LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone SE 2022 vs Galaxy S20 FE: melhor custo-benefício é da Apple ou Samsung? | Comparativo

10 de junho de 2022 50

O iPhone SE 2022 e o Galaxy S20 FE são de épocas e de características muito diferentes, mas eles compartilham uma proposta bem semelhante ao consumidor: entregar uma experiência similar a modelos premium, sem custar o mesmo que eles.

Entre o iPhone mais acessível e o Galaxy rei em custo-benefício, com qual deles você ficaria? O TudoCelular vai te responder em detalhes neste Comparativo.

Índice do Comparativo

Design

Apple iPhone SE 2022

Aqui temos um paradoxo duplo. O iPhone SE é um celular bem recente, mas com o design defasado. Já o S20 FE foi lançado em 2020, porém ainda tem um visual que se assemelha mais com modelos atuais.

Algumas características que deixam isso bem nítido são as bordas do iPhone, sem a existência de um notch, e a parte traseira dele com apenas uma câmera. O Galaxy também tem um leitor biométrico sob a tela, bastante superior ao botão físico do Touch ID do concorrente.

Samsung Galaxy S20 FE

Até por ter uma aparência mais antiga, o SE 2022 é o mais compacto e leve da dupla. Os dois possuem laterais de alumínio, só que apenas o aparelho da Apple vem com um vidro traseiro. A Samsung opta pelo plástico, que está longe de ser dos mais simples. Ao menos, o coreano vem com certificação IP68, que fornece uma resistência superior a líquidos e poeira do que o IP67 do americano.

Da dupla, somente o S20 FE suporta expansão de memória, pela gaveta híbrida que divide o segundo slot de operadora com o espaço para cartão microSD. Ambos fornecem Wi-Fi de sexta geração. Bluetooth 5.0 e NFC, que possibilita pagamentos por aproximação.

Os benefícios do Galaxy superam muito as poucas vantagens do iPhone. Por isso, o coreano larga na frente.

Melhor construção

iPhone SE 2022

Visual mais moderno

Galaxy S20 FE

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy S20 FE

Melhor certificação de resistência

Galaxy S20 FE

Melhor solução do notch

Galaxy S20 FE

Melhor solução da biometria

Galaxy S20 FE

Gorilla Glass na traseira?

iPhone SE 2022

Qual é mais leve e mais fino?

iPhone SE 2022

67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
74.5 x 159.8 x 8.4 mm
6.5 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Apple economizou na tela e manteve um painel IPS LCD em seu smartphone acessível. A calibração de cores pode se manter como um forte, porém o nível de brilho ainda fica longe do display Super AMOLED presente no portátil da Samsung.

O Galaxy ainda leva a melhor no tamanho e na resolução Full HD+, já que o iPhone não passa de HD. Fora que o coreano também tem um aproveitamento frontal bem superior, pelas bordas muito menores, além da presença de Gorilla Glass 3.

Os dois celulares são compatíveis com HDR10 em streamings, mas apenas o SE 2022 oferece a tecnologia Dolby Vision. Por sua vez, o S20 FE tem o diferencial da taxa de atualização de 120 Hz, para contar com fluidez bem maior que os 60 Hz do display rival.

A Samsung amplia o placar.

Tela maior

Galaxy S20 FE

Maior brilho

Galaxy S20 FE

Melhor calibração de cores

iPhone SE 2022

Melhor tecnologia de tela

Galaxy S20 FE

Melhor resolução de tela

Galaxy S20 FE

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S20 FE

Tela de Hz elevada?

Galaxy S20 FE

Suporte a HDR10/HDR10+

Ambos

Suporte a Dolby Vision

iPhone SE 2022

Painel tem proteção?

Galaxy S20 FE

Qualidade geral da tela

Galaxy S20 FE

Som


Dos dois lados, encontramos um sistema estéreo, que utiliza o alto-falante de chamadas como canal secundário, para aumentar a imersão do usuário. O S20 FE até pode não decepcionar na potência, porém o SE 2022 capricha mais no volume máximo.

Em qualidade, a situação se repete. O Galaxy até tem bom áudio, só que ainda faltam graves. Algo que não está de fora no iPhone, com um ótimo equilíbrio entre as frequências. Lembrando que nenhum deles traz mais o conector físico para fones de ouvido.

A Apple fica com o ponto neste quesito.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

iPhone SE 2022

Potência sonora

iPhone SE 2022

Vem fones de ouvido na caixa?

Galaxy S20 FE

Sistema


Este é um duelo clássico entre o Android e o iOS. O Galaxy vem com a versão 11 do sistema do Google e terá três mudanças de software, além de quatro anos de pacotes de segurança. Mesmo assim, o iOS 15 e do iPhone proporciona ainda mais tempo de updates, o que torna a vida útil dele bem maior.

Em termos de suavidade na navegação, a tela com maior taxa de atualização do coreano ajuda a deixar tudo mais fluido, porém a “Maçã” procura compensar com as otimizações da sua plataforma. Ao menos, a rede móvel não deverá ser um problema para eles, já que o SE 2022 vem com 5G, e o S20 FE teve a sua versão compatível também lançada Brasil.

Falando sobre os recursos, a Apple foca em trazer mudanças visuais nos seus ícones e menus, além de deixar apps como o FaceTime, o Mapas e o Fotos mais inteligentes e funcionais. Neste ponto, a One UI da Samsung tem mais diferenciais, desde os atalhos do Tela Edge, até o modo DeX sem fio, para transformar o smartphone em um PC portátil.

Maior longevidade contra melhores funções. Um ponto para cada.

Sistema bem atualizado?

iPhone SE 2022

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone SE 2022

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S20 FE

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Galaxy S20 FE

Desempenho
Apple iPhone SE 2022
Samsung Galaxy S20 FE

Apesar de ter um visual ultrapassado, o iPhone SE já conta com o mais recente A15 Bionic. Será que o Snapdragon 865 do S20 FE é capaz de fazer frente em velocidade? Os testes que fizemos não indicaram isso. A plataforma da Apple foi mais rápida no multitarefas e fechou com 14 segundos a menos que o rival.

O desempenho superior do chip da gigante de Cupertino também apareceu nos benchmarks. O componente venceu com folga tanto nos números do Geekbench quanto no AnTuTu. Nos jogos, temos qualidade máxima na dupla, independente do título. Ao menos, alguns games conseguem explorar os 120 fps suportados pelo coreano.

O iPhone marca mais um ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone SE 2022

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Galaxy S20 FE

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone SE 2022

Qual o processador mais atualizado?

iPhone SE 2022

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone SE 2022

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Apple iPhone SE 2022
Samsung Galaxy S20 FE

Enquanto a Samsung coloca uma bateria de 4.500 mAh no seu dispositivo, a Apple se manteve na faixa de 2.000 mAh e aposta nas otimizações do seu sistema para render mais fora da tomada. Pelo que vimos nos nossos testes, a distância fica próxima, mas o Galaxy ainda leva vantagem por mais de uma hora de diferença.

No carregamento, o iPhone não repete a proximidade em relação ao rival. Com um adaptador de 25 W, ele leva 5 horas e meia até chegar nos 100%. Bem mais que a 1 hora e meia do S20 FE, com o carregador de 15 W.

Assim, o coreano volta a pontuar.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S20 FE

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S20 FE

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy S20 FE

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmera

Tanto o Galaxy quanto o iPhone vêm equipados com uma câmera principal de 12 MP. As fotos aqui saem com um grande nível de detalhes, além de acertar no contraste. Já à noite, a vantagem fica para o coreano, visto que o americano não possui modo noturno. Pelo menos, a Apple não decepciona no modo retrato.

O S20 FE ainda tem os diferenciais de mais dois sensores. Com o ultrawide, as imagens têm boa correção de distorção e faz bem o trabalho, até mesmo em locais escuros. Já a teleobjetiva entrega zoom óptico de três vezes, para bons registros mesmo de longe, além de ser uma alternativa também para macros.

O conjunto mais versátil e de melhor qualidade da Samsung dá o ponto a ela.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S20 FE

Melhores fotos noturnas

Galaxy S20 FE

Conjunto mais versátil

Galaxy S20 FE

Melhor ultrawide

Galaxy S20 FE

Melhor teleobjetiva

Galaxy S20 FE

Melhor macro

Galaxy S20 FE (via teleobjetiva)

Melhor modo retrato

iPhone SE 2022

Fotos tiradas com o Apple iPhone SE 2022

Estes celulares são compatíveis com gravações de vídeo em 4K. Eles não decepcionam em qualidade, seja na estabilização bem feita, no foco ágil ou mesmo na captura de som, que ainda tem uma leve vantagem para o Galaxy. Lembrando que a Samsung também fornece filmagens em Ultra HD na ultrawide.

Nos detalhes, o S20 FE anota mais um ponto.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Melhor estabilização

Nenhum

Foco mais ágil

Ambos

Grava em 4K?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S20 FE

Maior versatilidade

Galaxy S20 FE

Melhor em vídeo

Galaxy S20 FE

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy S20 FE

Apesar de ter uma câmera frontal com resolução bem abaixo do Galaxy, o iPhone consegue manter a boa fama da “Maçã” em selfies, ao registrar fotos com mais detalhes que o rival, mesmo à noite ou no modo retrato. A favor da coreana, fica o suporte a vídeos em 4K na frente, já que o SE 2022 não passa de Full HD.

Selfies com maior qualidade de um lado; gravações em 4K do outro. Temos mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S20 FE

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy S20 FE

Melhor modo retrato

iPhone SE 2022

Melhor selfie

iPhone SE 2022

Preço

O iPhone SE 2022 foi lançado de maneira oficial no Brasil, pelo preço sugerido de R$ 4.200. O valor foi praticamente o dobro do que chegou na versão com Snapdragon do Galaxy S20 FE no país. No mercado atual, o coreano ainda segue mais de R$ 1.000 mais barato que o rival, uma diferença considerável para o bolso do consumidor.

Por isso, a Samsung fica com o ponto final do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S20 FE

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S20 FE

9 Hardware
8 Custo Benefício

Apple iPhone SE

Comparar Aviso de preço
8.6 Hardware
7.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S20 FE

Comparar Aviso de preço
Conclusão

E deu Galaxy no confronto entre os smartphones acessíveis da Apple e da Samsung. O S20 FE foi o que mostrou ter mais vantagens ao usuário, desde o seu design avançado, passando pela tela de maior qualidade, até chegar no conjunto de câmeras mais completo. Ele também é o que tem os melhores recursos de sistema e a bateria com maior autonomia.

Mas o iPhone não faz feio e se sobressai em alguns quesitos. É ele que oferece a qualidade sonora superior, além de ter o melhor desempenho da dupla. O sistema dele também entrega maior tempo de atualizações, para isso não ser um problema que te faça trocar logo de celular.

Em outras palavras, o coreano é o mais completo e ainda tem o melhor preço do mercado atual. Mas se a sua intenção for ter um dispositivo iOS sem precisar pagar muito, o SE 2022 vai te atender sem dificuldades em vários quesitos.

RESULTADO

Apple iPhone SE 2022: 4 PONTOS

  • Som estéreo mais potente e equilibrado
  • Sistema atualizado e com maior longevidade
  • Desempenho mais rápido
  • Selfies com melhor qualidade

Samsung Galaxy S20 FE: 8 PONTOS

  • Design mais avançado
  • Tela AMOLED maior, com mais brilho e proteção
  • Sistema com recursos melhores
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de carregamento
  • Câmeras traseiras com Modo Noturno e sensores ultrawide e telefoto
  • Vídeos com 4K na ultrawide e melhor captura de áudio
  • Câmera frontal com filmagens em 4K
  • Menor preço no mercado brasileiro

Você considera o iPhone SE mais vantajoso que o S20 FE? Qual deles compraria, se tivesse que escolher? Comenta aí com a gente!

(atualizado em 08 de agosto de 2022, às 13:00)

50

Comentários

iPhone SE 2022 vs Galaxy S20 FE: melhor custo-benefício é da Apple ou Samsung? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Asus

ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas