Economia e mercado 05 Out
Novos detalhes foram revelados sobre o processo de 1,4 nanômetro da Samsung para os seus futuros chips. A informação vem da própria empresa, representada por Jeong Gi-Tae, vice-presidente da Samsung Foundry ao The Elec, conforme noticiado pelo portal DigiTimes.
De acordo com ele, o uso da tecnologia pode fazer com que o número de nanofolhas aumente de três para quatro. Nesse sentido, o componente baseado nesse procedimento poderá ter um controle melhor de fluxo de corrente, o que diminuirá o vazamento de corrente.
Como resultado, esse processo vai fazer com que se reduza também o consumo de energia. Outro destaque interessante revelado pela Samsung é o uso de transistores de nanofolha com gate-all-around (GAA), introduzida de forma pioneira pela companhia no ano de 2022.
A utilização de mais nanofolhas poderá fazer ainda com que os transistores do chip gerem menos calor, além de aplicar melhorias nas capacidades de comutação e velocidade operacional. Ou seja, a promessa é de que chips com essa tecnologia ajude a produzir componentes com mais desempenho e mais eficientes no quesito de eficiência energética.
Com o objetivo de superar as operações da TSMC e Intel, vale lembrar que a Samsung já tem planos de introduzir chips com litografia de 2 nanômetros em 2025. Enquanto isso, próximo componente de destaque da marca é o Exynos 2400, que deve ser equipado à linha Galaxy S24, mas ela já prometeu lançar um modelo feito com 3nm em 2024.
Os chips com processo de 1,4 nanômetro, por sua vez, devem ser apresentados somente em 2027.
E você, o que espera das plataformas de 1,4 nanômetro? Comente abaixo!
Comentários