LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 11 vs Galaxy S21 Plus: dessa vez a chinesa bate a sul-coreana? | Comparativo

13 de abril de 2021 59

Samsung e Xiaomi são duas das empresas que mais habitam os sonhos de consumo de quem busca um bom celular, especialmente no Brasil onde cada vez mais as opções de compra se tornam escassas.

Galaxy S21 Plus e Mi 11 buscam convencer o consumidor de que são a melhor opção de celular top de linha para quem não precisa de tudo o que as variantes Ultra têm a oferecer, mas será que é assim mesmo? E qual deles se sai melhor? Para descobrir a resposta, o TudoCelular colocou os dois modelos lado a lado neste Comparativo que você confere agora.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy S21 Plus

Os aparelhos trazem identidades visuais bem diferentes, com a Samsung refinando as linhas de design que já havíamos visto em 2020 enquanto a Xiaomi seguiu por um caminho bem diferente.

Beleza é algo subjetivo, mas outros pontos não são. O Galaxy S21 Plus tem construção mais trabalhada, com vidro Gorilla Glass Victus nas partes frontal e traseira e certificação IP68 contra danos por água e poeira, além de ser ligeiramente mais baixo e fino.

Já o Mi 11 é um pouco mais leve e estreito, mesmo contando com tela maior. Isso acontece porque as bordas laterais são mais finas, já que a tela é um pouco mais curva do que temos no modelo da Samsung, fazendo com que o aproveitamento frontal seja um pouco melhor também.

Xiaomi Mi 11

Ambos os modelos contam com notch de furo para a câmera frontal, sendo centralizado no Galaxy S21 Plus e alinhado à esquerda no Mi 11. Nenhum dos dois tem slot para cartão MicroSD, e ambos possuem leitor de impressões digitais sob o display, sendo óptico no Xiaomi com leitor de batimentos cardíacos e ultrassônico de segunda geração no Samsung.

Proteção melhor contra acidentes do dia a dia é mais importante do que aproveitamento frontal um pouco maior, então vamos de ponto para o Galaxy S21 Plus.

Melhor construção

Galaxy S21 Plus

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Galaxy S21 Plus

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais leve e mais fino?

Ambos

75.6 x 161.5 x 7.8 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
74.6 x 164.3 x 8.06 mm
6.81 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Vocês sempre brigam quando damos vitória para outra empresa em comparativo contra modelos da Samsung, mas aqui não tem muito o que ser feito. O Mi 11 tem tela que alcança brilho maior, tem gama maior de cores e ainda tem resolução mais alta, mantendo a mesma taxa de atualização de 120 Hz.

A verdade é que ambos possuem ótimas telas que vão agradar quase 100% dos consumidores, mas colocando lado a lado é clara a vitória do Mi 11 sobre o Galaxy S21 Plus.

Ponto para o Mi 11.

Melhor tecnologia de tela

Mi 11

Melhor resolução de tela

Mi 11

Melhor proporção tela/corpo

Mi 11

Tela de Hz elevada?

Ambos

Qualidade geral da tela

Mi 11

Som


Já no som a Samsung se recupera com seus alto-falantes estéreo otimizados pela AKG, que possuem som mais balanceado entre os canais enquanto o da Xiaomi tem o alto-falante inferior mais forte que o superior. Os graves também são melhores no S21 Plus, ainda que não seja nenhum primor em ambos. Nenhum deles tem porta P2 para fones de ouvido.

O som estéreo mais balanceado dá vitória para o Galaxy S21 Plus.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


One UI e MIUI, duas interfaces customizadas que arrastam fãs e haters. A Samsung mudou da água pro vinho nos últimos anos, enquanto a Xiaomi fez o caminho oposto e começou a pecar bastante, especialmente em otimização no gerenciamento de RAM.

Ambos contam com Android 11 rodando de fábrica, mas enquanto o Galaxy S21 Plus tem garantia de ir até o Android 14 e receber pelo menos 4 anos de updates de segurança, não dá para saber até onde o Mi 11 vai, sendo costume da Xiaomi atualizar a MIUI e deixar a versão do Android para trás em vários modelos.

Em recursos, temos como destaque na Samsung o modo DeX, que transforma seu celular em um desktop quando é conectado a um monitor externo, seja uma TV, computador ou outro tipo de tela, permitindo uso de periféricos para jogar ou trabalhar com maior conforto.

Já na Xiaomi o destaque fica para o infravermelho, que transforma o aparelho em um controle universal para seus eletrônicos, como TV, ar-condicionado e sistema de som.

Pela garantia de suporte e modo DeX, o Galaxy S21 Plus leva o ponto em sistema.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy S21 Plus

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S21 Plus

Faltam conexões? Sobram?

Ambos

Desempenho


Snapdragon ou Exynos? Essa briga é antiga, e, ainda que a Samsung tenha conseguido reduzir a distância na atual geração com o bom Exynos 2100, o Snapdragon 888 ainda é o chip mais poderoso disponível para aparelhos Android.

O Mi 11 foi um pouco mais rápido em nosso teste de abertura de apps, mas a verdade é que a MIUI ainda peca bastante em otimização, e por isso a diferença no dia a dia será praticamente imperceptível entre os dois, e ambos conseguirão rodar tudo o que você quiser por um bom tempo.

O único ponto onde dá para ver realmente uma distância maior na performance dos dois é durante a execução de jogos, em especial de títulos mais pesados e por um período maior. O Mi 11 consegue segurar o desempenho no topo durante muito tempo, enquanto o Galaxy S21 Plus acaba sofrendo com aquecimento e perdendo a performance depois de alguns minutos de jogatina mais intensa.

Nos benchmarks temos números maiores para o Mi 11 em alguns casos e maiores para o Galaxy S21 Plus em outros, então se você for do tipo que se apoia nisso para definir sua compra, sinto muito.

Por ter sido mais rápido nos testes do TudoCelular e manter melhor desempenho em jogos, o Mi 11 pontua aqui.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Mi 11

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Mi 11

Quem tem os melhores números de benchmark?

Mi 11

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria


4.800 mAh de um lado e 4.600 mAh do outro, quem leva a melhor? Por mais que o Galaxy S21 Plus tenha só 200 mAh a mais de capacidade, ele rendeu bem mais que o Mi 11 em nosso teste que simula uso real, conseguindo passar das 22 horas e meia de uso contra pouco mais de 17 horas do Mi 11.

Isso significa que se você é do tipo que não desgruda do celular por 1 minuto durante o dia terá que levar o Mi 11 para a tomada antes do Galaxy S21 Plus, mas no geral ambos devem aguentar um dia inteiro de uso moderado, com uma folga no modelo da Samsung para o dia seguinte.

O ponto positivo para o Mi 11 é a recarga, com o carregador de 55W que vem na caixa precisando de menos de 1 hora para encher a bateria de 0 a 100%. O Galaxy S21 Plus sequer vem com carregador na caixa, e usando o de 25W da geração passada ele leva pouco mais de 1 hora para ir de 0 a 100%.

Em tecnologias, além de suportar recarga mais rápida por fio o Mi 11 também aceita maior potência sem fio, seja para recarregar a si mesmo ou outros produtos com a recarga reversa.

Um dura mais, outro recarrega mais rápido, então temos um empate aqui.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S21 Plus

Qual recarrega mais rápido?

Mi 11

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S21 Plus

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Os dois trazem conjunto triplo de câmeras na parte traseira, mas com propostas diferentes. Enquanto a Samsung aposta em uma câmera wide, uma ultra wide e uma telefoto com zoom híbrido de 3 vezes, a Xiaomi vem com uma câmera para macros no lugar da de zoom, então depende do que você busca.

Com a câmera principal não temos uma diferença muito gritante entre os modelos, e, ainda que o S21 Plus se saia melhor no geral, será possível tirar fotos ricas em detalhes e com cores balanceadas com ambos os aparelhos. Este é um ponto onde a Xiaomi vem evoluindo muito, já que até o Mi 8 tínhamos um abismo entre seus celulares e os da Samsung quando se falava de câmeras.

Já na ultra wide a Xiaomi resolveu economizar e isso tem seu preço, entregando imagens bem piores do que temos no S21 Plus, ainda que traga mais megapixels.

Sobre a terceira câmera, é questão de gosto. O zoom híbrido do S21 Plus não é tão bom quanto temos no S21 Ultra com seu zoom verdadeiro sem perdas, e o Mi 11 tem uma câmera macro com autofoco bem legal, mas de baixa resolução e que gera cores mais apagadas, precisando de um pós-processamento para corrigir isso.

Por ter uma qualidade melhor no geral, o Galaxy S21 Plus leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S21 Plus

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Ambos

Melhor ultrawide

Galaxy S21 Plus

Melhor teleobjetiva

Galaxy S21 Plus

Melhor macro

Mi 11

Melhor desfoque

Ambos

Fotos tiradas com o Galaxy S21 Plus

O Galaxy S21 Plus tem gravação limitada em 8K a 24 fps, enquanto o Mi 11 grava na mesma resolução em 30 quadros por segundo. Então o aparelho da Xiaomi é melhor, certo? Não é bem assim.

O celular sul-coreano tem foco mais ágil, captura de áudio muito melhor e maior versatilidade ao gravar com outras câmeras que não a principal, tendo até estabilização óptica na câmera de zoom.

Ponto para o Galaxy S21 Plus para provar que números não são tudo.

Possui estabilização óptica?

Galaxy S21 Plus

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4k a 60fps?

Ambos

Melhor em vídeo

Galaxy S21 Plus

Fotos tiradas com o Mi 11

Nas selfies, caímos de novo nos números. O Mi 11 tem 20 megapixels na câmera frontal, enquanto o Galaxy S21 Plus traz metade disso. Mas não, o Xiaomi não tem o dobro da qualidade, e não chega nem perto disso.

Ambos entregam boas selfies durante o dia e mesmo em ambientes escuros, conseguindo usar bem o modo retrato e evitando suavizar demais a pele como normalmente temos em celulares asiáticos.

No geral, porém, é justamente o Samsung que preserva mais os detalhes e permite uma selfie mais “verdadeira”, mas como nem todo mundo gosta de ver suas imperfeições na tela do celular...

Daremos um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Mi 11

Câmera frontal grava em 4k?

Galaxy S21 Plus

Melhor selfie

Ambos

Preço

Dos dois, apenas o Galaxy S21 Plus está disponível oficialmente no Brasil, o que deve se manter assim se considerarmos que a Xiaomi não tem costume de trazer modelos mais caros ao nosso país.

Lá fora o Mi 11 foi lançado por 750 euros, bem abaixo dos 1.080 euros do Galaxy S21 Plus. Ainda assim, esse preço só na conversão direta já dá mais de R$ 5 mil se desconsiderarmos os impostos, e como o S21 Plus já pode ser encontrado facilmente em promoções no Brasil por cerca de R$ 4,5 mil não tem nem muito o que debater.

Ou seja, ponto para o S21 Plus.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Mi 11

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S21 Plus

8.1 Hardware
4.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S21 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Fechamos o comparativo com 8 pontos para o Galaxy S21 Plus e 4 pontos para o Mi 11. Isso de forma alguma quer dizer que o celular da Xiaomi é ruim, ele é a melhor opção se o que você busca é uma tela de melhor qualidade, desempenho mais robusto e bateria que recarrega rápido independente de usar fio ou não.

O problema, para a Xiaomi, é que o Galaxy S21 Plus é um aparelho muito mais balanceado, sem nenhum ponto negativo muito evidente.

Ele tem uma tela muito boa, que é complementada por um sistema de áudio melhor que o do Mi 11, tem desempenho satisfatório para o dia a dia da imensa maioria, ainda que não seja o melhor dos dois no geral, bateria dura mais e também recarrega bem rápido, mesmo que não tão rápido quanto o Mi 11, e ainda tem como extras a melhor construção, o suporte de software mais confiável e um conjunto de câmeras mais capaz, tudo com garantia nacional e ainda custando menos do que você pagará se decidir importar o Mi 11.

São dois aparelhos muito bons, mas o vencedor claro do comparativo e a nossa indicação é o Galaxy S21 Plus.

RESULTADO

Xiaomi Mi 11: 4 PONTOS

  • Melhor tela
  • Melhor desempenho
  • Recarga mais rápida com e sem fio
  • Ótimas selfies

Galaxy S21 Plus: 8 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor som
  • Melhor em software
  • Melhor bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em gravação de vídeos
  • Ótimas selfies
  • Melhor preço

Mas e você: qual acha que compensa mais a compra? Acha que o Snapdragon 888 e a tela Quad HD do Mi 11 valem todo o resto em que ele não é tão bom quanto o S21 Plus? Comenta aí embaixo!

(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:44)

59

Comentários

Mi 11 vs Galaxy S21 Plus: dessa vez a chinesa bate a sul-coreana? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista