LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy Z Fold 3 vs S21 Ultra: dobrável já é opção melhor que top padrão? | Comparativo

24 de novembro de 2021 5

A Samsung lançou o novo dobrável Galaxy Z Fold 3 com foco em aprimorar alguns recursos ainda ausentes ou iniciais em celulares desse tipo. Será que esta nova geração já consegue ser mais vantajosa que um top de linha comum, como é o caso do Galaxy S21 Ultra? Vamos descobrir a resposta agora, no Comparativo do TudoCelular.

Índice do Comparativo

Design

Samsung Galaxy Z Fold 3

Temos aqui designs bem distintos. O Z Fold 3 aposta em dois layouts: um fechado, que lembra um celular comum, mas fica mais espesso que o S21 Ultra; e um aberto, semelhante a um tablet, quando se torna mais fino que seu “irmão” convencional. Independente da forma, você terá um aparelho mais pesado na sua mão com ele.

A Samsung agora inseriu uma resistência contra água no modelo flexível, só que ainda não contra poeira, como conta o Galaxy tradicional. O bloco de câmeras traseiras do Fold encolheu e ficou mais compacto que o do Ultra, enquanto a frontal da tela interna fica sob a tela. Só que a do display externo ainda apresenta o furo, igual a aparência do top padrão.

Samsung Galaxy S21 Ultra

O corpo do dobrável é feito de uma liga metálica chamada Armor Aluminum, mais durável que o alumínio comum do Galaxy S, segundo a fabricante. A traseira de ambos tem vidro coberto com Gorilla Glass Victus, porém a frente do flexível tem um aro de plástico em torno da tela principal, para proteger contra o impacto na hora de fechar.

O leitor biométrico do Z Fold 3 fica integrado ao botão de energia. Já o S21 Ultra traz a solução sob a tela. Para completar, os dois se assemelham na ausência de um slot para expansão de memória.

Com propostas e designs diferentes, damos um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Galaxy Z Fold 3

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Galaxy S21 Ultra

Melhor solução do notch

Galaxy Z Fold 3

Melhor solução da biometria

Galaxy S21 Ultra

Qual é mais leve e mais compacto?

Galaxy S21 Ultra

128.1 x 158.2 x 6.4 mm
7.6 polegadas - 2208x1768 px
75.6 x 165.1 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3200x1440 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Por funcionar tanto dobrado como aberto, o Fold vem com duas telas. Ele entrega uma interna de 7,6 polegadas mais resistente que as gerações anteriores, mas ainda sem brilho tão forte como o top tradicional. Já a externa pode ser um pouco menor que a do S21 Ultra, porém já iguala na luminosidade e tem o mesmo material Dynamic AMOLED 2X. Só faltou a resolução Full HD+ neste caso, mas é compensada pela Quad HD da maior.

A coreana ainda inseriu taxa de atualização de 120 Hz em todas os displays que temos aqui, desde os dois do dobrável até o único do Galaxy S. Isso significa que nenhum deles vai te decepcionar quando o assunto for fluidez nas animações e nos jogos. Em qualidade, os painéis de ambos os smartphones contam com HDR e bom ângulo de visão.

Jogar com tela grande contra ter um display com mais brilho. Outro empate para eles.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Mais telas/versatilidade

Galaxy Z Fold 3

Melhor resolução de tela

Galaxy Z Fold 3

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S21 Ultra

Tela de Hz elevada?

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Tanto no dobrável como no convencional, a Samsung caprichou ao colocar dois alto-falantes, para ter um sistema estéreo. O resultado está em uma boa imersão e potência sonora bem alta.

O áudio de ambos também entrega bom balanceamento e encontramos aqui graves bem reforçados e equilibrados com os médios e os agudos. A fabricante repetiu o feito com o S21 Ultra e manteve de fora o conector físico para fones de ouvido e o próprio acessório da caixa do Z Fold 3.

Com praticamente a mesma experiência, este quesito termina empatado.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Os dois dispositivos saem da caixa com o Android 11 sob a interface One UI 3.1. Como eles fazem parte das linhas mais avançadas da marca, vão oferecer ao usuário os três anos de atualizações do sistema e um pouco mais de tempo com os pacotes de segurança. A fluidez também aproveita bem o painel de 120 Hz nestes aparelhos, fora o suporte à rede 5G na dupla.

Em termos de recursos, ambos fornecem o que a Samsung entrega de melhor, além do suporte à S Pen, com um modelo especial para o Fold, para não danificar a sua tela. O software ainda conta com alguns diferenciais no dobrável, para aproveitar melhor suas funções exclusivas.

Nele, dá para abrir o sistema em dois menus, como funciona em tablets Android, e ainda alternar as janelas entre o display externo e o interno.

Pelos recursos a mais, o ponto vai para o celular flexível.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy Z Fold 3

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Ambos

Desempenho


Este é um duelo entre o Snapdragon 888 do Fold contra o Exynos 2100 do Galaxy S. Imagino que você esperava uma vitória do chip da Qualcomm, não é mesmo? Pois bem, nos nossos testes de velocidade, o chip do S21 Ultra levou a melhor por cerca de seis segundos de vantagem.

Curte números elevados nos benchmarks? Então aqui, terá números superiores para o dobrável em alguns indicadores, principalmente no AnTuTu. Já no Geekbench, o modelo convencional fica acima. Vários dos games que testamos também conseguiram rodar a 120 fps. No geral, a experiência em jogos com estes dois será bem fluida e sem engasgos.

O ponto vai para o Galaxy S21 Ultra.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy S21 Ultra

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy Z Fold 3

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S21 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria


Bateria ainda parece ser um desafio no segmento de celulares flexíveis. No caso do Z Fold 3, a capacidade total chega a 4.400 mAh, divididos em duas partes. O total ainda é inferior que os 5.000 mAh do S21 Ultra. E como fica a autonomia deles na prática? O aparelho convencional passa das 26 horas de duração, mais de oito na frente do “irmão” dobrável.

Já no carregamento, os dois sofrem com o mesmo problema de não vir com um adaptador na caixa, além da limitação de 25 W suportados. Com um modelo de carregador nessa potência, você consegue praticamente o mesmo tempo de demora em cada um deles, que fica um pouco abaixo de uma hora e meia.

Mais um ponto para o Galaxy S.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S21 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy Z Fold 3

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S21 Ultra

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

O conjunto de câmeras traseiras do dobrável teve os três sensores do antecessor mantidos, como o primário de 12 MP, enquanto o S21 Ultra já traz uma quarta lente desta vez, sem contar a principal de 108 MP. Na prática, a linha S vai entregar melhor qualidade nas fotos, com cores mais próximas da realidade e um HDR acertado. Fora que, à noite, o Fold sofre muito mais com perda de detalhes.

A ultrawide deles faz um trabalho decente, só que a do Ultra tem foco automático, para integrar a função macro. A telefoto do flexível apenas chega a duas vezes de zoom óptico, que apresenta queda se aproximar mais do que isso por software. Do outro lado, o top tradicional combina as três vezes da teleobjetiva padrão com as dez da periscópica para entregar um máximo de 100 vezes. Os detalhes não são os mesmos que até dez, porém já é um diferencial sobre o “irmão” maior.

O S21 Ultra anota o ponto de novo.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S21 Ultra

Melhores fotos no geral

Galaxy S21 Ultra

Melhores fotos noturnas

Galaxy S21 Ultra

Conjunto mais versátil

Galaxy S21 Ultra

Melhor ultrawide

Galaxy S21 Ultra

Melhor teleobjetiva

Galaxy S21 Ultra

Melhor macro

Galaxy S21 Ultra (via ultrawide)

Melhor profundidade

Nenhum

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy Z Fold 3

Em vídeos, os dois vão entregar suporte a gravações em 4K a 60 fps, com estabilização eficiente, foco bem ágil e captura de som estéreo que reduz bem os ruídos de vento. Mas o Galaxy S ainda está um pouco à frente na qualidade das filmagens, sem contar que já vem com suporte a 8K.

O S21 Ultra pontua outra vez.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 8K?

Galaxy S21 Ultra

Grava em 4K a 60 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Galaxy S21 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S21 Ultra

Se considerarmos apenas as câmeras frontais, a externa e a sob a tela do Fold combinadas não chegam na qualidade apresentada pela do S21 Ultra. Só que o dobrável tem o diferencial de usar o conjunto traseiro para as selfies, por se guiar pelo display externo. Isso se torna a melhor solução de todas as propostas aqui, já que você também terá um sensor ultrawide e um telefoto, além de todos os recursos entregues pela lente principal.

O Galaxy Z Fold 3 marca neste quesito.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy Z Fold 3

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy Z Fold 3

Preço

Chegamos em um dos pontos-chave na decisão do consumidor: o preço. Os dois dispositivos foram lançados de forma oficial no Brasil, porém o S21 Ultra veio menos caro, a partir de R$ 9.500. Já o Fold teve suas vendas iniciadas pelo valor de R$ 12.800. No mercado atual, o top convencional já é encontrado na faixa de R$ 6 mil, enquanto o dobrável ainda não baixou dos cinco dígitos.

Por isso, o Galaxy S fecha o Comparativo com um ponto fácil.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S21 Ultra

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S21 Ultra

Conclusão

Apesar de ter sido um placar próximo a favor do Galaxy S21 Ultra, este é muito mais avançado em seus pontos únicos, enquanto o Z Fold 3 sempre tem alguns “poréns” mesmo quando leva vantagem. Na tela, entrega versatilidade nas opções, mas não o brilho mais forte; no sistema, conta com alguns detalhes a mais; e nas selfies, só pontua por conseguir usar o conjunto que não foi feito para isso na função.

Agora, se você deseja o melhor que a Samsung pode te oferecer, o flagship da linha S ainda é a opção mais completa. Além de um design mais resistente que o dobrável, ele oferece um desempenho rápido e bateria com duração maior em uma carga, fora as câmeras de melhor qualidade. De quebra, também custa a metade do preço do Fold no mercado atual.

RESULTADO

Samsung Galaxy Z Fold 3: 5 PONTOS

  • Design versátil
  • Duas telas
  • Empate em som
  • Melhor software
  • Melhor selfie

Samsung Galaxy S21 Ultra: 8 PONTOS

  • Design mais resistente
  • Tela com brilho mais forte
  • Empate em som
  • Melhor desempenho
  • Melhor em bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor custo-benefício

Na sua opinião, o que falta para o dobrável ser uma opção de escolha mais vantajosa que o top convencional? Diga aí para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 24 de março de 2024, às 13:52)

5

Comentários

Samsung Galaxy Z Fold 3 vs S21 Ultra: dobrável já é opção melhor que top padrão? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista