LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos com ARMv9: Samsung confirma que lançará processadores com nova arquitetura

31 de março de 2021 36

A ARM anunciou na terça-feira a sua nova arquitetura ARMv9 para processadores, com foco em inteligência artificial e segurança. Agora a Samsung não está perdendo tempo e já promete novos processadores Exynos com esta nova arquitetura, que promete trazer grandes novidades para seus dispositivos.

Para fins de comparação, os processadores Exynos 2100 e Exynos 1080 utilizam a arquitetura ARMv8.2-A, enquanto que a versão ARMv8 foi lançada em 2011, há quase 10 anos trás.

Com o ARMv9 teremos chips com processamento de vetores, desempenho e segurança otimizados. Isto será possível graças a capacidade do ARMv9 trabalhar com aprendizado de máquina diretamente na CPU, ao invés de depender de aceleradores específicos.

Imagem: SamMobile

A segurança será aprimorada com o isolamento do sistema por meio da Arquitetura de Computação Confidencial. Eles basicamente funcionam como contêineres onde processos podem ser executados, mas sem acesso ao núcleo do sistema operacional.

GPUs desses novos processadores também suportarão ray-tracing em tempo real e sombreamento de taxa variável, o que elevará ainda mais os gráficos de jogos mobile.

Em nota, Min Goo Kim, vice-presidente executivo de desenvolvimento do processadores na Samsung Electronics, disse:

A arquitetura ARMv9 de próxima geração da ARM oferece uma melhoria substancial na segurança e aprendizado de máquina, as duas áreas que serão ainda mais enfatizadas nos dispositivos de comunicação móvel futuros. À medida que trabalhamos em conjunto com a ARM, esperamos ver a nova arquitetura inaugurar uma gama mais ampla de inovações para a próxima geração de processadores móveis Exynos da Samsung.

Segundo a ARM, os novos processadores conseguirão executar até 30% mais instruções por ciclo que os com ARMv8, enquanto que o AnandTech afirma que essa evolução deve aprimorar o desempenho em 14%.

Por enquanto a Samsung não detalhou quais processadores terão a nova arquitetura e nem quando eles devem ser lançados, mas é esperado que os primeiros modelos com ARMv9 cheguem em 2022, ou seja, devemos ver um Exynos com a nova arquitetura e GPU AMD Radeon Mobile no Galaxy S22.

Saiba mais


36

Comentários

Exynos com ARMv9: Samsung confirma que lançará processadores com nova arquitetura
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista