
Samsung 28 Mai
29 de maio de 2022 27
Atualmente, há duas companhias que fornecem os componentes principais para a fabricação de chipsets de celulares: Samsung e TSMC. A cada nova geração, os processadores recebem mais transistores e conseguem executar mais tarefas simultaneamente.
Entretanto, isso resulta em maior aquecimento, um problema comum, mas que a TSMC conseguiu contornar para produzir componentes de maior qualidade. Segundo um vazamento, sua concorrente sul-coreana irá se aventurar na litografia de 3 nanômetros para o Exynos 2300.
Na semana passada, rumores sugeriram que a Samsung já trabalha na nova geração de seu chipset Exynos, com código S5E9935.
O informante Roland Quandt revelou que o suposto Exynos 2300 é conhecido internamente como “Quadra”, para referência, o Exynos 2022 recebeu o codinome Pamir, com os três aparelhos da linha Samsung Galaxy S22 recebendo o chipset em algumas regiões, enquanto outras, como o Brasil, contavam com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm.
Samsung S5E9935 (next-gen Exynos high-end SoC) codename is "Quadra" (last gen was Pamir).
— Roland Quandt (@rquandt) May 26, 2022
Nesse aspecto, diversos rumores surgiram nas últimas semanas. Uns dizem que o Exynos 2300 estará pronto antes do primeiro trimestre de 2023 e fará a sua estreia no Samsung Galaxy S23, mas outros indicam que a sul-coreana não utilizará o chipset na linha e nem na S24, pelos problemas do processador.
O Exynos 2022 foi recebido com críticas pelo seu desempenho inferior ao do seu principal concorrente, o Snapdragon 8 Gen 1. Então, para recuperar a confiança nos celulares da marca, a Samsung optaria por trazer soluções da Qualcomm nos próximos lançamentos e desenvolver do zero um chipset exclusivo para os aparelhos Galaxy.
Segundo os rumores, a Samsung criou um “time dos sonhos” com mais de 1.000 funcionários responsáveis pelo desenvolvimento do chipset, que somente deve estrear em 2025 na linha Galaxy S25.
Não há informações oficiais da Samsung sobre o Exynos 2300, mas todos os vazamentos confirmam que ele utilizará processo de litografia de 3 nanômetros e contará com os núcleos mais atualizados da ARM e uma GPU Xclipse atualizada baseada na nova GPU Radeon da AMD. A produção em massa deve começar no final de 2022.
Apesar de parecer promissor, ele deve ter densidade dos transistores e desempenho semelhantes aos de 5 nanômetros da TSMC e de 4 nanômetros da Intel.
No mês passado, um vazamento sugeriu que a Samsung pode ter adiado o lançamento do Galaxy S22 FE para o ano que vem. O aparelho deve utilizar chipset Exynos e não um processador da MediaTek, como era especulado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Comentários