LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ufa! Mojang tranquiliza jogadores sobre ameaça de vírus em Minecraft

20 de abril de 2018 2

Depois de um alerta divulgado no blog do antivírus Avast informando que um malware afetou quase 50 mil jogadores de Minecraft, a Mojang anunciou que aplicou novas medidas de segurança para proteger seus usuários e tranquilizou a todos, dizendo que a ameaça não era tão perigosa quanto parecia.

Essa infecção teria ocorrido por meio do download de skins no formato PNG, disponíveis no site oficial do jogo, e provenientes de várias fontes. O vírus poderia formatar os discos de armazenamento dos jogadores, além de deletar todos os dados de recuperação e programas do sistema operacional.

Com isso, a Mojang atualizou a plataforma que disponibiliza esses arquivos, removendo todos os dados que não estejam relacionados ao design das modificações das skins. Felizmente, a empresa não demorou muito, considerando que a Avast publicou o alerta no último dia 17. A resposta da Mojang foi publicada logo no dia seguinte em seu blog oficial.

Ameaça não tão perigosa

Na publicação, a empresa afirma que o problema já foi resolvido, e explicou as medidas que implementou para proteger a comunidade.

De acordo com a explicação da Mojang sobre o que aconteceu, os arquivos PNG podem conter outras coisas além de uma imagem, como metadados, que trazem informações diversas, inclusive códigos podem ser inseridos nessa parte do arquivo. No entanto, segundo a empresa, este código não é executado ou lido pelo jogo.

Imagem: Reprodução

Os softwares antivírus podem detectar a ameaça e alertar os usuários, mas o malware não seria executado ao abrir o jogo. Mesmo que você tenha encontrado o código no arquivo e tente executá-lo, o software antivírus vai bloquear a tentativa.

De qualquer forma, a Mojang excluiu todas as informações extras dos arquivos PNG, mantendo apenas as imagens em si. Qualquer jogador ainda pode fazer o upload de sua própria skin personalizada no formato de arquivo PNG no webservice do minecraft.net, e ela aparecerá no personagem do jogo.


2

Comentários

Ufa! Mojang tranquiliza jogadores sobre ameaça de vírus em Minecraft
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista