Samsung 21 Jan
O Exynos 2400 está presente na recém-lançada linha Galaxy S24 e a Samsung já está trabalhando na litografia de 3nm de 2ª geração (SF3) que deve estar presente no Exynos 2500. De acordo com o informante chinês Chosun Ilbo, os experimentos com esta versão foram iniciados agora e a eficiência da fabricação deve aumentar 60% nos próximos meses.
Relatos anteriores indicaram que a fabricação no processo SF3 deve permitir que o Exynos 2500 tenha maior eficiência energética, algo que também pode chegar a chipsets de outros dispositivos como o Galaxy Watch 7.
Desta forma, o SF3 deve tornar as nanofolhas de GAA adequadas para projetos de mais tipos de chips de celulares, relógios inteligentes, sistemas automotivos e muito mais sem sacrificar a autonomia destes aparelhos.
Outra vantagem da litografia SF3 citada é que ela deve ser a primeira com FETs GAA, capazes de controlar melhor o vazamento de corrente melhor que o finFETs mais avançados. Na prática, isto permitirá que os chips fabricados com este método tenham maior flexibilidade de design e ofereçam maior desempenho.
A produção em massa dos chips SF3 deve ser iniciada pela Samsung no segundo semestre 2024. Depois disso, ela irá se concentrar na produção de chips de 3nm SF3 e no desenvolvimento da tecnologia sucessora: a SF3P.
Quanto a litografia de 2nm, a Samsung já confirmou que somente lançará chips com esta tecnologia em dois anos, sendo que ela já está trabalhando em tecnologias de chips SF4E, 4 e 4P para aumentar a concorrência com a TSMC.
Comentários