LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como evitar que seus dados do Facebook caiam em mãos erradas

16 de abril de 2018 3

Privacidade - e a falta dela - é uma questão de extrema importância em dias conectados como os nossos. Você provavelmente deve ter visto o grande problema que esse mesmo assunto causou ao CEO do Facebook. Mark Zuckerberg precisou enfrentar dois dias de questionamentos no Congresso dos Estados Unidos devido ao vazamento de informações do Facebook, a provável interferência da rede social nas eleições estadunidenses e à venda de informações dos 87 milhões de usuários para a Cambridge Analytica.

Privacidade é um dos assuntos mais importantes do Século XXI, e se você quiser saber um pouco mais sobre os dados que você pode estar compartilhando sem seu consentimento, é melhor dar uma olhada no que você pode fazer para evitar que informações sobre você e sua família caiam em mãos erradas.

Cuidado com sites de testes!

Muito provavelmente você já entrou em aplicativos e sites que pedem a sua conta do Facebook para analisar suas fotos de perfil e te fazer parecer mais velho, de gênero diferente ou de outra etnia, ou ainda descobrir quem você foi na vida passada, quando será a data de sua morte ou quaisquer outras questões levantas por sites de testes genéricos.

Esses são alguns dos maiores vilões, pois eles podem ter acesso não apenas às suas fotos como também muitos dados que o Facebook utiliza para direcionar publicidade para você. E nas mãos erradas, esses dados podem ser extremamente perigosos.


Ainda este ano, sites de testes como Kueez foi acusado de coletar dados das pessoas para oferecer propagandas, "compartilhar suas informações pessoais parcial ou integralmente com nossas subsidiárias" e ainda poder utilizar o conteúdo que você enviou "para aparecer como parte integral de partes dos serviços que oferecemos", isso de acordo com a própria política de privacidade do Kueez.

Em dezenas de outros sites de testes você permite que tenham acesso a seu nome, sua foto de perfil e outras disponíveis na rede social, além de idade, data de nascimento, endereço de e-mail e vários outros dados coletados do próprio Facebook.

Por tanto, tome muito cuidado ao acessar sites de testes como o Kueez, VonVon ou semelhantes e permitir que eles tenham acesso aos seus dados.

Aplicativos de terceiros

Hoje em dia todos nós buscamos por praticidade, mas muitas vezes o caminho mais curto nem sempre é o melhor. Graças aos recursos do Facebook, muitos sites, aplicativos e outros serviços permitem que você utilize os seus dados da rede social para se registrar com maior agilidade.

E assim como os sites de testes e quizzes, é possível que eles possam estar roubando informações suas para repassar para outros aplicativos e serviços que queiram te oferecer propaganda e que futuramente podem até ser vazados.

Mas felizmente existe um método de desativar isso no próprio Facebook.

Como saber quais apps utilizam meus dados?

Depois de tantos problemas, o Facebook começou a tornar cada vez mais fácil a forma com que seus usuários pudessem ver como os aplicativos poderiam ter acesso aos dados pessoais cadastrados na rede social.

Para isso você precisa acessar o Facebook pelo seu navegador ou aplicativo e então ir até as configurações. Então procure pela categoria Aplicativos e sites, caso não encontre tão facilmente, pode acessá-la clicando aqui.


Nesta área você poderá ver quais aplicativos, sites e serviços poderão utilizar seus dados cadastrados no Facebook. É possível gerenciar cada um deles clicando em Ver e editar.

Para remover o acesso dos sites e apps ao seu perfil, basta selecioná-los e clicar na opção Remover. Logo então uma janela popup vai surgir e perguntar se você tem certeza que quer apagar sua atividade presente nos aplicativos ou sites. Para garantir maior privacidade, selecione a caixa que indica que "todas as publicações, fotos e vídeos" que foram postadas com esses aplicativos e sites serão apagados.


Nessa mesma página é possível ainda controlar a capacidade com que os seus dados serão utilizados em jogos e outros aplicativos e site, basta selecionar a opção Editar na caixa de "Aplicativos, sites e jogos".

Com as grandes questões de privacidade atingindo em cheio o Facebook, resta saber se ele terá o mesmo final do Orkut e será esquecido por todos ou se ele já é grande demais para acabar. Para ter certeza sobre isso, teremos que acompanhar os próximos capítulos dessa novela que está longe de terminar.


3

Comentários

TudoCelular Ensina: como evitar que seus dados do Facebook caiam em mãos erradas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista