LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy M52 5G vs M62: rede veloz é melhor que bateria? | Comparativo

10 de dezembro de 2021 46

O Galaxy M52 5G chegou ao Brasil como o primeiro celular da linha M com suporte à rede móvel de quinta geração. Só que a Samsung não manteve nele a mesma capacidade de bateria do Galaxy M62. Será que a conexão veloz vale mais que a autonomia maior? Vamos descobrir a resposta neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design

Samsung Galaxy M52 5G

No visual, a coreana resolveu manter a tampa com as linhas verticais, mas agora perdeu a pintura degradê do M62 para manter uma mais sólida no M52. O bloco de câmeras também deixou o layout quadrado e passou para o formato vertical. O acabamento deles segue em plástico nas laterais e na traseira.

Como a capacidade da bateria baixou, o modelo 5G é bem mais fino e leve que seu irmão. A parte da frente não mudou e ainda opta pelo notch em furo na tela. Já o leitor biométrico dos dois fica integrado ao botão de energia. Uma pena que nenhum deles vem com resistência a água ou poeira.

Samsung Galaxy M62

Além da internet móvel de quinta geração, você também terá Wi-Fi 6 no Galaxy com 5G, enquanto o smartphone 4G apenas apresenta o Wi-Fi 5. Em contrapartida, o M62 possui slot dedicado para cartão de memória. Diferente do M52, que divide o espaço com um segundo chip de operadora.

São várias características diferentes, mas nenhuma que tenha grande vantagem sobre a outra. Por isso, começamos com um empate.

Melhor construção

Nenhum

Visual mais moderno

Galaxy M62

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy M62

Melhor certificação de resistência

Nenhum

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais leve e mais compacto?

Galaxy M52 5G

76.4 x 164.2 x 7.4 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
76.3 x 163.9 x 9.5 mm
6.7 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Samsung manteve o painel de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ nos dois lados. O material também permanece o mesmo Super AMOLED Plus, que garante contraste infinito e um nível de brilho para dar boa visibilidade mesmo em dias ensolarados.

A grande evolução do M62 para o M52 está na taxa de atualização, que dobrou de 60 Hz para 120 Hz. Isso significa que o aparelho com 5G vai te entregar uma fluidez maior para animações do sistema e jogos compatíveis.

O aproveitamento frontal deles fica praticamente no mesmo nível, com uma mínima vantagem para o dispositivo 4G, mas que provavelmente vai passar batido por qualquer usuário.

Aqui é ponto para o Galaxy M52 5G.

Melhor tecnologia de tela

Nenhum

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy M62

Tela de Hz elevada?

Galaxy M52 5G

Som


A Samsung economizou nos seus celulares e deixou apenas sistema mono em ambos. Em outras palavras, estes aparelhos não usam o alto-falante de chamadas como canal secundário, o que compromete a imersão do consumidor.

Os dois sofrem com potência sonora, mas a qualidade do áudio é superior no M62, por manter um equilíbrio maior em graves, médios e agudos que o M52. Sem contar que ele não distorce tanto no máximo, além de ainda conter um conector físico para fones de ouvido.

O Galaxy M62 anota o ponto aqui.

Som é estéreo?

Nenhum

Possui entrada P2?

Galaxy M62

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy M62

Potência sonora

Nenhum

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


A dupla sai da caixa com o Android 11 como sistema operacional, sob a interface One UI 3.1. Eles não contam com a versão Core, que costuma equipar a linha M, especialmente em modelos básicos. Mesmo assim, você não terá os recursos mais avançados da marca aqui, como o DeX que torna o celular um PC portátil.

Em atualizações, eles já estão com a mudança confirmada para a One UI 4, baseada no Android 12. Mas isso só deverá ocorrer no segundo trimestre de 2022. Por enquanto, a coreana libera neles seus pacotes de segurança mensais, mesmo com algum atraso.

Eles ficam praticamente empatados no software, se não fosse a presença de um painel com fluidez maior no M52, que dá mais suavidade para usar a plataforma personalizada da Samsung, além do próprio suporte ao 5G.

O Galaxy com rede veloz marca desta vez.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Faltam conexões? Sobram?

Galaxy M52 5G

Software mais fluido

Galaxy M52 5G

Desempenho


Temos aqui de um lado o Snapdragon 778G do M52 5G, e do outro o Exynos 9825 do M62. Apesar de o segundo ter uma plataforma que já foi top de linha da marca, a Samsung chama o primeiro de o mais avançado da série M. Como será que se comportam na prática?

Os nossos testes de velocidade mostraram um empate técnico, com uma vantagem de menos de um segundo para o Galaxy M62. Ele foi o mais rápido no multitarefas, enquanto o irmão 5G levou a melhor na abertura de apps. Nos benchmarks, o jogo vira, com uma distância bem grande favorável ao smartphone com rede veloz.

O M52 também foi bastante superior nos games, já que consegue rodar alguns títulos a 120 fps quando compatíveis. No geral, ambos oferecem boa jogabilidade, sem grandes engasgos.

Com a performance mais completa, o Galaxy com 5G fica com o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy M62

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy M52 5G

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy M52 5G

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy M52 5G

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria


Apesar de o Galaxy M52 ainda vir com uma bateria de 5.000 mAh, ela já significa um corte considerável, se compararmos aos 7.000 mAh do M62. E essa diferença fica visível na prática. Nos nossos testes padronizados, o dispositivo com 4G chegou a registrar mais de 40 horas de duração, contra quase 23 horas do modelo irmão.

Já no carregamento, a Samsung preferiu mandar um adaptador de 15 W para o M52 e um de 25 W para o M62. Mesmo com menos potência, a capacidade inferior ajudou o celular 5G a ter um tempo de carregamento inferior por 13 minutos. Um intervalo pequeno, em relação ao que o outro Galaxy pode oferecer em autonomia total.

Portanto, o M62 pontua fácil neste quesito.

Qual tem mais bateria?

Galaxy M62

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy M52 5G

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy M62

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Em fotos, os dois teriam exatamente o mesmo conjunto de câmeras, se não fosse ausência do sensor de profundidade no M52. No mais, eles contam com uma lente principal de 64 MP, que acerta na nitidez e não exagera na saturação. À noite, há uma queda pequena na qualidade de ambos os lados, mas o modo noturno consegue corrigir bem e recuperar os detalhes.

Quando passamos para a ultrawide, temos imagens que não sofrem tanto com ruídos e fazem um bom trabalho na correção de distorções. A macro deles até oferece uma resolução decente, só que a falta de foco automático limita as ações por aqui. Como já falamos, apenas o M62 vem com a câmera de profundidade, que permite um modo retrato melhor que as falhas apresentadas pelo irmão 5G.

O Galaxy sem rede mais veloz leva a melhor.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Galaxy M62

Melhor ultrawide

Ambos

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy M62

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M52 5G

Tanto o M52 como o M62 fornecem suporte a vídeos em 4K com boa qualidade de imagem, mesmo à noite. A dupla também entrega foco ágil e uma captura de áudio estéreo que faz um trabalho satisfatório. O desempate aqui vai ficar na estabilização eletrônica, feita com maior eficiência no modelo sem 5G.

Mais um ponto para o Galaxy M62.

Possui estabilização óptica?

Nenhum

Melhor estabilização eletrônica?

Galaxy M62

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

Ambos

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M62

A câmera frontal de ambos agrada e registra boas selfies com luz favorável, além de ter um modo retrato eficiente. Em locais escuros, a qualidade já cai bastante em ambos, mas o M52 suaviza mais os detalhes da pele que o M62. Pelo menos, os dois filmam em 4K com o sensor da frente.

O Galaxy M62 vence mais um quesito.

Melhor conjunto de câmera frontal

Ambos

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Galaxy M62

Preço

A Samsung trouxe estes dispositivos ao mercado brasileiro pelo mesmo preço sugerido, de R$ 3.500. Só que a dupla já registrou uma queda grande no custo dentro do varejo atual e podem ser encontrados por menos de R$ 2 mil, com uma ligeira vantagem para o M52 5G, que tem aparecido mais vezes a um valor inferior ao do M62.

Por isso, o modelo com rede veloz fica com o último ponto do confronto.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Nenhum

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy M52 5G

8.1 Hardware
6.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy M52

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Tivemos um placar bem apertado entre os dois irmãos da linha Galaxy M, com uma vitória por diferença mínima para o M62. O modelo com rede veloz pode até levar vantagem em alguns quesitos, como no sistema com 5G, na tela mais fluida e no desempenho melhor para jogos, porém ainda encontramos mais pontos positivos no que não possui a internet de quinta geração.

O Galaxy M62 também mostrou ser bem superior em bateria, o que condiz mais com a fama desta série de smartphones, além de ser superior em som e em todos os pontos de câmera. Só faltou ser mais barato, um fator que pode ser mais decisivo na hora de comprar um aparelho novo.

RESULTADO

Samsung Galaxy M52 5G: 5 PONTOS

  • Empate em design
  • Melhor tela
  • Melhor software
  • Melhor desempenho
  • Melhor custo-benefício

Samsung Galaxy M62: 6 PONTOS

  • Empate em design
  • Melhor em som
  • Melhor em bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor selfie

Para você, é mais vantajoso comprar o M52 ou o M62? Responda para a gente no espaço abaixo!

(atualizado em 27 de janeiro de 2023, às 17:32)

46

Comentários

Samsung Galaxy M52 5G vs M62: rede veloz é melhor que bateria? | Comparativo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Economia e mercado

Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços