LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A52 vs A51: intermediário da Samsung em 2021 supera antecessor? | Comparativo

02 de maio de 2021 48

O Galaxy A52 mal chegou e já se mostrou o melhor celular intermediário da Samsung em 2021 até o momento, segundo os resultados dos nossos testes. A Samsung ainda promete entregar algumas características de tops de linha agora em sua linha A.

Mas será que o conjunto mais recente supera o antecessor Galaxy A51? É o que saberemos agora, neste Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Samsung Galaxy A52

Falando primeiro sobre o design, a Samsung manteve a parte frontal com notch em forma de furo na tela para o celular mais recente, além de leitor biométrico sob a tela. O acabamento do A52 ainda segue em plástico, mas agora em uma aparência fosca para dar mais elegância ao produto. A coreana abandonou a distribuição das câmeras em L, como no A51, e agora aplica um visual mais bem distribuído dos sensores traseiros, com o módulo onde eles ficam situados da mesma cor do restante do corpo.

Um dos principais avanços que o novo intermediário apresentou foi na proteção contra água e poeira. Agora, a Samsung inseriu a certificação IP67 na sua linha Galaxy A, para garantir que o smartphone sobreviva submerso por até 30 minutos em um rio ou uma piscina, por exemplo, desde que não passe de um metro de profundidade.

Samsung Galaxy A51

Em contrapartida, o celular mais recente perdeu o slot dedicado a cartão MicroSD, e agora compartilha a expansão de memória com um segundo chip de operadora. Pelo menos, a fabricante não aderiu à ausência de adaptador de tomada na caixa como nos tops e ainda mantém o carregador dentro da embalagem do aparelho recém-lançado.

O Galaxy A52 começa o Comparativo na frente pelos avanços nítidos em design.

Melhor construção

Galaxy A52

Slot é híbrido ou não?

Galaxy A51

Possui alguma resistência?

Galaxy A52

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais leve e mais fino?

Galaxy A51

75.1 x 159.9 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
73.6 x 158.5 x 7.9 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Vamos falar sobre a tela dos dois produtos. Para começar, houve um aumento bem discreto no tamanho das bordas, o que gerou uma redução no aproveitamento frontal deste mais recente. Mas o painel Super AMOLED de 6,5 polegadas do A51 não só foi mantido nesta nova geração, como melhorado. Agora, o display entrega uma taxa de atualização de 90 Hz, para deixar as imagens mais fluidas, só que você ainda poderá ajustar para 60 Hz caso queira economizar mais bateria.

O brilho ficou mais forte no Galaxy A52 e há um novo controle para reduzir a luz azul do painel. Para ficar ainda melhor, só faltou a Samsung trazer suporte a HDR para dar aquela melhorada na reprodução de filmes e séries em plataformas de streaming, por exemplo.

A tela ficou mais fluida e com brilho maior no A52, por isso o ponto aqui é dele.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy A52

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy A51

Tela de Hz elevada?

Galaxy A52

Qualidade geral da tela

Galaxy A52

Som


O Galaxy A51 trazia apenas um alto-falante na parte inferior do corpo, com um áudio não tão alto, mas que fazia um bom trabalho. Para o A52, a Samsung incluiu a saída de som de chamadas como um canal secundário para oferecer som estéreo. A potência sonora melhorou, assim como o equilíbrio entre graves, médios e agudos.

O aparelho mais novo ganhou suporte a Dolby Atmos para efeito surround, só que ainda está longe da perfeição. Dá para alterar entre perfis para filmes, músicas e voz no modelo mais novo, além de um modo para jogos que promete realçar pequenos efeitos sonoros. Ah, e o conector para fones de ouvido está mantido aqui também, apesar de que não vem mais o acessório na caixa.

O som também evoluiu para a nova geração, o que dá mais um ponto para o A52.

Som é estéreo?

Galaxy A52

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Galaxy A52

Vem fones de ouvido na caixa?

Galaxy A51

Qualidade sonora

Galaxy A52

Sistema


Enquanto o A51 chegou com Android 10 e One UI 2.0, para depois receber a One UI 3 com a versão mais recente do sistema operacional, o A52 já sai da caixa com o Android 11 e a edição 3.1 da interface da Samsung. No geral, as funções não mudam de um dispositivo para o outro, enquanto a experiência é fluida em ambos os casos.

O que vai fazer a diferença aqui é a fluidez maior das animações no celular de 2021, já que ele tem suporte a 90 fps. Outro detalhe importante é que o Galaxy A52 integra a lista da coreana para receber três atualizações de sistema e quatro anos de pacotes de segurança. Isso garante suporte a ele por um longo período de tempo.

É outro ponto ao Galaxy mais recente.

Sistema bem atualizado?

Galaxy A52

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A52

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Desempenho


Para a geração deste ano, a Samsung abriu mão do antigo chip Exynos 9611 para utilizar a plataforma Snapdragon 720G no Galaxy A52. E a troca parece ter sido benéfica aos usuários. Com o componente da Qualcomm, o smartphone mais novo conseguiu concluir a primeira rodada dos nossos testes de abertura de apps cinco segundos mais rápido que o A51. Isso combinado à inclusão de mais memória RAM ajudou a reabrir os aplicativos no multitarefas precisando de dez segundos a menos que o antecessor.

Em benchmarks, os ganhos também foram expressivos para o novo intermediário. Ele é superior por mais de 100 mil pontos de diferença no AnTuTu e até 300 a mais no Geekbench. Bom para quem gosta de ostentar notas altas nesses indicadores. Já em jogos, houve um ganho de fluidez pelo painel de 90 Hz nos títulos compatíveis, além de não sofrer tanto para rodar os games com qualidade gráfica no máximo.

Em desempenho, é mais uma clara vitória do A52.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A52

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy A52

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy A52

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A52

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A52

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria

Talvez tenha sido em bateria a surpresa mais positiva da Samsung para o seu intermediário recém-lançado. O Galaxy A52 conseguiu entregar um total de 27 horas de uso nos nossos testes, o que significa um aumento de 10 horas em comparação ao A51. Isso com um aumento de apenas 500 mAh na capacidade de bateria da geração passada para esta.

E se você pensa que o celular mais novo sofre mais para carregar, está enganado. Com o mesmo carregador de 15W, o A52 leva seis minutos a menos que o antecessor para encher por completo a bateria. Lembrando que ele ainda é compatível com carga rápida de 25W, mas o adaptador de tomada que vem na caixa não chega a essa potência.

É um aumento considerável na autonomia com redução no tempo ligado na tomada. Ponto duplo para o Galaxy de 2021.

Qual tem mais bateria?

Galaxy A52

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy A52

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy A52

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Chegamos no tópico de fotos. O conjunto de quatro câmeras do A51 foi mantido no A52, com a diferença de que o sensor principal evoluiu de 48 para 64 MP. E os avanços foram traduzidos em melhores fotos. O smartphone deste ano realiza bons registros, com riqueza em detalhes e cores vividas, sem precisar exagerar na saturação. O HDR faz um trabalho básico, mas não chega a empolgar. Já é mais que o A51, devido às limitações que o chip Exynos colocava a ele para não extrair o máximo que sua câmera podia tirar.

A ultrawide recente tem uma pequena saturação na comparação com a principal, algo que também acontecia no antecessor, e há um pouco de perda de nitidez. Já o trabalho à noite ficou mais satisfatório. A lente macro dos dois lados impressionam pelo nível de detalhes, mas pecam na mesma característica: a ausência de foco automático. Por sua vez, a de desfoque de ambos também funcionam bem com pessoas e objetos, sem comprometer a experiência do usuário.

Os avanços foram mais discretos em câmeras, mas suficientes para dar o ponto ao Galaxy A52.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A52

Melhores fotos noturnas

Galaxy A52

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Galaxy A52

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A52

A gravação de vídeos do A52 continua com as mesmas características de resolução encontradas no A51. Aqui há suporte a vídeos em 4K tanto com o sensor principal como no ultrawide. Sem contar que a captura de áudio nos dois tem alta qualidade e é capaz de lidar bem com ruídos de vento. Mas o destaque vai para a estabilização óptica inserida pela Samsung na nova geração, quando as filmagens são feitas em Full HD.

Pelo recurso que reduz tremidos, o A52 leva a vantagem em vídeos.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A52

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Galaxy A52

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A51

A câmera de selfies segue a mesma de 32 MP para o mais recente, sem mudanças na qualidade das imagens. As fotos têm poucos ruídos, acertam no HDR e no modo retrato, com queda apenas à noite. E tem mais: ambas podem gravar vídeos frontais em resolução 4K.

Sem diferenças entre as gerações, damos um empate aqui, o que significa o primeiro ponto para o A51 no Comparativo.

Melhor conjunto de câmera frontal

Nenhum

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Ambos

Preço

O Galaxy A51 chegou ao Brasil no ano passado pelo preço sugerido de R$ 2.200. Por sua vez, o A52 veio este ano ao mercado nacional a um custo de R$ 3.300. Uma diferença considerável de mais de R$ 1.000, ainda mais por se tratar de um sucessor direto.

Atualmente, nas varejistas brasileiras, já é possível encontrar o smartphone mais recente pelo custo de lançamento do antecessor. Enquanto isso, o mais antigo pode ser encontrado atualmente por menos de R$ 1.700. São R$ 500 de distância que certamente fazem a diferença no bolso do consumidor.

Desta maneira, o Galaxy A51 leva o último ponto do Comparativo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy A51

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A51

7.8 Hardware
5.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A52

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O placar elástico a favor do Galaxy A52 traduz bem a evolução de uma geração para a outra. A Samsung conseguiu melhorar a linha intermediária em design, deixou a tela mais fluida, colocou uma plataforma mais rápida e otimizou o consumo de bateria.

Sem contar as câmeras melhores no geral. Mas isso teve o seu preço, e o aparelho acabou chegando ao Brasil por um valor bem maior que o A51, mesmo que a diferença não esteja tão grande assim no momento atual.

RESULTADO

Samsung Galaxy A52: 10 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor em tela
  • Melhor em som
  • Melhor software
  • Melhor desempenho
  • Melhor em bateria
  • Melhor em recarga
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Empate em selfies

Samsung Galaxy A51: 2 PONTOS

  • Empate em selfies
  • Melhor custo-benefício

Agora é o momento de sabermos de você: o que achou dos avanços do A51 para o A52? Acredita que eles foram expressivos como mostramos com os dois lado a lado? Qual é a sua preferência entre estes celulares? Responda tudo isso para a gente no campo de comentários mais abaixo.

(atualizado em 28 de março de 2024, às 15:10)

48

Comentários

Galaxy A52 vs A51: intermediário da Samsung em 2021 supera antecessor? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista