LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung ISOCELL HP1: sensor de 200 MP tem novos detalhes divulgados após o anúncio oficial

21 de setembro de 2021 16

Atualização (21/09/2021) - FM

No início do mês de setembro, a Samsung apresentou seu primeiro sensor com resolução de 200 MP dedicado a celulares. O ISOCELL HP1 foi revelado junto ao GN5, que também se destaca por ser o primeiro sensor com pixels de 1.0μm a integrar a tecnologia Dual Pixel Pro.

Agora, a gigante sul-coreana está fornecendo mais detalhes sobre as capacidades do ISOCELL HP1, equipado com uma série de recursos e otimizações que prometem aprimorar a qualidade de fotografia e vídeo de smartphones top de linha em breve.

O HP1 se comporta de diferentes maneiras devido à implementação de deep learning no algoritmo de reestruturação de mosaico. O sensor pode acondicionar pixels de uma única imagem em quatro partes (binning de 2x2) para obter um resultado em 50 MP, que promete atenuar ruído em imagens e apresentar um grande nível de detalhes.

Nesse mesmo modo, o sensor é capaz de gravar vídeos em 8K a 30 FPS com pixels de 1,28 μm, mas esse número pode ser maior com o modo 4x4, isto é, 16 pixels são usados para criar um único pixel na imagem final. Isso resulta na resolução de 12,5 MP com pixels de 2,56 μm.

O componente traz excelente absorção de luz graças ao Smart ISO, tecnologia que funciona ao capturar imagens com diferentes níveis de ISO e permitir que a câmera selecione os melhores resultados para diversos cenários automaticamente. Com o Smart ISO Pro, essas vantagens se estender às gravações de vídeo.

O HDR escalonado funciona de maneira similar — capturando diferentes exposições para um alcance dinâmico de 100 dB. Focando também na agilidade de produção de imagens, a Samsung implementou o Double Super PD, tecnologia que consiste em equipar diversos pixels com microlentes individualmente, possibilitando um foco automático muito mais ágil.

A empresa não confirma quais serão os primeiros celulares a estrearem o sensor de 200 MP, mas rumores prévios indicam que a Xiaomi flerta com esse equipamento para ser utilizado no Xiaomi 12 Ultra. Além disso, é possível esperar a presença dessa câmera no Galaxy S23 Ultra, previsto para 2023.

Texto original (02/09/2021)

Samsung ISOCELL HP1 é anunciado como o primeiro sensor de 200 MP para celulares

A Samsung acaba de anunciar nesta quinta-feira (02) dois sensores, o ISOCELL HP1 e o GN5, sendo o primeiro deles o primeiro do mundo com 200 MP a trazer pixels de 0.64μm.

Ele é também o primeiro destinado a dispositivos portáteis e, segundo a coreana, as imagens capturadas com seu mais novo hardware para câmeras podem manter qualidade mesmo quando redimensionadas ou cortadas.

Isso ocorre graças à tecnologia ChameleonCell, que pode mudar o layout dos pixels dependendo do ambiente, sejam dois por dois, quatro por quatro, dezesseis por dezesseis e mais.


Em cenários com baixa iluminação, por exemplo, o HP1 transforma-se em um sensor de 12,5 MP com pixeis grandes de 2.56μm, fundindo até 16 pixeis vizinhos, o que permite uma maior absorção de luz.

Mas, como de costume, os melhores resultados virão quando captando imagens em ambientes bem iluminados — é aí que o sensor mostra verdadeiramente todo o seu potencial.

Em vídeos, os celulares equipados com o ISOCELL HP1 conseguirão realizar filmagens em 8K a 30 fps. O sensor consegue fundir quatro pixels para trazer a resolução para 50 MP (8192 x 6144 de resolução, ou seja, 8K).


Falando do outro sensor anunciado, o GN5, neste também temos certo pioneirismo, vendo que ele é o primeiro sensor de imagens de 1.0μm do mundo a integrar a tecnologia Dual Pixel Pro, que entrega habilidades lançadas de auto-foco.

Além disso, ele embarca a tecnologia FDTI (Front Deep Trench Isolation), proprietária da Samsung, que permite que cada foto-diodo do Dual Pixel Pro possa absorver e segurar mais luz, prometendo imagens de melhor qualidade em cenários com pouca iluminação.

Ele é basicamente uma versão menor do que foi incluso no Xiaomi Mi 11 Ultra este ano, ou seja, podemos esperar uma qualidade similar nas imagens, porém, com menos espaço ocupado nos aparelhos.

Ainda não sabemos quando os novos sensores vão ter produção em massa iniciada, porém, amostras de ambos já foram enviados para as fabricantes mais populares de smartphones. Sabemos que o de 200 MP pode ser incluso no vindouro Xiaomi 12, o próximo grande top de linha da marca chinesa.


16

Comentários

Samsung ISOCELL HP1: sensor de 200 MP tem novos detalhes divulgados após o anúncio oficial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista