
O Galaxy A16 4G foi apresentado pela Samsung no Brasil em dezembro de 2024 ao lado de sua versão 5G, servindo como uma alternativa para quem não liga tanto para a rede móvel de quinta geração e ainda assim deseja um bom celular básico da sul-coreana devido ao longo suporte de seis grandes atualizações do Android.
Ele traz tela Super AMOLED de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ e 90 Hz, plataforma MediaTek Helio G99, 4 ou 8 GB de RAM, 128 ou 256 GB de armazenamento interno, memória expansível via cartão Micro SD, câmera frontal de 13 MP, três câmeras traseiras (50 MP / 5 MP / 2 MP), Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C e GPS, leitor de impressões digitais na lateral, bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25 W e sistema operacional Android 14 sob interface OneUI 6.1.


1 semana atrásNa hora que colocamos lado a lado estes smartphones da Xiaomi e da Samsung, temos a melhor opção de compra no chinês ou no coreano? O Comparativo do TudoCelular conta a resposta em detalhes para você.

2 semanas atrásO Galaxy A16 é o melhor celular 4G para comprar em 2025? Confira a nossa análise completa e veja se o básico da Samsung vale a pena

3 semanas atrásUma opção de modelo mais básico para tarefas do dia a dia que está com preço mais acessível

1 mês atrásSaiba qual a real autonomia do celular Galaxy A16 4G da Samsung neste teste de bateria padronizado.
Nosso teste de bateria oficial é executado com vários apps, jogos e serviços populares em ciclos cronometrados até que a bateria esgote completamente, sendo dado um tempo de standby entre os ciclos para acompanhar o consumo em segundo plano. Brilho da tela e configurações de redes são padronizados para que possamos traçar um paralelo entre todos os modelos que passaram por nossas bancadas.
Os apps presentes nos ciclos, e seus determinados tempos de execução por ciclo, são:
- 6 minutos de uso (cada) — WhatsApp, YouTube, MX Player (vídeo offline), Spotify, PowerAmp (música offline) e Chrome;
- 1 minuto (cada) — Pokémon Go, Asphalt 8, Subway Surfers, Candy Crush, Modern Combat 5 e Injustice;
- 4 minutos de chamadas em 3G/4G;
- 2 minutos de uso (cada) — Facebook, Gmail e GMaps
Após nossos testes, chegamos aos seguintes resultados com o Galaxy A16 4G:
- Foram necessárias 29 horas e 13 minutos para esgotar a bateria do dispositivo;
- A tela permaneceu ligada por 14 horas e 06 minutos.
- Realizamos 21 ciclos completos de testes que incluíram:
- 126 minutos de navegação no Chrome;
- 630 minutos de WhatsApp, Spotify, PowerAmp, MX Player e YouTube (126 minutos cada);
- 126 minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Candy Crush, Injustice, Modern Combat 5 e Asphalt 8);
- 126 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (42 minutos cada);
- 84 minutos de chamadas de voz via 3G/4G.

O Galaxy A16 4G mantém exatamente o mesmo conjunto de sua versão 5G, incluindo tela, sistema de câmeras e bateria, sendo a única diferença entre eles a plataforma utilizada, que é o Exynos 1330 no modelo 5G e o Helio G99 na versão 4G. Com isso, podemos ver bem a diferença de eficiência entre os chips, e o modelo 5G foi quem levou a pior.
Com 29 horas e 13 minutos de uso no total em nosso teste padronizado de simulação de uso real, com 14 horas e 6 minutos de tela ativa no período, o Galaxy A16 4G superou sua versão 5G por alguma margem, se firmando em uma posição mais vantajosa frente a rivais do mundo Android. Ele superou concorrentes populares como Redmi Note 14 4G e Redmi 13C 4G, mas não chegou a ameaçar o posto do Moto G24 Power, que traz tanque maior de 6.000 mAh.
Ele será capaz de aguentar ao menos dois dias de uso mais intenso sem grandes problemas, com mais de 7 horas de tela ativa por dia, e usuários mais moderados ou de uso leve podem ir além, com três ou mesmo quatro dias de uso, dependendo do quão exigido for o aparelho. Sua recarga de 25 W fica dentro da média para a categoria, precisando de cerca de 1 hora para levar a bateria de 0 a 100%.
Comentários