LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung vence ação e não é obrigada a oferecer atualizações para seus smartphones

31 de maio de 2018 116

A Samsung conseguiu uma vitória em um tribunal da Holanda e não tem um período legal para garantir atualizações aos consumidores dos seus smartphones. Isso não significa que a companhia deixará de oferecer updates, mas sim que só o fará pelo período em que julgar necessário. No fundo, fica como já é hoje em dia.

A ação foi movida pela Consumentenbond, associação holandesa sem fins lucrativos que busca proteger os direitos do consumidor nos Países Baixos. A organização acredita que a sul-coreana desrespeita o usuário e o deixa em risco ao não oferecer um mínimo de quatro anos de atualizações após o lançamento, ou dois anos depois que o produto sai do mercado.

A Samsung se defendeu alegando que oferece, sim, dois anos de updates - apesar de o prazo ser após o lançamento, e não quando o produto deixa as lojas. Outro argumento da Consumentenbond é que a fabricante não informa corretamente o usuário sobre os prazos de atualizações, o que a empresa negou.

Segundo a companhia, os pacotes de segurança e outras atualizações são oferecidos em um prazo "razoável", incluindo testes individuais com códigos do Google para que estes rodem corretamente nos Galaxy.

Decisão favorável à empresa

A corte aceitou o argumento da Samsung sobre a informação ao consumidor acerca dos prazos de atualização de seus dispositivos, que estão disponíveis no site da companhia. O que a Consumentenbond considerou uma vitória, no final das contas, de acordo com o diretor do grupo, Bart Combée.

Era diferente. Essa informação, se estava ali, ficava escondida. Com essa ação, fizemos o mercado se movimentar, de maneira que o consumidor pode ficar melhor informado.

A Samsung agora deixa mais destacado o link para as políticas de atualização, garante o Consumentenbond.

Quanto à questão da segurança dos dados do usuário, a corte alegou que não há como mensurar, hoje, os perigos que um dispositivo desatualizado pode oferecer no futuro. Sendo assim, o tribunal considerou o pedido da associação "inadmissível".

Combée, no entanto, garante que não vai desistir de defender os interesses dos usuários.

Seguimos acreditando que as empresas não apenas informem seus usuários sobre a política de atualizações, mas que garantam esses updates por, no mínimo, dois anos após a compra do dispositivo.

Os topo de linha da Samsung atualmente recebem até duas atualizações de sistema, mas seguem recebendo pacotes de segurança por um período após a chegada da versão mais recente do Android. Os intermediários também recebem entre uma e duas atualizações de sistema, enquanto os mais baratos recebem, quando muito, apenas uma.

Porém, quanto aos pacotes de segurança, a Samsung garante atualizações mensais ou trimestrais a uma quantidade considerável de seus modelos. Em março, a companhia liberou uma lista de aparelhos que não receberão mais nenhum update.


116

Comentários

Samsung vence ação e não é obrigada a oferecer atualizações para seus smartphones
  • linha note S e A deveriam ser 3 anos de att o restante 2

      • Essa é a parte ruim da Samsung, infelizmente. Não que as atualizações dependam da boa funcionalidade do aparelho, principalmente nos topos de linha onde a Samsung Experience traz mais recursos que no Android Puro. O problema está no descaso mesmo, Note8 taí abandonado e ainda é o carro chefe da empresa, e a culpa está ligada diretamente a Samsung Brasil. Vergonha! Até o S7 já recebeu atualização...

          • Mas o pessoal pega no pé da empresa?
            Não, né!
            Prefere desabafar em sites de tecnologia ao invés de encher o saco dela no Messenger e em ferramentas como ReclameAqui.

            • Tenho um zenfone 4, já tive um zenfone 2 e até o antigo zenfone 5. Não tenho do que reclamar da Asus com respeito a atualizações. Praticamente todo mês tem atualização e ultimamente as versões mais recentes do Android estão chegando bem rápido. E aí? Oq vcs acham da Asus?

              • Meu Galaxy note 8, está com a atualização do patch de segurança de 1 de agosto do ano passado. Nem vou falar do Oreo que não tem previsão de chegar no meu aparelho.

                • O negócio é ter um smartphone da Oneplus, vale o investimento é recebe mais atualizações doque essas marcas que vendem aki no Brasil.

                  • Atualizações são o mínimo. O importante é o funcionamento do smartphone, que só fica defasado mesmo depois de muito tempo. Daqui que o Oreo deixe de executar os aplicativos, vocês já terão o S12, por que o S13 tá caro e o S14 lançou agora.

                      • Eu nunca entendi uma coisa nos smartphones: o Windows você instala num PC de 20 anos atrás e ele funciona bem, já o Android, mesmo recebendo atualizações, ninguém pode atualizar. É muito bizarro que isso ainda seja assim hoje.

                          • É tudo um querer mesmo. Se eles atualizarem demais, você irá demorar para trocar de smartphone. Não é atoa que desenvolvedores trazem versões mais recentes do android de forma não oficial.

                              • é pc no pc, vc vai lá, pega o pendrive com o windows mais recente e formata vc mesmo, os drivers q o windows não detectar, vc baixa do site do fabricante do perifério em questão e instala e já era, funciona.

                                no mundo mobile infelizmente não é assim, o google cria o android, as fabricantes vão lá, dão uma customizada no android(algumas mais, outras menos) e instalam no smartphone, e só, não tem como pegar o android do google instalar no smartphone, se não reconhecer algum hardware tipo tela touch, ir no site do cara q fez a tela touch e instalar o driver, como ocorre no windows.

                                o mundo pc foi feito para ser aberto, a ibm concebeu assim lá no 1º pc de 1980/1981, já os smartphones ainda seguem o mesmo padrão fechado de um eletrodoméstico comum.

                                • Se a Samsung não é obrigada a atualizar os seus aparelhos depois de 2 Anos.
                                  Porque comprar ? E ainda pagar caro quase R$ 4.000,00, como o S9 se vai ficar defasado e obsoleto em 2 anos.
                                  Não faz sentido ...
                                  Quem compra, quer ter o aparelho funcionando e atualizado por pelo menos 4 ou 5 Anos
                                  Eu sinceramente não jogo dinheiro fora com este tipo de política.

                                    • E vai escolher que outra opção?
                                      O resto que usa Android segue política parecida, ou até pior.

                                        • Defasado não é bem a palavra. Mesmo que funções novas não cheguem ou se quer ja tenham sido lançadas no smartphone, o importante é a segurança que vem com as atualizações. As vezes bugs são encontrados, mas nada é feito porque a empresa deixou o gadget de lado etc.

                                            • Defasado não fica. O Android 5 hoje é o mínimo para quase toda a playstore.
                                              Leva anos para de fato o smartphone ficar obsoleto, mas a vontade de ter o novo fala mais alto.

                                              • É por isso que eu gosto do Windows 10 Mobile sempre tem atualizações e correções de bugs.

                                                • É simples a concorrência existe pra isso. Pode ter ganhado na justiça. Mas vai perder no mercado. Eu a tempo não compro e nem vou mais comprar Samsung. Muitos conhecidos fazem o mesmo. As empresas não devem se preocupar com clientes que fazem barraco pra ter seu direito. Mas sim aqueles que ficam quietos e vão pra concorrência. O maior chefe de uma empresa são seus clientes.

                                                  • Olá! Como estás?
                                                    Adoramos teus artigos e seria uma honra tê-la em nosso portal.

                                                    Criamos o https://tugalink.com , o primeiro agregador de conteúdos em Portugal, onde divulgamos blogues, notícias e artigos de diversas categorias.
                                                    O nosso site atinge todos os territórios de lingua portuguesa e boa parte da Europa, além do público imigrante as pessoas cá se interessam muito pelos conteúdos brasileiros na internet.

                                                    Já no primeiro mês online chegamos a marca de 3.000 cliques em publicações.

                                                    Diferente também dos agregadores Brasileiros, nossa página tem um visual mais de portal de notícias o que agrada mais os leitores europeus e acrescenta mais credibilidade ao nosso conteúdo, além de uma excelente estatégia de SEO que usamos que nos deixa muito além dos agregadores convencionais, com Backlinks e todos artigos follow para o google.

                                                    Seria fantástico noticiar seus artigos e redirecionar nosso público para seu blog, e de tê-lo como parceiro habitual. Se tiver alguma dúvida nos contacte.

                                                    Visite-nos e envie vosso conteúdo... https://tugalink.com

                                                      • Samsung não tem atualizado nem os celulares novos, imagina antigos?
                                                        Meu note 8 aguardando oreo manda lembranças!

                                                        • Lastimável... Huawei e Xiaomi tem que superar esse troço da Samsung logo

                                                            • Samsung sendo Samsung.

                                                                • Pessoal quer atualizar, mas geralmente o sistema da Samsung já tem a maioria dos recursos que o próximo Android tem, maioria das vezes nem é tão importante assim. Mas o curioso é que algumas empresas como Xiaomi atualizam a versão do sistema Miui, mas não a versão do Android kkkk

                                                                  • Por isso que estou indo pra apple
                                                                    Tchau s8 e que venha iPhone 8 plus

                                                                    • As atualizações são importantes, porém, para uma grande maioria funcionando os apps mais populares o pessoal não está nem aí para atualizações.
                                                                      Mas essa de atualizar ou não começa pelo Google, deveria ser um requisito para as fabricantes usarem o Android, mas você acha que o Google está preocupado com isso?.

                                                                      • Bom saber !!! Samsung nunca mais.

                                                                          • Sempre foi assim, atualizações se quiser só entrar no xda desbloquear o bootloader e instalar uma custom rom , até hoje tem celulares recebendo custom rom , mas o fato é que celulares Android tem tempo de vida reduzido mesmo com hardware suportanto muito mais tempo que os da Apple, exemplo é o dragon ball legends jogo que saiu hoje para iPhone só roda no iPhone 6s para cima pois tem 2gb de ram , o iPhone 6 que não é tão antigo assim não roda jogo mesmo tendo atualização. Agora tem celular Android da época do iPhone 4s rodando esse jogo atual. Negócio é pegar um celular Android com bom suporte a custom rom

                                                                              • Gente, numa relação contratual que vocês assumem com a compahia tem todos esses termos. Vocês aceitam expressa ou tacitamente. Se não concordam com os termos, só não comprar. Vivemos em um mercado com muita concorrência. Tem opção pra todo mundo.

                                                                                • É por esse descaso com os consumidores que a Samsung não vê 1 centavo do meu dinheiro, e nem verá. Motorola, já foi boa também, agora tá perdendo. Mas essa é a lei, ganha o dinheiro do consumidor quem for mais esperta. Apple têm seus trouxas, a Samsung têm os trouxas dela que não sabem o que é um celular, Motorola deixou a Lenovo estragar tudo. Agora, espero ansiosamente os da Nokia HMD aparecerem por aqui (em modo fácil, mesmo que importado), que essa marca sim, merece meu dinheiro.

                                                                                  • Se for para lançar atualizaçoes bugadas que deixa o cel lento com alto uso da bateria melhor morrer na rom stock mesmo

                                                                                      • Eu tenho um S7 Flat. Modéstia parte não tenho do q reclamar, alguns amigos q tem o mesmo modelo sendo q 2 deles são importados e já receberam o Oreo, detalhe: comprometeu o desempenho do s7. Se arrependeram .

                                                                                        • Pode vencer mais 10 vezes na justiça, eu mesmo já não compro celular algum da Samsung, pode inventar até cel voador, que anda, que escreve... o que for! Compra um aparelho com totais condições de hardware pra ficar com o software ultrapassado?! E quando atualizam ainda demoram milianos... vide S7 edge.

                                                                                            • Só se basear pelo fato de que o LG G6 está recebendo o Oreo e o Note 8 nada. Vergonha! Até tu LG tá melhor... rs

                                                                                                • LG não é um bom parâmetro de comparação, não.
                                                                                                  Enquanto o Note 8 já tem o Oreo na Europa desde Março, o G6 só começou a receber agora em Maio.

                                                                                                    • Verdade, infelizmente!
                                                                                                      Tenho o NOTE 8 de 128GB ROM e 6 GB RAM e até agora, hoje 01/05/18 NADA DE ATUALIZAR e nem uma notícia ou informação de quando!!???!?!??

                                                                                                        • A LG atualiza seus aparelhos em lotes, começando pela Coreia do Sul, EUA, Europa e América Latina. Os aparelhos nacionais devem receber a atualização do oreo para o G6 em julho /agosto. Eu tive um G6 por uma semana e experimentei a atualização 8.0 por KDZ, atualização ficou excelente. Aquela barra de navegação imensa pode ser ocultada por gestos, o tamanho dos ícones podem ser reduzidos, assim como texto, o som ficou mais agradável. Já o Note 8 ele chegou depois do G6 e tem incrementos no software para utilização da caneta. O note 5 mesmo, era um dos últimos top de linha a ser atualizado. Mas é uma vergonha a Samsung ou qualquer outra empresa responder questões como essa em uma audiência.

                                                                                                            • Não estou comprando tempo. Mas sim demonstrando que a LG que sempre ganhou como pior empresa em atualização pelo menos se demonstra interessada. Sobre incrementação quando o note 8 foi lançado a Samsung já deveria estar trabalhando no Oreo, e se for comprar tempo, vamos comparar com seu irmão mais velho o S8 que já possue muito mais tempo sem recado e já possue o Oreo há séculos.

                                                                                                          • Continuem comprando produtos samsung especialmente
                                                                                                            smartphones.%u201D Isso não significa que a companhia deixará de oferecer
                                                                                                            updates, mas sim que só o fará pelo período em que julgar
                                                                                                            necessário. No fundo, fica como já é hoje em dia%u201D.Conforme vcs podem ler fica difícil ter um aparelho
                                                                                                            com sistema antigo como o meu galaxy j5 2015.Estava até pensando em comprar
                                                                                                            outro da Samsung, mas naõ vale a pena comprar outro intermediário deles é ficar
                                                                                                            penando por atualizações que nunca chegam.

                                                                                                            • Parece que a Samsung está querendo passar a coroa pra Motorola

                                                                                                                • A Nokia é que está tendo compromisso com seus clientes, por isso está crescendo rápido no mercado

                                                                                                                    • Crescendo rápido aonde, se a Nokia ainda aparece nas vendas na parte dos "outros" e outra, Motorola no começo era assim, e outra, não é Nokia é HMD.

                                                                                                                        • Desinformado vc hein. Se informa antes antes de passar vergonha falando sobre o que não sabe sobre a Nokia HMD. Já é a QUINTA maior empresa Mobile da Europa e a NONA maior empresa mobile do mundo, isso em apenas 1 ano. É a empresa com a maior parceria de todos os tempos com a Google em relação ao Android One. Produtos esgotados em segundos na China, sendo que o Nokia X6 esgotou sua segunda pré-venda de 800mil (repetindo, 800mil) aparelhos na China. Uffa, essa empresa chamada Nokia HMD não está crescendo nada mesmo. tseee...

                                                                                                                        • A Apple está atualizando os ifhone de 2013, isso se chama consolidação de clientes. A Samsung só perde nesse quesito infelizmente, não tem sentido os intermediários ficarem de fora das atualizações.

                                                                                                                          • Quem quer atualizações constantes e não quer iPhone. Acredito que a xiaomi seja a melhor

                                                                                                                            • Resumindo- SAMSUNG- 355 variações do J7 + 256 smarts da linha J e só atualiza os top de linha

                                                                                                                                • samsung já é um lixo mesmo oque ela mais quer é vender e ter menos despesas com os aparelhos..entenderam?

                                                                                                                                  • A Samsung vem melhorando em quantidade de atualizações pro galaxys.... o problema é o tempo...

                                                                                                                                      • Que tempo vc quer ?O Note 8 o top mais recente da marca, tirando o s9 ainda não possui o oreo?

                                                                                                                                          • Não tem motivo pra ficar louco em Android Oreo, todos os recursos que ele traz a Samsung já tem nos aparelhos.

                                                                                                                                              • Não é questão de ser louco. Mas pagar 5mil em um aparelho que até pouco tempo era o carro chefe da empresa, que até então não tem nem data de atualização enquanto que celulares intermediários que não custam 2 mil já recebeu, no mínimo demonstra que a Samsung nem tenta melhorar. Não é questão de atualização e sim de respeito e compromisso com seus clientes

                                                                                                                                                  • Todo mundo sabe como a Samsung é com atualização, acredito que o problema seja a quantidade de aparelhos lançados. Claro que eu sei que um aparelho do porte do note 8 tem q ter mais atenção, mas não adianta, quem gosta de atualização rápida tem que ir de pixel. Até a Motorola que usa o Android praticamente puro anda demorando pra atualizar, o desrespeito é entre todas as montadoras.

                                                                                                                                                    • Oreo ou Twz melhorou muito a velocidade do leitor de iris no S8

                                                                                                                                                  Especiais

                                                                                                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular