LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Z Fold 4 vs S22 Ultra: qual o melhor celular top da Samsung de 2022? | Comparativo

14 de setembro de 2022 11

Chegou a hora de fazermos os dois maiores lançamentos da Samsung de 2022 se enfrentarem em nosso comparativo. De um lado temos o Galaxy S22 Ultra que chegou no começo do ano como o mais poderoso celular da coreana e do outro há o Galaxy Z Fold 4, o seu dobrável mais ambicioso. Qual é a melhor compra? Será que vale a pena pagar mais caro no dobrável? É isso que vamos descobrir agora.

Índice

Design e conectividade

Samsung Galaxy Z Fold 4

Samsung Galaxy S22 Ultra

Começamos pelo design e este é o ponto em que os dois celulares da Samsung são bem diferentes. O Galaxy S22 Ultra tem formato em barra mais tradicional como é padrão na grande maioria dos celulares lançados. O Fold, por outro lado, é um modelo dobrável que quando fechado parece um celular convencional, mas quando aberto vira um mini tablet.

O S22 Ultra é maior e vai ocupar mais espaço no bolso, enquanto o Fold 4 é mais espesso quando fechado, o que também pode causar certo desconforto. Em qualidade de construção não há muitas diferenças entre os modelos, ambos possuem corpo feito de alumínio reforçado com traseira e frente protegidas por Gorilla Glass Victus Plus.

A parte interna do Fold é coberta por uma fina camada de vidro protegida por película plástica. No centro do aparelho temos as engrenagens responsáveis por fazer o celular dobrar ao meio, o que acaba deixando um vinco no centro da tela. Há proteção contra água, mas não temos a mesma certificação IP68 do S22 Ultra, o que limita a resistência do aparelho a poeira.

77.9 x 163.3 x 8.9 mm
6.8 polegadas - 3080x1440 px
130.1 x 155.1 x 6.3 mm
7.6 polegadas - 2176x1812 px
Ir para página de comparação

A traseira do S22 Ultra apresenta visual mais limpo e moderno com as câmeras organizadas individualmente, enquanto no Fold há um simples módulo para o conjunto triplo de câmeras que não faz jus ao apelo premium do aparelho. Outro diferencial é que no Ultra temos o slot para a S Pen no próprio celular, enquanto no dobrável é preciso comprar uma capinha especial para guardar o acessório.

O Fold possui duas câmeras de selfie, sendo uma em entalhe de furo na tela externa e outra escondida por baixo da tela interna. A Samsung fez melhorias nesta geração para tornar esta câmera menos visível, mas ainda é facilmente perceptível ao colocar o aparelho contra a luz. A do S22 Ultra segue em padrão tradicional em formato de furo.

Na parte de conectividade não há diferenças, temos 5G, Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.2 e NFC. Ambos possuem limite de carregamento sem fio a 15W e recarga reversa de 4,5W para recarregar acessórios.

Começamos o comparativo com um ponto para cada.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Ambos

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Ambos

Melhor certificação de resistência?

Galaxy S22 Ultra

Qual é mais compacto e leve?

Galaxy S22 Ultra

Tem NFC?

Ambos

Multimídia e software

Tela


Os dois modelos contam com tela do tipo Dynamic AMOLED 2x com taxa de atualização de 120 Hz. A diferença fica apenas para o formato, tamanho e resolução de cada. No S22 Ultra temos 6,8 polegadas com 1440 x 3088 pixels, um formato QuadHD+ mais tradicional.

No Fold temos a tela interna em formato mais quadrado com 7,6 polegadas e resolução de 1812 x 2176 pixels, o que resulta em menor densidade e passa uma nitidez inferior. A tela externa possui 6,2 polegadas em formato mais tradicional e com resolução inferior à do S22 Ultra.

Ambos os modelos conseguem entregar brilho forte para uma boa experiência em locais abertos, porém a tela do S22 Ultra ainda fica acima neste ponto. Por outro lado, a tela maior do Fold torna a navegação mais agradável, assim como a leitura de livros e revistas digitais. Já com relação a cores, contraste e ângulo de visão, não há muita diferença e ambos são excelentes nestes pontos.

Por padrão, ambos vêm com taxa de atualização dinâmica que alterna a velocidade do painel a depender do conteúdo. Basicamente, se você ficar alguns segundos sem tocar na tela, o aparelho reduzirá a taxa de atualização para economizar bateria. No entanto, você pode travar em 60 ou 120 Hz se preferir ter melhor fluidez o tempo todo ou economizar bateria.

Daremos um ponto a cada em tela.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Galaxy S22 Ultra

Cores mais precisas

Ambos

Melhor resolução de tela

Ambos

Tela maior

Galaxy Z Fold 4

Melhor proporção tela/corpo

Ambos

Tela de Hz elevada?

Ambos

Proteção Gorilla Glass?

Ambos

Qualidade geral da tela

Ambos

Som


Temos dois alto-falantes em cada aparelho e com isso garantimos som estéreo para uma experiência mais envolvente. Em potência sonora podemos dar vitória para o Galaxy S22 Ultra, apesar dos seus alto-falantes aparentarem ser menores que os do modelo mais recente da Samsung.

Isso acontece porque a coreana preferiu dar mais destaque aos graves no Fold 4 e os alto-falantes maiores devem garantir que o som não distorça quando no máximo, apesar do volume geral ter sido um pouco comprometido. Ainda assim, a potência é boa o suficiente para que você escute o que estiver assistindo mesmo em locais mais ruidosos.

Há equalizador completo e suporte a Dolby Atmos para uma boa experiência sonora, mas nenhum possui entrada padrão para fones de ouvido.

Damos empate em som.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Galaxy Z Fold 4

Potência sonora

Galaxy S22 Ultra

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Software


O software é quase o mesmo nos dois: o S22 Ultra traz a One UI 4.1.1 baseada no Android 12, enquanto o Fold possui a mesma versão porém baseada no Android 12L que é voltada para tablets e dobráveis. A Samsung também implementou algumas funcionalidades que tornam o seu dobrável mais flexível no uso diário.

Talvez a maior diferença que notará de cara é que há uma barra de tarefas na parte inferior quando usar o Fold em modo tablet. Ela serve para aprimorar a experiência multitarefas e facilita alternar entre os apps usados recentemente. O visual é bastante parecido com o que temos no Samsung Dex.

Por falar nisso, o recurso está disponível de forma completa em ambos e permite que você conecte seu celular a um monitor via cabo ou via Wi-Fi a uma smart TV para transformar o aparelho em uma experiência desktop.

Além disso, ambos apresentam os mesmos recursos com a S Pen que aprimoram a produtividade, indo desde a possibilidade de fazer anotações rápidas com o celular desbloqueado como controlar a câmera de pequenas distâncias. A diferença é que a S Pen do Fold precisa ser um modelo específico para o aparelho e não vem junto com o celular.

Ponto para o Fold em software.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy Z Fold 4

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Samsung Galaxy Z Fold 4
Samsung Galaxy S22 Ultra

O Galaxy S22 Ultra veio para o Brasil com Snapdragon 8 Gen 1 e o Fold 4 traz a sua atualização mais recente, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 que é basicamente uma versão levemente aprimorada com melhor processo de fabricação que resulta em menor aquecimento e consumo de energia.

Essa versão revisada também é um pouco mais potente e com isso vimos o Fold ser mais ágil que o Ultra em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. Claro, a diferença é pequena e muitos nem devem notar na prática, mas ela está lá.

O mesmo acontece com benchmarks. O processador mais veloz e o menor aquecimento faz com que o Fold alcance números maiores em ferramentas sintéticas. No AnTuTu chegamos a marcar quase 100 mil pontos de diferença, mas em outros benchmarks temos uma diferença mais sutil.

E nos jogos? Os dois rodam os games mais exigentes com a mesma eficiência, afinal temos a mesma GPU em ambos. Porém, o Fold esquenta menos e acaba devorando menos bateria ao jogar, o que vai agradar quem pretende passar horas jogando, sem falar que a tela maior o torna a melhor escolha para jogos como RPG ou estratégia.

Daremos ponto ao Fold em desempenho.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy Z Fold 4

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Galaxy Z Fold 4

Qual o processador mais atualizado?

Galaxy Z Fold 4

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Ambos

Qual tem mais armazenamento?

Ambos

Bateria
Samsung Galaxy Z Fold 4
Samsung Galaxy S22 Ultra

O Galaxy S22 Ultra possui a maior bateria dos dois, sendo 5.000 mAh contra 4.400 mAh do modelo dobrável. Analisando apenas números teremos a impressão que o Fold entregará uma autonomia inferior, mas é aqui que o hardware atualizado e refinado faz diferença e em nosso teste de bateria até conseguimos alguns minutos a mais de duração.

No tempo de recarga é onde o Galaxy S22 Ultra leva pequena vantagem ao usar o carregador padrão de 25W compatível com os modelos mais avançados da Samsung. Em nosso teste de recarga, o Ultra demorou alguns minutos a menos para chegar a 100%.

Uma pequena diferença entre os dois é que o S22 tem suporte a carregamento de 45W, apesar de não fazer com que seu tempo de recarga caia drasticamente.

Assim, daremos um ponto a cada em bateria.

Qual tem mais bateria?

Galaxy S22 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S22 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Galaxy Z Fold 4

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Câmeras

O Fold possui apenas três câmeras na traseira e duas para selfie, sendo uma em cada tela. O S22 Ultra tem uma câmera a mais na traseira e vence em resolução tanto com a câmera principal quanto a frontal. Qual registra as melhores fotos?

O sensor principal do S22 Ultra captura mais detalhes por ter uma resolução maior, mas se você não é do tipo que sai ampliando imagens ou precisa do máximo de qualidade para edição, nem vai se importar com a pequena diferença entre os dois.

O destaque mesmo fica para a teleobjetiva mais poderosa no Ultra que alcança zoom óptico de 10x, contra apenas 3x do Fold. Você conseguirá fotografar mais longe e com melhor nitidez. A ultra-wide é praticamente a mesma nos dois, porém ela tem modo noturno mais eficiente no Fold 4.

No geral, ambos os aparelhos entregam ótimas imagens, mas o Galaxy S22 Ultra ainda vence em qualidade e flexibilidade ao fotografar.

Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S22 Ultra

Melhores fotos de dia

Ambos

Melhores fotos noturnas

Ambos

Conjunto mais versátil

Galaxy S22 Ultra

Melhor ultra-wide

Galaxy Z Fold 4

Melhor teleobjetiva

Galaxy S22 Ultra

Melhor macro

Ambos

Melhor profundidade

Galaxy S22 Ultra

Fotos capturadas com o Galaxy Z Fold 4

Qual é melhor para selfies? O S22 Ultra tem apenas uma câmera frontal, porém traz sensor com resolução de 40 MP que captura mais detalhes. O Fold tem o mesmo sensor de 10 MP do S22 e S22 Plus na sua tela externa e registra ótimas selfies em qualquer situação de luz, porém a câmera interna ainda peca bastante, especialmente ao fotografar à noite.

A vantagem para o dobrável da Samsung fica para a flexibilidade de usar o conjunto traseiro para selfies com o celular aberto. A tela externa servirá como guia e você pode usar o sensor de melhor qualidade e ainda ter à sua disposição a ultra-wide para selfies em grupo.

Assim, daremos um ponto a cada.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy S22 Ultra

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

Ambos

Fotos capturadas com o Galaxy S22 Ultra

Os dois gravam vídeos em 8K a no máximo 24 fps, enquanto conseguem filmar em 4K a 60 fps para maior fluidez e melhor estabilização. Aqui não há muita diferença em termos de qualidade dos vídeos, do controle de tremidos ou mesmo da captura estéreo de som com poucos ruídos de vento. O Galaxy S22 Ultra apenas se destaca no foco um pouco mais ágil, mas a diferença é sutil e nem chega a dar uma vantagem nítida.

Assim, daremos empate na filmadora.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Melhor estabilização eletrônica?

Ambos

Foco mais ágil

Galaxy S22 Ultra

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor qualidade de vídeo

Ambos

Preço

O Galaxy S22 Ultra foi lançado no mercado nacional em fevereiro de 2022 por R$ 9,5 mil, enquanto o Galaxy Z Fold 4 chegou em agosto por R$ 12,8 mil. Atualmente, os dois continuam com uma diferença de mais de R$ 3 mil no preço, o que faz com que o Galaxy S22 Ultra entregue o melhor custo-benefício dos dois.

Com isso, encerramos nosso comparativo com ponto para o S22 Ultra.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S22 Ultra

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S22 Ultra

8.6 Hardware
5.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy Z Fold 4

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Nosso comparativo terminou em empate. E agora, qual comprar? Ambos os modelos são ótimos celulares top de linha. O Galaxy Z Fold 4 é voltado para aqueles que buscam versatilidade e melhor experiência multitarefas. Você terá um mini tablet no bolso com tela maior para navegar, som de melhor qualidade, menor aquecimento em jogos e maior flexibilidade no hora de tirar selfies.

O Galaxy S22 Ultra é mais voltado para uma experiência convencional e conquista por ser mais barato enquanto entrega tela com brilho superior, som mais potente, menor tempo de recarga, zoom mais poderoso e já vem com a S Pen para aprimorar a experiência em um software tão cheio de recursos quanto o modelo dobrável.

RESULTADO

Samsung Galaxy Z Fold 4: 8 PONTOS

  • Design flexível versátil
  • Tela grande para multimídia
  • Som tem mais graves
  • Software focado em multitarefas
  • Melhor desempenho
  • Maior autonomia
  • Maior flexibilidade para selfies
  • Filmadora de qualidade

Samsung Galaxy S22 Ultra: 8 PONTOS

  • Melhor proteção e vem com S Pen
  • Tela tem brilho mais forte
  • Som é mais potente
  • Menor tempo de recarga
  • Melhor conjunto fotográfico
  • Melhores selfies
  • Foco da filmadora mais ágil
  • Melhor custo-benefício
(atualizado em 24 de abril de 2024, às 15:40)

11

Comentários

Galaxy Z Fold 4 vs S22 Ultra: qual o melhor celular top da Samsung de 2022? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista