pontos no canto superior para acessar as Configurações do app. Depois basta selecionar Plano de Fundo e escolher entre as opções fornecidas ou pegar um vídeo seu da própria Galeria. Caso o vídeo seja muito longo, ele dará a opção de cortar um intervalo de 15 segundos para ser exibido sempre que você receber uma ligação.

4 - Notificações flutuantes

Uma novidade que veio com o Android 11 e que também está presente na linha Galaxy S21 é a possibilidade de ver as notificações de qualquer app de mensagem no estilo pop-up do Messenger do Facebook.

Para ativar o recurso basta acessar as Configurações, ir até Notificações e depois Configurações Avançadas. A novidade é chamada de Notificações Flutuantes e você pode escolher entre as opções Balões ou Exibição de pop-up Inteligente. A primeira apenas mostra a notificação no topo da tela, enquanto a segunda fica uma bolha no canto da tela e você pode responder a mensagem diretamente da janela pop-up sem precisar entrar no app.

5 - Histórico de notificações

Sabe quando você tem aquele monte de notificações e decide limpar as menos importantes e deixar as outras para responder depois, mas acaba apagando uma por acidente? Na linha Galaxy S21 é possível recuperar a notificação perdida. Isso também fica na mesma tela da nossa dica anterior, ou seja, Configurações > Notificações > Configurações Avançadas. Só que desta vez você vai acessar a opção Histórico de Notificações e ativar o recurso.

Aqui não há muito o que fazer. Perdeu uma notificação ou apagou uma por acidente? Só vir nesta tela e conferir todas as notificações que recebeu da mais recente para a mais antiga.

6 - Ligar a tela com dois toques

Um recurso que sempre fez falta no Android modificado da Samsung e que finalmente chega com a versão mais recente da One UI é o suporte nativo ao gesto de ligar a tela com dois toques. Com esse atalho fica mais prático conferir uma notificação ou até desligar a tela sem precisar usar o botão na lateral.

Para ativar a novidade, basta acessar Configurações, descer até Recursos Avançados e selecionar Movimentos e Gestos. Nesta tela você verá duas opções: uma para ligar a tela ao tocar no celular duas vezes e outra para desligar.

7 - Atalhos para dispositivos

O Android 11 facilita a integração com dispositivos inteligentes na sua casa e na linha Pixel você tem um acesso fácil a tudo que está conectado ao apenas apertar o botão de energia dos celulares da linha Pixel. Já a Samsung acabou escondendo essa funcionalidade na One UI, que pode ser ativada ao puxar a tela de notificações até o final e tocar nos três pontos para configurar. Depois vá na opção Aparência do Painel rápido.

Aqui você verá a opção de exibir dispositivos e botões de mídia, seja acima ou abaixo das notificações. Após ativar, você verá os dois botões. Ao tocar em dispositivos cairá na tela com todos os seus dispositivos inteligentes da sua casa que estão conectados ao celular. Aqui terá atalhos para controlar tudo de forma prática.

8 - Widgets

Você usa widgets no seu Android? Este é um recurso que está presente há muito tempo no sistema do robozinho e recentemente foi copiado pela Apple para o iOS. Normalmente é preciso apenas segurar por um segundo na tela inicial do Android, selecionar a opção widgets e escolher entre as opções que aparecem na lista.

Pois bem, no S21 é um pouco diferente. Você deve abrir a sua lista de aplicativos e tocar e segurar sobre um app que deseja ter o widget na tela inicial. Um menu flutuante aparece com algumas opções, como adicionar atalho para o app na tela inicial ou desinstalar. Ao escolher a opção widget você terá todas as opções disponíveis para aquele aplicativo.

9 - Widgets na tela de bloqueio

E você sabia que é possível ter widgets na tela de bloqueio? Quando você toca no relógio na tela de bloqueio verá os widgets de alguns serviços do sistema. Assim você pode interagir com alguns aplicativos sem nem precisar desbloquear o telefone.

Para configurar a novidade basta acessar Configurações e descer até Tela de Bloqueio. Nesta tela verá a opção Widgets e aqui poderá escolher quais opções deseja ver na tela de bloqueio. Infelizmente, não é possível escolher qualquer app, mas apenas opções nativas do sistema.

10 - Modo diretor

Também temos uma novidade na câmera, o Modo Diretor. Basta abrir o app da câmera e selecionar a opção Mais. Você verá que há uma nova opção chamada de Modo Diretor onde você pode acompanhar em tempo real o que cada câmera do S21 está capturando naquele momento.

Você pode adicionar também a captura da câmera frontal ao tocar no atalho no canto esquerdo. É possível escolher o tamanho ocupado na tela por cada câmera e deixar dividida a tela meio a meio e fazer suas filmagens e aparecer nos vídeos. Mas é bom lembrar que neste modo não é possível gravar em 4K.

Bônus - Medir taxa de fps

E fechamos com uma dica extra para quem gosta de acompanhar como anda o desempenho do celular, principalmente para jogos. A função batizada de GPUWatch, pode ser ativada em “Opções do desenvolvedor”, que fica oculto até você ir em “Configurações”, “Sobre o telefone”, “Informações do software” e, finalmente, clicar repetidas vezes em “Número de compilação” até ver a mensagem alertando para o destravamento do menu extra.

Agora é só retornar para “Configurações” e lá ao final você verá o “Opções de desenvolvedor”, ao entrar, é só descer até GPUWatch para ativar. Você pode inclusive esconder ou desbloquear os gráficos da tela para organizá-los como preferir. E sempre que abrir algum aplicativo, poderá ver o desempenho da tela e consumo de processamento.

Conclusão

É isso, o que achou da nossa seleção de dicas com a linha Galaxy S21? É claro que os novos aparelhos top de linha da Samsung oferecem muito mais do que apresentamos aqui, mas muitas das funcionalidades estão presentes em modelos mais antigos da marca, o que não seria novidade para muita gente.

E não estranhe ver alguns destes recursos chegando a outros aparelhos da marca juntamente com a One UI 3.1. E não esqueça de conferir a nossa análise completa onde mostramos tudo que o novo flagship coreano tem a oferecer.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 02:30)

14

Comentários

Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra: dicas, truques e funções escondidas | Especial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista