27 Abril 2016
Samsung anunciou que vai mostrar cinco projetos experimentais de seu grupo C-Labs durante o Samsung Developer Conference no Moscone West Center a partir de amanhã, em San Francisco. Entre eles está Licon, um aplicativo que pode reconhecer vários dispositivos conectados na ‘Internet das coisas’, permitindo controlá-los remotamente, com acesso também a uma câmera conectada em sua sala de estar, além de alguns outros gadgets estranhos e curiosos.
Toda a motivação por trás de LICON é semelhante ao que levou a Apple a desenvolver o HomeKit. Em vez de ter vários dispositivos da Internet das coisas conectados ao redor da casa usando um aplicativo diferente para cada um, Licon permite ter apenas um app para controle universal. Por exemplo, você poderia ter termostato inteligente, máquina de lavar roupa, aspirador de pó ou TV, tudo na mesma conexão. Com Licon você poderia apontar a câmera do seu smartphone para o aparelho, que, em seguida, "utilizaria reconhecimento baseado em visão para identificar o produto" (algo similar ao Google Goggles), em seguida, transferindo a interface do controlador para exibir na tela.
Os usuários também podem tirar uma foto de seu dispositivo, em seguida, iniciar o aplicativo específico necessário, o que pode ser útil se o banco de dados da Samsung não oferecer controles dedicados para cada dispositivo conectado. Como cada usuário tira muitas fotos, o banco de dados da Samsung vai crescendo e ampliando as possibilidades da tecnologia.
Entre as outras novidades há um alto-falante Bluetooth com conexão magnética para ser equipado ao seu capacete, e funciona como um dispositivo de Push to Talk. Este pequeno dispositivo triangular se prende a qualquer capacete usando um ímã forte, e usa osciladores para criar um efeito de som surround que não bloqueia o ruído de fundo.
Talvez o mais estranho destes protótipos da C-Labs seja o AME, uma câmera 360 graus que você pode usar em volta do seu pescoço. É essencialmente um colar com três câmeras embutidas. Ele registra imagens em resolução 4K, que pode então ser unidas em conjunto, utilizando o aplicativo AME sob medida, onde eles também podem usar geolocalização e serem compartilhadas em vários canais de mídia social.
Finalmente, há o conjunto de fones de ouvido Entrim 4D+ que de algum modo envia mensagens elétricas específicas para os nervos em seu ouvido, para tornar uma experiência em VR ainda mais real. Nas palavras da Samsung, este produto "sincroniza o seu corpo com a mudança de movimentos no conteúdo VR". Tal tecnologia pode causar certos enjoos, mas Samsung defende que vem trabalhando em vários protótipos para reduzir os efeitos colaterais com conteúdos em VR.
Comentários