LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Exynos 2200 adiado?! Galaxy S22 Ultra pode ter apenas versão com Snapdragon 8 Gen 1

14 de janeiro de 2022 204

Atualização (14/01/2022) por LL

Ao que parece, o Galaxy S22 Ultra será oferecido com o processador Snapdragon 8 Gen 1 em todo o mundo. Levando em consideração que a produção do Exynos 2200 foi adiado sem razões aparentes, o lançamento do principal modelo da nova série carro-chefe da Samsung com o chip da Qualcomm não seria uma grande surpresa.

No entanto, o rumor fala apenas do S22 Ultra e, portanto, pelo menos no momento, não há razão para duvidar de que os modelos S22 e S22 Plus chegarão com chips próprios da Samsung em alguns mercados.

O Exynos 2200 supostamente terá GPU 34% melhor que a da geração anterior, ray tracing em jogos e desempenho superior ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1.

A conta oficial da Samsung Exynos no Twitter havia anunciado recentemente que o chip seria apresentado no dia 11 de janeiro. Entretanto, o post foi excluído e nenhum evento foi realizado.

Embora os motivos por trás do adiamento sejam desconhecidos, a Samsung disse que não há problemas com o desempenho ou com a produção. O novo chip, segundo um funcionário da empresa, será apresentado em conjunto com "um novo smartphone" de modelo não especificado.

Quais são as suas expectativas sobre o Exynos 2200 e o S22 Ultra? Conte nos comentários!

O Exynos 2200, novo processador principal da Samsung que supostamente seria introduzido com a próxima série Galaxy S22, acaba de passar por mais um adiamento. A empresa não revelou as razões por trás da decisão, e segundo um informante da fabricante "não há problemas com a produção e o desempenho" do chip.

O Samsung Exynos 2200 pode ter GPU 34% melhor que a da geração anterior, ray tracing em jogos e desempenho superior ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Os rumores sobre seu adiamento estão ocorrendo há algum tempo; ainda ontem (11), um leaker apontou que a novidade ainda precisa de diversos ajustes antes de vir à luz.

No Brasil, o Galaxy S22 foi homologado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1. Imagem: Reprodução

De acordo com relatório do SamMobile, o funcionário da Samsung também disse ao Business Korea que o novo processador será apresentado "no momento do lançamento de um novo smartphone Samsung".

Isto parece ser uma tentativa de desacreditar os rumores de que o Exynos 2200 não chegará com a série Galaxy S22, mas é claro que tal "novo smartphone Samsung" não necessariamente será um Galaxy S22.

A declaração pode até significar que o Exynos 2200 será revelado quando uma nova geração de dobráveis for lançada no final deste ano. Teremos que esperar até o próximo mês para saber com certeza se o Exynos 2200 chegará de fato com a série Galaxy S22. Ao menos no Brasil o novo carro-chefe foi homologado com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1.

Quais são as suas expectativas sobre o Exynos 2200? Conte nos comentários!

Nesse embate entre as marcas e seus processadores, o novo Exynos 2200 da Samsung já protagoniza diversos rumores e especulações sobre suas características, e entre as mais recentes, há indícios de que a frequência de sua GPU AMD Radeon será de 1.300MHz — número superior à do Bionic A15 da Apple, com 1.200MHz.

Há informações ainda de que a frequência original na plataforma da Samsung era de 1.800MHz, mas isso teve de ser alterado para equilibrar o consumo de energia para smartphones. Porém, um outro rumor em paralelo aponta que o tão discutido chipset não esteja logo no mercado.

Conforme apontou o informante Ice Universe nesta terça (11), a marca sul-coreana adiou o lançamento do Exynos 2200, indefinidamente, removendo menções ao chip de suas redes sociais. Ao que parece, a novidade ainda precisa de diversos ajustes antes de vir à luz. De acordo com ele em posts anteriores, o desempenho, afinal, não iria surpreender, bem como estavam sendo enfrentado problemas com superaquecimento.

O informante lembra ainda que o Exynos 1200 tinha uma apresentação agendada para novembro, mas acabou sendo cancelado no meio do caminho.

Atualização (10/11/2021) - HA

Novos resultados sobre a GPU do Exynos 2200 foram compartilhadas por um informante, apontadas como fruto de um benchmark oficial, e revelam que essa próxima placa gráfica do processador pode atingir um pico de desemepenho 34% maior que a do modelo anterior.

Infelizmente, segundo o informante Tron no Twitter, esse desempenho sofre um impacto, provavelmente devido à limitação térmica, mas ainda há uma grande diferença em comparação com o Exynos 2100. Em termos de desempenho sustentado, há uma melhora que varia entre 17 e 20% em relação ao Exynos 2100.

Quando comparado com o Snapdragon 888, a GPU do Exynos 2200 registra uma "grande diferença no desempenho do 3DMark", mas os resultados não são detalhados. Segundo rumores anteriores, esse chip bateria não são a geração atual da Qualcomm, bem como o A14 Bionic da Apple.

Este salto de desempenho é provavelmente devido à GPU RDNA2 de 6 núcleos. No entanto, o informante ressalta que os resultados são baseados em hardware e software de antes do lançamento. Além disso, o consumo de energia do próximo chipset não foi compartilhado, um dado fundamental pensando na lógica dos smartphones.

Atualização (04/10/2021) - FM

Durante sua apresentação na Computex 2021, a AMD reafirmou sua parceria com a Samsung para o fornecimento da arquitetura RDNA 2 — utilizada em suas placas de vídeo — ao chipset Exynos. Desde então, vários benchmarks indicam o desempenho do Exynos 2200, tratado como o futuro processador top de linha da sul-coreana.

Nesta segunda-feira (04), a fabricante pode ter confirmado que o ray tracing está próximo de estrear na GPU do Exynos, embora não cite especificamente o nome da AMD. Em uma publicação no Weibo, a companhia adiantou que a próxima geração de sua plataforma móvel será equipada com a tecnologia.

“O ray tracing é uma tecnologia de sintetização gráfica avançada suportada por chips para desktop”, explica a sul-coreana em tradução livre. “A tecnologia está prestes a ser transportada à plataforma móvel dos smartphones através da GPU do Samsung Exynos”.

A Samsung removeu a publicação em poucos minutos, o que não faria muito sentido ao considerar que parte dos detalhes haviam sido confirmados pela própria AMD, mas esta é a primeira vez que a desenvolvedora do Exynos confirma a existência de um modelo com nova unidade gráfica e cita uma “experiência superior para os jogos móveis”.

Isso sugere que, em breve, poderemos encontrar diversos títulos com suporte ao ray tracing nas lojas de aplicativos dos celulares “Galaxy”. Na última semana, um suposto Galaxy S22 Plus apareceu em rumores que indicam sua contagem de núcleos e baixo consumo de energia, cedendo espaço para que a GPU AMD RDNA 2 opere em frequências mais altas.

Em julho, a GPU do Exynos 2200 apareceu em benchmarks do Wild Life com 40% mais desempenho que o Snapdragon 888 da Qualcomm. O Snapdragon 895, previsto para estrear no fim deste ano, não deve ostentar melhorias equivalentes em gráficos e ficaria abaixo do Exynos 2200, segundo os rumores.

Atualização (15/07/2021) - EB

Bate o Snapdragon 895? Samsung Exynos 2200 tem design vazado com 4 nm e GPU AMD RDNA2

A Samsung parece estar tentando superar a Qualcomm a todo custo, ontem já vimos relatos de que o Exynos 2200 deve chegar com litografia de 4 nm e pode até mesmo superar o Snapdragon 895. Hoje novas informações sobre a estrutura do próximo chip da Samsung foram vazadas por um leaker do Weibo, evidenciando grandes melhorias no hardware.

Segundo a ficha revelada pelo leaker, o novo processador terá litografia de 4 nm e GPU RNDA2 de 6 núcleos, o que deve contribuir com um salto muito grande de desempenho, principalmente em aplicações exigentes como jogos, por exemplo.

Na imagem abaixo, você pode ver o que, segundo o leaker, é a estrutura do Exynos 2200, que tem 6 núcleos (em amarelo) para GPU e a área em azul é destinada aos núcleos da CPU.

Imagem: GizmoChina

Falando um pouco mais de números, a GPU do Exynos 2200 já foi flagrada no benchmark Wild Life onde ela bateu 8134 pontos no 3D Mark, 40% a mais que o Snapdragon 888. Pensando nisto, rumores já apontam que o Snapdragon 895 não deve ter uma GPU 40% mais potente, então é provável que o Exynos 2200 seja mais poderoso pelo menos neste quesito.

Falando da CPU do Exynos 2200 devemos encontrar um núcleo Cortex-X1 de alta potência, 3 núcleos Cortex-A78 e 4 núcleos Cortex-A55 para eficiência energética. Considerando as melhorias da arquitetura RDNA2 da AMD, é esperado que vejamos este processador em diversos aparelhos como celulares, tablets e até notebooks devido ao seu grande poder de processamento.

Atualização (14/07/2021) - HA

Samsung Exynos 2200 usa processo de 4 nm e pode superar o Snapdragon 895

E continua a disputa entre dois estimados novos processadores, o Qualcomm Snapdragon 895 e o Exynos 2200 — que estão na corrida até por uma data de lançamento similar. Ao menos, Chen Jin, gerente geral do departamento de negócios de telefonia móvel da Lenovo na China, revelou que o chip da fabricante americana deve chegar até fevereiro de 2022. Enquanto isso, mais novidades chegam a respeito da novidade da Samsung, que deve ser lançado na mesma época.

Os novos dados vieram hoje de um blogueiro do Weibo, @i 冰 宇宙, revelando que o chip da sul-coreana usará processo de fabricação de 4 nm, e seu codinome é "Pamir". Integrará também uma GPU da AMD, nomeada provisoriamente de "Voyager".


Na parte gráfica, o Exynos 2200 deve ter microarquitetura gráfica RDNA2 — mesma tecnologia usada nas placas de vídeo do PlayStation 5, Xbox Series X e da linha AMD Radeon RX. Devido à arquitetura mobile e ao consumo de energia, o desempenho específico do processador combinado com a GPU AMD não deve atingir o mesmo nível de consoles de jogos e PCs. Ainda assim, este chip pode trazer vantagens em relação à concorrência.

A expectativa é que o novo processador integre o Samsung Galaxy S22, que deve ser anunciado oficialmente em janeiro. Entretanto, os modelos dos EUA e da China devem vir com o processador Qualcomm Snapdragon 895 no lugar.

E aos poucos vamos tendo melhores perspectivas dessas novidades. E o que está achando? O Exynos vai conseguir superar o Snapdragon dessa vez?

Atualização (08/07/2021) por HA

Em teste do 3D Mark revelado no final de junho, já ficamos sabendo da grande potência do GPU do Samsung Exynos 2200, que superou a pontuação do Snapdragon 888 em 40%. Agora, uma nova informação, divulgada pelo twitter @TheGalox_, o novo chip da fabricante coreana deve bater também o Snapdragon 895, da Qualcomm, tanto no quesito de GPU como de CPU.

No ranking apresentado no tweet, o chip A15, da Bionic, deve bater os dois citados em termos de CPU, mas, no quesito de GPU, o Exynos 2200 é o líder. Em ambos os casos, o Snapdragon 895 fica para trás.

Segundo relatos, o Exynos 2200 terá o novo acelerador de vídeo da Samsung e será a base da série Galaxy S22, novo carro-chefe da empresa. O chip poderá ter litografia de 4 nm e desempenho gráfico similar ao SM8450 — sucessor do Snapdragon 888 —, com a GPU Adreno 730. Os testes realizados até agora no GFXBench apontam dados bem animadores.

Ficou entusiasmado com os resultados do novo chip da Samsung? Deixe seus comentários!

Atualização (29/06/2021) por LL

As expectativas sobre o futuro chipset Samsung Exynos 2200 com arquitetura RDNA 2 da AMD aumentam ao passo que o componente figura em testes de benchmarks. Ao que tudo indica, a GPU RDNA 2 para o processador endêmico da sul-coreana será melhor que o poderoso Apple A14 Bionic e terá desempenho superior em comparação à GPU Mali-G170 da ARM.

Agora, o famoso leaker Ice Universe compartilhou a performance do chipset no teste Wild Life do benchmark gamer 3D Mark. A CPU com arquitetura A77 fez nada menos que 8134 pontos.

A título de comparação, o Exynos 2100 teve uma pontuação geral de 5295 e o flagship da Qualcomm, Snapdragon 888, pontuou 5382. Portanto, o chip A14 da Apple deve ser um dos únicos a competir com o Exynos 2200 com arquitetura RDNA 2 da AMD. E ao que tudo indica, a Samsung pode passar a ser uma das melhores escolhas para players de jogos mobile.

Quais suas expectativas a respeito do Exynos 2200 com AMD RDNA 2?

Ainda sob muito sigilo, o desempenho gráfico do futuro chipset Samsung Exynos 2200 com arquitetura RDNA 2 da AMD já foi detalhado em testes de benchmarks vazados no início do mês. Os dados mostravam que a GPU RDNA 2 para o processador endêmico da sul-coreana será superior ao poderoso Apple A14 Bionic.

Agora, novas informações revelam que esses ganhos de performance serão ainda mais perceptíveis em comparação ao hardware da arquitetura ARM. De acordo com a fonte, o processador Exynos 2200 apresenta desempenho gráfico com ganhos de até 30% em comparação à GPU Mali-G78 da arquitetura ARM.


Ainda, é esperado que o processamento gráfico do novo SoC da sul-coreana ofereça mais velocidade que a nova geração de hardware da ARM. Considerando que a GPU flagship Mali-G710 da ARMv9 será 20% mais poderosa que a atual geração, a AMD ainda forneceria vantagem com ganhos de 10% de desempenho ao processador da Samsung.

Por outro lado, a fonte ressalta que o processador gráfico desenvolvido pela AMD apresenta um problema de gerenciamento de energia, fazendo com que seu desempenho seja reduzido em cerca de 20% ao tentar manter a frequência de clock alta por longos períodos. Em testes posteriores, essa queda chegou a representar 30%.

A parceria da Samsung com a AMD, anunciada durante o evento Computex 2021, deverá oferecer suporte ao ray tracing, VRS e outras tecnologias que elevarão o nível de desempenho dos processadores Exynos. É esperado que esse hardware chegue para smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos ainda este ano.

Texto original (09/06/2021)

A Samsung e a AMD já oficializaram a sua parceria que levará uma GPU Radeon RDNA 2 aos processadores Exynos topo de linha. Hoje temos novas possíveis informações a respeito do primeiro chip que deve ser lançado em breve graças a um teste de benchmark, que ainda indica que o Exynos 2200 deve ser superior ao Apple A14 Bionic em termos gráficos.

As informações de hoje vem do teste de benchmark GFXBench, que mostrou como o novo processador da Samsung deve ser superior ao atual da Apple em desempenho gráfico.

Confira abaixo os números presentes no teste de benchmark:


Como é possível notar, diferentes testes apontam que o chip da Samsung deve atingir até 181 FPS, enquanto que o Apple A14 Bionic chegou a um máximo de 120 FPS.

Falando um pouco mais das possíveis especificações deste chip temos litografia de 4 nm e desempenho similar ao sucessor do Snapdragon 888, o SM8450 que deve chegar com GPU Adreno 730.

Vale lembrar ainda que a AMD ainda anunciou recentemente que a sua GPU para chip Exynos ainda terá suporte a diversos recursos avançados como o Ray Tracing, que levará gráficos ainda mais realistas aos celulares da sul-coreana.

É esperado que o primeiro processador Exynos seja lançado no segundo semestre de 2021 e equipe o próximo Galaxy S22, que deve ser lançado no início de 2022.

Por fim, a Intel também está se esforçando para recuperar a sua posição no setor de processadores contratando especialistas do ramo que já trabalharam na Samsung e na Micron.

Saiba mais


204

Comentários

Exynos 2200 adiado?! Galaxy S22 Ultra pode ter apenas versão com Snapdragon 8 Gen 1
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista