LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Relatório indica que Samsung pode em breve adquirir a AMD

25 de março de 2015 19

A Samsung tem procurado cada vez mais diminuir a sua dependência de outras fabricantes. Após anunciar o lançamento do Tizen para buscar uma alternativa ao Android, a companhia também decidiu por lançar o seu mais recente dispositivo top de linha apenas com o processador Exynos de sua própria autoria, ao contrário dos anos anteriores onde era lançada sempre uma variante com um chipset fabricado pela Qualcomm.

Agora, surgem informações sobre uma jogada ainda mais audaciosa por parte da sul-coreana, pois a companhia pode estar prestes a adquirir a AMD, conhecida ao redor do mundo pela fabricação de processadores e placas gráficas para os mais diversos tipos de produtos. Não foram revelados muitos detalhes sobre a suposta transação, porém foi dito que a Samsung utilizaria das patentes, funcionários e fábricas da AMD para auxiliar no desenvolvimento de sua própria GPU para dispositivos móveis, algo que vem sendo trabalhado há algum tempo.

Caso isto realmente se confirme, poderemos ter a sul-coreana em uma posição extremamente privilegiada, pois não apenas possibilitaria uma independência ainda maior na fabricação de seus aparelhos, como também aumentaria a quantidade de componentes que seriam vendidos para outras companhias, inclusive no mercado de computadores e notebooks, onde a presença dos chips Exynos é basicamente nula.

Vale notar ainda que esta aquisição ajudaria a Samsung inclusive em suas recentes guerras de patentes contra a Nvidia, já que a AMD possui itens de propriedade intelectual datados de oito anos antes da Nvidia chegar ao mercado, o que significa que muito material poderia ser utilizado como defesa durante possíveis julgamentos.

Samsung em breve pode competir com a Intel diretamente no mercado de desktops e notebooks

Vale notar que nenhuma das informações liberadas foi confirmada pelas respectivas companhias, restando aguardarmos que algo oficial sobre o assunto seja dito para que saibamos qual será realmente a próxima jogada da sul-coreana. Entretanto, devemos lembrar que a AMD tem enfrentado uma forte concorrência por parte da Nvidia e Intel nos mercados onde atua, além de não ter conseguido emplacar um processador sequer no ramo de dispositivos móveis, logo seria uma boa saída para a empresa deixar a Samsung tomar conta de seus negócios, permitindo assim que tecnologias como a fabricação em 14nm FinFET possam estar presentes o quanto antes em seus componentes.

Além disso, ambas as empresas são líderes no ramo de pesquisa e desenvolvimento, algo que pode beneficiar ainda mais esta união, permitindo que chips ainda melhores sejam fabricados em um período de tempo bem menor do que o previsto, o que colocaria a Samsung como uma das principais fabricantes de processadores em praticamente todos os ramos.

Mais detalhes sobre a suposta transação envolvendo as empresas devem ser liberados em breve, restando apenas esperarmos pelos próximos capítulos desta história.


19

Comentários

Relatório indica que Samsung pode em breve adquirir a AMD
Economia e mercado

Snowbot: OnePlus cria batalha de bola de neve com robôs controláveis online via 5G

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Março 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular