LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

RAM Plus: família Galaxy S21 recebe recurso em testes com Android 12 e One UI 4.0

06 de outubro de 2021 34

Atualização (06/10/21) - JB

Assim como outras fabricantes, a Samsung também já está testando o Android 12 em seus smartphones. Um exemplo disso é que a linha Galaxy S21 recebeu a versão beta do software em conjunto com a One UI 4.0 na manhã desta quarta-feira (6).

Além de trazer as principais novidades do sistema do Google, outro detalhe que chamou a atenção é a presença do recurso de RAM Plus nos aparelhos. De acordo com quem já está testando a interface, os smartphones da linha S21 ganham 4 GB de RAM extra por padrão.

Com isso, a Samsung começa a cumprir a sua promessa de ampliar a disponibilidade do RAM Plus dentro do seu portfólio. Até o momento, a empresa ainda não confirmou, mas a tendência é que o recurso se torne um padrão na One UI 4.0.


Texto original (03/10/21)

RAM Plus: Samsung pode liberar recurso que “aumenta” memória para mais celulares em breve

O RAM Plus da Samsung é um recurso que dispensa apresentações quando relacionado à popular memória virtual do Windows, ou ainda o Memory Turbo do HarmonyOS, responsável por alocar uma parte do armazenamento interno como uma “RAM virtual” que expande a capacidade de execução de vários apps simultaneamente.

Recém-lançado no Brasil, o Galaxy A52s 5G é um dos celulares do portfólio da sul-coreana que contam com a função, além de outros modelos dos segmentos intermediário e flagship. É possível que a fabricante expanda a disponibilidade desse recurso da One UI, especialmente em celulares tops de linha.

A linha Galaxy S21 poderia ser a próxima a contar com o RAM Plus.

O Galaxy Z Fold 3, como exemplo, é um aparelho que conta com a boa configuração de 12 GB de memória RAM, mas também recebeu o RAM Plus.

Por outro lado, outros smartphones flagships da empresa ainda carecem de uma atualização de software que traga esse recurso. O Galaxy S21 tem variantes que partem de 8 GB de RAM, mas não oferece a opção, embora esteja executando a versão mais recente da One UI.

Mesmo com a chegada das versões beta da One UI 4.0, baseada no Android 12, a atual família de celulares avançados ainda não foi contemplada com o RAM Plus, mas espera-se que uma atualização menor com poucas alterações ofereça, sem alarde, a memória virtual.

O RAM Plus não é customizável, permitindo a alocação de apenas 4 GB do armazenamento para as tarefas do sistema operacional. De qualquer forma, isso pode evitar que o software encerre apps em segundo plano desenfreadamente, mas vale lembrar que essa otimização ocorre para poupar a vida útil da bateria.

Qual é a sua opinião sobre o RAM Plus? É necessário para os celulares? Comente sua opinião!

Veja mais!


34

Comentários

RAM Plus: família Galaxy S21 recebe recurso em testes com Android 12 e One UI 4.0
  • Mais nunca linha S, aparelhos vivem com 40,0c de bateria, mudei para Apple. Bom ao menos é minha opinião

      • Finalmente terei meus 20gb de RAM.

          • Só falta a Samsung liberar esse recurso no s20/s21 ultra com 16gb de ram, realmente é necessário isso?! já tem testes provando que é um recurso que ajuda no dia a dia?

            • Seria legal um teste comparativo em situação limite, com o celular já no limite da ram em uso... pra ver se tem ganho perceptível de desempenho ou se apenas ele preserva mais processos em segundo plano.

                • Em resumo, isso trás melhorias significativas ao aparelho?

                    • A Realme já disponibilizou esse função, o meu Realme 8 Pro tem como expandir em até 5GB

                        • Espero que chegue para a linha do ano passado. A71, A51, S10 Lite, S20 FE e toda a linha S20

                          • Funciona de maneira bastante similar à memória virtual do Windows, também conhecido como arquivo de paginação.
                            O arquivo de paginação normalmente pode variar de tamanho de acordo o tamanho da memória RAM ou seu uso.
                            A memória virtual só funciona quando o sistema não tem mais memória RAM disponível, muito comum em smartphones com Android, que possui um péssimo gerenciamento de RAM, além disso o Android vem com o navegador Chrome, um dos maiores comedores de RAM do mercado.

                              • Não é péssimo gerenciamento. É o padrão em sistemas Linux. Quanto mais utilizada a memória mais eficiente é o sistema. Não se confunda uso de aplicativos não otimizados o que prejudica a experiência em qualquer dispositivo Android. Sobre aplicativos gastadores de RAM deve-se avaliar o trade off de instruções em memória contra instruções alocadas sob demanda. Lembrando que o recurso é apenas para manter aplicações do sistema, liberando a memória RAM real aplicações do usuário. Um exemplo clássico é em aparelhos com pouca memória RAM, ao sair de um jogo pesado, o processo do launcher ter que ser carregado do zero na memória, contra apenas se realocado para RAM.
                                Ou seja, essa funcionalidade de RAM adicional serve apenas para salvar bateria.

                                • os engenheiros sul coreanos estão descobrindo a memória swapsilêncio todos

                                    • Pra que er que um top de linha vai precisa disso ?? E burrice, era pra vim essas opção pros de entrada. Muito mais viável A02s que só tem 3 de ram. Nem isso ne sistema come metade da ram.

                                        • Sendo honesto?Nunca teremos um SSD ou flash tão rápido quanto uma RAM. Eu diria nem por uma aproximação de 30%.E se um dia viermos a ter um SSD tão rápido quanto uma RAM, certamente os processadores terão disparado também nos flops e teremos um gargalo no barramento (pois ainda não temos e talvez jamais teremos barramentos que trafeguem mais de 64 bits por vez.

                                          • Um recurso inútil, tanto que a microsoft tentou fazer algo similar no Windows Vista, o turbo boost, que transformava pendrive em memória ram expansível e deu tão errado que esse recurso foi logo tirado no Windows 7. Vai tornar o celular mais lento que é hoje. A memória UFS mais top, a 3.1 tem taxa de memória máxima de 1200 M/s, entretanto a Memória DDR4X tem banda de mais de 50 GB/s. E olha que essa memória já é obsoleta, já temos a DDR5

                                            • Nesse caso esse dia NUNCA vai chegar, um HD é 10x mais lento que um SSD, que por sua vez, o SSD pode ser até 500x mais lento que um NVME M.2, e o NVME M.2 mais rápido que temos nos dias atuais, ainda é mais lento que uma memória RAM. Os HDs podem até ser descontinuados com o preço dessas memórias flash diminuindo muito, e os usuários percebendo que vale muito mais a pena gastar aquele dinheiro a mais por velocidade do que quantidade.

                                                • medo de um dia chegar a epoca de não sabermos se é memoria virtual ou real,

                                                    • Se chegarmos ao dia em que o HD seja tão rápido quanto a memória RAM, não vejo problema nenhum

                                                        • Isso será quase impossível. Até a memória Ram é muito lenta em relação ao processador, tanto que a gambiarra de memória cache está disponível até hoje nos processadores

                                                            • Nesse caso esse dia NUNCA vai chegar, um HD é 10x mais lento que um SSD, que por sua vez, o SSD pode ser até 500x mais lento que um NVME M.2, e o NVME M.2 mais rápido que temos nos dias atuais ainda é mais lento que uma memória RAM. Os HDs podem até ser descontinuados com o preço dessas memórias flash diminuindo muito, e os usuários percebendo que vale muito mais a pena gastar aquele dinheiro a mais por velocidade do que quantidade.

                                                              • putz otimo questionamento amigo¹

                                                                • Como faço pra colocar foto no perfil

                                                                  • Acho esse recurso desnecessário, visto que só aumentará o lucro das fabricantes, pois lançará aparelhos com menos RAM e complementará com a RAM virtual.

                                                                    Android

                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                    Android

                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                    Especiais

                                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas