LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Z Slide: nova patente mostra conceito de celular com tela transparente e flexível

11 de março de 2022 6

Atualização (11/03/2022) - EB

A Samsung está investindo cada vez mais em patentes para criar um smartphone com tela deslizante com design criativo. Hoje temos mais um deles sendo mostrado em uma documentação que foi publicada no OMPI (World Intellectual Property Office) em 10 de março de 2022. A patente cita um "eletrônico deslizante e método para usar display transparente no referido aparelho."

Imagem: LetsGoDigital

Como você pode ver nas imagens abaixo, o modelo tem uma tela transparentes e ainda deslizante na horizontal. Entretanto, o diferencial aqui é que a parte expansível é fixada na traseira do smartphone, então basicamente ele tem dois lados utilizáveis quando está no "modo compacto".

Imagem: LetsGoDigital

Para tornar a tela transparente, é dito que a Samsung deve utilizar placas polarizadoras, que podem deixar o display semitransparente ou totalmente, abrindo espaço para que as câmeras traseiras possam captar luz sem interferências, pois os sensores estão equipados sob a tela flexível.

Falando em sensores, o celular ainda deve incluir um infravermelho para medir a distância dos objetos.

Imagem: LetsGoDigital

A tela ainda tem um suporte para impedir que ela se enrole novamente na área traseira quando você estiver utilizando-a na vertical ou na horizontal. A patente também menciona que o display é compatível com a S Pen assim como o Galaxy Z Fold 3.

De qualquer forma, é interessante lembrar que o registro da patente não confirma que a Samsung deve realmente lançar este dispositivo. Entretanto, este é um conceito interessante que traz ainda mais possibilidades para aplicações como fotografias, gravação de vídeo e aplicações em realidade aumentada graças a tela transparente.

Atualização (10/03/2022) - LR

Galaxy Z Slide: nova patente mostra celular com tela expansível em duas direções

O segmento de celulares dobráveis da Samsung vem ganhando amplo destaque nos últimos anos e recebendo muitos investimentos por parte da empresa sul-coreana, que aparentemente pretende expandir sua atuação nesse nicho mobile introduzindo um smartphone com tela expansível em duas direções.

Conforme revelado pelo portal LetsGoDigital, em setembro do ano passado a fabricante asiática solicitou junto à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) a patente de um aparelho com abertura vertical — assim como o Galaxy Z Flip3 5G, mas incluindo algumas alterações — e possibilidade de uso nesse modo ou horizontalmente.

Suposta construção do Galaxy Z Flip Slide. (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital).

Conforme mostram imagens baseadas no documento, a tela Flex OLED pode ser expandida verticalmente aumentando a área útil que pode ser aproveitada pelo usuário. Ainda segundo o site, essa tecnologia é excepcionalmente interessante para jogadores, por ser possível (aparentemente) dividir cada painel de modo que exiba uma imagem individual.

Por fim, a patente também revela a existência de um módulo duplo de câmeras traseiras com resolução ainda desconhecida. A data de lançamento, disponibilidade e preço permanecem incógnitos, porém é esperado que novas informações surjam em breve trazendo à tona mais detalhes sobre esse modelo da Samsung.

Suposta construção do Galaxy Z Flip Slide. (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital).

Atualização (16/12/2021) - EB

Galaxy Z Slide: nova patente mostra celular com tela expansível em duas direções

A Samsung está buscando designs cada vez mais inusitados para o Galaxy Z Slide. Já vimos um modelo com 5 câmeras e outro com sensores sob a tela e hoje um novo registro de patente mostra uma versão com tela expansível em duas direções chamado de Galaxy Z Fold Dual Slide.

Imagem: LetsGoDigital

A patente da Samsung Electronics foi registrada no World Intellectual Property Office em 21 de maio de 2021 e contém 152 páginas mostrando uma versão do Galaxy Z Fold que se expande em duas direções. O título da patente é:

Dispositivo eletrônico que inclui display com pluralidade de estados e método para controlar o mesmo.

A documentação, publicada em 16 de dezembro de 2021, indica que o usuário deve poder escolher se quer expandir o aparelho numa direção ou nas duas ao mesmo tempo, que torna o display 30% mais largo e até 25% mais alto.

As bordas da tela são arredondadas com um pequeno quadrado no canto superior direito para acomodar a câmera frontal.

Imagem: LetsGoDigital

Um botão ainda está presente no lado esquerdo do aparelho, permitindo que o usuário recolha a tela rapidamente.

Como este aparelho tem um hardware diferenciado, a patente ainda menciona que recursos como o Modo Flex do Galaxy Z Fold 3 deve ganhar uma versão aprimorada, permitindo que até 3 aplicativos sejam exibidos ao mesmo tempo quando o aparelho estiver totalmente expandido.

Como sempre, é preciso lembrar que o registro de uma patente não garante a aplicação da ideia, mas é muito interessante ver que a Samsung está determinada em lançar um novo dispositivo com tela rolável, pois ela tem registrado documentações com este tipo de aparelho desde 2020.

Atualização (25/11/2021) - HA

Galaxy Z Slide: patente sugere conjunto de cinco câmeras e design inspirado no Z Fold

Depois de aparecer em patentes anteriores sugerindo as inteções da Samsung em arriscar em novos aparelhos dobráveis, o Samsung Galaxy Z Slide, como tem sido apelidado, parece ter recebido um novo desdobramento em outro pedido de patente da empresa sul-coreana.

Desta vez, a marca registrou um documento semelhante, que se baseia em publicações anteriores, mas inclui outros detalhes. Entre eles, há a inclusão de um módulo de câmeras com cinco lentes — apelidado de "penta-câmera". O módulo fotográfico inclui uma câmera periscópica com zoom telefoto e um flash LED. Pode ser um avanço significativo em termos de fotografia em relação à atual série Galaxy Z.

(Imagem: LetsGoDigital/Reprodução)

O mesmo tipo de dobradiça oculta foi aplicado aqui também, e poderia tanto trabalhar a partir de um desenho mais horizontal, próximo ao Galaxy Z Fold, como remeter ao estilo vertical, em concha, do Z Flip, com a tela deslizante na parte inferior.

A documentação da patente também mostra que o dispositivo oferece suporte para carregamento sem fio reverso.

Atualização (24/08/21) - EB

O Galaxy Z Slide já apareceu em duas patentes, uma delas indicando que uma câmera será colocada sob a tela rolável. Agora mais uma patente registrada pela Samsung Display indica mais detalhes do smartphone com tela expansível, que apareceu novamente com uma câmera sob a tela neste novo conceito.

A documentação registrada em 1º de fevereiro de 2021 foi divulgada hoje com 40 esboços de dois dispositivos da Samsung com tela rolável e design bastante similar ao Galaxy Z Fold 3, que foi anunciado recentemente ao lado do Galaxy Z Flip 3.

Apelidado de Galaxy Z Fold & Roll pelo LetsGoDigital, o celular mostrado tem duas opções mostradas na patente, uma com uma tela ampliando pelo lado direito e outra pelo lado esquerdo. Também é possível notar que o celular não tem um câmera frontal visível, então acreditamos que ela esteja oculta sob a tela assim como o Galaxy Z Fold 3.

Imagem: LetsGoDigital

Infelizmente a aplicação da patente não confirma que a ideia será realmente aplicada, mas é interessante notar que os conceitos da Samsung Display estão evoluindo. Esperamos que o seu próximo celular com câmera sob a tela tenha um sensor frontal mais poderoso, afinal a câmera sob a tela do Z Fold 3 tem apenas 4 megapixels.

Atualização (23/06/21) - JB

Galaxy Z Slide: patente sugere que rolável pode ter câmera sob o display

Enquanto se prepara para apresentar ao mundo dois novos smartphones dobráveis, a Samsung também tem registrado patentes interessantes. Uma delas mostra a possível próxima aposta da coreana no segmento premium: estamos falando do Galaxy Z Slide.

Esse smartphone teve uma nova patente revelada nos Estados Unidos e mais detalhes de design foram expostos. O principal destaque é que a Samsung está desenvolvendo o dispositivo para que ele também tenha câmera frontal sob o display.

Além de trazer uma inovação tecnológica aguardada pelo público, o Galaxy Z Slide deve ter tela rolável. Assim, quando fechado, ele terá o tamanho de um smartphone comum, mas quando aberto alcançará a proporção de um pequeno tablet.

Veja abaixo que a ilustração da patente também deixa bem destacado que há leitor de digitais sob o display.


A parte traseira do Galaxy Z Slide também traz módulo com três câmeras, sendo que há ainda leitor de frequência cardíaca e flash LED.

A Samsung deixou de usar o leitor de frequência cardíaca em seus smartphones há algum tempo, mas tudo indica que o componente pode voltar no novo dobrável.

Por enquanto, a Samsung não comenta quando esse smartphone pode ser lançado, mas há quem acredite que ele pode ser o grande destaque do primeiro semestre de 2022.

Texto original (22/05/21)

Galaxy Z Slide: novo registro indica existência de dispositivo com tela retrátil

Como noticiamos por aqui no último dia 19, foi encontrado um registro da Samsung junto ao Órgão de Propriedade Intelectual da Europa (EUIPO) indicando a existência do Galaxy Z Roll: suposto dispositivo que poderia ter sua tela desenrolada para o lado. Agora, um novo registro foi encontrado no mesmo Órgão, dessa vez, do Galaxy Z Slide.

Apesar do registro da marca feito pela Samsung poder indicar dois nomes para o mesmo dispositivo, tal possibilidade é remota, uma vez que grande parte dos produtos com marca registrada pela empresa sul-coreana costumam chegar até as lojas, nas mãos do consumidor.

Confira o registro abaixo.

Imagem: reprodução/Lets Go Digital

Indicado no registro sob a classe 9, que referencia smartphones, tablets e computadores, e fazendo uma breve relação com o nome ‘Slide’, o esperado é que o dispositivo ainda inédito seja capaz de ter sua tela “esticada” para cima, em um movimento semelhante ao que acontecia nos antigos celulares slide – como no lendário Sony Ericsson G705.

Ainda não há nada concreto em toda essa suposição, mas o aparelho ser registrado sob a linha Z também pode ser um forte indicativo. Isso, pois como estamos acompanhando ao longo dos últimos anos, a Samsung tem reservado essa linha, em específico, para celulares com tela dobrável; sendo os grandes exemplos os Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold.

Com isso, a Samsung estabeleceria uma grande linha de dobráveis, todos sob o mesmo guarda-chuva, cada um com uma tela rolando, dobrando ou deslizando para uma direção.

Mas nada disso poderá ser confirmado até a oficialização dos dispositivos – se é que isso irá acontecer algum dia. Com a chegada do Galaxy Unpacked 2021 em meados de agosto, onde a sul-coreana deve anunciar os novos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, esperamos que a empresa nos dê mais algum detalhe (mesmo que o seu primeiro smartphone ‘slide’ não tenha expectativa de dar as caras até 2022).


6

Comentários

Galaxy Z Slide: nova patente mostra conceito de celular com tela transparente e flexível
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista