LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

realme 7 5G vs Galaxy A52 5G: custo "menor" supera recursos de celular top? | Comparativo

13 de junho de 2021 34

realme 7 5G e Galaxy A52 5G estão na lista dos smartphones mais acessíveis com suporte à rede de quinta geração no Brasil. No duelo entre o 5G que chegou mais barato no país e o que trouxe recursos de celular top de linha, qual desses intermediários se sobressai? É o que vamos descobrir agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

realme 7 5G

Começando pelo design, temos dois modelos bem diferentes aqui. O Galaxy A52 5G inovou ao colocar um bloco de câmeras na traseira da mesma cor que o restante do corpo. Já o realme 7 5G traz aquele módulo saltado com fundo preto que virou tradicional. Os dois celulares possuem acabamento em plástico, com um padrão cromático no chinês, contra uma tonalidade mais fosca no coreano.

Na frente, encontramos duas opções por notch em forma de furo na tela. Só que a realme inseriu a lente frontal no canto esquerdo, enquanto a Samsung preferiu deixar centralizada. O Galaxy é o que oferece um dispositivo mais compacto e leve, sem contar a certificação IP67, para resistir a água e poeira.

Samsung Galaxy A52 5G

O A52 também fornece a melhor solução de biometria, ao incorporar o recurso sob a tela. O rival só vai entregar o leitor de impressões digitais na lateral do aparelho. Os dois ainda entregam gaveta híbrida, para você escolher entre uma segunda linha de operadora ou um cartão de memória.

O dispositivo da Samsung vem com mais inovações e marca o primeiro ponto.

Melhor construção

Galaxy A52 5G

Slot é híbrido ou não?

Ambos

Possui alguma resistência?

Galaxy A52 5G

Melhor solução do notch

Galaxy A52 5G

Melhor solução da biometria

Galaxy A52 5G

Qual é mais leve e mais fino?

Galaxy A52 5G

Multimídia e recursos

Tela


Tanto realme 7 como Galaxy A52 aprimoraram a tela para suas versões 5G. É que aqui temos dois painéis de 120 Hz, o que significa mais fluidez para as animações e jogos. O tamanho também é o mesmo: 6,5 polegadas de cada lado. Mas as grandes diferenças começam quando falamos sobre o material.

Do lado chinês, temos um display IPS LCD, enquanto do outro, encontramos o tradicional Super AMOLED da marca coreana. E é o Galaxy que oferece a melhor solução aqui. Ele entrega brilho mais fácil de se enxergar em dias ensolarados, fora o contraste e as cores superiores. A Samsung ainda conseguiu reduzir mais as bordas para um aproveitamento frontal melhor que seu concorrente.

Por tudo isso, o A52 5G anota mais um ponto.

Melhor tecnologia de tela

Galaxy A52 5G

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy A52 5G

Tela de Hz elevada?

Ambos

Qualidade geral da tela

Galaxy A52 5G

Som


Além de IP67 e tela de 120 Hz, outro recurso de top que chega para o intermediário da Samsung é o som estéreo, algo que a realme deixou ausente do seu smartphone. Isso significa que você terá imersão maior no coreano, ainda mais com suporte ao Dolby Atmos para aprimorar o efeito surround.

O Galaxy dá ao usuário uma potência sonora maior também, mas ele se assemelha ao realme 7 por pecar nos médios. Só que este último distorce mais com volume máximo. E nenhum dos dois vem com fone de ouvido na caixa. Ao menos, há o conector físico para o acessório.

Pelo som estéreo e de melhor qualidade, a Samsung leva mais um ponto.

Som é estéreo?

Galaxy A52 5G

Possui entrada P2?

Ambos

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Galaxy A52 5G

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

Galaxy A52 5G

Sistema


Este é um embate entre a realme UI com o Android 10, do modelo chinês, contra a One UI 3.1 e o Android 11, presentes no coreano. As duas interfaces personalizadas são bem fluidas e não geram engasgos ao usuário. A da realme entrega recursos que se parecem com a da Samsung, como um menu lateral similar à Tela Edge e um flutuante como as opções da S Pen.

Porém, o Galaxy traz ganhos a mais. Um deles é a possibilidade de usar o modo escuro para economizar bateria, devido à tela AMOLED. Outro ponto está nas atualizações. A Samsung agora libera três mudanças de sistema e quatro anos de pacotes de segurança. Considerando que o A52 5G já vem com um Android mais recente, isso dá uma boa vida útil ao aparelho.

Pelo software mais completo e updates por um tempo maior, a Samsung pontua aqui.

Sistema bem atualizado?

Galaxy A52 5G

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A52 5G

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy A52 5G

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Desempenho


O desempenho tem um embate entre MediaTek e Qualcomm. Nos nossos testes de velocidade, o realme 7 5G conseguiu se sair melhor por cerca de 43 segundos de vantagem. O Galaxy sofreu no multitarefas pelo atraso no tempo de resposta ao alternar entre apps, algo que temos encontrado nos intermediários mais recentes da marca.

Em benchmarks, houve um empate. O Dimensity 800U da realme pontuou mais no AnTuTu, enquanto o Snapdragon 750G usado pela Samsung se saiu melhor no Geekbench. Os jogos também não são um problema para estes celulares. Os dois rodam bem os títulos, com boa fluidez e sem engasgos, mesmo não sendo smartphones próprios para games.

Por ter ido mais rápido nos nossos testes de velocidade, o realme 7 5G pontua em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

realme 7 5G

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Ambos

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy A52 5G

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

realme 7 5G

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Em bateria, temos uma capacidade de 500 mAh a mais para o realme, na comparação com o rival. O resultado foi até maior do que o esperado, com uma autonomia superior em mais de 6 horas para o aparelho chinês, o que mostra a maior eficiência energética da sua plataforma móvel.

Por ter uma bateria menor, o Galaxy carregou mais rápido, certo? Engana-se quem pensou que seria assim. O realme 7 aproveita melhor o seu carregador de 30 W e consegue terminar o processo em pouco mais de 1 hora e 10 minutos. Já a Samsung precisa de quase 2 horas, devido ao seu adaptador menos potente de 15 W.

Qual tem mais bateria?

realme 7 5G

Qual recarrega mais rápido?

realme 7 5G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

realme 7 5G

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Passamos para câmeras com um conjunto quádruplo de cada lado. A principal do realme tem 48 MP, enquanto a da Samsung possui 64 MP. Os dois entregam boas fotos em qualquer cenário, mesmo à noite, mas o 7 5G sofre mais com perda de detalhes em sombras. Por outro lado, o A52 5G consegue um HDR mais eficiente.

O Galaxy tem queda de nitidez nos cantos da lente ultrawide, mas ainda oferece um desempenho melhor no modo noturno que o concorrente. A macro dos dois não fornece foco automático, mas o sensor de baixa resolução do realme 7 registra imagens piores. Para completar, a câmera de desfoque de ambos faz um bom trabalho e não compromete no resultado final das fotos.

A qualidade superior em vários pontos dá a vitória à Samsung.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy A52 5G

Melhores fotos noturnas

Galaxy A52 5G

Conjunto mais versátil

Nenhum

Melhor ultrawide

Galaxy A52 5G

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Galaxy A52 5G

Melhor profundidade

Ambos

Fotos tiradas com o realme 7 5G

Os dispositivos possuem suporte a vídeos em 4K, porém apenas o Galaxy insere a possibilidade também na ultrawide. As filmagens dos dois lados atingem bom nível de detalhes e pouco ruídos, com pequenos problemas apenas. Ambos também acertam na captação de áudio.

A ligeira vantagem do A52 dá o ponto a ele.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Nenhum

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Galaxy A52 5G

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A52 5G

Vamos falar de selfies agora. A câmera frontal do realme 7 5G captura boas fotos de dia e até à noite, acertando mais no escuro que a do rival. Por outro lado, o Galaxy A52 5G não desativa o HDR em modo retrato e ainda é compatível com gravação em 4K.

Com destaques importantes dos dois lados, damos um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A52 5G

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A52 5G

Melhor selfie

realme 7 5G

Preço

O realme 7 chegou ao Brasil como o celular 5G mais barato do país na ocasião, a um preço sugerido de R$ 2.600. Do outro lado, o Galaxy A52 5G foi lançado a um custo de R$ 3.500. Este já baixou no mercado atual e pode ser encontrado pelo mesmo preço de lançamento do concorrente, que manteve o valor inicial até agora.

Como o coreano tem mais quesitos positivos no geral, ele fecha o Comparativo com o último ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

realme 7 5G

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy A52 5G

7.8 Hardware

Samsung Galaxy A52 5G

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Galaxy A52 5G conseguiu vencer o Comparativo pela sua larga vantagem em multimídia e câmeras, além de ter um sistema que vai durar mais e um design mais inovador. Mas não podemos deixar de olhar com atenção para o realme 7 5G. Ele conseguiu bater o rival da Samsung em dois quesitos muito importantes, desempenho e bateria, com certa distância.

Isso significa que o software e o hardware do modelo chinês estão mais alinhados para entregar essas duas características. É um sinal de que, se esses forem o seu foco, o realme pode ser uma alternativa melhor na compra. Como os dois estão com o mesmo preço no mercado, a sua prioridade certamente fará a diferença na escolha.

RESULTADO

realme 7 5G: 3 PONTOS

  • Melhor desempenho
  • Melhor em bateria
  • Empate em selfies

Samsung Galaxy A52 5G: 8 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor em tela
  • Melhor em som
  • Melhor software
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Empate em selfies
  • Melhor custo-benefício

Qual vence na sua preferência? Você compraria que celular neste momento? Comenta aí mais abaixo.

  • O Samsung Galaxy A52 5G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O realme 7 5G ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

34

Comentários

realme 7 5G vs Galaxy A52 5G: custo "menor" supera recursos de celular top? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista