LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Uma cifra e tanto! Banco Central do México revela que hackers desviaram milhões em ataque

17 de maio de 2018 3

O Banco Central do México revelou nesta quarta-feira (16/05) que um ataque cibernético foi o responsável pelo desvio de 300 milhões de pesos (aproximadamente US$ 15,33 milhões) em transações fraudulentas de cinco empresas do país.

Segundo informações da Reuters, o presidente do Banco Central do México, Alejandro Diaz de Leon, alega que a instituição ainda está buscando formas de descobrir como os cibercriminosos conseguiram aproveitar as conexões para enviar ordens de pagamento falsas.

No entanto, apesar de comentar o ataque que aconteceu durante o mês de abril, o presidente não quis identificar as empresas que foram afetadas. Leon apenas afirmou que três bancos, um corretor e uma cooperativa de crédito haviam sido vítimas dessas transferências falsas.


Diaz de Leon também afirmou que aproximadamente 300 milhões de pesos foram desviados nessas transações fraudulentas. No entanto, a maioria do valor ainda não foi retirado. Desta forma, o Banco Central pode recuperar o dinheiro.

Fontes próximas a investigação afirmaram para a Reuters que, após as transferências fraudulentas, houve uma corrida aos bancos para sacar o dinheiro em dezenas de instituições da segunda maior economia da América Latina. Com isso, levantou-se a suspeita de um ataque hacker ao sistema bancário do país. Leon comentou:

Estamos muito conscientes de que isso afetou os usuários, e sentimos muito por isso e estamos tomando medidas imediatas para recuperar a velocidade do sistema com total segurança

Ele também disse que o sistema de pagamentos eletrônicos, chamado SPEI, não foi atacado diretamente e que o dinheiro dos correntistas do país está seguro.

Para quem não sabe, o sistema SPEI do México é uma rede doméstica que movimenta trilhões de dólares por dia. Por conta disso, o Banco Central do país está correndo para explicar aos cidadãos o tamanho do ataque como forma de evitar possíveis problemas com a confiança no sistema.

O Banco Central do México também afirmou nesta semana que vai criar uma nova unidade para projetar e emitir diretrizes sobre segurança da informação para os bancos do país. Vale lembrar que o México é considerado um dos países que mais gera tráfego malicioso na web.


3

Comentários

Uma cifra e tanto! Banco Central do México revela que hackers desviaram milhões em ataque
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular