LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi 12T vs Galaxy A73: melhor intermediário premium é chinês ou coreano? | Comparativo

04 de março de 2023 20

O Xiaomi 12T e o Galaxy A73 se assemelham na hora de entregar uma experiência avançada. Mesmo com muitas diferenças entre si, eles possuem alguns recursos presentes em modelos tops de linha, mas sem o mesmo custo elevado.

Entre o intermediário premium da chinesa e o da coreana, qual deles tem a melhor experiência para o consumidor? O TudoCelular conta em detalhes para você.

Índice do Comparativo

Design e conectividade

Xiaomi 12T

Iniciando pelo design, temos aqui dois smartphones feitos de plástico nas laterais, com acabamento fosco. O 12T se diferencia pela sua traseira feita de vidro e traz um bloco de câmeras que destaca o sensor principal, colocado em um quadrado de fundo preto. Já o A73 tem o visual conhecido do seu antecessor, com uma lombada da cor da tampa para conter os sensores.

O coreano pode não ser menor em largura e altura que o chinês, mas ao menos é o mais fino e o mais leve da dupla. O Galaxy também conta com uma certificação IP67, que garante proteção superior contra poeira e líquidos que a IP53 do rival.

Samsung Galaxy A73

Dos dois lados, encontramos um notch em forma de furo na tela. Ambos também se assemelham no uso de um leitor biométrico sob a tela. O Xiaomi ainda vem com o emissor de infravermelho, que permite utilizar também como controle remoto da sua TV.

Apenas a Samsung colocou um slot para expansão de armazenamento por cartão microSD em seu aparelho. Na parte de conectividade, estes celulares possuem Wi-Fi de sexta geração e NFC, para pagamentos por aproximação. Já o Bluetooth 5.3 do chinês fica acima do 5.0 presente no coreano.

Temos um equilíbrio de benefícios para cada lado. Por isso, começamos com um empate.

Melhor construção

Xiaomi 12T

Proteção contra arranhões

Nenhum

Visual mais moderno

Xiaomi 12T

Slot é híbrido ou dedicado?

Galaxy A73

Melhor solução do notch

Ambos

Melhor solução da biometria

Nenhum

Melhor certificação de resistência?

Galaxy A73

Qual é mais fino e leve?

Galaxy A73

Tem NFC?

Ambos

Tem Wi-Fi 6?

Ambos

Bluetooth mais avançado

Xiaomi 12T

Emissor infravermelho

Xiaomi 12T

75.9 x 163.1 x 8.6 mm
6.67 polegadas - 2712x1220 px
76.9 x 165.4 x 9.4 mm
6.6 polegadas - 2408x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Estes dois dispositivos trazem um painel AMOLED, com praticamente as mesmas 6,7 polegadas. Há uma vantagem pequena do Galaxy no tamanho e no aproveitamento frontal. De toda a forma, você não terá problemas em relação ao nível de brilho e ao amplo ângulo de visão.

O A73 tem uma tela Full HD+ padrão, enquanto o 12T apresenta uma resolução um pouco superior, mas que não chega no Quad HD. O display do chinês também é da geração com 12-bit, que reproduz 68 bilhões de cores, bem acima do coreano nisso.

Ao menos, ambos oferecem Gorilla Glass 5 e uma taxa de atualização de 120 Hz, para não decepcionarem na proteção e na fluidez. A Xiaomi ainda inseriu o diferencial do sensor de toque a 480 Hz, que diminui a latência em jogos.

Os benefícios do 12T superam os do concorrente. Por isso, damos ponto para ele.

Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor brilho de tela

Ambos

Mais cores

Xiaomi 12T

Melhor resolução de tela

Xiaomi 12T

Tela maior

Galaxy A73

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy A73

Tela de Hz elevada?

Ambos

Sensor de toque mais rápido

Xiaomi 12T

Tem proteção contra arranhões?

Ambos

Qualidade geral da tela

Xiaomi 12T

Som


Na parte de áudio, a dupla conta com um sistema estéreo, composto por dois alto-falantes. Isso ajuda a ter uma experiência imersiva maior para o usuário, especialmente na hora de ouvir músicas ou ver filmes.

Os dois entregam boa potência sonora, só que o Xiaomi se sai melhor ao não distorcer no volume máximo. Ele também fica acima do Galaxy na qualidade geral, por ter maior equilíbrio entre graves, médios e agudos.

Não espere neles qualquer conector físico para fones de ouvido, nem um acessório adaptado na embalagem.

É mais um ponto para o 12T.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Xiaomi 12T

Potência sonora

Xiaomi 12T

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Estes aparelhos saem da caixa equipados com o Android 12 instalado de fábrica. Apesar de a chinesa procurar melhorar no quesito atualizações, ela ainda não chega nos quatro updates do “robozinho” garantidos pela coreana para o seu intermediário. Sem contar que a Samsung capricha mais nos pacotes de segurança mensais.

Pelo menos, fluidez não será um problema nestes modelos. Ainda mais com altas taxas de atualização da tela para ambos os lados. O 5G também está presente neles, o que permite uma rede móvel veloz e de última geração.

Você ainda verá recursos interessantes na dupla, como um menu lateral para atalhos de apps. O 12T também fornece sensor de batimentos cardíacos integrado ao leitor de digitais. Já o A73 se destaca pelo Smart View, Always-on Display e outras ferramentas presentes nos demais intermediários da marca.

Com boas funcionalidades dos dois lados, a longevidade acaba desempatando para o Galaxy.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Galaxy A73

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Ambos

Há rede móvel 5G?

Ambos

Software mais fluido

Ambos

Desempenho
Xiaomi 12T
Samsung Galaxy A73

O 12T é alimentado pela plataforma Dimensity 8100-Ultra, contra o Snapdragon 778G dentro do A73. Qual deles fornece o desempenho mais rápido? Nos nossos testes, o celular da Xiaomi ainda foi um pouco mais veloz na primeira rodada, porém pecou na reabertura em segundo plano. Por isso, a Samsung venceu por quase oito segundos, apesar do chip mais fraco.

Os benchmarks mostram que o potencial do hardware da chinesa poderia ser maior, já que ele vence o da coreana tanto no Geekbench quanto no AnTuTu. Pelo menos, os jogos não serão um problema para estes smartphones. Você vai conseguir rodar até os mais pesados com qualidade muito alta e extras ativados, sem afetar na suavidade da imagem.

Pelo multitarefas mais rápido, o ponto vai para o Galaxy.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

Galaxy A73

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Ambos

Quem tem os melhores números de benchmark?

Xiaomi 12T

Qual o processador mais atualizado?

Xiaomi 12T

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy A73

Qual tem mais armazenamento?

Nenhum

Bateria
Xiaomi 12T
Samsung Galaxy A73

Bateria é um ponto forte destes dois dispositivos. As fabricantes não inventaram e colocaram uma capacidade de 5.000 mAh nos seus intermediários premium. Vimos nos nossos testes padronizados que a diferença não ficou tão grande. A dupla dura em torno de 26 horas com uma única carga, com alguns minutos de vantagem para o chinês.

O que vai distanciar um do outro é o carregamento. O adaptador de 120 W enviado pela Xiaomi permite chegar nos 100% em menos de meia hora. Por outro lado, o de 15 Watts da Samsung leva mais de duas horas até finalizar o processo.

Assim, o 12T volta a anotar um ponto.

Qual tem mais bateria?

Nenhum

Qual recarrega mais rápido?

Xiaomi 12T

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

Xiaomi 12T

Tem carregamento sem fio?

Nenhum

Câmera

Tanto em um quanto no outro, encontramos um conjunto de câmeras traseiras liderado por uma principal de 108 MP. Apesar da mesma resolução, o Galaxy acerta mais no contraste e no HDR, fora as fotos superiores com modo noturno.

A ultrawide deles oferece boa qualidade no geral, apesar das limitações em locais com pouca luz. A vantagem do 12T está no controle dos borrões nos cantos da imagem. A macro deles peca pela falta de foco automático, só que a do A73 registra com mais detalhes.

A Samsung é a única a vir com um sensor dedicado para desfoque. Ele faz um bom trabalho e fica acima do modo retrato apenas por software do concorrente.

Pelo conjunto completo, a coreana fica na frente e leva o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos de dia

Galaxy A73

Melhores fotos noturnas

Galaxy A73

Conjunto mais versátil

Galaxy A73

Melhor ultrawide

Xiaomi 12T

Melhor teleobjetiva

Nenhum

Melhor macro

Galaxy A73

Melhor profundidade

Galaxy A73

Fotos tiradas com o Xiaomi 12T

A filmadora deles pode gravar em 4K, mas limitada a 30 fps, por causa das restrições de cada plataforma móvel. O foco deles poderia ser mais ágil, mas a captura de som estéreo tem boa qualidade neles. O Galaxy é o único da dupla a fornecer estabilização óptica, que ajuda a lidar melhor com os tremidos do que a eletrônica do Xiaomi.

Em outras palavras, mais um ponto para o A73.

Possui estabilização óptica?

Galaxy A73

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Foco ágil

Ambos

Grava em 8K a 30 fps?

Nenhum

Grava em 4K a 30 fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Nenhum

Melhor qualidade de vídeo

Galaxy A73

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A73

A câmera frontal dos dois funciona bem para o modo retrato e não sofre grandes quedas de qualidade durante a noite. O problema é que a compressão de pixels do 12T compromete a nitidez das fotos de dia, em comparação com os resultados do A73. Sem contar que o Galaxy é o único da dupla a filmar de frente também em 4K.

Ou seja, a Samsung marca outra vez.

Melhor conjunto de câmera frontal

Galaxy A73

Câmera frontal grava em 4K?

Galaxy A73

Melhor selfie

Galaxy A73

Preço

Destes dispositivos, apenas o Galaxy A73 foi lançado de forma oficial no Brasil. Ele chegou pelo preço sugerido de R$ 3.800. No mercado atual, o modelo da Samsung já pode ser achado por R$ 3.000, o mesmo valor do Xiaomi 12T no varejo por meio de importadores.

Sem diferença nos custos, fechamos o duelo com um ponto para cada.

Qual teve melhor preço de lançamento no Brasil?

Galaxy A73

Qual tem menor custo atual?

Nenhum

7.7 Hardware
5.5 Custo Benefício

Xiaomi 12T

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Neste confronto entre a chinesa e a coreana, a Samsung acabou levando a melhor. Mas a Xiaomi não ficou muito atrás. O 12T oferece uma construção premium, uma tela com menor latência e um som de maior qualidade. Sem contar a bateria que dura mais e demora menos na tomada.

Do outro lado, o Galaxy A73 tem resistência a poeira e água, vai ser atualizado por um prazo maior e é o mais rápido quando falamos de desempenho multitarefas. Mas o grande forte aqui está no seu conjunto de câmeras, superior tanto nas fotos e selfies quanto nos vídeos.

Os dois podem ser encontrados pelo mesmo preço no varejo nacional. Então, qual escolher? O Galaxy certamente é a melhor opção quando falamos em câmeras e performance. Mas se o seu foco for multimídia, não terá qualquer problema se preferir levar o Xiaomi, mesmo atrás no placar geral deste embate.

RESULTADO

Xiaomi 12T: 5 PONTOS

  • Construção premium e visual mais moderno
  • Tela com mais cores e menos latência
  • Som de maior qualidade
  • Bateria com maior autonomia e menor tempo de recarga
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Samsung Galaxy A73: 7 PONTOS

  • Design mais resistente, fino e leve
  • Sistema com maior longevidade
  • Desempenho multitarefas mais rápido
  • Câmeras traseiras com fotos de maior qualidade
  • Vídeos com melhor sistema de estabilização
  • Câmera frontal com selfies mais nítidas e filmagens em 4K
  • Mesmo preço no mercado brasileiro atual

Entre o 12T e o A73, qual seria a sua preferência na hora da compra? Para você, pesam mais as qualidades ou os defeitos de qual deles? Responda aí no espaço abaixo para a gente.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 12:04)

20

Comentários

Xiaomi 12T vs Galaxy A73: melhor intermediário premium é chinês ou coreano? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista