LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm pode antecipar lançamento do Snapdragon 8 Gen 3, diz rumor

19 de abril de 2023 56

Atualização (19/04/23) - JB

A Qualcomm pode antecipar o lançamento do novo Snapdragon 8 Gen 3. Segundo informações levantadas na cadeia de fornecimento da fabricante americana, tudo está sendo preparado para uma apresentação em outubro.

Para ser um pouco mais específico, há chances da marca agendar o evento Snapdragon Summit para a última semana de outubro. Ou seja, algo que foge do tradicional, uma vez que os novos processadores topo de linha da marca sempre são anunciados em novembro.

Para quem não se lembra, o Snapdragon 8 Gen 2 foi apresentado em 16 de novembro de 2022.

Comentando o assunto, o vazador Revegnus disse que tudo leva a crer que essa antecipação acontecerá em virtude da apresentação do Dimensity 9300, que também deve acontecer em meados de outubro.

Como os dois processadores devem ser construídos pela TSMC, a Qualcomm quer ter prioridade de fornecimento. Por enquanto, a empresa não comentou o assunto.

Assim, salientamos que tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Atualização (18/04/2023) - LR

Snapdragon 8 Gen 3 pode ter núcleo de 3,7 GHz com 3 nm e GPU até 50% mais poderosa

Com lançamento previsto para acontecer no final deste ano, o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 ainda não teve nenhuma informação oficial compartilhada pela fabricante, no entanto, há especulações que tentam desvendar detalhes sobre a frequência máxima apontando para uma configuração de CPU 1 + 2 + 3 + 2 e GPU até 40% mais veloz.

Além dessa geração que deve estrear este ano também há rumores sobre o Snapdragon 8 Gen 4, unidade que deve chegar apenas em 2025 trazendo núcleos Oryon personalizados. Essas informações foram reveladas pelo informante @Revegnus, conhecido por acertar suas previsões sobre o segmento de hardware mobile.

No caso da placa de vídeo (GPU) do SD 8 Gen 3, a empresa deve substituir a atual Adreno 740 pela Adreno 750 — a mudança na nomenclatura é pequena, mas na ficha técnica devemos ter uma considerável evolução. A GPU sucessora deve contar com clock de 900 MHz, com a CPU Cortex-X4 rodando a 3,40 GHz e fabricação com o processo N3E (3 nm) da TSMC.

Veja abaixo o rumor:

Atualização (10/04/2023) - FM

A Qualcomm deve apresentar o Snapdragon 8 Gen 3, sua nova plataforma para celulares tops de linha, em meados do último trimestre de 2023. Rumores prévios indicam que o hardware terá uma nova configuração de núcleos em sua CPU que atingem clock de até 3,7 GHz, e agora, novas informações sobre o chip foram reveladas pelo vazador Digital Chat Station.

De acordo com o informante, o Snapdragon 8 Gen 3 terá uma GPU até 50% mais poderosa que a Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2. O nome do processador gráfico da plataforma ainda não é revelado, mas possivelmente será chamado de Adreno 750.

(Imagem: Reprodução/Qualcomm)

O vazador lembra que a GPU Adreno 740 do Snapdragon 8 Gen 2 impressionou ao superar a GPU do Apple A16 Bionic, e a Qualcomm seguirá vitoriosa na próxima geração. Segundo a fonte, o Snapdragon 8 Gen 3 ainda terá um processamento gráfico mais poderoso que o A17 Bionic, plataforma que deve ser utilizada no iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Ainda não há detalhes quanto ao número de núcleos ou frequência de clock da GPU, mas especula-se que o Snapdragon 8 Gen 3 terá uma CPU de 1 + 2 + 3 + 2, sendo:

  • 1 núcleo primário ARM Cortex-X (“Gold+”)
  • 2 núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A7 (“Titanium”)
  • 3 núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A7 (“Gold”)
  • 2 núcleos de baixo consumo ARM Cortex-A5 (“Silver”)

O Snapdragon 8 Gen 3 deve surpreender com sua pontuação no Geekbench, que pode ultrapassar 1.900 pontos em single-core e 6.230 pontos em multi-core, segundo as informações divulgadas em março pelo vazador Revegnus. Cabe lembrar que a atual geração do chip quebrou a barreira de 1.600 pontos em single-core no Geekbench 5.

Apesar da possível superioridade de sua GPU, o novo chip da Qualcomm deve disputar de forma equilibrada com o A17 Bionic em termos de CPU. A Apple deve produzir sua plataforma com a nova litografia de 3 nanômetros da TSMC, ao passo que a expectativa é que o Snapdragon 8 Gen 3 utilize o processo N4P.

A Qualcomm ainda não confirmou as especificações ou data de lançamento do Snapdragon 8 Gen 3, mas os vazadores acreditam que o chipset será lançado em meados de outubro — um mês de antecedência em relação ao seu antecessor. Um dos primeiros celulares equipados com a nova plataforma será o Xiaomi 14.

Atualização (24/03/2023) - FM

Snapdragon 8 Gen 3 pode ter nova configuração de núcleos com clock de 3,7 GHz e mais

A Qualcomm está preparando o lançamento do Snapdragon 8 Gen 3 para 2023, e segundo rumores, a nova plataforma para celulares tops de linha promete um grande salto de desempenho para disputar com o A17 Bionic da Apple. Para isso, o chip deve utilizar uma nova configuração de núcleos para otimizar seu funcionamento.

Segundo o renomado desenvolvedor e vazador Kuba Wojciechowski, o Snapdragon 8 Gen 3 terá uma nova configuração de 1 + 2 + 3 + 2 e utilizará um cluster inédito de codinome “Titanium”. Esse cluster será composto por dois núcleos ARM Cortex-A7.

Segundo o informante, no total, haveria dois clusters de núcleos ARM Cortex-A7. Com base nos rumores, a configuração do chip deve ser a seguinte:

  • Cluster “Gold+” com 1 núcleo primário ARM Cortex-X
  • Cluster “Titanium” com 2 núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A7
  • Cluster “Gold” com 3 núcleos de alto desempenho ARM Cortex-A7
  • Cluster “Silver” com 2 núcleos de baixo consumo ARM Cortex-A5

A diferença entre os clusters "Gold" e "Titanium" ainda é desconhecida, uma vez que devem utilizar os mesmos núcleos da linha Cortex-A7, mas é possível que os núcleos "Titanium" sejam voltados para cargas de trabalho com clock mais alto, enquanto os núcleos "Gold" tenham o objetivo de executar tarefas mais simples com consumo reduzido.

(Imagem: Reprodução)

Vale lembrar que o Snapdragon 8 Gen 2 possui dois clusters de núcleos ARM Cortex-A7: um deles utiliza dois Cortex-A715, enquanto o outro possui três Cortex-A710. Ambos possuem frequências idênticas de 2,8 GHz, mas são voltados para cargas de trabalho diferentes.

Wojciechowski acrescenta que a nova geração do hardware deve abandonar o suporte para 32 bits. Contudo, isso não deve afetar os desenvolvedores, já que as principais lojas de aplicativos suportam apenas software com arquitetura de 64 bits.

Por fim, o vazador comenta que o Snapdragon 8 Gen 3 será equipado com a nova GPU Adreno 750, cujo clock atual é de 770 MHz. É possível que essa frequência mude antes do lançamento oficial da plataforma, previsto para meados do segundo semestre de 2023.

Atualização (20/03/23) - RS

Snapdragon 8 Gen 3 tem frequências reveladas e supera antecessor com folga

As velocidades do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm já foram reveladas. De acordo com informações do portal Gizchina, o novo processador da empresa deve operar em frequências de 3,5 GHz, que podem chegar a 3,72 GHz. Ou seja, é condizente com rumores anteriores que mencionavam números acima de 3,7 GHz.

Recentemente, o modelo chegou a aparecer no Geekbench, mas os detalhes sobre suas velocidades não foram mostrados. Nesse sentido, o que deu para saber sobre o componente é em relação á sua pontuação, que foi de 1930 na parte single-core e 6236 no teste multi-core. Assim como aconteceu com a linha S23, o chip pode ter versão exclusiva para o Galaxy S24.

Para parâmetro de comparação, o Snapdragon 8 Gen 2 marcou 1524 em single-core e 4597 pontos em multi-core, o que mostra um grande upgrade se levar o teste em conta. Além disso, também é superior aos resultados obtidos pelo chip A16 Bionic, da Apple, que marcou 1877 em single-core e 5447 em multi-core.

Com isso, pode-se dizer que o novo chip da Qualcomm se tornaria o mais potente disponível quando for lançado. Mas, ainda não há garantias de que isso vai realmente se tornar realidade, visto que se trata de uma versão do chip para fins de engenharia. Então, podem haver mudanças em relação aos números.


Outro detalhe que vale levar em consideração é o fato de que as outras fabricantes, como a própria Apple, ainda estão criando novas versões dos seus chips. Portanto, a liderança do modelo da Qualcomm pode não durar muito tempo. Enquanto isso, confira também um pouco sobre o recém-lançado Snapdragon 7+ Gen 2 pela empresa.

Matéria Original (09/03/2023)

A Qualcomm conquistou bons resultados com o Snapdragon 8 Gen 2, sua nova plataforma para celulares tops de linha que aumenta o poder de concorrência do Android contra o iOS da Apple. Agora, a fabricante parece estar trabalhando no Snapdragon 8 Gen 3, e as informações preliminares do hardware acabam de ser reveladas pelo vazador Revegnus.

Em publicação no Twitter nesta quinta-feira (09), o informante compartilhou as supostas especificações do Snapdragon 8 Gen 3 com uma nova configuração de núcleos que combina um Cortex-X4 de 3,2 GHz, 5 núcleos Cortex-A720 de 3,0 GHz e 2 núcleos Cortex-A520 de 2,0 GHz, tais que ainda não foram apresentados oficialmente pela ARM.

(Imagem: Reprodução/Weibo/@Tech_Reve)

O Snapdragon 8 Gen 3 seria fabricado com o processo N4P (4 nanômetros) da TSMC, garantindo a mesma eficiência vantajosa de seu antecessor. Isso pode permitir que a Qualcomm acabe trabalhando com frequências ainda mais altas. Rumores prévios indicaram que o chip atingiria 3,7 GHz, superando o clock do suposto A17 Bionic da Apple.

A plataforma deve ser ainda mais veloz em processamento gráfico com a GPU Adreno 750, e para garantir leitura e escrita de dados ainda mais eficiente, o Snapdragon 8 Gen 3 deve utilizar armazenamento com padrão UFS 4.1, que ainda não teve detalhes revelados. A memória do chip seria a mesma LPDDR5 de 7.500 Mbps.

(Imagem: Reprodução)

Outra mudança é a atualização para o Snapdragon X75 5G da Qualcomm, o primeiro modem de radiofrequência do mundo compatível com 5G Advanced. Esse hardware promete ser 20% mais eficiente que o Snapdragon X70 5G e conta com a AI Suite Gen 2, um conjunto de recursos de inteligência artificial que aprimora o desempenho em conexões de rede.

O Snapdragon 8 Gen 3 promete ser um verdadeiro recordista no Geekbench. A atual geração impressionou nessa plataforma de benchmarks ao quebrar a barreira de 1.600 pontos em single-core no Geekbench 5. Segundo Revegnus, a próxima geração será ainda mais poderosa e ultrapassará 1.900 pontos em single-core e 6.230 pontos em multi-core.

O recorde em questão foi conquistado pelo Galaxy S23 Ultra, equipado com uma versão exclusiva do Snapdragon 8 Gen 2. A Qualcomm deve manter sua parceria com a Samsung e elaborar uma variante otimizada para o Galaxy S24 em 2024, mas até o momento, nenhuma das empresas comenta publicamente sobre o assunto.

Veja mais!

O Samsung Galaxy S23 está disponível na Girafa por R$ 2.799. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 103 ofertas clique aqui.
(atualizado em 18 de abril de 2024, às 11:46)

56

Comentários

Qualcomm pode antecipar lançamento do Snapdragon 8 Gen 3, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista