LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung fabricará Exynos 2300 em litografia de 3 nanômetros, segundo vazamento

29 de maio de 2022 27

Atualmente, há duas companhias que fornecem os componentes principais para a fabricação de chipsets de celulares: Samsung e TSMC. A cada nova geração, os processadores recebem mais transistores e conseguem executar mais tarefas simultaneamente.

Entretanto, isso resulta em maior aquecimento, um problema comum, mas que a TSMC conseguiu contornar para produzir componentes de maior qualidade. Segundo um vazamento, sua concorrente sul-coreana irá se aventurar na litografia de 3 nanômetros para o Exynos 2300.

Na semana passada, rumores sugeriram que a Samsung já trabalha na nova geração de seu chipset Exynos, com código S5E9935.

O informante Roland Quandt revelou que o suposto Exynos 2300 é conhecido internamente como “Quadra”, para referência, o Exynos 2022 recebeu o codinome Pamir, com os três aparelhos da linha Samsung Galaxy S22 recebendo o chipset em algumas regiões, enquanto outras, como o Brasil, contavam com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.

Nesse aspecto, diversos rumores surgiram nas últimas semanas. Uns dizem que o Exynos 2300 estará pronto antes do primeiro trimestre de 2023 e fará a sua estreia no Samsung Galaxy S23, mas outros indicam que a sul-coreana não utilizará o chipset na linha e nem na S24, pelos problemas do processador.

O Exynos 2022 foi recebido com críticas pelo seu desempenho inferior ao do seu principal concorrente, o Snapdragon 8 Gen 1. Então, para recuperar a confiança nos celulares da marca, a Samsung optaria por trazer soluções da Qualcomm nos próximos lançamentos e desenvolver do zero um chipset exclusivo para os aparelhos Galaxy.

Segundo os rumores, a Samsung criou um “time dos sonhos” com mais de 1.000 funcionários responsáveis pelo desenvolvimento do chipset, que somente deve estrear em 2025 na linha Galaxy S25.

Imagem: Acervo do TudoCelular.

Não há informações oficiais da Samsung sobre o Exynos 2300, mas todos os vazamentos confirmam que ele utilizará processo de litografia de 3 nanômetros e contará com os núcleos mais atualizados da ARM e uma GPU Xclipse atualizada baseada na nova GPU Radeon da AMD. A produção em massa deve começar no final de 2022.

Apesar de parecer promissor, ele deve ter densidade dos transistores e desempenho semelhantes aos de 5 nanômetros da TSMC e de 4 nanômetros da Intel.

No mês passado, um vazamento sugeriu que a Samsung pode ter adiado o lançamento do Galaxy S22 FE para o ano que vem. O aparelho deve utilizar chipset Exynos e não um processador da MediaTek, como era especulado.

Veja também


27

Comentários

Samsung fabricará Exynos 2300 em litografia de 3 nanômetros, segundo vazamento
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas